Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Demora para ser fluente na língua russa?

De Carolina, publicado dia 03/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Quanto tempo é necessário para aprender russo?

Numerosos estudos científicos foram realizados sobre a capacidade de concentração do ser humano. Alguns falam em alguns minutos, outros em cerca de uma hora, mas todos concordam que esse tempo de concentração máxima é raro e precioso.

Entendemos com isso que são esses momentos de aprendizado que devem ser aproveitados e que é necessário privilegiar a qualidade da aprendizagem a sua quantidade. Nesse sentido, tentar estudar 4 horas seguidas da gramática russa provavelmente não produzirá os mesmos efeitos que uma aprendizagem cotidiana e regular.

Faça aulas do idioma russo O que você está esperando para aprender a língua russa?

A chave para o sucesso é sempre se concentrar em métodos eficazes. Não considere que, quanto mais tempo você gasta em livros, mais rápido você vai aprender.

Então, como economizar tempo e eficiência para aprender russo?

Quanto tempo de prática para falar uma língua estrangeira?

Alcançar um bom nível em uma língua estrangeira depende de vários critérios. Aqui estão eles.

Qual é o nível a ser alcançado?

O primeiro critério de avaliação é o grau de exigência.

Qual é o nível que você quer chegar na língua? Qual é o nível que você já tem no idioma? Você vai começar do zero? Então, é importante estabelecer seus objetivos e atingir suas expectativas. Estamos falando aqui sobre aprender uma língua, mas o domínio dos elementos da linguagem mais específicos de um campo levará ainda mais tempo.

Defina um objetivo nivelado, correspondente a uma ou mais necessidades (especialmente para aqueles que desejam trabalhar em São Petersburgo, ir à Rússia para uma estadia linguística na capital Moscou ou em qualquer outro lugar no país). Aliás, é preciso saber russo para trabalhar no país?

Saber falar russo fluentemente é, nesse sentido, subjetivo. Para alguns, ser fluente é conversar em uma outra língua sem procurar as palavras ou ter uma correta compreensão oral em relação a um interlocutor. Enquanto para outros, o domínio do russo resulta na possibilidade de debates ou longas discussões sobre assuntos mais técnicos, como política, relações internacionais ou economia.

Assim, os critérios de exigência não são os mesmos para todos e nem a capacidade de aprendizagem. Ela muda de uma pessoa para outra. Portanto, é difícil estimar precisamente uma duração de aprendizagem para uma determinada pessoa. Muito menos uma média que definiria o tempo necessário para todos…

Quanto tempo dedicar por dia?

Como aprender russo rapidamente?

Viagens de ônibus ou metrô são muitas vezes chatas. Por que não aproveitar esse momento quase perdido do seu dia  para aprender a língua russa?

A aprendizagem de uma nova língua passa inevitavelmente pelo rigor e pelo trabalho repetido. Assim, gastar 20 minutos por dia durante 1 semana produzirá significativamente mais efeitos que estudar a mesma quantidade de tempo em um único dia da semana.

Todos temos muitas obrigações. Por isso, o tempo para aprender russo sozinho ou com a ajuda de um professor de russo é valioso.

Enquanto frequentemente ouvimos amigos ou pessoas ao nosso redor reclamando sobre não ter tempo suficiente para praticar esportes, por exemplo, vamos analisar nossos dias e determinar quando seria possível dedicar alguns minutos para a aprendizagem.

  • Nos transportes públicos quando vai e volta do trabalho?
  • Durante o intervalo do almoço?
  • No banheiro?
  • E por que não reduzir seu tempo no Facebook para se concentrar na língua de Dostoiévski?

Você entendeu! Muitas vezes é possível encontrar o tempo livre alterando seus hábitos.

Especificidades do russo podem prolongar o aprendizado

No entanto, falar russo corretamente (como?) e dominar as sutilezas pode levar mais tempo que outras línguas mais próximas do português, como o italiano, o espanhol ou o inglês.

De fato, especialistas em aprendizado de idiomas classificam o russo como a terceira língua mais difícil de aprender.

Quer ser craque na gramática do idioma da Rússia? Não deixe de testar seus conhecimentos na língua russa

De acordo com esse ranking, apenas aprender árabe ou chinês seria mais complexo. Não obstante, tenhamos em mente que essa classificação, embora baseada em elementos objetivos e indicadores concretos, fornece apenas uma indicação global. Ela não representa a verdade absoluta para cada aluno.

Russo é, obviamente, uma língua complexa para dominar, com certeza.

Para o aluno, é importante se familiarizar com o alfabeto russo (cirílico). Saiba que ele é muito diferente do alfabeto latino e o sistema de escrita como o conhecemos. Por isso, devemos redobrar os esforços para dominar as declinações, a pronúncia tônica oral… Aprender russo pode ser difícil e a fonética nem sempre é óbvia…

Como aprender novas palavras russas? Com uma pequena organização, é possível libertar tempo todos os dias para aprender russo.

Os linguistas do departamento do Estado dos EUA trabalharam no aprendizado de idiomas e classificaram as línguas em cinco grupos distintos, dos mais acessíveis aos mais complexos.

O russo está listado no grupo 4 com uma estimativa de aprendizagem de 1100 horas (cerca de 18 meses de aprendizagem, com uma média de 2 horas de prática por dia).

Como essa pesquisa é baseada em um grande número de alunos, os resultados são uma média. Além disso, o nível de demanda é muito alta, já que estamos falando aqui de cerca de 1100 horas para chegar a um nível fluente!

Tenha uma disciplina rigorosa para avançar mais rápido

Parece chover no molhado dizer isso, mas a aprendizagem de uma língua estrangeira requer tempo. Por isso, a motivação e a disciplina são essenciais nessa aprendizagem.

Em outras palavras, antes de aprender o idioma russo, você tem que aprender a aprender, se necessário. O progresso do russo exige, como dissemos, se impor fatias diárias de trabalho. Se possível, é muito importante praticar todos os dias e criar a sua própria rotina de aprendizagem.

Porém, não é fácil seguir à risca o aprendizado de uma língua, principalmente quando tentamos fazer isso sozinho.

Aprender português é mais fácil que aprender russo?

Para aprender russo com facilidade e eficiência, pense no método Pomodoros.

Ele se trata de uma aprendizagem com a duração de 25 minutos. Em seguida, uma pausa de 5 minutos. A sequência de dois ou três ciclos de aprender 25 minutos, descansar 5 minutos parece ser uma solução eficaz para se tornar um craque no russo o mais rápido possível.

Mas, novamente, isso tem que ser conciliado com a sua própria agenda. Temos de estar conscientes de nossa capacidade de concentração e de cumprir com o compromisso diário.

Quando o cérebro pede descanso, não adianta insistir. A aprendizagem seria apenas medíocre ou mesmo inútil.

Alguns métodos para ir mais rápido

Um professor particular

Se você estiver motivado e querendo muito aprender russo rapidamente, por que não fazer aulas particulares de russo com um professor? Com certeza, ele vai ajudá-lo a acelerar o processo.

Mas por que ter um professor particular de russo?

Motivação e dedicação para aprender o idioma da Rússia Saber a língua russa pode te ajudar profissionalmente?

Primeiro, para garantir um bom método de aprendizagem. Normalmente, o professor tem experiência na área e já deu aula para muitos alunos que aprenderam a língua de Tolstói.

Então, um professor de russo tem um novo olhar para o seu aprendizado e aprofundará certos conceitos.

É também uma ótima maneira de ter aulas russo e aprender a gramática com um curso de qualidade.

Um professor experiente também será de ajuda crucial para a pronúncia de palavras russas, muitas vezes complexa.

Saiba que, com Superprof, a maioria dos professores russos oferece a primeira hora de aula de graça. A ideia dessa aula experimental é testar o método proposto. Assim, o aluno pode verificar se o professor corresponde com as suas expectativas.

Por que não fazer exercícios de gramática russa para melhorar?

Portanto, fazer aulas de russo é, com certeza, uma boa maneira de progredir mais rapidamente.

Métodos alternativos

Muitas plataformas de aprendizagem oferecem treinamento interativo para melhorar suas habilidades linguísticas. Essa é uma maneira de se virar sozinho com o apoio de um método eficaz que já provou a sua eficácia. Você pode aprender várias línguas como o italiano, o espanhol, o alemão ou o inglês.

Ser capaz de conversar com falantes nativos através de uma webcam também pode melhorar significativamente as suas competências linguísticas. É uma ferramenta muitas vezes deixada de lado, mas é eficaz para passar do nível básico para o intermediário ou o avançado. Um curso de russo para iniciante é, portanto, acessível! É também um excelente ponto de acesso à cultura russa para aqueles que desejam combinar a língua com o conhecimento sobre o país.

Última proposta, por que não adicionar o russo a sua paixão? Por exemplo, para os cinéfilos, por que não assistir filmes russos com legenda ou somente no idioma original? Isso pode ser bem eficaz.

Fazer aulas da língua russa Quantas paisagens de tirar o fôlego na Rússia

Em síntese:

  • Não há resposta precisa e sistemática sobre a duração para aprender russo. Isso depende de muitos critérios como a capacidade de aprendizagem do aluno. O tempo vai depender também dos métodos e da frequência de estudos do aluno.
  • Também depende fortemente do nível desejado. Se para você ser fluente em russo significa ser capaz de falar sobre geopolítica com um nativo, outros provavelmente não terão a mesma definição. A busca pode ser por um nível que lhe permita interagir.
  • No entanto, para reduzir esse tempo ao máximo, algumas coisas podem ser feitas. Estudar por curtos períodos, mas de forma constante em vez de uma sessão de 2 horas a cada semana. O progresso na fala também será ainda melhor. A informação vai ser guardada mais facilmente na memória a longo prazo.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar