Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia para preparar sua viagem ao país dos czares

De Glicia, publicado dia 18/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Tudo que você precisa saber sobre a Rússia

Se você deseja explorar paisagens russas pela Transiberiana entre Moscou e Vladivostok, ou simplesmente planejar uma viagem sob medida entre São Petersburgo e o Lago Baikal, um pouco da cultura russa é sempre bom e não faz mal a ninguém!

Visitar a Rússia te dará a oportunidade de conhecer um pouco da história do país: sua língua, sua cultura, sua história… e não apenas os melhores bares para tomar vodka 🙂

Se você não sabe absolutamente nada sobre a Rússia, mas tem vontade de conhecer o país, não entre em pânico! Nós, do Superprof, preparamos um guia com tudo que você precisa saber antes de visitar o país do grande Dostoiévski.

A história da língua russa

A língua russa é uma das mais importantes línguas do mundo. Graças ao número de seus falantes, ela ocupa o quinto lugar como língua mais falada, depois do chinês, híndi, inglês e espanhol. O russo é também uma das línguas oficiais da ONU.

a Rússia faz fronteira com 14 países A língua russa surgiu em um contexto multicultural e linguístico.

O povo russo é de origem eslava e são oriundos da Europa Central, das terras onde nascem os rios Danúbio, Elba e Vístula. A partir dessa região, eles migraram em direção ao leste, rumo às margens dos rios Dnieper, Prípiat e Desná.

Os eslavos formavam um vasto grupo etno-cultural e linguístico de vários povos.  Durante a era pré-cristã, o território que hoje é a Rússia era habitado por grupos de diferentes tribos nômades.

A língua russa nasceu em um contexto multicultural e linguístico e foi sendo moldada ao longo dos séculos, até chegar a forma que conhecemos hoje.

O russo é uma língua de origem eslava e pertence à família linguística indo-europeia, ou seja, a família de línguas faladas na região leste do continente europeu. Provavelmente, o russo surgiu nessa região entre os séculos IX e X.

Entre as línguas eslavas, o russo é a mais divulgada delas. Todas as línguas eslavas apresentam uma grande semelhança entre si, mas as mais semelhantes ao idioma russo são o bielorrusso e o ucraniano.

A história da origem da língua russa é bem antiga. Por volta do segundo e do primeiro século a.C., de um grupo de dialetos relacionados à família das línguas indo-européias surgiu uma língua proto-eslava, que foi, mais tarde, denominada de pré-eslavo.

Bem mais tarde, entre os séculos IX e XII, a chamada língua russa antiga tornou-se o meio de comunicação de algumas tribos de nacionalidades bálticas, fino-úgricas, turcas e iranianas. Nos séculos XIV e XVI, a variante  literária da língua dos eslavos orientais era também a língua do Estado e da Igreja Ortodoxa.

A fragmentação feudal contribuiu para a fragmentação do dialeto eslavo. Aos poucos, a unidade da língua russa antiga desintegrou-se por completo e formaram-se então, três novas famílias etno-linguísticas: os russos no nordeste,  os ucranianos no sul e os bielorrussos no oeste.

Nascem assim os idiomas eslavos orientais: russo, ucraniano e bielorrusso!

As origens da literatura russa

O embrião da literatura russa nasceu na Idade Média, sendo a maioria dos textos dessa época textos sagrados e religiosos escritos em eslavo eclesiástico (a língua reservada à liturgia).

evolução da literatura russa Os textos russos mais antigos eram textos religiosos ou jurídicos.

Os primeiros vestígios de obras que não fossem nem jurídicas, nem religiosas, datam do final da Idade Média e foram escritas  em russo antigo.

Vale ressaltar que, a cultura oral era muito forte e difundida entre os povos eslavos. Assim, a literatura russa, bem como as literaturas de diferentes povos, não se limitava apenas às obras escritas.

As histórias e contos eram transmitidos de geração em geração, o que contribuiu para formar um vasto repertório de literatura oral. Essas histórias eram cheias de influências dos contos cristãos bizantinos, assim como do paganismo.

É somente mais tarde, durante o Iluminismo, que surge, de fato, a literatura escrita. Boa parte dos textos escritos em russo antigo são anônimos. O religioso Avvakum foi quem abriu novas possibilidades para a literatura russa e para a língua vernácula. Ele escreveu sua própria autobiografia no século XVII e é um precursor da linguística russa moderna.

Sob o reino do czar Pedro I a Rússia ganha novas facetas. Ele busca ocidentalizar cada vez mais o país, mas em contrapartida, busca também estabelecer uma identidade nacional, especialmente através da linguagem.

É nessa época que surge o chamado russo literário moderno (século XVIII). Grandes e talentosos escritores lhe deram seus ares de língua nobre, dentre eles: Pushkin (1799-1837), Gogol (1809-1852), Dostoiévski (1821-1881), Tchekhov (1860-1904), entre outros.

O que é preciso para viajar para a Rússia?

Se você deseja visitar a Rússia, saiba que preparar sua estadia com antecedência é primordial!

Se tratando de um país muito diferente do Brasil, com uma língua e cultura totalmente estranhas para os despreparados, nenhum detalhe da sua viagem pode ser deixado ao acaso.

Uma das principais dúvidas dos brasileiros é saber se há necessidade de visto para uma viagem turística. A resposta é não. Se você tem um passaporte brasileiro, fique tranquilo! Você não precisa de visto prévio para viajar a turismo para a Rússia.

No entanto, você deve estar atento a alguns detalhes para evitar complicações na hora de passar pela imigração russa. Os russos são bem exigentes e olham todas as páginas do passaporte. Por isso, é importante que seu passaporte esteja em bom estado, com todas as folhas intactas e sem rasuras, pois isso pode ser uma razão para que você seja barrado.

Para poder entrar no país também é necessário preencher um formulário. Esse formulário deve ser preenchido em duas vias; a primeira fica com eles, e a segunda fica com você. É muito importante manter esse formulário bem guardado, pois ele deve ser devolvido ao sair do país.

A Rússia é um país incrível, que possui uma cultura e história riquíssimas. Além disso, o país tem proporções continentais e se estende por um vasto território, cheio de natureza, montanhas, florestas, tundra a perder de vista, lagos…

Mas, apesar de todos os pontos positivos e de todas as belezas naturais e arquitetônicas oferecidas pela Rússia, nem tudo são flores!

Os russos são extremamente exigentes quanto ao cumprimentos das leis ligadas à imigração, por esta razão, saiba que qualquer outro motivo de viagem que não seja a turismo necessita de um visto de entrada.

Se a KGB já não existe mais hoje em dia, as autoridades russas estão muito longe de serem negligentes e suas agências de segurança vigiam os estrangeiros que entram e saem do país. Parece coisa de filmes e teoria da conspiração, mas não é.

Fique atento a todas as leis de imigração do país e tenha sempre seus documentos à mão durante toda a viagem. E lembre-se que as regras relacionadas a vistos podem mudar, então o mais recomendado é acessar o site do consulado russo ou ligar para obter maiores informações.

Qual a melhor cidade russa para visitar?

As duas cidades russas mais visitadas são Moscou e São Petersburgo. Apesar de terem muitas semelhanças, as duas cidades são bem diferentes em alguns aspectos.

escolher sua cidade de destino na Rússia Pesquisa e planejamento são importantes na hora de organizar sua viagem para a Rússia.

Mas, qual delas escolher? Bom, esta é uma pergunta um tanto quanto difícil de responder e tudo depende do tipo de viagem que você busca.

Moscou

Moscou, capital da Rússia, é uma imensa metrópole, povoada por mais de 12 milhões de habitantes. A mais ou menos 14 horas de vôo saindo de São Paulo, pode-se dizer que Moscou não fica logo ali. A viagem além de longa, é cara.

Nossa dica é escolher um vôo com escala para economizar no preço da passagem. Obviamente, isso irá prolongar ainda mais o tempo de viagem, mas reduzirá bastante seus gastos.

A cidade, apesar de estar localizada na metade européia do país, possui muito mais influência asiática. A cultura bizantina é mais forte e mais presente em Moscou, seja na arquitetura como nas artes e na literatura.

Além disso, os monumentos mais famosos da Rússia, como a Praça Vermelha, o Kremlin, o Mausoléu de Lenin, entre outros, estão em Moscou. Apesar de seus ares de megalópole globalizada, a capital russa ainda conserva muitos traços da antiga cultura russa.

Para quem gosta da agitação das cidades grandes e de vida noturna, Moscou tem inúmeros bares, restaurantes descolados e muita animação para os turistas mais festeiros.

São Petersburgo

São Petersburgo, também conhecida como a “capital dos czares”, é uma cidade com traços arquitetônicos imponentes e se tornou um destino cultural muito procurado pelos amantes de artes, arquitetura e história.

Foi capital do Império Russo de 1712 até 1917. Hoje, é uma cidade habitada por 5 milhões de habitantes e um dos destinos turísticos mais famosos do leste europeu. Como Moscou, São Petersburgo é uma cidade com grande densidade demográfica, desenvolvida e moderna.

Se o que você busca é uma viagem mais cultural, com certeza a melhor escolha é São Petersburgo, pois a cidade transmite melhor a sensibilidade das artes e da cultura russa do que Moscou.

Não deixe de visitar as muitas igrejas e museus de arte. O Museu Hermitage – maior museu do mundo em termos de exposições – é parada obrigatória para quem visita a capital dos czares. Lá encontra-se uma impressionante coleção de obras de Leonardo da Vinci, Picasso e Rembrandt.

O palácio no qual está situado o museu já é um espetáculo por si só. Imperdível!

Top 10 personalidades russas que você precisa conhecer

Se você é estudante de russo ou tem curiosidade em conhecer melhor a história da Rússia, precisa conhecer também sua cultura.

russos que se destacaram mundialmente Qual personalidade russa você conhece?

Isso vai desde a literatura até a história do país, mas também seus políticos, sua geografia, suas regiões, suas artes… todos as áreas que te permitirão conhecer mais sobre o povo russo.

Se você quiser conhecer um pouco melhor os russos, deixaremos abaixo uma lista não exaustiva de algumas pessoas que marcaram a história da Rússia de alguma forma:

  1. Mstisláv Rostropóvitch
  2. Yuri Gagarin
  3. Maria Sharapova
  4. Fiodor Dostoiévski
  5. Natalia Vodianova
  6. Igor Stravinsky
  7. Yelena Isinbayeva
  8. Lev Tolstói
  9. Serguei Eisenstein
  10. Piotr Tchaikovsky

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar