Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Rússia: qual destino escolher? Moscou ou São Petersburgo?

De Glicia, publicado dia 15/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Qual é a melhor cidade russa para visitar?

Está planejando uma viagem à Rússia e não sabe ainda quais cidades incluir no seu roteiro? Você com certeza não é o único que está “sofrendo” com esta dúvida cruel.

A Rússia é um país imenso, seu vasto território se estende da Europa à Ásia. Das terras gélidas da Siberia, passando pelas grandes capitais como Moscou e São Petersburgo, o país possui uma cultura e história riquíssimas.

Há muitas boas razões para você visitar a Rússia. Além da história do país, a arquitetura imponente, herança da época dos czares é uma atração à parte.

Outra atração imperdível durante uma viagem à Rússia é fazer a famosa rota da linha Transiberiana, que percorre todo o país e passa por outros países como Mongólia e China – e por 8 diferentes fusos horários. Com certeza uma experiência super autêntica e única.

Além de Moscou e São Petersburgo, as duas cidades mais conhecidas, vale à pena se aventurar também até o mítico Lago Baikal, a antiga capital Novgorod, Yekaterinburg e os montes Ural, as montanhas do Cáucaso e as cidades de Tomsk e Irkutsk.

Entretanto, como nós sabemos que a maioria dos turistas nem sempre têm a possibilidade de fazer uma viagem longa, acabam sempre escolhendo as cidades mais populares.

Neste artigo nós abordaremos em linhas gerais algumas das principais diferenças entre as duas maiores cidades russas, Moscou e São Petersburgo, e tentaremos ajudá-lo a escolher o destino que corresponde melhor às suas expectativas.

Moscou, a terceira Roma

Como você deve saber, Moscou é a capital da Rússia. Esta cidade gigantesca é povoada por mais de 12 milhões de habitantes espalhados por mais de 2.500 quilômetros quadrados.

a beleza da cidade de Moscou Vista da capital russa à noite.

Logo após a queda do Império Bizantino (Império Romano do Oriente), por volta de 1453, alguns começaram a nomear Moscou como a Terceira Roma. A então nascente cultura russa teve como base a cultura bizantina, como pode ser visto através da arquitetura, artes e literatura.

Além disso, a religião do estado russo era (e ainda é) o Cristianismo Ortodoxo, em acordo com o Império Bizantino e sua ruptura religiosa com a Igreja Católica. Estas características reforçam a ideia do Império Russo, mais especificamente Moscou, como sucessor do Império Bizantino, mais especificamente, Constantinopla.

Nos dias atuais, ainda é possível ver a influência bizantina na arquitetura e nas artes russas!

A mais ou menos 14 horas de vôo saindo de São Paulo, pode-se dizer que Moscou não fica logo ali. A viagem além de longa, é cara. Nossa dica é escolher um vôo com escala para economizar no preço da passagem. Obviamente, isso irá prolongar ainda mais o tempo de viagem, mas reduzirá bastante seus gastos.

Usar sites que comparam preços de passagens aéreas, como o Skyscanner, é a melhor forma de encontrar os vôos mais baratos. Outra dica é comprar as passagens com bastante antecedência e fazer o pedido de visto vários meses antes da viagem para evitar contratempos desnecessários.

Moscou é uma cidade relativamente barata para os turistas, se comparada a outras cidades européias como Paris, por exemplo. O custo dos hotéis, alimentação e transporte na capital russa é, em média, 50% mai barato do que em Paris.

Além do mais, a capital russa provavelmente não irá te decepcionar em termos de beleza e atrações turísticas. Moscou é uma cidade com grande efervescência cultural, cheia de museus, galerias de arte, jardins públicos e muito mais.

Sem falar das mais belas estações de metrô da Europa! As estações de metrô de Moscou  já são conhecidas no mundo inteiro por sua arquitetura. Assemelhando-se a palácios de mármore, as mais de 200 estações são consideradas patrimônio cultural do país.

São Petersburgo, a capital dos czares

São Petersburgo, também conhecida como a “capital dos czares”, é uma cidade com traços arquitetônicos imponentes e se tornou um destino cultural muito procurado pelos amantes de artes, arquitetura e história.

Com suas noites de inverno intermináveis e congelantes e seus longos dias de verão – as famosas “Noites Brancas” do romance de Dostoiévski –  a elegância é uma das características mais marcantes da cidade. São Petersburgo está situada às margens do rio Neva e foi construída pelo czar Pedro I, em 1703, justamente para ser a capital dos czares.

Foi capital do Império Russo de 1712 até 1917. Hoje, é uma cidade habitada por 5 milhões de habitantes e um dos destinos turísticos mais famosos do leste europeu. Como Moscou, São Petersburgo é uma cidade com grande densidade demográfica, desenvolvida e moderna.

influnciâ bizantina na arquitetura das igrejas russas ortodoxas Teto da Catedral do Sangue Derramado, em São Petersburgo.

Embora do ponto de vista arquitetônico seja possível encontrar algumas semelhanças entre Moscou e São Petersburgo – como as notáveis semelhanças entre a Estação de Moscou em São Petersburgo, e a Estação Leningrado, em Moscou, ou ainda as semelhanças entre as catedrais Sangue Derramado e São Basílio – as duas cidade apresentam grandes diferenças.

Enquanto as ruas de Moscou foram planejadas de acordo com os edifícios já existentes, a urbanização de São Petersburgo foi feita antes da construção da cidade propriamente dita.

O resultado é uma arquitetura urbana mais organizada em São Petersburgo, enquanto Moscou é cheia de ruelas e de ruas sem saída. Alguns dirão que é exatamente esta urbanização caótica que deixa Moscou ainda mais charmosa em comparação a São Petersburgo.

Uma vantagem de São Petersburgo com relação a Moscou é o custo de vida, que é bem mais baixo. No entanto, no que se refere ao preço das passagens aéreas, não há muita diferença.

As principais diferenças entre Moscou e São Petersburgo

O famoso escritor russo, Nikolai Gogol, costumava descrever o típico habitante de São Petersburgo como “o alemão perfeito”, centrado e pés no chão e que, antes de convidar alguém para jantar, certifica-se de quanto tem no bolso.

Já os moscovitas, ainda segundo Gogol, são a personificação do “nobre russo”, que gasta sem se preocupar com o quanto possui, um bon vivant preocupado apenas com o momento presente.

São Petersburgo, da maneira que foi idealizada e fundada por Pedro, O Grande, conservou seus ares de cidade européia, muito mais impregnada das tradições européias e influenciada pela cultura ocidental.

enquanto Moscou, para muitos, está mais próxima de uma megalópole com influências culturais asiáticas, com tudo o que pode significar a exibição de sua riqueza, seu sucesso e um espírito competitivo exacerbado.

Os moscovitas também são geralmente percebidos como mais calorosos e acolhedores, mas também mais superficiais do que os petersburgueses.

Por outro lado, os habitantes da antiga Leningrado são, por vezes, considerados mais fechados, mas também são percebidos como mais discretos do que os moscovitas.

Como escolher entre as duas mais famosas cidades russas?

Esta é uma pergunta difícil, pois a resposta depende de diferentes fatores. Para nós, o ideal é pesquisar muito sobre ambas as cidades (Moscou e São Petersburgo) antes de comprar suas passagens.

viagem Rússia, como escolher o destino A melhor maneira de escolher seu destino de viagem é pesquisando sobre as cidades que você quer visitar.

Cada uma possui suas características próprias, então é importante também que você saiba quais são suas expectativas com relação à viagem que deseja fazer.

Se o que você busca é uma viagem mais cultural, com certeza a melhor escolha é São Petersburgo! Primeira capital russa, como dissemos anteriormente, a cidade transmite melhor a sensibilidade das artes e da cultura russa do que Moscou.

Não deixe de visitar as muitas igrejas, museus de arte, museu do chocolate ou, ainda, o museu da tortura. O Museu Hermitage – maior museu do mundo em termos de exposições – é parada obrigatória para quem visita a capital dos czares. Lá encontra-se uma impressionante coleção de obras de Leonardo da Vinci, Picasso e Rembrandt.

O palácio no qual está situado o museu já é um espetáculo por si só. Imperdível!

Agora, se você gosta de cidades cosmopolitas e modernas, a escolha certeira é Moscou. A cidade, apesar de estar localizada na metade européia do paìs, possui muito mais influência asiática. A cultura bizantina é mais forte e mais presente em Moscou, seja na arquitetura como nas artes e na literatura.

Além disso, os monumentos mais famosos da Rússia, como a Praça Vermelha, o Kremlin, o Mausoléu de Lenin, entre outros, estão em Moscou. Apesar de seus ares de megalópole globalizada, a capital russa ainda conserva muitos traços da antiga cultura russa.

Para quem gosta da agitação das cidades grandes e de vida noturna, Moscou tem inúmeros bares, restaurantes descolados e muita animação para os turistas mais festeiros.

Se você é estudante e pretende passar uma temporada morando e estudando na Rússia, com certeza Moscou é a melhor opção para você.

E por que não visitar as duas cidades?

A melhor maneira de formar sua própria opinião sobre Moscou e São Petersburgo é visitar ambas, se o tempo e o orçamento permitirem.

a Rússia possui grande diversidade de paisagens A beleza das paisagens geladas da Sibéria, na Rússia.

Muitas agências de viagem oferecem pacotes que incluem as duas cidades e, mesmo outros destinos por um preço atrativo. A vantagem de preparar sua viagem com uma agência é que você não precisa se preocupar com reservas de hotéis, passagens de trem ou traslados. O agente de turismo prepara tudo para você, sua única preocupação é escolher os passeios e atrações que deseja visitar.

Além do mais, as duas cidades ficam bem próximas uma da outra: apenas 600 km de distância. Diferentes meios de transporte ligam Moscou e São Petersburgo: avião, carro, assim como trem.

Você pode escolher entre experimentar fazer o trajeto usando a linha Transiberiana ou a Sapsan, que oferece de 5 a 10 conexões por dia. A viagem dura cerca de 4 horas.

Saiba que também é possível ir de uma cidade à outra de barco e que há muitos cruzeiros pelos rios Volga e Neva. A vantagem dos cruzeiros é que você pode visitar também outras cidades como Goritsy ou a ilha de Kiji, ambas muito bonitas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar