Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os principais aspectos da cultura russa

De Sophia, publicado dia 21/05/2019 Blog > Idiomas > Russo > Imersão cultural sobre a Rússia!

O mundo inteiro reconhece as riquezas culturais da Rússia. É impossível imaginar o panorama cultural mundial sem a cultura russa, sem a nossa música e literatura. – Vladmir Putin

Quando falamos de cultura russa, nos referimos tanto a pessoas famosa como Chekov ou Tolstói, quanto a episódios, personagens e elementos da história e da política do mundo russo, como a revolução de 1917, os líderes políticos do país ou a Igreja Ortodoxa. Por exemplo, uma curiosidade sobre a cultura russa: há 11 feriados que simbolizam festivais populares, como o Dia da Mulher (Международный женский день, 8 de Março) ou Natal Ortodoxo (Рождество Христово, 7 de Janeiro).

Neste artigo, nós te proporcionamos uma imersão na cultura russa, seja para aprender mais sobre este país extraordinário ou para dar uma força no seu curso de russo! Preparado? Vamos lá!

 

Nosso top 10 das canções russas mais famosas!

música e canções russófonas A música popular russa reflete a história, mitos e personagens do universo russo.

O que seria do patriotismo russo sem uma série de canções famosas que exaltam a cultura do país? De Katyusha a Kalinka, te apresentamos o nosso top 10 das músicas mais famosas do mundo russófono! Pode-se dizer que a música tradicional russa é muito importante para a cultura popular do país. Ela fala de temas centrais para o povo russo e muitas vezes remete a eventos e aspectos históricos, como guerras e batalhas (sim, a Rússia está fortemente marcada por este espírito belicoso!).

A canção “Kalinka” é o ponto de partida mais óbvio para descobrir o mundo musical russo: se trata de uma metáfora da beleza natural das jovens mulheres, o que a torna uma canção muito conhecida e popular. Composta por Ian Petrovitch Larionov em 1860, a canção foi interpretada muitas vezes, em diversos gêneros.

Já a canção “Katyusha” (diminutivo de Catarina em russo) é uma canção tradicional soviética por excelência, tal como “Kombat”, criada em 1996 pelo compositor russo Igor Matvienko. Este é também o caso de “Adeus a Slavianka”, uma marcha patriótica russa que evoca os acontecimentos da Primeira Guerra Balcânica (1912-1913).

Mas o cancioneiro popular russo nem sempre tem esse tom sério: a canção Trololo mostra um lado cômico e um toque de zombaria presente no país. Trata-se de uma reinterpretação de uma canção de 1976 em que a letra original foi substituída por onomatopéias (devido a uma censura feita na época, relativa ao conteúdo da canção, que fazia alusão a um cowboy dos EUA em pleno contexto da Guerra Fria).

Outra canção famosa que sofreu alterações durante o período soviético é “Podmoskovnie Vetchera”. Composta em 1955 por Mikhail Matusovsky, se tornou conhecida ao ser adotada como música tema da Rádio Moscou. Interpretada por Vladmir Trochin, a canção teve sua letra modificada a pedido do Ministério de Educação da época, de forma a substituir todas as referências a Moscou por Leningrado (nome de São Petesburgo durante o período soviético).

Também podemos citar músicas, originalmente compostas na Rússia, que acabaram fazendo sucesso ao redor do mundo. Este é o caso de “Dorogoi Dlinnoyou”, uma canção popular tradicional russa. Traduzida em seis línguas (francês, espanhol, alemão, italiano, persa e húngaro), é conhecida pela versão interpretada por Paul McCartney.

Não podemos deixar de mencionar algumas canções que fazem referência a símbolos e elementos culturais russos. Composta em 1966 por Eduard Kolmanovsky, “Alyosha” fala de um monumento com o mesmo nome erguido na Bulgária, em Plovdiv. Ele foi erguido em homenagem aos soviéticos que morreram na ocupação búlgara, durante a Segunda Guerra Mundial. A canção se coloca como um elemento de continuidade na memória russa.

Já a música “Roumka Vodki na Stole” (Copo de vodka na mesa) faz referência a um elemento central do imaginário russo: a vodka! Composta e cantada por Grigory Leps, de origem georgiana, a música foi um grande sucesso na Rússia, mas também nos países da antiga União Soviética.

Por último, podemos citar “Ostrov Nievezenia” (Ilha do Azar), uma canção popular, adaptada por várias bandas e que ficou conhecida por ter sido usada no filme “O braço de diamante”.

Ouvir música russa, além de ser divertido, pode funcionar como uma aula de russo em si! O próximo passo, é conhecer mais sobre a história do país e, para isso, é preciso mergulhar nos livros!

 

Quais são as personalidades mais famosas da Rússia?

Personagens da história da Rússia Dos Czares, aos grandes líderes soviéticos, os dirigentes políticos russos deixaram uma marca na história do país e do mundo.

É impossível entender a história russa e suas repercussões nos dias de hoje sem passar por algumas das suas figuras mais icônicas. Dos grandes líderes imperiais aos comandantes da revolução de 1917 e do período soviético, passando pelos grandes nomes do universo artístico, a história russa está repleta de figuras chave que são lembradas até hoje. Preparamos uma retrospectiva dos personagens mais famosos da Rússia para que você se familiarize com alguns dos nomes que você tem que ter em mente se for for fazer um curso russo ou visitar o país.

Começamos na Rússia Imperial com Ivã, “o terrível”, uma figura histórica importante, que marcou o inicio do czarismo russo. Cronologicamente, logo temos que citar Pedro I ou Pedro “o grande”, um apoiador do absolutismo que se tornou Czar da Rússia em 1682 e, depois, “Imperador de todas as Rússias”, um título supremo, em 1721. Não podemos deixar de mencionar Catarina II, apelidada de de “a grande”, uma das mulheres mais importantes da história russa, que se tornou “Imperatriz de todas as Rússias” em 1762 e foi parte da famosa dinastia Romanov. Por último, temos Nicolau II, ou Nicolau “o pacífico”, o último Czar da história russa, que governou o país de 1894 a 1917, data da revolução.

A Rússia é apelidada de “país dos Czares”, o que demonstra a importância desse período na história do país

Depois dos czares, vem a Revolução Russa, liderada por Lênin, o mais famoso revolucionário da Rússia e, talvez, do mundo, além de instigador da Internacional Comunista e teórico do marxismo. Após sua morte, teve lugar a ditadura de Stálin sob a União Soviética, marcada pela perseguição política, no que ficou conhecido como a “Grande Purga”. Mikhail Gorbachev é uma figura histórica porque foi o último presidente da URSS antes da sua queda em 1991. Ele está associado à criação da Perestroika e da Glasnot, dois programas de reforma e liberalização econômica, cultural e política que marcaram o início da transição do período soviético à Rússia atual.

Do ponto de vista político, a Rússia é considerada uma federação, com um presidente (vindo de um partido único, e que trabalha no Kremlin.

Para além do Czarismo e do período soviético, outras figuras históricas são fundamentais de conhecer, especialmente no campo da arte e literatura:

  • Alexandre Pushkin, poeta e uma das figuras mais importantes das letras na Rússia
  • Nikolai Gogol, um escritor clássico russo
  • Condessa de Ségur, de origem francesa
  • Olga Kholkhlova, renomada bailarina russa
  • Rasputin, patriarca ortodoxo russo e figura mística e enigmática
  • Andreï Sakharov, ativista russo no campo dos direitos humanos

E para você? Quais são os seus personagens favoritos ou mais marcantes do universo russo?

Nossa lista das melhores série russas!

Séries para aprender russo Deixe os filmes de lado: as séries russas são divertidas e oferecem algo para todos os gostos!

O cinema é um bom ponto de partida para aqueles que estão fazendo um curso de russo online e querem melhorar suas competências linguísticas e aprender mais sobre a história da Federação Russa. Para além dos grandes clássicos, as séries locais também podem ser uma ótima ferramenta para treinar o idioma de forma descontraída. Como a indústria de séries russófonas não é muito conhecia, listamos algumas para te ajudar na sua imersão.

Para os iniciantes, recomendamos a série “Маша и Медведь” (literalmente, “Masha e o Urso”), que permite, ao longo de sete temporadas com um total de 54 episódios, descobrir o vocabulário cotidiano russo ou aprender expressões típicas. Mesmo sendo associado ao público infantil, vale a pena conferir o desenho, já que ele é ideal para aqueles que estão começando as aulas de russo e querem ir treinando seus ouvidos.

Já para os amantes da comédia, recomendamos as séries “Interns” (em russo: интерны), que segue a linha de programas como House e Scrubs, ou “Kitchen”, (Кухня, em russo, que significa “cozinha”), uma das comédias mais populares no universo russófono.

Se você quiser conhecer mais da história do país, opte pela série “Dostoïevski”, que oferece uma visão realista e histórica do intelectual, além de mostrar belas imagens da Moscou da época. Perfeito se você quiser se tornar bilíngue em russo!

Por último, para os que procuram emoções, apostem em “Fizruk”, um sitcom  que faz muito sucesso dentro e fora da Rússia. Ela trata com humor assuntos da vida cotidiana, das relações amorosas às amizades, passando até mesmo pelo racismo em relação aos cossacos. Com certeza você vai aprender e se divertir!

 

Quais são as rádios russas mais famosas?

Melhores estações rádio russa Na Rússia ou no exterior, estas rádios te manterão informado e ajudarão a treinar o idioma!

Seja para se informar ou ouvir música, a rádio tem um papel central no dia a dia russo. Com 81% do público localizado na Rússia e 39% no exterior, é uma ótima forma de conhecer a cultura local. Internacionalmente, algumas estações transmitem notícias, como RT e Sputnik.

Mas, afinal, que estação de rádio russa ouvir? Para não ficar por fora de nenhuma notícia, evento e acontecimento, aposte nas estações de rádio locais, geralmente ligadas a uma cidade em particular. Elas cobrem notícias e o calendário de eventos locais. Algumas delas são:

  • Rádio Russkoie, Русское Радио, para aprender sobre as estrelas russas, moda ou vencedores dos Gramofones de Ouro (Золотой Граммофон)
  • Moskva FM ou Peter FM, portais online, acessíveis de qualquer parte do mundo, para ouvir notícias sobre Moscou e São Petesburgo

A maioria das estações de rádio de língua russa também transmitem sua programação no Cáucaso (Geórgia ou Armênia) ou nos países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

Já as rádios de notícias russas são bastante conhecidas e costumam ser transmitidas fora do país. Entre elas, podemos citar:

  • AvtoRadio, Авторадио, voltada aos motoristas, mistura informações sobre o trânsito e música
  • Rádio Echo Moskva, Эхо Москвы, com transmissão ininterrupta (24 horas por dia, 7 dias por semana) e que conta com programas de entrevista sobre temas diversos, de política até literatura
  • Rádio Mayak, Радио Маяк, a rádio histórica (1964) que atualmente transmite programas musicais e talk-shows

Também há uma ampla oferta de rádios musicais e de entretenimento, como a Russkie Piesni, Русские Песни (“as músicas russas”) ou Anekdoty, Анекдоты, rádio independente onde se comentam acontecimentos da atualidade russa, sempre com bom humor.

Passando pela música, cinema, história, entre outros, você agora conhece um pouco mais da cultura russa. Com essa bases iniciais, você já pode aprofundar seus conhecimentos, sejam eles linguísticos ou de cultura geral!

E agora? Ficou com vontade de viajar pro “país dos czares”?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar