Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O passo a passo para aprender russo

De Marcia, publicado dia 27/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Como aprender a língua russa?

“Um comunista ocidental é um homem que ama tudo sobre a Rússia, exceto a ideia de ir para lá”. (citação anônima)

Uma história de tirar o fôlego, uma cultura muito densa, um papel mais que influente na geopolítica mundial… resumidamente, isso é a Rússia.

A língua russa conta com mais de 280 milhões de falantes no mundo, tornando-se a 7ª mais usada no planeta, bem na frente do francês e do português. De fato, 146,5 milhões de pessoas têm o russo como língua materna e cerca de 135 milhões o falam como segunda língua.

Os nativos de língua russa são encontradas principalmente na Rússia, mas também nas antigas repúblicas soviéticas que sofreram, por mais de 70 anos, processos de divisão: Cazaquistão, Quirguistão, Ucrânia, Uzbequistão, Mongólia, Azerbaijão, Geórgia, Armênia, Estônia, Letônia, Lituânia e até na ex-Iugoslávia e na antiga Alemanha Oriental, o russo foi ensinado nas escolas (1991).

De fato, muitos países europeus ainda usam o alfabeto cirílico na língua local, como acontece na Bósnia Herzegovina, na Sérvia, na Bulgária, na Bielorrússia e na Ucrânia. Nesses países, seu uso ainda é importante por causa da história do século XX. Além disso, o russo ainda é uma língua franca nas regiões do Cáucaso e da Ásia Menor.

O russo vem das línguas eslavas e é um dos idiomas oficiais da ONU, mas também da Bielorrússia, do Cazaquistão e do Quirguistão. Além disso, o alfabeto cirílico é o terceiro alfabeto oficial da União Europeia após o latim e o grego desde a adesão da Bulgária em 1 de janeiro de 2007.

Quer ler Tolstoi na versão original? Quer fazer uma viagem para a Rússia para conhecer o povo?

Em qualquer situação, falar russo pode ser um diferencial considerável. Mas como aprender o alfabeto, conhecer as frases básicas, pronunciar corretamente ou progredir na gramática?

O Superprof dá conselhos para começar a aprender russo e adquirir um nível de linguagem que possibilite se comunicar nesse idioma.

Como aprender russo?

Comece pelo básico! A particularidade do russo é que seu alfabeto é diferente do nosso. Isto é obviamente a maior dificuldade encontrada por quem começa a estudar o idioma.

Estudando sem queimar etapas O passo a passo não deve ser ignorado quando a intenção é aprender russo.

Aprendendo o alfabeto cirílico

O alfabeto cirílico se parecerá, no início, aos hieróglifos egípcios, assim como o alfabeto chinês e o alfabeto árabe. Ele consiste em 33 letras, onze vogais, vinte consoantes e duas letras mudas, usadas para enfatizar ou não a pronúncia de uma palavra.

Estudar requer algumas horas de trabalho, como quando uma criança aprende a ler! A vantagem para um iniciante adulto é já poder ler antecipadamente. Isso facilita a aprendizagem, mesmo que você tenha que começar do zero no que diz respeito ao alfabeto russo para decifrar as palavras.

Dizem que a língua russa é uma língua fonética: cada letra corresponde a um som diferente. O primeiro passo é memorizar cada letra para poder soletrar as palavras. Uma vez adquirido o alfabeto, é essencial familiarizar-se com os sons e a pronúncia russa .

Mais uma vez, podemos dizer que o russo é bem diferente do português ou de qualquer outra língua latina. Os fonemas são completamente distintos e,  para aprender a lidar, você pode começar ouvindo músicas ou podcasts em russo.

Aprendendo as frases básicas

Como em qualquer idioma, você precisa progredir passo a passo. Então, depois de ter estudado o alfabeto e se familiarizado com os sons russos, é essencial aprender algumas frases elementares, com sua fonética:

  • Добрый день – Olá –  « zdra-stvouaï-taïi »,
  • Да – Sim – « da »,
  • Нет – Não – « niet »,
  • Спасибо – Obrigado – « spassiba »,
  • До свиданья – Até logo – « da-svi-da-ni-yé »,
  • Пожалуйста – Por favor – « pozhaluysta »,
  • Я не понимаю – Eu não entendo – « ya ne ponimayu ».

Um bom dicionário como o Larousse é ótimo quando você aprende o idioma russo e suas sutilezas. Como alternativa, se preferir usar a internet, o site do Linguee é uma boa ferramenta.

Aprendendo o vocabulário básico

Depois das poucas frases elementares que servirão como um miniguia de viagem, é preciso estender algumas palavras que também serão utilizadas no dia a dia no país.

Comece traduzindo cada objeto localizado na sala onde você está (quarto, sala de estar, cozinha) ou na rua, tudo o que o olho percebe. Eis uma boa maneira de aprender o vocabulário russo sem ter a impressão de estudar em vão.

Recomendamos aprender cerca de 10 novas palavras por dia.

Aprendendo a gramática

Para não desanimar demais, não recomendamos começar a aprender russo por gramática. No entanto, qualquer aluno perceberá rapidamente que é essencial conhecer algumas regras simples para entender e formar frases corretas.

Alguns sites ajudam os usuários a progredir na gramática e a adquirir o básico da conjugação russa.

Eles ajudarão a entender os gêneros e variações da gramática russa, conceitos que são um pouco novos para um falante nativo do português. Assim como algumas línguas latinas, o sistema gramatical da linguagem de Pushkin tem suas variações.

As palavras russas são divididas em três gêneros: masculino, feminino e neutro, assim como no alemão. Quanto à conjugação russa, os alunos iniciantes ficarão satisfeitos em saber que o russo entende apenas três tempos: passado, presente e futuro.

Em outras palavras, a estrutura gramatical e sintática das sentenças russas é muito mais pobre, mais refinada e mais simples que a portuguesa. Notamos que os verbos russos no infinitivo terminam com -TЬ, -TИ ou -ЧЬ.

Como aprender russo sozinho?

Primeiro elemento de grande importância quando você decide começar a estudar sozinho: conheça seu nível!

Aprender pelo computador Estudar sozinho, como um autodidata é o caminho encontrado por alguns dos estudantes de russo.

Você é um iniciante? Você quer melhorar sua expressão oral? Consolidar suas bases na expressão escrita? Já sabe falar outras línguas?

As pessoas multilingues têm, como sabemos, mais oportunidades para aprender línguas modernas porque as suas competências linguísticas pré-adquiridas permitem-lhes transitar de um sistema linguístico para outro.

E qual o seu objetivo? Tornar-se bilíngue? Conversara com um amigo estrangeiro? Viajar para a Rússia? Perguntar que horas são? Alugar um apartamento?

Depois de ter definido seus objetivos, é só começar a estudar.

Para aprender uma língua estrangeira, os livros são bons aliados! Você também pode estudar sozinho a partir de sites e plataformas online. A vantagem de aprender russo online é que isso pode ser feito em qualquer lugar: no computador, tablet ou smartphone, existem muitas alternativas!

Encontrar um falante nativo de russo para trocar e melhorar suas habilidades no idioma é uma boa maneira de progredir rapidamente! E se não for ao vivo, pense no Skype! Fóruns e grupos do Facebook estão cheios de pessoas dispostas a ajudar a enriquecer seu pobre vocabulário russo em troca de aprender o básico do português.

E tudo isso é totalmente gratuito.

Por outro lado, todos os sites que prometam aprender russo em dez lições ou uma semana devem ser descartados. Aprender uma língua exige dedicação, disciplina e tempo!

Como aprender russo rapidamente?

Para aprender a língua russa rapidamente, não há segredos!

Você pode tomar aulas particulares. É claro que podemos começar com aulas em grupo, mas em aulas particulares, o aluno está sozinho com o professor, com quem ele pode construir uma relação amigável. A sensação é muito importante quando você escolhe seu professor! Como vamos passar muitas horas com ele, o importante, além de suas habilidades linguísticas, é a afinidade de perfis.

Para quem tem meios e tempo, a viagem para a Rússia é uma ótima opção. Pode-se também estudar russo na Estônia, Lituânia, Letônia, Bielorrússia, Ucrânia… e vá sozinho! Viajar sozinho é a melhor opção para o aprendizado de idiomas.

Se você está aprendendo russo em sites, no YouTube, assistindo a filmes ou livros, o mais importante é se divertir.

Confúcio disse: “Escolha um emprego que você ame,  e você não terá que trabalhar um único dia da sua vida”.

Essa máxima pode ser aplicada perfeitamente ao aprendizado de uma língua. Substitua “trabalho” por “idioma” e pronto!

Como aprender russo de graça?

Um idioma pode ser facilmente estudado através de cartões de resumo. Basta ir à universidade ou à biblioteca municipal e pegar emprestado livros russos para fazer cartões no alfabeto cirílico.

Economizar e aprender Existem formas de aprender russo sem precisar usar suas economias para pagar o curso.

Além disso, ainda é possível recorrer aos vídeos do Youtube. E também há uma infinidade de tutoriais para aprender idiomas, incluindo o russo. Eis uma boa maneira de aprender a língua russa através de exemplos concretos, vocabulário útil e temas culturais interessantes. Tudo sem precisar pagar por isso.

Como aprender russo através do cinema?

Se alguém é apaixonado pela história da URSS, entenda que,  quando se aprende uma língua, também se está interessado em sua cultura. E o cinema russo pode surpreender.

Assistir a notícias de TV e ouvir rádio russo agora é fácil por causa da internet e também é uma ótima maneira de praticar russo todos os dias a partir de falantes nativos.

Em síntese

  • Antes de começar em russo, você precisa conhecer seu nível e seus objetivos;
  • Começar pelo alfabeto é essencial. Em seguida, vêm frases básicas e gramática. Aprenda pouco a pouco sem queimar etapas para não desanimar;
  • Muitos livros estão disponíveis para aprender russo. Além disso, há plataformas online onde você pode estudar sozinho;

Leitura e aprendizado Livros e dicionários são importantíssimos para quem está estudando russo.

  • Aprender enquanto se diverte não é apenas para crianças: no caso das línguas, muitas vezes é algo necessário e facilita a memorização;
  • Todos os meios são bons para progredir: sites, canais do YouTube, jornais, televisão, rádio, filmes e séries, intercâmbios no Skype, viagens para a Rússia, etc…

E você? Já escolheu o melhor meio para estudar russo?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar