Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais seriados produzidos na Rússia você não pode perder?

De Sophia, publicado dia 20/05/2019 Blog > Idiomas > Russo > Nossa lista de melhores séries russas!

Se você está pronto para mergulhar na cultura popular russa, não espere se deparar com remakes de High School Musical ou outros clichês de Hollywood. Nas séries e filmes russos, pouco se assemelha às produções ocidentais; sobretudo o humor, que pode ser bastante diferente e pode levar a situações de incompreensão. A indústria cinematográfica russa é bastante prolífica, mas a de séries ainda pode crescer muito (um lançamento em 2018, contra 18 novos filmes lançados no mesmo ano). Isso dito, existem ótimas e variadas séries disponíveis para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre o país, sua cultura e treinar o idioma.

Descubra as melhores séries de TV sobre o mundo russo, seja para assistir no Netflix ou pelo Rutube, serviço de streaming focado em conteúdos e produções locais (para aprender enquanto assiste e ver um episódio atrás do outro sem culpa).

 

Masha e o Urso, a animação russa que bate todos os recordes

Desenho animado russo Masha e o Urso é um sucesso em diversos países

À primeira vista, essa série em formato de desenho animado parece se limitar somente ao público infantil. Entretanto, para todos aqueles interessados em aprender russo, a série Маша и Медведь” (literalmente “Masha e o Urso”, sendo “Masha” um apelido para “Maria”) é uma boa forma de ir treinando o idioma, além de ser uma grande fonte de informações sobre a cultura local.  Cada episódio está dedicado a uma tradição ou elemento típico do dia a dia russo, como a volta às aulas ou a comemoração do ano novo “antigo”, segundo do calendário ortodoxo (Старый Новый год).

Com mais de 3 bilhões de visualizações, um episódio de Masha e o Urso (“Receita para um desastre”) é o quarto vídeo mais assistido da história no youtube, sendo o primeiro da lista em não se tratar de um vídeo clipe.

Sinopse:

pequena Masha é muito travessa, uma menina que adora aprontar e se divertir. Ela gosta muito de comer e sabe cozinhar diversos quitutes. Seu melhor amigo é um urso, mais calmo e sereno, que a protege e salva de eventuais enrascadas. A série lembra um pouco o desenho animado Dora, a Aventureira, porém sem o conteúdo interativo do último. Se prepare para se apaixonar pelas personagens cativantes!

Nossa opinião:

7 temporadas com um total de 54 episódios estão disponíveis para assistir. A série é uma boa porta de entrada para iniciantes, dando a oportunidade de revisar o vocabulário básico e de aprender expressões típicas. Uma série ótima para aqueles que estão começando a aprender russo e que têm vontade de conhecer um pouco mais da cultura do país.

 

Interns, o equivalente russo de House

universo médico está sempre presente no mundo das séries, e na Rússia não poderia ser diferente. A série Interns (em russo: интерны) segue a história de Andrey Yevgenyevich Bykov, diretor da unidade terapêutica de um hospital. O médico, interpretado por Ivan Okhlobystin que, além de ator, também é padre na igreja ortodoxa russa (porém suspendeu temporariamente suas funções de sacerdote), lembra o famoso Dr. House pelo seu cinismo. A série conta a história da relação de Bykov com seus “internos” no hospital, repleta de problemas e situações inusitadas.

É importante lembrar que, em russo, a palavra “interny” se refere tanto ao pacientes internados no hospital quanto aos estudantes de medicina realizando seu estágio obrigatório.

Sinopse:

Esse sitcom, produzido pela NTV-Kino, trata do dia a dia dos internos de um hospital, traçando seus primeiros passos na carreira médica. Ao longo das quatro temporadas, esses médicos novatos vão enfrentar uma série de surpresas e dificuldades, tanto profissionais quanto pessoais. Entre casos amorosos e brigas de trabalho, esta série, mesmo que um pouco absurda, vale a pena de ser assistida.

Nossa opinião:

A série, com quatro temporadas no total (2010 -2016), pode ser bastante engraçada, mesmo que esbarre nos limites do absurdo de vez em quando. Apesar das limitações, Interns chama a atenção por ter quebrado tabus russos sobre o mundo da medicina. Não espere se deparar com uma série do tipo Grey’s Anatomy, que conta a história de internos médicos à medida em que eles crescem e evoluem, e sim algo mais próximo do sitcom Scrubs, focado nos aspectos cômicos do dia a dia de um hospital. Embora seja improvável que você reconheça algum dos membros do elenco, a série irá certamente agradar os amantes de séries de comédia. 

 

Kitchen, uma deliciosa comédia russa

Seriado russo cozinha Com Kitchen você pode aprender sobre a Rússia e gastronomia, além de dar risadas.

A série de comédia Kitchen, ou Кухня em russo (que significa “cozinha”), é um dos programas televisivos de maior sucesso no universo russófono. Com um elenco cativante, não é uma surpresa que a série venha conquistando fãs dentro e fora da Rússia, já que ela vem sendo traduzida e adaptada a diversos idiomas.

Em russo, a palavra “Кухня”, “kukhnya” fonéticamente, é usada para se referir tanto ao cômodo da casa em que se preparam as refeições, quanto à cozinha no sentido gastronômico.

Sinopse:

A série gira entorno de um chef russo trabalhando em um restaurante francês em Moscou. Tudo ia bem, até que um jovem chef, recém chegado da sua cidade natal no interior com a ambição de chegar ao topo do mundo gastronômico, começa a trabalhar no restaurante. Basta dizer que as coisas acabam não se desenrolando conforme o previsto….

Nossa opinião:

Kitchen é uma série cult na Rússia, tanto pela sua qualidade, quanto por ser fácil de assistir. Os gestos e movimentos dos atores são engraçados e suficientes para seguir o enredo da série, e mesmo aqueles que ainda não estão fazendo um curso de russo podem se divertir com o programa. A série inclui seis temporadas (2012-2016) e é uma boa oportunidade para descobrir o mundo culinário, além de aprender mais sobre a Rússia e sua língua.

 

Dostoïevski, a minissérie histórica russa

A minissérie Dostoïevski (Достоевский em russo) retrata a vida deste emblemático personagem da história russa ao longo de oito episódios com 55 minutos cada. Evgueni Vitalievitch Mironoy interpreta o famoso e complexo escritor russo, tendo sido tanto nacionalista quanto czarista.

Em 2012, a série foi premiada com a “Águia Dourada” (equivalente a um Oscar da TV e cinema russo) de melhor minissérie pela Academia Nacional de Artes e Ciências Cinematográficas da Rússia.

Sinopse:

A série retrata a vida do escritor a partir dos anos 1850, um dos momentos mais difíceis e emblemáticos da sua vida e que, posteriormente, lhe servirá de inspiração para escrever uma das suas obras primas: “Os irmãos Karamazov”.

Nossa opinião:

Uma boa série de época, que vai cativar os amantes do gênero e aqueles que buscam conhecer mais sobre o universo cultural russo a partir de um de seus maiores ícones. Embora o formato curto (com somente oito episódios) não permita contar a vida do escritor na sua integralidade e em detalhes, a série funciona quase como um curso russo online para começar a se contextualizar em relação à história do país, seus grandes acontecimentos e personagens emblemáticos.

 

Fizruk, o sitcom Russo que você tem que assistir

Sitcom russo famoso Favorita entre adolescentes, Fizruk é um sucesso nacional

Grande sucesso entre os adolescentes russos, Fizruk é um sitcom clássico com pitadas de humor absurdo. Seus fãs não se limitam ao público jovem, já que se diz que o programa une a população russa a cada episódio. Você não pode perder!

Sinopse:

Embora esteja longe de ser uma série policial, Fizruk conta a história de um gângster que, para se aproximar de seu antigo chefe, começa a trabalhar como professor de educação física em uma escola. Previsível em alguns episódios, em outros a série surpreende os espectadores com situações inesperadas e inusitadas. A série encanta os espectadores pelo seu humor e pelo retrato fiel da forma de ser dos russos, seus clichês e situações do dia a dia.

Nossa opinião:

Um dos melhores seriados russos e bastante acessível, mesmo para aqueles que ainda estão fazendo aulas de russo. Engraçada e original a série tem o poder de encantar tanto russos quanto estrangeiros.

 

Nacha Russia, o humor em destaque

Seja para dar uma boa risada, ou para descobrir aspectos culturais (e satíricos) da Rússia, a série Nacha Russia (Наша Russia, litearlmente “nossa Rússia”) é uma escolha certeira. Apesar do título patriótico, é o humor que está no centro da série, baseada no programa Little Britain da BBC.

Se possível, assista à série com legendas, para poder entender as sutilezas do humor da série

Sinopse:

Desde 2006, cerca de 98 episódios foram lançados, em que diferentes situações, tanto da Rússia tradicional, quanto da contemporânea, são retratadas de forma satírica e engraçada. Entre os temas retratados, podemos citar questões políticas e sociais (comunismo, socialismo, relações com o Cáucaso), economia (a desvalorização do Rublo), relações internacionais (política externa, personalidades como o ministro de relações exteriores, rivalidade com outros países), cultura, esportes, entre outros. Nenhum tema escapa o olhar crítico e cômico dos criadores da série.

Até mesmo o presidente russo foi retratado nos esquetes! Assim como os países da antiga União Soviética, como a Geórgia, Ucrânia e o Cazaquistão, que são alvos recorrentes de piadas na série.

Nossa opinião:

Embora seja mais adequada para aqueles que já estão fazendo aula de russo e têm um bom conhecimento da língua e cultura russa, vale a pena dar uma chance para o programa.

 

[Bonus] The Americans, série famosa sobre a relação russo-americana

seriado russo espiões EUA O perigo mora ao lado: The Americans mostra a vida de um casal de espiões da KGB morando nos EUA em plena Guerra Fria

Se trata de uma série norte americana que vem fazendo muito sucesso desde sua estréia em 2013. Nada de super heróis ou serial-killers, somente um casal de espiões da KGB (serviço de inteligência da União Soviética) morando nos Estado Unidos nos anos 1960. A série têm como pano de fundo no auge da guerra fria, tendo durado por seis temporadas, até 2018.

Sinopse:

Desde o primeiro episódio o tom está dado: a Guerra Fria, o confronto entre o comunismo e o capitalismo, Stálin, a Rússia como potência, o Kremlin… Pronto para mergulhar no universo sem piedade dos espiões soviéticos e norte americanos?

Nossa opinião:

Ganhadora de um Globo de Ouro e quatro Emmys, The Americans está entre as séries de maior sucesso dos últimos anos. O que você está esperando para começar a assistir?

De São Petesburgo à Sibéria, dos Montes Urais até o Mar Negro. Prontos para viajar pelo mundo russo através das séries?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar