Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As 10 personalidades russas que você precisa conhecer

De Glicia, publicado dia 17/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Top 10 russos mais conhecidos

A Rússia é o maior país do mundo. Estendendo-se por mais de 17 milhões de quilômetros e por dois continentes, faz fronteira com não menos do que 14 países.

A proximidade com tantos países diferentes influenciou a cultura russa e contribuiu para transformar a Rússia em um dos países mais ricos culturalmente e historicamente.

Assim, não é de se surpreender que um bom número de personalidades russas sejam conhecidas a nível internacional. Seja na música, na literatura, ou ainda nas áreas científica ou esportiva, muitos russos entraram para história mundial.

Se você é estudante de russo ou tem curiosidade em conhecer melhor a cultura da Rússia, precisa conhecer as grandes personalidades que tornam este belo país ainda mais famoso.

Neste artigo nós te apresentaremos 10 celebridades russas que ficarma famosas mundialmente. Continue lendo!

Mstisláv Rostropóvitch

Como falar  da Rússia sem mencionar o maior violoncelista do século XX? Artista brilhante e de grande genialidade, autor de diversas obras contemporâneas da música clássica, Mstisláv Rostropóvitch é conhecido mundialmente.

Músico desde a tenra idade, foi aluno de grandes mestres da música clássica, como  Shostakovich a Prokofiev. Um grande defensor da liberdade de expressão, ele e sua família foram forçados ao exílio em 1970, depois de hospedarem e defenderem o escritor e dissidente político Alexander Solzhenitsyn.

Mstisláv foi posteriormente destituído de sua nacionalidade em 1978 por atos que iam de encontro ao prestígio da União Soviética. Ela recuperará sua nacionalidade somente 11 anos depois.

Mstisláv Rostropóvich fez história tocando violoncelo durante um concerto improvisado em Berlim em 10 de novembro de 1989, um dia após da queda do muro de Berlim. As imagens deste evento foram transmitidas no mundo inteiro.

Yuri Gagarin

Conheçam agora uma lenda da conquista espacial russa e mundial: o cosmonauta Yuri Gagarin. Ele foi o primeiro homem a participar de um vôo espacial em 12 de abril de 1961, durante a missão Vostok 1, como parte do programa espacial soviético.

corrida espacial, programa espacial soviético O cosmonauta russo Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem a ir ao espaço.

Ele é o primeiro humano a ter visto a Terra do espaço!

Esta missão contribuiu para afirmar a supremacia espacial da Rússia, impulsionando-a ao posto de grande vencedora da corrida espacial contra os Estados Unidos.

Aclamado como herói nacional, Gagarin foi recebido em todo o mundo e recebeu muitos prêmios de prestígio em seu país.

Maria Sharapova

Como sabemos, os russos se destacam em muitos esportes em todas as principais competições internacionais. Maria Sharapova é uma bom exemplo da excelência russa no campo esportivo.

Figura de destaque do tênis feminino, a jovem deu notoriedade ao seu país no mundo dos esportes vencendo uma infinidade de torneios e campeonatos internacionais: Wimbledon em 2004, US Open em 2006, Australian Open em 2008 e Roland-Garros em 2012 e 2014.

Sharapova foi a primeira jogadora de tênis russa a vencer todos os quatro torneios do Grand Slam durante sua carreira – isso, com apenas 25 anos de idade.

Ela também ganhou uma medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Fiodor Dostoiévski

Tenho de proclamar a minha incredulidade. Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus. O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar. Fiodor Dostoiévski

Uma coisa é certa, Dostoiévski de fato encontrou uma razão para viver. Considerado por todos como um dos maiores romancistas russos, ele serviu de modelo para muitos filósofos e escritores em todo o mundo.

Entre suas obras mais famosas estão Crime e Castigo, Os Irmãos Karamazov e O Idiota. Esta última foi adaptada ao cinema em 2014 pelo roteirista Yuri Bykov.

Um autor para descobrir – ou redescobrir – com urgência para aqueles que desejam se impregnar com a essência da cultura russa e eslava.

Natalia Vodianova

As mulheres russas são tidas, por alguns, como as mais belas do mundo. Padrões de beleza à parte, fato é que não é raro vermos modelos russas ganhando destaque nas passarelas do mundo todo.

personalidades russas femininas A topmodel russa, Natalia Vodianova, é também empresária e engajada em causas sociais.

Natalia Vodianova, 36 anos, nascida na Sibéria, é uma das modelos mais famosas de sua geração. Ela desfilou para as maiores marcas do planeta e participou de centenas de campanhas publicitárias.

Conhecida como Natalia “Supernova”, se destaca não apenas pela sua beleza, mas principalmente pela sua inteligência e tino para os negócios. Além disso, é mãe de cinco filhos, estrela das passarelas e empresária bem sucedida.

Natalia Vodianova administra todas as suas atividades ela mesma com mão de ferro. A supermodelo também é engajada em várias causas sociais e humanitárias, como na proteção de crianças carentes russas, graças à sua fundação, Naked Heart, criada em 2004.

Um verdadeiro ícone contemporâneo que desempenha perfeitamente o seu papel de embaixadora da cultura russa em todo o mundo.

Igor Stravinsky

O Pássaro de Fogo, Petrushka, O Rito da Primavera … se você é fã de balés russos, esses títulos com certeza te dizem alguma coisa  Eles fazem parte do trabalho do compositor, maestro e pianista Igor Stravinsky.

Considerado um dos compositores mais influentes do século XX, sua música moderna e multi-estilo foi notavelmente ilustrada nos famosos filmes de animação Disney Fantasia e Fantasia 2000.

Stravinsky viveu alguns anos na França, onde teceu amizade com a famosa estilista e criadora Coco Chanel e com o famoso compositor Maurice Ravel. Estas amizades fizeram dele um digno representante da cultura e da língua russa no território francês e contribui para disseminar a língua e cultura russas no país.

Yelena Isinbayeva

Como já mencionamos anteriormente, a Rússia se destaca em muitos esportes. De fato, desde os Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952, os atletas russos nunca caíram abaixo do 3º lugar no ranking mundial de medalhas.

as habilidades russas nos esportes A Atleta rusa, Yelena Isinbayeva, eleita 3 vezes como atleta do ano.

Yelena Isinbayeva é sem dúvida um dos grandes nomes do esporte russo e contribuiu para manter a Rússia em uma posição de destaque quando o assunto é Jogos Olímpicos.

Praticando o salto com vara, ela foi bicampeã olímpica nos jogos de Atenas em 2004, depois em Pequim em 2008. Ela também é tricampeã mundial e campeã européia em sua disciplina.

Em 2013, sua atitude em favor da proteção da lei contra a “propaganda homossexual” na Rússia causou polêmica. Ainda assim, ela foi premiada em muitas ocasiões e recebeu 3 vezes o título de atleta do ano em 2004, 2005 e 2008.

Leo Tolstói

Leo Tolstói (1828-1910), cujo nome verdadeiro é Lev Nikolayevich Tolstói, é um escritor emblemático da literatura russa. Ele escreveu romances universalmente conhecidos como Guerra e Paz, ou o mais famoso deles : Anna Karenina, obra que foi adaptada inúmeras vezes para o cinema.

O escritor inspirou muitas correntes filosóficas através de sua crítica ao patriotismo, às desigualdades sociais e à Igreja. Sua ideologia de não-resistência ao mal pela violência influenciou até mesmo Gandhi a desenvolver sua doutrina de não-violência. Os dois trocaram correspondências por um curto período, no final da vida de Toltói.

O romancista foi, portanto, um importante ator na transmissão e divulgação da cultura e da língua russa em diversos países ao redor do mundo.

Serguei Eisenstein

Diretor do clássico “O Encouraçado Potemkin”, Serguei Eisenstein foi um professor, pensador, diretor, roteirista e editor russo. Um dos nomes fundamentais na consolidação da linguagem cinematográfica, sua obra é até hoje objeto de estudo para todo o admirador e profissional da sétima arte.

a arte do cinema russo Serguei Eisenstein, um gênio da sétima arte que influenciou Jean Luc Godard e Oliver Stone.

Ele praticamente inventou a técnica de montagem e influenciou grandes cineastas como Orson Welles, Jean Luc Godard, Brian de Palma e Oliver Stone.

Quando ainda jovem, Eisenstein frequentou uma escola estatal de ciências, de forma a preparar-se para a escola de engenharia, seguindo os passos do seu pai. Não se contentou de seus estudos acadêmicos e  ampliou seu conhecimento lendo várias obras em russo, alemão, inglês e francês, bem como compondo desenhos animados e atuando num grupo de teatro infantil que ele mesmo fundou.

Em 1915, mudou-se para Petrogrado para continuar seus estudos no Instituto de Engenharia Civil, onde seu pai também havia se formado. Por conta própria, ele também estudou arte renascentista e assistiu a produções de vanguarda do teatro de Vsevolod Meyerhold e Nikolai Yevreinov.

Seu primeiro filme foi o aclamado A Greve, produzido em 1924. Uma verdadeira obra prima do cinema que mostra que arte e política podem (e devem) andar juntas.

Piotr Tchaikovsky

Impossível falar de personalidades russas sem mencionar o grande Piotr Tchaikovsky. Nascido de pai russo e mãe de origem francesa, o compositor conferiu às suas obras um caráter mais ocidental do que as de seus contemporâneos.

Tchaikovsky compunha em todos os gêneros e estilos, mas foi sobretudo a música clássica voltada para o balé que ele revolucionou, incorporando a esta uma dimensão sinfônica.

Assim, apesar de não ter obtido um sucesso imediato na época, Hoje em dia dois de seus balés – O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes – são considerados as maiores obras-primas do balé clássico.

Quando ele morreu em 1893, a Rússia homenageou-o organizando um funeral nacional envolvendo nada menos que 8.000 pessoas.

A nossa lista de 10 personalidades russas mais emblemáticas não é, obviamente, exhaustiva. Há muitos outros nomes russos que poderiam ser mencionados, mas nosso artigo ficaria muito longo e enfadonho.

Esperamos que você goste do nosso top 10 e que ele te inspire a buscar conhecer melhor a cultura e a língua russas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar