Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como falar a língua russa rápido?

De Carolina, publicado dia 05/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > É possível aprender russo rapidamente?

Patsy Lightbown, professora do Departamento de Educação da Universidade Concordia em Montreal, destaca o fato de que levaria entre 12 mil e 15 mil horas para uma criança de 6 anos aprender sua língua nativa.

Mas então, quanto tempo um aluno mais “maduro” levaria para aprender uma língua estrangeira e não uma qualquer: a russa?

É extremamente difícil ou impossível responder à pergunta “Quanto tempo demoraria?”. Isso depende de muitos fatores como:

  • O tempo dedicado aos estudos da língua pelo aluno,
  • Se ele já aprendeu outras línguas estrangeiras. Pode acreditar, o fato de conhecer outros idiomas ajuda muito o processo de aprendizagem de uma outro,
  • O porquê do aluno estar aprendendo a língua: motivo profissional (é preciso saber russo para trabalhar no país?), turismo, estudos…

Afinal, o que queremos dizer com “falando russo”?

Vale a pena aprender o idioma da Rússia? Não desanime com as primeiras dificuldades com a língua russa

  • É capaz de se comunicar em situações do dia a dia?
  • É capaz de se familiarizar e utilizar expressões russas como se fosse sua língua materna?
  • É capaz de ver um filme russo sem a ajuda de legendas?

O propósito inicial e sua própria definição de “saber falar a língua russa”, portanto, afeta muito o tempo de aprendizagem.

O russo é realmente uma língua difícil?

Como aprender russo online? Um teclado cirílico pode ajudá-lo a dominar o alfabeto, por exemplo.

Afinal, aprender russo é difícil?

Mosalingua, um dos principais atores da aprendizagem de línguas, destaca em um ranking a dificuldade de aprender a língua russa. De fato, de acordo com esse ranking, o russo vem em terceiro lugar. Apenas atrás de aprender chinês (número 1) ou aprender árabe (número 2). Portanto, o russo seria a terceira língua mais complexa para um aluno.

Não vamos desencorajar todo mundo já no começo deste post. Embora baseado em realidades objetivas (complexidade da gramática e da conjugação, pronúncia, acento tônico ou não), um ranking  é muito subjetivo. Na realidade, sabemos que o aprendizado pode variar consideravelmente de um aluno para outro.

Aprender chinês provavelmente será mais fácil que aprender italiano para um estudante japonês.

Tomemos também o exemplo de Ioannis Ikonomou, um poliglota grego. Ele considera mais fácil aprender chinês que dominar o húngaro…

Note que com os japoneses que chegam em quarto lugar no ranking de Mosalingua, os quatro primeiros idiomas (chinês, árabe, russo e japonês) têm um sistema de escrita e um alfabeto diferente.

Nesse caso, para o russo, é importante conhecer o alfabeto cirílico. Com certeza, ele é mais acessível que os caracteres chineses ou kanji japonês para alunos brasileiros.

No espaço de apenas algumas aulas de russo, o aluno já tem um bom domínio do alfabeto russo, o que pode impressionar à primeira vista. Lembre-se também que a base de algumas letras desse alfabeto é comum ao alfabeto latino. Portanto, já será menos coisas para aprender e entender!

Procurando por um curso de russo online?

Método e motivação para aprender rápido a língua russa

Como aprender russo sozinho? E rápido?

Uma estadia na Rússia poderia ajudar a dominar a língua? Com certeza!

Mas fique tranquilo. Você não precisa aprender o dicionário inteiro. Alguns aplicativos oferecem as mil palavras mais usadas em russo.

Porém, o que vai ser primordial para o seu aprendizado é sua motivação verdadeira! Aprender o alfabeto demora apenas alguns dias. Estamos longe de um verdadeiro domínio da língua, mas já é um começo!

Um nível básico exigirá apenas alguns meses de aprendizado, ou mesmo algumas semanas para aqueles que já ancoraram o mecanismo de aprendizado de idiomas.

Faça aulas do idioma da Rússia Além da língua russa, é importante conhecer alguns aspectos da cultura do país

Com esse nível, é possível conversar sobre assuntos corriqueiros e expressar um ponto de vista sobre um assunto simples (não política, religião…). Já pensou em passear em São Petersburgo?

Mas não deixe de se divertir aprendendo. Para enriquecer sua paleta linguística, também será possível aprender algumas expressões idiomáticas e algumas novas palavras complementares russas.

Alguns dicionários ou aplicativos também listam as mil palavras mais usadas em um idioma, como falamos anteriormente. É uma ferramenta que pode ser muito útil e eficaz.

Nessa fase de aprendizagem, é vital não esquecer a gramática russa. Pode ser chato estudar regras, mas lembre-se que elas permitirão que você conheça o mecanismo da língua. Assim, quando for empregar o russo, você já vai conhecer a lógica do idioma e fará menos erros mais tarde.

Corrigir os erros engessados também é mais difícil à medida que a aprendizagem avança. Desse jeito, você cria as famosas lacunas na aprendizagem.

No que diz respeito à pronúncia, não há segredo. Somente a experiência e a prática a longo prazo tornarão possível corrigir o sotaque e os erros.

Precisa de bons cursos de russo?

Ter um nível avançado na língua de Dostoiévski demora

Nenhuma língua é tão simples para ter a pretensão de aprendê-la apenas com alguns minutos de estudos por dia.  Normalmente, as propagandas que dizem: “seja fluente em inglês em seis meses” são falsas. Toda língua tem a sua complexidade, por mais próxima e simples que ela seja. Não se esqueça que aprender um idioma requer o conhecimento da pronúncia, da fonética, das regras gramaticais, do vocabulário, a compreensão auditiva, etc.

Vamos dizer que ter um nível comparável aos nativos inevitavelmente levará muito tempo e investimento pessoal. Métodos que tentam provar o contrário não são sérios e nunca vão ajudá-lo a progredir tão rapidamente quanto prometem.

Porque se hipoteticamente é necessário algumas semanas ou meses para dominar o básico da língua russa, seu domínio total levaria uma vida inteira. Se duvida, pense no português. Você conhece tão bem a sua língua materna? Quanto tempo levaria para conhecer todo o vocabulário, as regras gramaticas, etc do seu idioma?

Viu como é complexo responder a pergunta: “quanto tempo é necessário para aprender russo?

Os especialistas em línguas acreditam que a fluência na língua de Dostoiévski exigiria mais de uma década de prática. A aquisição de um nível avançado levaria de 2 a 5 anos, dependendo da disponibilidade do aluno, de sua motivação e da metodologia utilizada.

Como aprender vocabulário russo todos os dias? Saiba que não há sentido em correr quando você aprende um idioma, é melhor começar no momento certo.

Dicas para reduzir seu tempo de aprendizado do idioma cirílico

No entanto, seguindo algumas dicas para otimizar seu tempo de trabalho e progredir rapidamente.

Escolha o método certo

Isso obviamente faz sentido. Escolher um método eficaz para aprender uma língua é o conselho mais lógico. Mas por que estamos nos concentrando nisso?

Porque muitas vezes o método é negligenciado!

E quando esse é o caso, é difícil obter resultados conclusivos e especialmente rápidos.

É extremamente importante ter um roteiro preciso em seu aprendizado para ter uma progressão linear.

Alguns profissionais de aprendizagem de idiomas entenderam isso e oferecem soluções virtualmente prontas para uso.

A grande êxito deles foi compreender que é necessário fornecer ferramentas de aprendizagem alinhadas com a vida cotidiana e os imperativos que estão ligados a ela.

O idioma da Rússia é difícil? Quer aprender os mistérios da língua russa?

Os muitos exercícios interativos permitem que você melhore suas habilidades em russo e avance mais rapidamente que com outros métodos, do nível básico ao nível intermediário.

Porque, se nada substitui o seu bom dicionário de russo – português ou russo, os métodos interativos que usam várias mídias são ferramentas muito úteis porque minimizam o tempo de inatividade. Com eles, você pode continuar se exercitando nos transportes públicos, na hora do almoço, ou até mesmo tomando banho!

Alguns métodos também concentram seus métodos de aprendizado de idiomas na assimilação de informações pelo cérebro. Baseado em grande parte na curva do esquecimento, alguns aplicativos sugerem que o aluno faça uma aula de russo regularmente enviando-lhe lembretes. Aqueles que testaram destacam que esquecem muito menos coisas com esse método.

Muitos podcasts para aprender russo estão disponíveis, mas cuidado, nem todos são bons!

Procurando por um curso de russo?

Estude regularmente

Além de estudar muito, destacamos que é importante fazer isso com uma boa frequência. Nesse sentido, estimamos (e estamos longe de ser os únicos!) que um trabalho regular de 30 minutos por dia é mais eficaz que estudar 3 horas no sábado.

Por quê? Por dois motivos:

  • Primeiro, o cérebro é muito mais ativo e a concentração é muito maior por curtos períodos. Lembre-se de suas 4 horas de aula de filosofia na manhã de segunda-feira! Assim, trabalhar regularmente em fatias menores é muito mais eficiente. O método “pomodoro” também funciona bem com a aprendizagem de línguas (25 minutos de estudos e 5 minutos de descanso),
  • Em segundo lugar, trabalhar dia após dia, assimilando os elementos do dia anterior ou da semana anterior, permite que o cérebro armazene essas informações na memória a longo prazo. Isso também é muito mais eficaz que trabalhar 3 horas seguidas, uma vez por semana.
  • Finalmente, trabalhar regularmente permite que você crie uma rotina de trabalho, fortemente favorável ao desempenho intelectual.

Obter ajuda

Existe um curso de russo gratuito? Sinta-se à vontade para ter aulas de conversação para progredir!

Como fazer aulas do idioma da Rússia Não é fácil, mas com dedicação é possível aprender a língua russa

A maneira ideal de aprender uma língua rapidamente é ter aulas com um professor particular de russo. De fato, os cursos de idiomas são personalizados. Eles vão, com o apoio de um profissional, aprofundar alguns conceitos mal compreendidos ou não vistos. É também para aprender um pouco mais sobre a cultura do país através de um curso de russo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar