Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escrever cirílico no seu notebook?

De Carolina, publicado dia 07/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Instale o alfabeto russo em seu computador

É isso aí, você começou suas aulas de russo com um professor particular ou recebeu suas apostilas do seu curso de russo!

Porém, se deparou com o alfabeto cirílico… Nada a ver com o alfabeto latino, certo?

A primeira pergunta que veio a sua cabeça: como vou fazer para escrever o alfabeto russo?

Um passo importante a ser feito é saber como vai redigir textos no computador em russo.

Vamos deixar claro que algumas palavras vão ser intraduzíveis do russo para o português. Uma das razões para tal pode ser o alfabeto russo. Para evitar maus hábitos, é melhor ficar craque no vocabulário russo!

Escrever “la Pravda” é fácil. Difícil será as outras palavras com letras diferentes do nosso alfabeto.

Então, vamos logo ao jogo da língua russa desde o começo: vá para o cirílico!

Aqui os preconceitos forjadas por anos e décadas de condicionamento serão desmascarados… Melhor ainda! Essa vai ser uma oportunidade de pensar e mergulhar em outra lógica, a da língua russa!

Aprenda o alfabeto cirílico Quer se corresponder no idioma da Rússia?

As dicas a seguir também serão úteis para russos bilíngues que, desembarcando no Brasil e possuindo equipamentos de informática brasileiros, precisariam escrever documentos no alfabeto cirílico russo.

Senhoras e Senhores Deputados, aos seus teclados!

O princípio do teclado latino

O teclado QWERTY é atualmente usado no Brasil. Esse nome vem das primeiras letras da primeira linha do teclado. Na França, por exemplo, eles usam o teclado AZERTY.

Todo o mundo ocidental usa mais ou menos a mesma disposição de letras. Algumas ligeiras diferenças serão encontradas na Espanha ou em alguns países anglo-saxões.

Entre o QWERTY, AZERTY, QZERTY, o QWERTZ! Cada país tem seu padrão de teclado, praticamente…

A distribuição de letras do teclado do computador é um legado das boas e velhas máquinas de escrever. Você já tentou datilografar (sim, esse era o termo utilizado para teclar) em uma?

O objetivo era distribuir uniformemente pelo teclado as letras mais usadas pelo inglês e outras línguas. Assim, ambas as mãos e os dedos do datilógrafo poderiam circular mais livremente no teclado da máquina de escrever.

Dessa forma, não há embaraço na hora de datilografar as palavras! A distribuição foi estudada de modo que é extremamente raro datilografar duas letras localizadas lado a lado. Caso contrário, a boa e velha ferramenta poderia não ser muito prática para os redatores e datilógrafos (isso já foi uma profissão!)…

Após essa pequena aula de história da datilografia, vamos ao que nos interessa!

Se você acha que vai ser difícil escrever cirílico com o seu PC, não perca as esperanças!

Alguns teclados virtuais russo-brasileiros incorporam o alfa e o omega da tradução. Vamos ver mais detalhadamente aqui?

Especificidades do cirílico e do teclado russo

Como era de se esperar, os teclados de computador da Federação Russa respondem a imperativos linguísticos muito diferentes dos do ocidente.

Estamos entrando no terreno da cultural grega e bizantina sem saber! Isso mesmo, o cirílico tem também origens nos dois alfabetos. É difícil escrever o alfabeto russo para um brasileiro?

Encontraremos algarismos arábicos e pontuações conhecidas… mas nenhum caractere latino. As letras do alfabeto cirílico aparecem no lugar dos 26 caracteres do português e de outras línguas latinas.

O teclado dos falantes de russo permite que você digite as trinta e três letras do alfabeto cirílico usadas em grande parte da Europa Oriental, Ásia Central e Norte da Ásia.

Aprenda o alfabeto da Rússia Conheça as formas de se comunicar na língua russa

Orient-Express! Na Sibéria, estamos muito longe de usar o teclado QWERTY europeu…

Mesmo que o alfabeto russo tenha 33 letras, nossos amigos moscovitas não têm um teclado de extensão que tenha teclas adicionais…

É bem possível encontrar na net um teclado vindo diretamente de São Petersburgo ou Perm. Aliás, por que e onde comprar um teclado russo?

Mas falaremos aqui apenas sobre a adaptação de um QWERTY para escrever em russo.

Instalar um teclado russo em um QWERTY

Se você não quer comprar um teclado fabricado na Rússia pela internet, você pode comprar pequenos adesivos transparentes para colar nas teclas do seu QWERTY atual.

Os preços variam de R$15 e R$25 no Amazon e outros lugares: mesmo pessoas com pouca grana não terão desculpa – uma oficina estilo Do It Yourself provavelmente seria mais cara…

Caso você não saiba, o Windows tem uma ferramenta prática para esse tipo de situação. Ela se chama Viton e é um pré-requisito para instalar o teclado multilingue Windows, seja em sua versão clássica ou simples.  O Viton é bem simples de ser instalado. Basta fazer um download e alguns cliques! Ele também é fácil de usar (graças ao uso das teclas mortas).

O Viton deve seu sucesso ao fato de estar perfeitamente adaptado ao espírito dos falantes de línguas latinas . É também a melhor ferramenta para o uso bilíngue do russo e do português. A tecla Alt Gr oferece a possibilidade de mudar temporariamente para o modo “português” e vice e versa.

Essa ferramenta é ótima também para o uso de diversas outras línguas: dialetos sérvio, caucasiano e ucraniano…

Comunicar-se na língua russa é um desafio É fácil encontrar um teclado com as letras russas?

Veja também um tutorial para instalar o teclado fonético russo no Windows 7. O processo é praticamente o mesmo para o Vista e versões mais recentes do gigante norte-americano.

Na presença de vários idiomas em seu sistema operacional, se você olhar de perto, você verá na parte inferior da tela, na barra de tarefas, abreviações: “POR” para a ativação do teclado latino português ou “UK” para o teclado cirílico russo. Com diferentes siglas, claro, e isso vale para todas as outras línguas.

Um clique de mouse permite selecionar o idioma estrangeiro de sua escolha e alternar instantaneamente de um sistema para o outro.

Se esse atalho não aparecer, o caminho a seguir é um pouco mais longo:

  1. “Iniciar” e depois “Painel de Controle”.
  2. “Relógio, idiomas e regiões” e “Região e idiomas” – uma nova janela é aberta. Às vezes, esses nomes são substituídos por: “Opções regionais e linguísticas”.
  3. Clique na aba “Teclado e idiomas” e clique em “Modificar teclados”.
  4. Adicione ou selecione o teclado de sua escolha.

Em alguns computadores, o atalho Alt + pode servir para alternar para o modo “russo”.

Para os espíritos independentes, usuários do System D e os exploradores do XP podem criar o seu próprio teclado! Como? Através do Microsoft Keyboard Layout Creator, um programa gratuito.

No entanto, pense duas vezes antes de passar o seu tempo personalizando seu QWERTY: sua configuração será única em todo o planeta e, portanto, você não a encontrará se usar o computador de terceiros. Os teclados russos têm sua própria lógica, de acordo com a gramática eslava, e você se perderá ao usá-los (curso de russo, imersão profissional…).

Como aprender o alfabeto russo para escrever? Para isso, não deixe de descobrir os cursos de russo online!

Teclado russo: e quanto ao Mac e ao Linux?

No Linux ou no Ubuntu, todas as receitas válidas no Windows podem ser usadas, graças ao programa Wine. Esse software permite a utilização dos aplicativos da Microsoft.

Já para a Apple, os Macs geralmente oferecem uma atualização padrão para um teclado fonético russo desenvolvido diretamente pela marca.

A internet multiplica as possibilidades, desde que tenhamos esse recurso. Isso também é verdade para os usuários do Windows.

O teclado russo pode levar um pouco de tempo para ser instalado. Isso ocorre principalmente se você não conhece o computador em questão.

No entanto, pode ser necessário escrever em cirílico na família, em uma biblioteca, com seu smartphone, em uma viagem… E se você não puder instalar nada no computador? Em tal situação, nada melhor que recorrer a sites de qualidade!

A plataforma de dicionários de língua Lexilogos oferece a possibilidade de escrever em russo (como?), seja clicando com o mouse em um teclado virtual (que pode ser muito longo…). Você também  pode usar um teclado QWERTY, cujos teclas serão automaticamente convertidas em letras cirílicas.

Saiba como falar o idioma da Rússia Não deixe de praticar a escrita da língua russa

Os criadores desse módulo não se esqueceram de formular um guia para o usuário na parte inferior da página para as associações de letras mais raras – já que o alfabeto russo tem 33 letras contra 26 do nosso. Um pouco como o alfabeto japones… Esse é um benefício para aproveitar imediatamente!

O Translit.net propõe uma escrita fonética do mesmo tipo, mas é muito menos intuitiva. Faltam explicações, assim como uma tabela de conversão…

De qualquer maneira, aconselhamos que você use o Google Tradutor depois de escrever seu texto. O interesse do Google Tradutor é corrigir qualquer erro ortográfico possível. Russo pode ser difícil, às vezes…

Primeiros testes na internet com o teclado cirílico

Usar um teclado cirílico russo em cima do seu QWERTY básico é um passo indispensável no estudo do idioma de Dostoiévski e Tolstói.

Essa abordagem é, portanto, parte de aprendizado mais amplo. Independente da maneira que aprender o russo: como autodidata, e-learning ou usando determinados cursos de russo, você deve conhecer os fundamentos da língua antes de poder usar com êxito o novo teclado virtual.

A partir daí, os motivos que legitimam o uso de um teclado russo são muitos!

A prática da linguagem, tanto na comunicação oral quanto na escrita, é imperativa. Portanto, não esqueça de encontrar correspondentes – e melhorar ainda mais! Isso será mais fácil com nossas dicas para aprender o alfabeto cirílico!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar