Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como começar do zero a aprender russo?

De Marcia, publicado dia 14/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Dicas para iniciantes no idioma de Tolstoi

Se as coisas relacionadas à cultura russa te atraem, se você sente um certo fascínio ao pensar em viajar para o país, talvez seja hora de começar a pensar em estudar russo.

É claro que, assim como toda língua estrangeira, o estudo do russo exige dedicação, motivação e disciplina, ainda que a sua escolha seja um curso online. Começando aos poucos, certamente você logo se juntará aos mais de 280 milhões de falantes do idioma no mundo.

Conversando em russo Amizade não tem fronteiras. Aprender russo significa que você poderá fazer amigos nativos do idioma.

Se, entretanto, você não sabe bem por onde começar a estudar, o Superprof oferece algumas dicas básicas para passar do nível iniciante, para o intermediário e, no futuro, se tornar bilíngue, independentemente do seu ponto de partida. Alguns canais são gratuitos.

Aprenda o básico

O primeiro passo para qualquer aprendizado está em estudar o básico. Tentar aprender tudo ao mesmo tempo, ou mesmo partir para os tópicos mais difíceis logo de cara pode resultar em grandes frustrações. Com o passo a passo do alfabeto russo, o vocabulário mais usado no dia a dia e um pouco de gramática, você vai perceber que, depois de pouco tempo, já estará formulando frases e conseguindo se comunicar em nível básico.

O alfabeto russo

Quando você começa a estudar russo, assim como o grego, o japonês e o chinês, você percebe que é necessário aprender primeiramente um novo alfabeto.

O alfabeto cirílico, usado no russo, é bem diferente do latino e requer um período de estudos, antes que seja possível dizer que o domina totalmente. Portanto, para você que quer aprender russo, o primeiro passo deve ser aprender o alfabeto cirílico.

Para aprender inglês, espanhol, francês, ou algumas outras línguas europeias, já temos o alfabeto como ponto de partida. Por outro lado, quando você aprende o alfabeto russo, você está apto a aprender também outros idiomas, como ucraniano, búlgaro, sérvio e muitos outros.

O alfabeto russo completo conta com 33 letras, e aprendê-las antes de tentar começar a pronunciar as primeiras palavras no idioma é fundamental.

Uma base sólida de estudos certamente fará a diferença nos seus avanços na língua. Embora não seja muito difícil memorizar as letras, conseguir ler e escrever palavras inteiras pode levar algum tempo. Quando você era criança, provavelmente levou algum tempo para aprender a escrever em português, certo? Assim acontece com qualquer idioma estudado.

Felizmente, aprender a ler em um novo idioma, para quem já é alfabetizado em sua língua materna, certamente é mais fácil do que o processo de alfabetização.

Aqui estão algumas curiosidades sobre a língua russa:

  • O alfabeto russo é composto por 33 letras, sendo 10 vogais, 21 consoantes e 2 letras silenciosas que tornarão a palavra mais forte ou mais suave;
  • O idioma russo escrito à mão difere do impresso;
  • O alfabeto cirílico contém 7 letras semelhantes às nossas letras latinas, mesmo que nem sempre sejam pronunciadas da mesma maneira: А, Е, З, К, М, О, Т;
  • Nove dessas letras são semelhantes ao grego. Isso significa que se você já estudou grego, as coisas se tornam mais fáceis. São elas: Б, Г, Д, У, Ф, П, С, Р, Л;

Aprender russo é possível até mesmo quando você estuda sozinho.

Sons e fonética russa

Para nós, falantes do português, alguns sons diferem totalmente do russo. Em primeiro lugar, é necessário se familiarizar com esses sons, a partir de músicas e podcasts.

No dia a dia aqui no Brasil, não é comum que tenhamos oportunidade de ouvir russo. Cabe a nós, quando queremos aprender o idioma, criar essas oportunidades. Você pode ainda buscar uma escola para aprender russo ou contratar um professor particular, para aulas presenciais ou online.

Começando a estudar russo Aos poucos, o seu cérebro se acostuma a pensar em russo.

Aqui vão algumas regras de pronúncia para você começar a se acostumar:

  • Em sílabas átonas, a letra russa O é pronunciada como a letra A, sem acento. Mas quando ela for acentuada, se pronuncia [o];
  • Em uma sílaba sem acento, as letras Я, Е e  Э são pronunciadas como a letra И reduzida;
  • A letra Ё é sempre acentuada em palavras russas;
  • As consoantes sonoras russas são pronunciadas como suas contrapartes mudas, quando aparecem no final da palavra;
  • As consoantes sonoras tornam-se mudas quando seguidas por outras consoantes mudas;
  • Consoantes mudas tornam-se sonoras quando seguidas por consoantes sonoras.

Para aprender melhor essa vertente, você pode utilizar vídeos e áudios com palavras russas.

Gramática e verbos em russo

Agora que já conhecemos as principais regras de pronúncia para aprender russo, vamos passar para a próxima parte: regras de gramática e conjugação verbal são um verdadeiro terror para muitos estudantes.

A gramática russa

Para aprender uma língua estrangeira como o russo, é essencial tomar conhecimento de algumas normas gramaticais:

  • Não há regras que definam o lugar do acento tônico. A acentuação acontece de forma diferente em cada palavra e pode até variar do singular para o plural;
  • Às vezes, uma mudança de acento pode alterar até o significado da palavra;
  • Os russos não usam iniciais maiúsculas para os dias da semana e os meses (como acontece no inglês, por exemplo). Palavras derivadas, ou que denotam nacionalidade e títulos (doutor, senhor) são grafados com caixa baixa;
  • Os dois únicos casos em que uma letra maiúscula é usada é para nomes próprios e início de frases.

Acredito firmemente que estudar gramática é essencial para aprender qualquer idioma, até mesmo a sua língua nativa. Quando falamos em uma segunda língua, ela se torna ainda mais importante.

É claro que cada pessoa aprende de maneira diferente, mas a gramática russa é muito complexa e, quanto mais cedo você começar a aprendê-la, mais fácil será assimilar esse emaranhado de regras.

A boa notícia é que, uma vez que você conhece a gramática russa, você poderá entender com maior precisão quando encontrar palavras desconhecidas.

Por exemplo, todos os verbos em russo têm certos finais e podem seguir um padrão de conjugação determinado, de modo que o conhecimento da gramática permitirá que você use corretamente os novos verbos.

Conjugações verbais

Por falar em verbos, a conjugação russa pode ser um pouco complicada. Vamos estudar algumas regras básicas:

  • O verbo russo é notado no infinitivo pela sua terminação;
  • Há uma raiz que marca o tempo e a pessoa;
  • Ele pode contar com um prefixo ou sufixo;
  • O verbo russo possui formas temporais conjugadas (passado, presente, futuro), mas também duas formas aspectuais (aspecto perfeito e aspecto imperfeito).

Muitos sites podem ajudar o aluno a progredir no aprendizado, pela assimilação das normas básicas do idioma.

Frases básicas em russo

Aprender russo pode não ser tão demorado. É claro que você conhecer algumas frases básicas torna a comunicação mais fácil no início. Não há necessidade de ser um especialista em gramática russa para começar a conversar com nativos! Os russos não o condenarão por um erro simples de pronúncia ou conjugação se souberem que você é iniciante no idioma. Aliás, eles podem até ajudá-lo a trocar esses erros pela forma correta.

A chave para progredir em um novo idioma é praticar, portanto, comece agora mesmo a perder o medo de falar!

Aqui estão algumas frases básicas, bem como frases educadas para você “se virar” em algumas situações cotidianas:

Привет – pronuncia-se: Privet – tradução: olá
Добрый день – pronuncia-se: Dobriy den’ – tradução: bom dia
Как дела? – pronuncia-se: Kak dila ? – tradução: Como vai?
Очень хорошо. А у вас? – pronuncia-se: Otchen khorocho. A ou vas? – tradução: Você está bem?
Сколько тебе лет? – pronuncia-se: Skolko tebe let? – tradução: Quantos anos você tem?
Откуда вы ? – pronuncia-se: Otkouda vy? – tradução: Você vem?
Пока – pronuncia-se: Paka – tradução: Até logo
До свиданья – pronuncia-se: Da svidan’ya  – tradução: Até logo
До скорого – pronuncia-se:  Da skorava – tradução: Até mais
Да – pronuncia-se: Da – tradução: Sim

Algumas dicas para progredir

Se você está se preparando para embarcar para a Rússia, será necessário conhecer algumas palavras. Em Moscou, por exemplo, falar inglês não é suficiente.

O ideal é aprender a pedir o seu prato em um restaurante e solicitar informações de localidade. Caso contrário, você será rotulado como “turista” logo de cara.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas para livrar-se desse estereótipo.

  • Acompanhe a mídia russa: imprensa, rádio e canais de TV. Para progredir, o segredo é acordar com o russo, tomar café da manhã em russo, tomar o metrô em russo e até dormir em russo. Filmes também podem ajudar.

    Aprenda russo no dia a dia Andar de metrô, dormir e acordar em russo são boas práticas de aprendizagem.

    • Falando em imprensa, a internet é nossa melhor amiga quando não moramos na Rússia. Os jornais online lidam com economia, política, cultura e esporte, um mix completo de conhecimentos;
    • As rádios estão facilmente disponíveis na internet também. Isto permite imergir-se na cultura russa com a transmissão de música e noticiários;
    • Para a TV, novamente, a internet é sua melhor amiga! Procure por canais de informações gerais e também aqueles que abordam a cultura russa;
  • Mergulhe na cultura russa, encontrando nativos em lugares comuns. Não tenha vergonha de puxar conversa.  Ainda que a sua pronúncia não seja perfeita, o esforço para se comunicar certamente será reconhecido;
  • Compre um dicionário para encontrar todas as novas palavras e melhorar seu vocabulário!
  • Trabalhe em seus pontos fracos:  Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos no aprendizado de idiomas. Especialmente para aprender russo, que é uma língua complexa. Algumas pessoas falam com sotaques perfeitos quase imediatamente, mas lutam com a gramática enquanto outras são melhores em aprender regras.

    De olho nas mídias A imprensa pode ser essencial para quem deseja aprender russo.

E você? O que está esperando para começar a estudar agora mesmo?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar