Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para progredir rapidamente no russo

De Marcia, publicado dia 22/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Como aprender o idioma da Rússia de maneira eficaz?

Para nós, brasileiros, não é muito comum saber de alguém que deseja estudar russo. Aliás, pode soar até um pouco estranho caso um amigo anuncie que está pensando em se matricular em um curso do idioma. Entretanto, o russo pode ser considerado útil, caso o estudante deseje viajar para o país ou simplesmente enriquecer o seu currículo com um diferencial que poucos têm.

Trata-se da língua materna de mais de 280 milhões de pessoas e um idioma mais difundido que o inglês nos países que pertenciam à antiga União Soviética e nos demais locais do leste da Ásia Central. Se levarmos em conta também a importância da Rússia economicamente falando, fica mais fácil entender a relevância do idioma do país.

Tanto professores quanto alunos de russo sabem, entretanto, que não estamos falando de um dos idiomas mais fáceis de aprender. É importante manter a persistência e a motivação em alta para não desanimar nas primeiras dificuldades (aliás, muitas surgirão pelo caminho e caberá à você trabalhar para vencê-las).

Em sua saga em busca de um curso ou mesmo um professor particular, você certamente encontrará métodos excepcionais que prometem fluência em 1, 3 ou 6 meses. Nessa hora, é importante ligar o seu alerta e desconfiar. Apesar de hoje em dia existirem métodos comprovados que aceleram o aprendizado, a fluência instantânea é definitivamente impossível.

Para ajudá-lo, preparamos hoje um especial com dicas que vão acelerar o seu processo de aprendizado, sem que seja necessário acreditar nessas fórmulas mágicas que insistem em oferecer por aí.

Acompanhe conosco…

Tome aulas particulares

A primeira maneira de progredir rapidamente no russo (ou mesmo no inglês, espanhol, francês) é tomar aulas particulares. Aulas em grupo podem ser uma ótima maneira de começar, mas lembre-se: você não estará sozinho!

Se a dinâmica de estar inserido em um grupo funciona como importante fator motivacional para alguns, a falta de personalização pode fazer com que outros desanimem rapidamente.

As aulas particulares, por outro lado, trazem algumas vantagens bem peculiares:

  • Personalização – Se o aluno já domina algum aspecto do idioma, ele pode ser apenas repassado rapidamente. Por outro lado, é possível focar nos pontos de dificuldade, permitindo assim um progresso geral no aprendizado;
  • Relacionamento professor X aluno – Muito mais que em uma aula em grupo, as aulas particulares permitem a construção de vínculos entre professor e aluno. É por isso que, na hora de escolher o profissional, devem ser levadas em conta as competências mas também as afinidades;
  • Flexibilidade – Uma aula em grupo acontecerá em um local e horário pré-determinados. Se um dos alunos precisar faltar, nada é alterado e a aula segue normalmente com os demais. As aulas particulares, por outro lado, podem ser ajustadas de acordo com a disponibilidade do aluno.

Dessa forma, tomar aulas particulares de russo é uma atitude que permite que o aluno progrida mais rápido que em aulas em grupo, onde muitos se sentem perdidos, desamparados e sem motivação. E ainda você necessitará de menos aulas para aprender a falar a escrever corretamente no idioma.

Para complementar os estudos, você pode buscar amigos russos em plataformas online e praticar o que for aprendendo. Você vai ver como sua pronúncia se desenvolve bem mais rápido quando você pratica com nativos.

Entretanto, caso prefira, pode optar ainda pelas aulas em grupos convencionais.

Estabeleça metas para si mesmo

Antes de começar a estudar russo, é importante saber onde você deseja chegar. É por isso que é importante estabelecer uma meta antes de matricular-se em um curso ou contratar um professor (ou mesmo começar a estudar sozinho). São as metas que ajudam a nortear e manter os alunos motivados durante o processo de aprendizagem.

Aprendendo passo a passo Definir objetivos para si mesmo é uma ótima forma de avançar no aprendizado.

Em inglês, utiliza-se uma sigla: SMART para estabelecer seu objetivo. A palavra “smart” pode ser traduzida para o português como “inteligente”. A sigla é composta da seguinte forma:

  • S – Specific – Específico – Seja claro em seu objetivo. “Quero me tornar bilíngue / conversar com russos / melhorar meu currículo / fazer um intercâmbio…”
  • M – Measurable – Mensurável – Você precisa de medidas que ajudem no progresso no aprendizado, como memorizar uma quantidade “X” de palavras por dia, manter o contato com o idioma por “X” horas durante a semana, etc;
  • A – Assignable – Atribuível – Se você achar chato demais aderir a determinada metodologia de estudos, sinta-se à vontade para mudá-la. Os estudos devem ser agradáveis para surtir os efeitos esperados;
  • R – Realistic – Realista – Comece com pequenas metas para não correr o risco de se frustrar e ficar desmotivado. Aprender 100 palavras novas por dia, por exemplo, não é possível. Se você conseguir memorizar de 5 a 10 já terá um progresso considerável;
  • T – Time-related – Relativo ao tempo – Imponha um limite de tempo a si mesmo! Aprender uma língua estrangeira como o russo pode até ser um processo demorado, mas você verá como progride mais rápido quando trabalha apoiado em prazos pré-estabelecidos.

Não há necessidade de fazer um curso intensivo para aprender russo em tempo recorde. O progresso alcançado passo a passo ainda é o melhor caminho.

Viaje para a Rússia

Nada melhor que uma imersão cultural em outro país para aprender o idioma local. Quando falamos em Rússia, a regra não é diferente.

Vá direto à fonte Viajar para a Rússia é uma ótima oportunidade de intercâmbio cultural.

Após aprender o básico do alfabeto cirílico, conversar com nativos continua sendo a melhor opção para desenvolver suas habilidades de comunicação. Dessa forma, você ainda aprende novas palavras e começa a entender como lidar com situações cotidianas que podem se desenrolar de forma diferente da que acontece aqui, devido às diferenças culturais.

Por falar nisso, viajar para a Rússia é também uma ótima forma de conhecer mais de perto a cultura do país. Estar lá não é a mesma coisa que pesquisar esses fatos online, por exemplo. Pode apostar que você vai descobrir coisas surpreendentes!

Sendo assim, o que você está esperando para reservar suas passagens?

Busque interagir com nativos

Na Rússia, você se obrigará a desenvolver suas habilidades para se comunicar com nativos do país. Entretanto, se você não tem condições que permitam ir até lá, saiba que existem outros meios de encontrar correspondentes. E sem pagar por isso.

  • Fóruns – O número de russos presentes em fóruns da internet interessados em aprender português certamente vai surpreender você. Em troca dessas “aulas”, eles podem ensinar o idioma russo. Trata-se de uma ótima maneira de progredir mais rapidamente no aprendizado do russo e ainda fazer amigos estrangeiros: uma bela e produtiva troca cultural para ambos;
  • Skype – Que tal conversar com um nativo via Skype? Para manter a regularidade no contato com o idioma, vocês podem combinar contatos semanais;
  • Redes sociais – Seja no Facebook ou outras redes, é possível encontrar grupos onde brasileiros e russos trocam contatos para se corresponder e praticar o idioma.

Aprender para interagir A comunicação é o principal objetivo de algumas pessoas que decidem estudar russo.

Antes de mais nada, é importante aprender frases básicas, indispensáveis para iniciar uma conversa.

  • « Bom dia» « Zdrastvooyte » ou Здравствуйте
  • « Obrigado (a) »  « Spaseeba » ou Спасибо
  • « Adeus » « Da sveedaneeya » ou До свидания!
  • « Meu nome é » « Meenya zavoot … » ou Меня зовут …
  • « Por favor » « Požalujsta » ou Пожалуйста
  • « Onde…? » « Gde » ou Где

Note que o russo tem uma fonética consistente. As 33 letras do alfabeto são sonoras e sua pronúncia é sempre igual, independentemente de em qual palavra estejam.

Isso é diferente do português e do inglês, por exemplo, nos quais pode haver vários sons por letra. Sabendo que cada letra que você vê tem o mesmo som ajuda você a falar novas palavras rapidamente. Em russo, você sempre sabe como pronunciar uma palavra porque não há dúvida sobre como cada letra pode ser usada. Tenha em mente, entretanto, que o alfabeto russo é cirílico, o que significa que suas letras são muito diferentes das usadas no português.

Você pode querer estudar uma letra do alfabeto russo para começar a entender as letras que vê. Para aprender a se comunicar, entretanto, busque se concentrar em sons vocais e pronúncia, porque esse é o caminho que dá sentido à maioria das palavras russas.

Utilize a internet e livros

Aprender russo totalmente online é possível! Especialmente se você utiliza esse canal aliado às suas aulas particulares ou em grupo.

Utilize seus dispositivos A internet é um excelente canal para estudar russo.

Existem sites, aplicativos e plataformas específicas que permitem o estudo de idiomas estrangeiros, inclusive do russo. É claro que utilizar somente esses meios pode não ser uma boa ideia, mas eles funcionam muito bem como métodos complementares.

Se você gosta de livros, eles também podem se tornar importantes aliados em seus estudos. O importante é utilizar ferramentas com as quais você se sinta familiarizado. Os fãs de cinema também podem assistir a filmes em russo.

Divirta-se em russo

Aprender um novo idioma enquanto se diverte é um método que vem sendo a cada dia mais utilizado. Além de ser importante para o fator motivacional, o bem-estar durante os estudos proporciona melhores condições de aprender.

Existem aplicativos e jogos que permitem a interação com usuários de diversos outros lugares, uma oportunidade de se divertir e conhecer pessoas ao mesmo tempo.

Além disso, você pode buscar um professor particular que ofereça atividades interativas, que visam um maior entrosamento com as funcionalidades do idioma. Quem sabe assim você não se anima ainda mais a estudar e torna o seu aprendizado ainda mais rápido e efetivo?

Já temos muitas atividades obrigatórias em nosso dia a dia. O estudo de um novo idioma deve ser a parte prazerosa do dia, o momento de descontração.

Que tal começar a colocar essas dicas em prática e aprender russo mais rápido do que você imagina?

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar