Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Macetes incríveis para memorizar as letras russas!

De Carolina, publicado dia 09/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Dicas para aprender o alfabeto cirílico

“Na hora da dúvida, quando, no escuro, eu questiono o destino do meu país, você é meu único consolo, meu único apoio, ó língua russa, grande, forte, livre e franca!” Ivan Turgenev, A Língua Russa

Estudar a língua russa no Brasil é imediatamente chique e distinto. Essa expressão refere-se a uma cultura tão poderosa quanto impressionante, rica em muitos séculos de história e com inúmeras produções literárias e artísticas.

Se o bom sotaque russo é muito agradável aos ouvidos brasileiros, qualquer que seja a língua em que é expresso, poderíamos dizer o mesmo da escrita do russo: o alfabeto cirílico usado na Federação Russa é uma atração inteira para estrangeiros.

Visto do Ocidente, onde o alfabeto latino é quase dominante, o sistema cirílico russo traz um toque de exotismo. Os latinistas de bom grado também encontram isso no grego antigo, em comparação com o latim clássico, muito próximo de nós.

Um alfabeto diferente, composto atualmente de 33 letras, é um mundo inteiro para explorar e meditar, para aprender a ler… mas também para saber como escrever um russo perfeitamente! Por isso, como aprender o alfabeto russo para escrever?

Falar a língua russa tem seus desafios Quanta riqueza! Saiba que o alfabeto cirílico também é rico assim

Você vai ver: colocando todas as chances do seu lado, graças às boas ferramentas, você vai encontrar a caligrafia russa ainda mais apetitosa que as confeitarias russas!

Escrever russo no computador ou manuscrito?

Um século atrás, a questão de escrever russo não surgiu da mesma maneira.

Se a máquina de escrever existia, com um uso comum na União Soviética (URSS), os amantes da cultura russa aprenderam necessariamente a escrever para correspondentes da URSS.

Isso ainda era na época em que a caneta ainda não tinha sido deixada no fundo da gaveta. Isso é cada vez mais comum por causa da ginástica constante de digitar, seja no computador ou no smartphone.

Hoje, é tecnicamente possível aprender russo e até mesmo falar fluentemente sem precisar escrevê-lo de forma manuscrita.

Esteja ciente de que, em algumas escolas norte-americanas, os nativos nem aprendem a escrever à mão…

Esse é um caso extremo que permanece uma possibilidade, mas é melhor não se limitar se realmente quiser assimilar uma língua estrangeira e entendê-la profundamente.

Saber como acertar uma tecla do teclado QWERTY é bastante fácil. Difícil é fazer o mesmo em russo para identificar as letras… Por isso, instale o alfabeto russo em seu computador!

Aqui, os instrumentos técnicos necessários serão principalmente um computador (desktop ou laptop), um tablet ou um smartphone.

Por outro lado, desenhar curvas no papel acrescenta novos requisitos a esse conhecimento fundamental simples. Ele passa a ser um know-how, uma forma de arte – um pouco como o traçado das letras japonesas.

Prepare-se porque as linhas arredondadas e homogêneas da caligrafia russa não são tão diferentes dos ideogramas dos hieróglifos japoneses e chineses, ou egípcios. Sem contar que os caracteres são diferentes em suas versões maiúsculas e minúsculas!

Os bons e velhos métodos: o manual de caligrafia

Para isso, o rigor é necessário.

Faça aulas particulares do idioma da Rússia Até para turistas, a escrita do russo pode ser necessária

Puristas – e professores – no Brasil estão constantemente reclamando que as pessoas não sabem mais escrever – mesmo em suas línguas maternas. Eles não deixam de ter razão, mesmo se exageram um pouco.

É verdade que escrevemos cada vez mais através do computador, smartphone e deixamos de lado a escrita manuscrita.

Em russo, é a mesma coisa e em todos os lugares do mundo! É difícil escrever o alfabeto russo para um brasileiro?

Vamos às nossas primeiras armas literárias na língua de Dostoiévski e Tolstói.

Saiba que existem regras a serem cumpridas. Então, não adianta improvisar quando o assunto é aprender a escrever o alfabeto cirílico.

Primeiro, é importante saber ler russo. Mas escrevê-lo sem erros é alcançar a herança cultural intangível da humanidade de língua russa.

Pedagogia comprovada: a aula particular

Embora os métodos de língua possam ser muito eficazes, você ainda precisa ter a motivação para se sentar em casa na frente do seu tablet e caneta.

Os diletantes, muito numerosos entre os aprendizes da língua russa, têm dificuldades a longo prazo em seus esforços. Ainda mais à medida que progridem como autodidatas.

No entanto, existem ferramentas disponíveis para agilizá-las:

  • aulas particulares em casa com um professor de russo;
  • o curso coletivo ou um curso linguístico caligráfico com um bom professor.

Este último ponto dependerá em grande parte de onde você mora: não precisa correr para Moscou ou São Petersburgo. As escolas de idiomas não são incomuns nas principais cidades brasileiras. Os professores particulares também podem preparar aulas específicas sobre a caligrafia russa.

Eles oferecem quase todos os ensinamentos da escrita russa desde as primeiras aulas de russo, para os grandes iniciantes.

Escreva as letras russas Além do frio, o alfabeto russo também é bem diferente da nossa realidade no Brasil

No entanto, se você mora no interior, será mais difícil encontrar um nativo ou um graduado de língua russa para ensinar você a escrever o alfabeto cirílico. Então, a solução pode ser cursos de russo online. Por que não?

E-learning para aprender a escrever em russo

Atualmente, as novas tecnologias também permitem um “follow-up” para que  os escribas aprendizes possam se motivar.

Cursos online não devem ser negligenciados, especialmente porque escrever as letras do alfabeto russo, como tal, não é a coisa mais complicada.

Há recursos online gratuitos em sites específicos para o aprendizado da língua russa. Eles são muito populares entre os amantes da cultura russa que desejam aprender uma nova língua pelo gosto. Há excelente livros de exercícios para escrever russo facilmente, em formato PDF. Você pode baixá-los e estudar sozinho.

Você terá um ar erudito quando aprender a língua russa! Você já viu um texto manuscrito caligráfico em cirílico antigo?

O alfabeto numérico ou informatizado é claramente diferenciado das cursivas manuscritas. Eles nos ensinam a ler anotações manuscritas, que podem ser extremamente úteis durante uma viagem à Rússia.

Há dicas muito importantes para não criar maus hábitos: por exemplo, a ponta da caneta nunca deve sair da folha até que uma palavra seja terminada.

Quando era estudante no colégio, você só precisava reproduzir cada gráfico (primeiro em minúscula, depois letras maiúsculas), tendo grandes espaços para isso.

Como para a sua língua materna, é a prática que lhe dará o domínio da caligrafia russa. Você ficará orgulhoso!

Após a assimilação de cada caractere em particular, você tem que se familiarizar com a composição de palavras inteiras. Às vezes, elas têm associações de letras com sequências mais difíceis em russo.

Treine com pequenas folhas quadriculadas (procure na papelaria mais próxima), depois com folhas de linha única.

Aumentando gradualmente a dificuldade, a língua russa não terá mais segredos para você. Saiba tudo para escrever em russo!

Aplicativos para escrever russo

Smartphones e tablets são as marcas do nosso século XXI, ferramentas indispensáveis ​​para uma geração ultra conectada.

Além dos recursos da web clássicos, esses dispositivos transportáveis ​​em todos os lugares podem ajudar seus usuários no aprendizado. Tudo parece como nos videogames: nada melhor que memorizar ou rastrear com o dedo os caracteres russos no transporte público!

O idioma da Rússia sem mistérios para você A modernidade pode contrastar com a tradição russa e sua língua

Falar uma língua é uma coisa, escrever é outra. No caso do russo, a escrita é muito difícil e precisa de aulas específicas da língua.

O caminho para ser bilíngue pode ser bem árduo! Para fazer uma anotação simples ou para escrever um tratado sobre a filosofia siberiana, a mesma necessidade: escrever russo!

Anki, Memrise, Mosalingue e Italki são todos os caminhos a explorar para não se estagnar!

Mas tenha cuidado para não acreditar que essa interatividade possa substituir inteiramente os exercícios convencionais. Estudos mais “repetitivos” mostram que a memória humana é mais adequada ao papel que às telas.

Esse é um ponto a não perder de vista se você quer seriamente aprender russo ao invés de esquecer depois de algumas semanas suas escassas aquisições!

Procurando por um curso de russo para iniciante?

Comunicação escrita com russos na Internet

Não é o suficiente para se destacar em teoria… Ainda é necessário ser capaz de prosseguir para a prática. Caso contrário, seu aprendizado se perderá ao longo do tempo!

Aqui, um teclado russo será muito útil para conversar em fóruns ou sites de contato Brasil – Rússia. Aliás, por que e onde comprar um teclado russo?

Você não terá dificuldade em encontrar o fio condutor que você precisa com base em seus próprios apetites e gostos.

Seria uma pena, no entanto, parar por aí: o uso exclusivo do alfabeto cirílico pelo computador.

Tentar encontrar correspondente para conversar de forma manuscrita por cartas pode ser uma maneira de manter em dia suas proezas na língua russa. Pode parecer um método bastante tradicional, mas não se esqueça que vai exercitar sua gramática, vocabulário e sintaxe de uma só vez.

Plataformas especializadas ajudarão muito na sua pesquisa.

Saiba que não há nada melhor que uma troca linguística. E, para completar, por que não viver alguns anos do outro extremo do Orient-Express?

Finalmente, descubra nossas aulas de russo em São Paulo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar