Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As melhores estações radiofônicas da Rússia

De Sophia, publicado dia 05/05/2019 Blog > Idiomas > Russo > Quais são as rádios russas mais famosas?

“Não posso prever o que a Rússia fará. A Rússia é uma charada envolta misteriosamente dentro de um enigma: mas talvez haja uma chave para decifrá-la. Esta chave reside nos interesses e nas prioridade nacionais russas3, discurso de Winston Churchill na rádio, Outubro de 1939

Seja para se informar sobre os últimos acontecimentos locais, notícias nacionais ou para ouvir um programa de entretenimento, a rádio russa é a melhor forma de se manter em contato com a comunidade russófona. Aonde quer que você esteja: há mais de 135 estações de rádio russas transmitidas internacionalmente!

Você já ouviu falar da Torre Ostankino? Localizada no norte de Moscou, ela é utilizada para a transmissão de rádio e televisão desde a sua criação em 1967. Se você for visitar a Rússia em breve, não deixe de ir: é possível visitar os escritórios e torres de controle!

Embora, no geral, os meios de comunicação russos não se destaquem, a rádio russa surpreende pela sua diversidade. Para ajudar na sua imersão na cultura russa, preparamos um artigo sobre as mais famosas estações da rádio russa. Pouco importa o seu gosto musical, se você já faz um curso de russo faz tempo ou se é principiante, com certeza irá encontrar algo do seu agrado!

 

As rádios russas locais

Torre Ostankino de transmissão de rádio em Moscou Torre Ostankino, um passeio imperdível em Moscou para aqueles que amam a rádio

Dos Montes Urais a Vladivostok, você não vai perder nenhuma novidade se estiver acompanhando as estações de rádio local. Normalmente ligadas a uma cidade específica, elas costumam apresentar informações sobre notícias e eventos locais. E o melhor: você não precisa ir longe para conferir a programação, já que muitas estações estão disponíveis online!

Rádio Russkoie, Русское Радио

Fundada em 1995, a “Rádio Russa” é uma estação privada que opera na Federação Russa. Seus programas também podem ser ouvido na Bielorússia e em alguns países do Cáucaso e da região do Mar Báltico (especialmente a Estônia).

Se você estiver em Moscou, pode sintonizá-la na frequência 105.7 MhZ; caso contrário, ela também pode ser acessada via internet!

A música é a principal protagonista desta rádio, mas sempre com um toque local. Além disso, você também pode aprender sobre as estrelas russas, as moda ou os vencedores dos Gramofones de Ouro (Золотой Граммофон), que acontecem todos os anos no Kremlin.

O slogan dessa rádio não poderia ser outro: Все будет будет будет хорошо! (Tudo vai ficar bem!)

Moskva FM

Você estava perambulando por Moscou e ouviu uma música tradicional russa interessante, mas não conseguiu descobrir o seu título? Temos a solução! É só acessar a Moskva FM, onde você encontrará cerca de 50 estações de rádio de Moscou à sua disposição, além de um buscador para ajudar na sua procura.

Na página, você encontrará vários separadores contendo as estações: Europa Plus, DFM, rádio russa típica, a parada das 100 músicas mais ouvidas no momento…

Se trata de um portal online, acessível de qualquer lugar do mundo. Além da música, você também poderá ouvir notícias locais, novidades sobre Moscou, eventos futuros, etc.

Piter FM

A mesma proposta da Moskva FM, mas para a região de São Petesburgo. Um total de 30 estações locais estão disponíveis nesta plataforma, no mesmo formato.

“Piter” é o diminutivo do nome da cidade, “Petesburg”, em referência ao seu fundador, Pedro o Grande, uma das grandes personalidades da história russa

Todos os programas são em russo, o que é ideal para aqueles que querem treinar a escuta, ou os que estão começando a aprender russo e têm dificuldades com o alfabeto cirílico.

Mas o universo da rádio russa não se limita às estações locais: seja a rádio preferida do Presidente russo ou estações da época da União Soviética, as opções são muitas! Aqui estão algumas das mais emblemáticas:

 

Rádios de notícia na Rússia

avtoradio estação russa para motoristas AvtoRadio: uma estação dedicada aos motoristas, ideal para ouvir no caminho do trabalho

Se você é fã de rádios de notícias ou podcasts, ficará feliz em saber que na Rússia existem uma série de estações com perfil jornalístico, além de programas de debates e entrevistas.

AvtoRadio, Авторадио

Lançada em 1993, esta rádio transmite os seus programas tanto em inglês, quanto em russo, e é uma das estações mais populares da capital russa (Moscou foi responsável por 11,6% do total de audiência da estação em 2017).

A tradução literal de “avtoradio” seria “rádio automóvel”, já que a estação está dedicada principalmente aos motoristas que ouvem os programas nos seus carros.

Isso dito, sua programação está principalmente dedicada à música (90%); o restante (10%) está voltado a notícias e informações relevantes para os motoristas (boletim de trânsito, informações sobre segurança, etc).

Rádio Echo Moskva, Эхо Москвы Москвы

Focada em notícias, entrevistas e debates, esta rádio data de 1990. O “Eco de Moscou” tem transmissão ininterrupta: 24 horas por dia, 7 dias por semana, e cobre uma vasta gama de assuntos: Igreja Ortodoxa, notícias da Rússia e internacionais, migração, economia, exército russo… Conta com programas de entrevistas sobre temas como a literatura, cultura e política.

Importante: a Gazprom, empresa de gás nacional russa, detém 66% desta estação de rádio

Seu slogan é: “Rádio livre para pessoas livres” (em russo, “Свободное радио для для свободных свободных свободных людей”).

Rádio Mayak, Радио Маяк Маяк

Uma das estações de rádio mais antigas do país, começou a transmitir seus programas durante a Guerra Fria, quando a Rússia ainda era a URSS. Fundada em 1964, foi a principal ferramenta de comunicação com a população durante esse período.

Uma rádio muito popular, principalmente pelo seu tom patriótico.

Hoje, a Rádio Mayak transmite programas de música, talk shows e debates. Ela é a líder de audiência entre as rádios de língua russa.

 

Rádios musicais de língua Russa

Estações de música na Rússia Do punk ao house, você encontrará alguma estação de rádio russa que toque o gênero da sua preferência!

A música russa parece algo de outro mundo? Estas estações de rádio (também disponíveis online) guiarão você na sua descoberta da música tradicional e contemporânea da Rússia.

Rádio Nashe, Наше Радио

Focada no rock russo e de orientação punk, esta estação de rádio comercial foi criada em 1989 por Boris Berezovski. Seus programas também tratam da cultura musical geral da Rússia.

Literalmente significa “Nossa Rádio”

A rádio é patrocinadora oficial e organizadora de um festival de música, Nashestvie, realizado anualmente na região de Moscou.

Rádio Baltika, Радио Балтика Балтика Балтика

Esta estação afirma ser totalmente independente. Fundada em São Petesburgo em 1990, transmite programas e shows ao vivo de jazz, house, rock, entre outros, o que a torna bastante popular ente o público jovem.

Você vai ouvir música em russo, mas também em inglês

Como o seu nome sugere, também transmite os seus programas na região do Mar Báltico, principalmente la Letônia, Lituânia e Estônia.

Russkie Piesni, Русские Песни Песни

Se você está procurando uma estação de rádio autêntica, você não vai se decepcionar com a Russkie Piesni, que transmite muitos programas musicais de todos os gêneros.

Literalmente significa “canções russas”

Ouvindo estas rádios, você descobrirá o fascinante e variado mundo da música russa, além de ter a oportunidade de aprender russo enquanto ouve grandes clássicos e novos sucessos!

 

Rádios de entretenimento do mundo russo

Medvedev rádio Monte-Carlo O Primeiro Ministro Russo, Dmitri Medvedev é um dos ouvintes frequentes da Rádio Monte-Carlo

DoMar Báltico ao Mar Negro, a cultura russa está presente e é amplamente difundida, especialmente em termos de entretenimento. Programas de humor, espetáculos e debate transmitidos em russo têm ampla audiência na Ucrânia e em outros países da Europa Ocidental.

VGTRK, ВГТРК

Fundado em 1990, este grupo de mídia russo se chama “Companhia Estatal Pan-Russa de Rádio e Televisão”. É um dos principais grupos de entretenimento radiofônico do país, oferecendo programas nas 53 línguas oficiais do mundo russo.

A sua cinco estações são:

  • Rádio Rossii (Радио России) – Estação generalista, dedicada ao entretenimento,
  • Rádio Mayak (Радио Маяк) – Estação generalista,
  • Rádio Yunost (Радио Юность) – Estação para jovens,
  • Vesti FM (Вести ФМ) – Estação de noticías,
  • Rádio Kultura (Радио Культура) – Estação dedicada à cultura

Propriedade do estado Russo, o VGTRK tem filiais locais em outras cidades russas como Sochi, Tver ou Smolensk.

Rádio Monte-Carlo, Радио Монте-Карло

Destinada a um público de elite, a Rádio Monte-Carlo oferece programas de entretenimento focados no mundo dos “ricos e famosos”. Os programas tratam principalmente de viagens, leilões e estrelas famosas. Além disso, grandes eventos internacionais são transmitidos nesta rádio.

Esta é a mesma rádio disponível na Europa e Nos Estados Unidos

Na realidade, poucos russos ouvem esta estação, mas ela é conhecida mundialmente, principalmente por ser a rádio preferida de famosos políticos russos, como Medvedev.

Anekdoty, Анекдоты

Com a sua dimensão infinitamente humorística, Anekdoty é uma estação de rádio muito popular na Rússia. Nela, comediantes famosos e desconhecidos contam fatos ou piadas sobre notícias e situações do quotidiano, sempre com muito humor.

Em russo, “anekdoty” significa “história engraçada”, ou “anedota”

Você vai apreciar o tom um pouco fora de sintonia em relação a estações de rádio clássicas, muito mais tradicionais ou com uma dimensão muito mais patriótica (sempre com canções típicas russas ou com referências publicitárias à grandiosidade e poder da Rússia). Anekdoty é uma rádio independente.

 

Além das que listamos, outras estações de rádio podem chamar a sua atenção, como a Novoe Rádio, Kino Rádio (focada em lançamentos de filmes) ou The Voice of Russia.

Entre todas esta opções, qual é a sua preferida? Seja para ouvir notícias, programas de humor ou música,  escutar estas estações de rádio regularmente pode ser um excelente complemento às suas aulas de russo!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar