Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Domine o idioma da Rússia como autodidata

De Carolina, publicado dia 01/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Como aprender russo sozinho?

O Brasil não tem muitos falantes de russo… Então, por que você não aprende a língua de Tolstói?

Se você não tiver muito dinheiro para fazer aulas de russo, não entre em pânico. É possível aprender russo sozinho, desde que você esteja motivado.

O aprendizado de idiomas na era digital é muito facilitado para um aprendiz autodidata.

Vamos ver quais ferramentas são úteis para aprender russo sem a ajuda de um professor…

Por que aprender russo?

Como aprender russo de graça? Uma viagem planejada ao exterior? Você pensou na Rússia?

Existem várias razões pelas quais você pode aprender russo online. Mas se você precisa se motivar antes de começar seu próprio aprendizado, veja por que escolher essa língua:

  • É a 8ª língua mais falada no mundo: com 260 milhões de falantes, é a língua oficial da Rússia, mas também da Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão. É uma das línguas eslavas usadas também na Geórgia, Armênia, países Bálticos, Ucrânia, Uzbequistão, mas também em Israel,
  • Para encontrar trabalho: Desde 1999, a Rússia reapareceu como um elemento importante da economia mundial. Mas isso não é tudo: a classe média russa está se desenvolvendo e começando a viajar para o exterior. Falar russo (como aprender?) pode ser um trunfo no setor de turismo para trabalhar na Rússia ou até no Brasil,
  • Para descobrir a rica cultura: não precisamos citar os grandes gênios da literatura russa: Pushkin, Tolstói, Dostoevsky, o Ballet de São Petersburgo ou a arquitetura particular de grandes cidades como Moscou,
  • Para visitar a Rússia saindo do lugar comum: é claro, se você quiser conhecer somente as grandes cidades, apenas o inglês será o suficiente para se virar na Rússia (nem sempre…). Mas se você pegar o transiberiano, vai descobrir que há poucas chances de se comunicar com os moradores sem bases de russo no interior do país,
  • Pelo desafio: aprender uma língua é um verdadeiro desafio. Se você gosta de se superar e conseguir fazer as coisas por si mesmo, vá em frente! Russo é uma língua para você.

Aprenda russo pela internet Quer conhecer a Rússia e seus pontos turísticos?

Aprenda a falar russo sozinho: repetição e regularidade

É claro que, quando você começa a aprender uma língua estrangeira, precisa começar com coisas simples e não entrar de cabeça nas regras mais complexas da gramática russa, correndo o risco de abandonar seus estudos.

Aprender o alfabeto cirílico (o alfabeto russo) já é um primeiro ponto.

Saber falar sem ter aulas de russo com um professor requer muita motivação, muito trabalho e rigor. É necessário que o seu aprendizado se torne uma rotina, algo do dia a dia sem que isso se torne uma tarefa.

Trabalhar um pouco todos os dias é muito mais motivante e eficaz a longo prazo que trabalhar duas horas uma vez por semana, por exemplo.

Nós já falamos sobre isso no Superprof, mas uma técnica que se provou é a dos Pomodoros!

“Pomodoro” significa “tomate” em italiano, mas é principalmente o tipo de temporizadores usados ​​na culinária. Eles geralmente podem ser regrados em 25 minutos, o tempo estimado de concentração da maioria das pessoas.

Trabalhar direito durante 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Realmente 5 minutos. Defina um alarme para não exceder esse tempo e mantenha o foco no seu trabalho.

Onde fazer aulas de russo em São Paulo? Para evitar esquecer e aprofundar as noções já aprendidas, você tem que trabalhar regularmente.

O ideal é ligar duas ou três sequências de 25 minutos por dia. Mas se o seu horário permitir que você faça somente um, não desanime, ainda vai funcionar! Você somente precisará de mais tempo (dias, meses…) para se aprofundar mais.

O outro elemento importante a saber é a curva do esquecimento. Quando você aprende o vocabulário russo, por exemplo, você tem que pensar em revisá-lo em um período de tempo mais ou menos curto. Isso é importante para colocá-lo na memória a longo prazo.

Um truque é os cartões de memória com as palavras russas na frente e a tradução portuguesa nas costas. Usando 3 caixas (novas palavras, palavras que exigem revisão e palavras adquiridas), é possível enriquecer seu vocabulário rapidamente.

As duas técnicas associadas dão bons resultados!

Aprenda a falar russo sozinho: 3 aplicativos

Aprender russo (em quanto tempo?) online é fácil hoje e pode ser feito em qualquer lugar com seu smartphone e aplicativos que te ensinam um idioma. Não falaremos sobre a Babbel, o aplicativo de aprendizado de idiomas mais conhecido, pela simples razão de que todos já o conhecem!

Aprenda a língua russa Quer trabalhar na Rússia?

Aqui estão três baseados em repetições espaçadas e você vai melhorar o seu vocabulário em russo.

1. Memrise

Disponível em iOS e Android, Memrise oferece 200 idiomas para aprendizagem, incluindo russo. Sua tecnologia se adapta as suas habilidades de aprendizado e seus resultados. Como mencionamos anteriormente, as repetições espaçadas são a chave para uma boa memorização. O aplicativo cuida dessa configuração para você.

É possível criar seus próprios cursos com cartões virtuais e desafiar outras pessoas online para se motivarem. E além disso, é grátis!

Quanto custa aprender novas palavras russas para progredir rapidamente? Qual é o melhor aplicativo para aprender russo?

2. MosaLingua

Aprender o vocabulário da vida cotidiana é essencial para planejar uma viagem à Rússia ou ir trabalhar in loco (é preciso saber russo?). Graças a um método eficiente e viciante, o MosaLingua ajuda você a memorizar palavras e expressões russas em tempo recorde.

O aplicativo está disponível em iOS e Android, mas também pode ser usado no computador em sua versão para a web. Você encontrará no aplicativo:

3. Anki

Disponível também no celular ou computador (Mac ou PC), o aplicativo oferece cartões de memória flash com texto, som e imagens. É simples, basta baixar o material no idioma desejado, fazer os testes curtos (1 minuto ou menos) e ver seu progresso.

Gradualmente, as estatísticas funcionam bem e o aplicativo pode dizer quais cartões você conhece melhor para evitar perder tempo com palavras que você já conhece.

3 sites para aprender russo sozinho!

Existem diferentes maneiras de aprender russo sem fazer um curso de idiomas. Aulas de russo online para ensinar expressões russas, da fala russa estão disponíveis, geralmente de graça.

1. Loecsen

Para aprender a lidar com situações do dia a dia ou melhorar o nível da sua língua, o site da Loecsen oferece cursos online com:

Fazer aulas do idioma de Moscou É difícil, mas não impossível aprender a língua russa

  • Um teste de nível,
  • Um curso de principiante
  • Exercícios e testes
  • Cursos com som,
  • Gramática russa,

Você também encontrará um teclado russo (teclado cirílico) virtual para progredir na escrita russa.

2. Hello Linguo

Legado direto do LiveMocha que fechou no ano passado, o Hello Linguo é baseado no mesmo conceito: o intercâmbio de idiomas.

O design é moderno e o site também oferece acesso móvel. As vantagens apresentadas são:

  • Seu correspondente é fluente na língua que você quer aprender,
  • É uma maneira de descobrir a cultura russa,
  • Pode-se também compartilhar seus interesses em corresponder com uma pessoa,
  • Você aprenderá a verdadeira língua russa com seu jargões e gírias,
  • A troca de idiomas é a melhor maneira de aprender uma língua em imersão.

É necessário se cadastrar para acessar a plataforma, mas é grátis.

3. Russian for free

Você vai encontrar muitas lições para aprender russo facilmente e sozinho nesse site. De declinações a pronomes pessoais, compreensão oral e matérias, é uma boa maneira de aprender russo de uma forma divertida:

  • Como falar fluentemente sem ter que falar com os russos todos os dias,
  • Querer e precisar em russo,
  • 20 expressões para conhecer se você inicia russo,
  • Não sabe a gramática? Aqui está a diferença entre o perfeito e o imperfeito…

Você vai entender, com um pouco de força de vontade que é bem possível aprender russo sem fazer curso de russo. Não estou dizendo que será fácil, mas é possível!

Últimas dicas para aprender a falar russo…

Como melhorar suas habilidades de idioma em russo?

Assista a filmes em russo. Por exemplo,  O Idiota, um grande sucesso do cinema russo.

Há muitos filmes agradáveis ​​para assistir. No começo, use legendas em português e mude para legendas em russo para terminar de assistir ao filme.

Leia em russo. Quer se trate de artigos de jornal, livros infantis ou os maiores clássicos da literatura russa em uma versão bilíngue, a aprendizagem de línguas também envolve a leitura.

Faça um curso online do idioma de Tolstói Seu sonho é aprender a língua russa?

Outra dica: invista em um bom dicionário russo-português ou use-o online para evitar confusão. Assim que você encontrar uma nova palavra, não deixe de procurá-la e principalmente escrevê-la em um caderno para lembrar dela.

Em síntese:

  • Aprender russo pode parecer complicado no começo, mas com um pouco de organização e muita motivação, é possível chegar lá sem a ajuda de ninguém.
  • Regularidade e repetição são seus melhores aliados para aprender russo por conta própria: meia hora por dia é mais eficaz que uma hora por semana.
  • Use todas as mídias para progredir rapidamente: aplicativos como o Memrise, sites como o Russian for free ou filmes em russo, todos os meios são bons para melhorar e adquirir o vocabulário.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar