Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Filmes podem ser uma técnica infalível para complementar suas aulas de russo

De Marcia, publicado dia 25/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Top 10 obras para estudar a língua da Rússia

Aprender a língua russa… um grande desafio, não é mesmo? Alfabeto cirílico, dificuldades gramaticais… Uma coisa é certa: se você está entre as pessoas que optaram por aprender uma língua eslava é porque os desafios não te assustam!

Mas que tal uma pausa estratégica na rotina de estudos convencionais para dedicar-se a uma prática divertida, mas que também ajuda a aprender?

Aprender a língua russa Se você adora desafios e novos caminhos, estudar russo pode ser uma ótima alternativa.

Nós temos uma dica de ouro para você!

É certo que a imersão na literatura russa pode ser eficaz, mas não estamos aqui para aconselhar você a ler obras completas de grandes autores do país.  Por que não ouvir os discos mais clássicos gravados em russo? E quanto a ir para São Petersburgo?

Parece tentador, não é mesmo? Mas uma viagem à Rússia não é algo que se consegue planejar da noite para o dia. Então, como aprender russo enquanto se diverte? E de graça?

Hoje estamos aqui para propor a você assistir filmes em russo, em vez de dedicar-se a pesados cursos online. De fato, o cinema pode ser um grande aliado no aprendizado de idiomas. Quando pensamos em cinema, o que nos vem à mente é Hollywood.

Entretanto, a indústria audiovisual russa está repleta de grandes sucessos de bilheteria, com produções que prometem encantar o público. Algumas obras, inclusive, chegaram a ganhar prêmios nacionais e internacionais.

Em comparação aos métodos clássicos de aprendizagem, assistir a filmes trará muitas vantagens para a sua evolução no idioma. Essa atividade permitirá que você:

  • Melhore a sua compreensão auditiva quanto à sons e palavras russas;
  • Entenda melhor entonações e sotaques, para aprimorar a sua pronúncia;
  • Mergulhe na cultura russa e descubra costumes eslavos;
  • Aprenda o idioma em sua linguagem mais coloquial;
  • Sinta-se mais familiarizado com expressões e frases de humor típicas no país;
  • Desenvolva seu conhecimento em história da Rússia, uma das mais ricas de todos os tempos.

Já está convencido de que o cinema é uma ótima opção para estudar russo?

Então se prepare para ver a nossa lista com 10 grandes filmes russos, que vão ajudar a agilizar o seu aprendizado do russo.

1. Moscou não acredita em lágrimas

Este melodrama de 1979 se assemelha a um afresco pintado da Rússia Soviética dos anos 70.

Ele nos apresenta as vidas de três jovens amigos de uma cidade da província, que decidem se mudar para Moscou para dar um novo rumo às suas histórias.

A cultura do cinema Assista a um filme russo e ganhe conhecimento e entendimento.

Seguimos assim os três protagonistas, interpretados por Vera Alentova, Irina Muraviova e Raisa Ryazanova, na realização de seus destinos, o que levará cada um deles para um caminho bem diferente.

Coroado pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 1981, Moscou não acredita em lágrimas, tem sido um enorme sucesso na Rússia e é um testemunho da transição moral e social experimentada pelo país nos anos 70.

Um bom começo para quem está iniciando seus estudos.

2. Leviatã

Um drama dirigido por Andrei Zviagintsev, Leviatã conta em seu elenco com:

  • Aleksey Serebryakov
  • Elena Lyadov
  • Vladimir Vdovichenkov
  • Roman Madianov
  • Anna Ukolova

Ele transpõe uma relação entre os Estados Unidos e a Rússia de hoje. Trata-se da história de um homem, Kolya, que embarca em uma luta desesperada contra o prefeito de sua aldeia, que quer assumir, por um preço ridículo, sua casa e sua pequena loja, a fim de torná-la um centro de telecomunicações.

Muito controverso em seu país, mesmo antes de seu lançamento, este filme russo é acusado de tentar seduzir países ocidentais, exacerbando todos os clichês ligados à Rússia, como o alcoolismo e a corrupção. Seu diretor se defende: “Tudo é russo em Leviatã, tudo é verdade. Mas obviamente, nem tudo é a Rússia! “.

No entanto, o filme tem sido aclamado no cenário internacional do cinema e recebeu prêmios de prestígio, como o prêmio de roteiro no Festival de Cannes de 2014.

Leviatã também foi indicado ao Oscar de 2015 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

3. Arca russa

Voltado a uma narrativa histórica fantasiosa, o filme foi lançado em 2002 e dirigido por Alexander Sokurov.

A história, pelo menos, é original: um diretor do século 21 se encontra no Museu Hermitage, em São Petersburgo, no início do século XVIII. Acompanhado por um diplomata francês, ele passará por todas as peças deste excepcional palácio.

A obra nos leva a conhecer eventos e personagens enraizados na história russa como Nicholas I ou o famoso poeta Alexander Pushkin.

Esta obra-prima moderna tem a distinção de ser o primeiro filme a ser filmado em uma sequência única, sem corte e, portanto, sem edição, e exigiu a presença de quase 2000 atores e figurantes.

Um verdadeiro feito técnico que transpõe os limites do cinema.

4. O prisioneiro de Cáucaso

Estamos falando de um filme de Sergei Bodrov, com Oleg Menchikov, Sergei Bodrov Jr. e Susanna Mekhralieva, lançado em 2002.

Um esquadrão de soldados russos fornece ordem e segurança à região do Cáucaso, quando ela é atacada por um grupo de rebeldes, deixando apenas dois sobreviventes: Sacha e Vania.

Estes últimos são capturados pelo líder dos rebeldes, a fim de trocá-los por seu filho, mantido prisioneiro na Rússia.

Sergei Bodrov nos dá aqui uma adaptação livre do romance de Leo Tolstoy, “The Captive of the Caucasus”.

Este filme trará um complemento real às suas aulas de russo em termos de história e cultura eslava.

5. O idiota

Um drama, uma adaptação do romance do escritor russo Fyodor Dostoevsky, lançado em 2015. Dirigido por Yuri Bykov, este filme nos transporta para a Rússia contemporânea.

Ele conta a história de Dima, um jovem encanador que é responsável pela gestão de habitação social em uma pequena cidade russa.

Até o dia em que, durante uma de suas inspeções, ele descobre que o prédio está em ruínas e à beira do colapso. Ele então lançará uma corrida contra o tempo para salvar os habitantes de lá.

Um filme chocante, denunciando todas as formas de corrupção praticadas na Rússia hoje. O russo falado é fácil, perfeito para sua compreensão.

6. Short stories

Este drama, lançado em 2012 é original. Há quatro histórias diferentes, lidando com vários tópicos em torno da sociedade russa contemporânea, misturando questões sociais, culturais e éticas.

O filme conta como, em uma editora, a chegada de um manuscrito influenciará a vida de todos que o lerem.

Mikhail Segal nos oferece aqui um trabalho dinâmico, que revela uma Rússia moderna em linguagem atual.

7. Táxi blues

Continuamos na linhagem dramática com o primeiro longa-metragem de Pavel Lungin, de 1990.

Táxi Blues foi um tremendo sucesso internacional e foi premiado várias vezes, mais notavelmente como Melhor Diretor no Festival de Cannes.

Estamos presenciando aqui um encontro amigável entre dois personagens que se opõem em tudo. Schlikov, interpretado por Piotr Zaitchenko, é motorista de táxi em Moscou. Em uma noite, Liocha, também conhecido como Piotr Mamonov, um saxofonista, chama os serviços de Schlikov para levá-lo por Moscou para uma noite de diversão.

Saindo para extravasar A noite de Moscou pode ser sinônimo de diversão e entretenimento.

Incapaz de pagar pelos serviços, Liocha terá que trabalhar para Schlikov para saldar sua dívida.

8. Hipsters

Finalmente, chegou a hora de uma comédia em nosso ranking dos melhores filmes russos.

A obra nos remete a Moscou em 1955, dois anos após a morte de Stalin, na vida de um jovem estudante chamado Mels.

Partidário da juventude comunista, Mels vai se apaixonar por Polya, e depois se juntar a um grupo de jazz americano que usa roupas excêntricas. Ele então mudará radicalmente seu ponto de vista sobre o mundo e se tornará o mascote das pistas de dança, encontrando seus novos amigos na “Broadway” de Moscou.

Este filme vai ajudá-lo a assimilar expressões russas típicas, como se fosse a sua língua materna!

9. Corrections class

Lena tem uma deficiência física e estuda em casa há muito tempo. Finalmente aceita em uma escola, ela integra uma turma especializada que agrupa estudantes que sofrem de várias deficiências físicas e mentais.

Todos têm então um ano para provar que podem entrar em uma turma normal no próximo período letivo.

Dirigido por Ivan I. Tverdovsky e lançado em 2014, este drama pungente sugere a raiva de um jovem excluído em uma sociedade indiferente e preconceituosa.

Assistir a este filme ajudará a preparar seu ouvido para uma linguagem urbana e moderna, ideal para treiná-lo a manter uma conversa real com falantes de russo.

10. As noites brancas do carteiro

Andrei Konchalovsky recebeu o Prêmio do Leão de Prata de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2014 por este drama poético, que nos mergulha no coração da natureza russa.

Uma barca russa Um barco a motor é elemento essencial no filme “As noites brancas do carteiro”.

Ele nos conta a história de Aleksey Tryapstin, e faz o link, através de seu barco a motor, entre os habitantes das aldeias ao longo do Lago Kenozero. Ele lhes traz correspondência, comida e pensões para ajudá-los a subsistir, já que vivem em um canto remoto e estão virtualmente isolados do mundo.

Um conto para conhecer, especialmente se você quiser aprender russo enquanto descobre paisagens suntuosas muitas vezes desconhecidas.

Pronto para aprender russo facilmente enquanto sente a felicidade de assistir a grandes obras do cinema?

Então, você encontrará a sua felicidade nesta lista de 10 grandes filmes russos, que vão ajudá-lo a falar como um nativo.

Um novo truque para se tornar bilíngue enquanto mergulha sozinho na cultura eslava, tão rica e especial. O que está esperando para escolher agora mesmo o próximo filme para assistir em boa companhia?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar