Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as músicas mais populares da Rússia?

De Sophia, publicado dia 20/05/2019 Blog > Idiomas > Russo > Nosso top 10 das canções russas mais famosas

“Fale menos, ouça mais”, provérbio russo

Na ocasião da última Copa do Mundo de Futebol, sediada pela Rússia em 2018, a música oficial dessa edição do torneio (“Komanda 2018”, literalmente “Equipe 2018”, interpretada pela famosa cantora Polina Gagarina e pelo rapper Egor Kreed) serviu de porta de entrada para que milhões de pessoas se familiarizassem com a riqueza e diversidade cultural russa, especialmente no que se refere à música.

Se você ainda é um novato no assunto, não se preocupe! Preparamos um Top 10 das melhores canções russas para você ir se familiarizando com o rico repertório sonoro do país. Se você já faz ou quer começar a fazer um curso de russo, ouvir a música local é uma ótima forma de, ao mesmo tempo, aprender o idioma e ir se familiarizando com o mundo russófono em geral.

Você sabía que os russos usam o alfabeto cirílico? Neste artigo, decidimos utilizar os títulos fonéticos, para facilitar a compreensão.

As faixas que selecionamos são uma boa amostra de como a cena musical russa é diversa e eclética, sendo o país um expoente de grandes nomes da música clássica e de orquestra (como Tchaikovsky, Stravinsky e Rachmaninoff), além de música contemporânea, ópera, folk, entre outros. Não prometemos que você gostará de tudo, mas certamente haverá algo para todos os gostos!

 

“Kalinka”, a canção militar mais famosa

Se você quer saber mais sobre a cultura popular russa, não pode deixar de ouvir a canção “Kalinka” pelo menos uma vez. Frequentemente interpretada pelo Coral do exército Vermelho, ela evoca a paisagem local, mas também inclui uma série de referências escondidas.

Kalina, un derivado de “kalinka” também é um nome tipicamente eslavo

Na realidade, a composição inclui uma série de metáforas sobre a beleza natural das mulheres, o que fez com que a canção se tornasse muito popular. Composta por Ian Petrovitch Larionov em 1860, ela já foi interpretada inúmeras vezes em diferentes versões, inclusive em outros idiomas.

Também existe uma versão dessa música feita pelos cossacos, com um tom bem mais militar

 

“Katioucha”, aquela que vai te fazer chorar

Música militar russa Muitas das canções russas mais típicas evocam o universo militar e guerras em que o país esteve envolvido

Um clássico do repertório soviético, “Katioucha” (ou “Katyusha” dependendo do idioma de origem) é uma das canções mais famosas da Rússia. Composta em 1938 por Mikhaïl Issakovski e Matveï Blanter, ela conta a história de uma jovem que escreve uma oração para o seu namorado, que está lutando no front de uma batalha.

O nome “Katioucha” é um diminutivo carinhoso de Caterina utilizado em russo

Assim como “Kalinka”, “Katioucha” faz parte do universo militar e é frequentemente interpretada pelo Coral do Exército Vermelho. Para a população russa, essa canção exerce uma função reconfortante, de unidade e apoio moral, tendo cumprido esse papel particularmente na Segunda Guerra Mundial.

Na Copa do Mundo de 2018, após a derrota da seleção russa contra a Croácia, mais de 100.000 torcedores russos saíram do estádio cantando “Katioucha” antes de voltar para casa.

Se trata de uma música emocionante, que simboliza a perseverança, mesmo frente a derrotas. Há alguns anos, ela tem sido interpretada pela cantora Valerya Kournouchkina, que acompanha o Coral do Exército Vermelho.

 

“Trololo”, o lado cômico da Rússia

Esta música ficou famosa internacionalmente em 2009 devido a um vídeo do cantor russo Eduard Khil interpretando a canção em 1976. Originalmente, a música se chama “Я очень рад, ведь я наконец возвращаюсь домой” (estou muito feliz de finalmente ter voltado para casa) e conta a história de um cowboy que volta para a sua casa nos Estados Unidos.

Devido ao contexto da Guerra Fria, a faixa foi censurada pela União Soviética, o que levou à versão de Khil, que substitui a letra por onomatopéias.

O vídeo rapidamente virou um sucesso na web e viralizou internacionalmente, devido ao tom engraçado dado pelas nomatopeias como “hoho” e “trololo”. O vídeo conta com mais de 20 milhões de visualizações, sendo mencionado em diversas redes sociais e sites como BuzzFeed.

Khil ficou famoso dentro e fora do seu país da noite para o dia, tendo recebido em 2009 a condecoração nacional da “Ordem de Mérito à Pátria”.

Talvez “Trololo” não seja a melhor música para se aprender russo, mas com certeza ela vai te fazer rir.

 

“Podmoskovnie Vetchera” (Noites de Moscou), uma homenagem à cidade

Moscou jingle radio russa A letra da canção teve de ser modificada por exigência do Ministério da Educação soviético para que ela passasse a se referir a Leningrado e não a Moscou.

Sabe quando você não pode tirar uma música da cabeça pois ela é usada na abertura de séries de TV ou telejornais? Muitos russos devem passar pela mesma sensação em relação a “Podmoskovnie Vetchera” (“Noites de Moscou”), uma canção composta em 1955 por Mikhail Matoussovski, mas que ganhou notoriedade por ter sido adotada como jingle da Rádio Moscou. 

Interpretada inicialmente por Vladmir Trochine, a faixa foi adaptada na China a partir de 1957 e de 1959 na França, em uma versão do intérprete Francis Lemarque.

Esta foi a canção escolhida para acolher a Mikhaïl Gorbachev en 1989 na Casa Branca, nos Estados Unidos.

 

“Dorogoï Dlinnoyou” (A longa estrada adiante), o sucesso inesperado

Mais conhecida pela versão em inglês “Those Were the Days”, esta é uma canção clássica do repertório folclórico romântico russo. Traduzida em seis idiomas (francês, espanhol, alemão, italiano, persa e húngaro), a sua versão mais conhecida é a interpretada por Paul McCartney.

A canção russa original está ligada ao universo folclórico cigano.

Composta nos anos 1920 na União Soviética, ela ganha notoriedade na década de 1960 na Europa Ocidental, especialmente no Reino Unido e na França. Na Rússia ela permanece um clássico, mas na versão de Moscou, com dançarinos.

É uma das canções russas que mais foi adaptada e interpretada por artistas internacionais: mais de 40 versões em algumas décadas!

 

“Kombat”, um clássico do imaginário de guerra russo

“Kombat” foi escrita em 1996 pelo compositor russo Igor Matvienko, mas se tornou famosa pela interpretação do grupo de rock russo Lioubè. A banda é conhecida pela falta de papas na língua, com um repertório cheio de canções de guerra compostas nos anos 1990.

A letra da canção é bastante direta: “balas, vodka, cigarros, atire ou você morre”. Como muitas outras músicas populares no país, a faixa gira entorno de ideias como a vitória, derrota, guerra, confronto. Isso se explica também pelo contexto histórico, já que a década de 1990 foi muito agitada no país, marcada pela reconstrução da Rússia atual após o colapso da União Soviética.

Mais uma vez, a cultura russa está em sintonia com a sua história!

 

“O adeus de Slavianka”, o lado B do Coral do Exército Vermelho

Se trata de uma marcha patriótica nacional russa, composta por Vassili Agapkine e que ecoa os acontecimentos da Primeira Guerra Balcânica (1912-1913). Ela retrata a despedida entre as mulheres búlgaras e seus maridos e namorados que partiam rumo à guerra.

Esta canção existe em duas versões, nas quais a letra foi parcialmente adaptada: 1912 e 1997

Durante muitos anos, grandes compositores russos fizeram campanha para que a canção fosse adotada como Hino Nacional Russo, mas não obtiveram sucesso na empreitada. Hoje, a música faz parte do repertório não oficial dos Coral do Exército Vermelho, mesmo se ela é interpretada em todas as apresentações.

A propósito: o Hino Nacional Russo foi adaptado por Vladmir Putin em 2000, substituindo “A Internacional”

 

“Roumka Vodki na Stole” (Copo de vodka sobre a mesa)

Vodka música russa Vodka, um símbolo nacional não poderia deixar de ser homenageado na música russa

Se trata de uma canção ao mesmo tempo emblemática e clichê. Afinal, a vodka é um dos maiores símbolos da cultura e povo russo! E a faixa a descreve bastante bem! Composta e interpretada por Grigory Leps, originário da Geórgia, a música é muito popular tanto na Rússia quanto em outros países da antiga União Soviética.

Um copo de vodka pode ser a solução para tudo? Não, mas pode ajudar um pouco (principalmente na Rússia).

Um tanto pessimista, a canção foi influenciada pela época da repressão soviética e reflete o seguinte provérbio: “Não jure que você nunca viverá a miséria de um mendigo nem a dor da prisão”, que evoca a ideia de que a repressão pode tocar a todos os tipos de pessoa, sem importar a origem ou classe social.

 

“Alyosha”, uma canção símbolo

Composta em 1966 por Eduard Kolmanovsky, a canção “Alyosha” faz referência a um monumento de mesmo nome erguido na Bulgária, na cidade de Plovdiv. Se trata de um monumento construído em memória aos soviéticos mortos durante a ocupação russa na Segunda Guerra Mundial. Mais uma vez evocando acontecimento históricos, esta música procura construir uma continuidade na memória russa.

Aviso: não confundir com a cantora ucraniana Alyosha, que participou do concurso de música “Eurovision” em 2010.

A faixa é bastante popular tanto na Rússia, quanto na Bulgária, tendo os dois países trocado entre si diferentes versões desta música.

 

“Ostrov Nievezenia”, tirada do filme “O braço de diamante”

Andreï Mironov é um dos atores mais famosos da Rússia, particularmente pelas suas comédias. “O braço de diamante” (1978) foi um dos filmes mais assistidos na história russa. “Ostrov Niezvezenia” é uma canção também bastante conhecida que foi utilizada no filme e depois adaptada por uma série de bandas.

Para quem faz ou quer começar a fazer aulas de russo e busca e conhecer mais a cultura e a história do país,  nada melhor que assistir um filme clássico ou escutar a música local!

Música tradicional russa Do folclórico ao rock, a música russa tem um pouco a oferecer a todos!

É verdade que existem canções bem mais emblemáticas do universo russófono (como ballets russos do tipo “O Quebrador de Nozes” ou “O Lago dos Cisnes”), mas escolhemos apresentar estas dez devido à sua forte ligação com a cultura e o imaginário popular local. Evocando a revolução russa, as guerras, a relação com o ocidente, entre outros, estas faixas são uma amostra da essência do povo russo, retratando seu caráter, costumes e alguns dos acontecimentos e personagens centrais da sua história e cultura.

De qual das dez músicas você gostou mais?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar