Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Precisa ser fluente no idioma para ser empregado na Rússia?

De Carolina, publicado dia 04/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > É preciso saber russo para trabalhar no país?

A Rússia pode ser um destino para os brasileiros que querem encontrar emprego em outro país.

Mas é possível ir para o país de Dostoevsky sem falar uma palavra de russo? Superprof dá algumas dicas.

Onde está a Rússia em relação à fluência do inglês?

Como aprender russo sozinho antes de ir para a Rússia?

A Federação Russa não tem os melhores falantes da língua inglesa… mas eles também não são os piores!

Um indicador muito interessante publicado anualmente pela Education First busca classificar os países do mundo de acordo com o grau de domínio da língua inglesa de sua população adulta. Assim, apenas os países para os quais o inglês não é a língua materna são classificados.

No topo desse ranking está a Holanda e a Dinamarca, conhecida por ter uma política de linguagem desenvolvida. Os respectivos indicadores são 72.16 e 71.15, o que corresponde a “muito bom domínio do inglês”.

A Rússia é um estudante intermediário, ocupando o 34º lugar em um ranking de 72 países. O indicador mostra 52,32. Com esse resultado, o país é o primeiro que corresponde a “baixa proficiência em inglês”.

Para comparação, o Brasil está situado na 40ª posição desse ranking. Estamos abaixo da Rússia, mas somos classificados igualmente com “baixa proficiência em inglês”.

No entanto, esses resultados devem ser diferenciados por dois motivos:

  • Primeiro, eles só levam em conta a população adulta. Com isso, eles incluem as pessoas com mais de 50 anos para quem a proficiência em inglês nunca foi uma prioridade,
  • Além disso, o domínio do inglês é muito mais desenvolvido em grandes cidades como São Petersburgo, Novgorod, a capital Moscou que nas profundezas da Sibéria! Para um expatriado, a probabilidade de trabalhar nessas grandes cidades é substancial e será mais fácil encontrar o seu lugar se o seu domínio da língua de Shakespeare for aceitável.

Por seus próprios meios, é muito complicado

Embora existam histórias de pessoas que trabalharam por vários meses na Rússia sem primeiro fazer cursos de russo e não falarem uma palavra, desaconselhamos uma aventura sem um projeto específico com oportunidades reais.

De fato, é difícil procurar emprego sem o domínio do alfabeto cirílico, da gramática russa e pelo menos sem um nível intermediário de domínio da língua russa sozinho ou com um professor. No nível de igual competência, é inútil especificar que um empregador favorecerá um candidato com melhor domínio do russo.

Aprenda a língua russa e mude para lá Algumas oportunidades serão possíveis somente com o domínio do russo

Basta dizer que as chances de encontrar um emprego em uma empresa onde a língua do trabalho não é a russa são próximas de zero.

Mas se é precisamente essa sede de aventura que te leva a querer entrar de cabeça no idioma, vá em frente! Mas saiba que pode ser mais fácil encontrar emprego em cargos que não exigem interações muito longas com o público (garçom em um bar, por exemplo). Para cargos em escritório, a dificuldade será muito maior.

Mais fácil em áreas específicas

É possível aprender russo rapidamente?

Conhecer as palavras russas em seu meio de trabalho pode ser útil.

Experiência em enologia, culinária ou panificação?

Graças a um investimento relativamente rápido, será possível desenvolver essas habilidades. Os russos gostam de cozinheiros ou de confeiteiros, por exemplo. A única prerrogativa provavelmente será familiarizar-se com a transcrição russa de termos técnicos.

E, novamente, você ainda arrisca trabalhar com nativos. Enquanto os chefs de confeitaria podem ser frequentemente franceses, por exemplo, os empregados que executam as tarefas são quase sempre locais. Então, como se comunicar com eles sem um russo básico?

Empresas brasileiras com mercado na Rússia

A terra de Dostoiévski continua sendo um formidável eldorado para as empresas brasileiras.

De fato, algumas empresas do Brasil estão no mercado russo. As principais estão nos setores do agronegócios, calçados… há muito o que encontrar em sua área de especialização.

Trabalhar com uma empresa que tenha negócios com a Rússia permite contornar de alguma forma o imperativo de falar russo. A maioria das trocas será em inglês ou em português. A vantagem é que você não precisa estar com o russo afiado ou, na melhor das hipóteses, saber apenas o básico do russo.

Concentre-se no status de expatriado

Quanto tempo é necessário para aprender russo? Aprender algumas frases sem ser fluente em russo já pode ajudá-lo diariamente.

Ser um expatriado brasileiro significa ser “um trabalhador do setor privado que trabalha no estrangeiro com um contrato de trabalho respeitando as leis brasileiras ou de um contrato de trabalho local”.

Aprenda a falar a língua russa É tão difícil morar no país e ter seu ganha-pão russo?

Nesse sentido, o expatriado não depende necessariamente da legislação trabalhista do país, sendo cada situação diferente dependendo do contrato firmado com o empregador. Ao contrário do trabalhador local, o expatriado viaja para o exterior por um período indeterminado.

Em termos tributários, se o expatriado mantiver sua residência fiscal no Brasil, ele pagará os impostos no Brasil.

De qualquer forma, se a expatriação é feita no âmbito de um contrato de trabalho brasileiro, a transição será muito mais tranquila e há uma boa chance de que sua empresa atual o ajude na preparação do projeto da mudança.

Além disso, para aqueles que trabalham em uma estrutura global, o idioma usado no trabalho provavelmente será inglês. Nesse caso, um conhecimento perfeito do russo não é realmente útil.

Faça algumas aulas de russo antes de ir para o país

Aprender uma língua estrangeira exige rigor e estudos, especialmente para aprender russo (como?).

Cursos de russo estão disponíveis em toda o Brasil e no Superprof.

Como vimos, o domínio ou não do russo depende muito das condições de expatriação (por si mesmo ou acompanhado pela própria empresa).

Dependendo do caso, saber russo será mais ou menos necessário. Será considerado indispensável e de nível avançado para aqueles que desejam trabalhar em pequenas empresas russas ou para aqueles que desejam abrir sua própria estrutura na Rússia. Embora a língua russa possa ser quase inútil para alguém que trabalha em uma empresa multinacional onde as comunicações são feitas em inglês.

No entanto, trabalhar na Rússia não é apenas sobre horas gastas trabalhando. Há toda uma vida social que não se deve negligenciar. Nesse sentido, ter algumas noções básicas de russo também é importante.

Então, uma pequena aula particular de russo, por exemplo, nunca é demais!

Mesmo que seja impossível tornar-se bilíngue em algumas semanas, algumas noções russas são bem-vindas antes de dar o salto! Ainda mais se o trabalho que você procura não é nem em Moscou nem em São Petersburgo, cidades onde não é difícil encontrar alguém que fale inglês.

Mas se o russo pode parecer difícil de dominar, é essencial fazer um cursos de russo para fazer certos trabalho.

Por exemplo, dominar o alfabeto russo é apenas uma questão de algumas horas de estudos e já é um bom começo. Alguém com um nível básico podendo conversar temas corriqueiros requer cerca de 6 meses de prática por meia hora de dedicação por dia. Ao todo, isso corresponde a 90 horas de aprendizado.

Para aqueles que não têm todo esse tempo ou para quem a partida é iminente, o aprendizado de algumas frases úteis possibilita a gestão no país através de um curso de russo para iniciante. Sempre é possível aprender a língua russa comunicando-se regularmente com falantes nativos.

De qualquer maneira, um dicionário de português, russo ou russo online deve ser parte do seu “kit de sobrevivência” antes de você ir!

Tenha força de vontade para aprender o idioma da Rússia Não desanime, a língua russa pode ser complicada, mas não impossível

Resumindo:

  • Embora seja perfeitamente possível trabalhar na Rússia sem dominar a língua de Tolstói, o desafio se torna mais complexo sem dominar um mínimo de inglês.
  • A menos que você vá em uma aventura explorando a cultura russa, não recomendamos sair sem pensar em um plano de ação e não ter oportunidades de contratação antecipadamente. Tenha sempre em mente que, com igual competência, o recrutador vai necessariamente favorecer quem tem o melhor domínio do russo.
  • Por outro lado, é bem possível ter cargos mais específicos e um conhecimento básico de russo. Para um enólogo, o domínio dos termos específicos do seu campo de atividade permanece, no entanto, essencial para desempenhar o seu trabalho nas melhores condições.

Paisagens da Rússia vão motivá-lo a falar o idioma Falar a língua russa pode ser essencial para o trabalho com contato direto com as pessoas

  • Para aqueles que já têm um contrato com uma empresa brasileira ou uma multinacional, a transição será mais tranquila porque o idioma de trabalho não é necessariamente russo, mas mais provavelmente inglês. No caso de uma empresa brasileira, quem sabe o português? É possível encontrar algumas as empresas brasileiras que atuam no mercado russo. Por isso, é importante fazer uma pesquisa para saber quais são elas se você quer absolutamente ir para a Rússia.
  • Finalmente, sem se tornar um aluno exemplar, dominando as sutilezas da língua russa como um nativo, nós ainda recomendamos fazer alguns cursos introdutórios para pelo menos se familiarizar com os conceitos básicos de pronúncia, fonética, acento tônico, expressões russas ou para trabalhar sua compreensão auditiva. Esse desejo de integração provavelmente será reconhecido pelos russos pelo seu justo valor!
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Glaucia Cruz Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Glaucia Cruz
Convidado
Glaucia Cruz

Boa tarde!
Inicialmente gostaria de agradecer pela matéria que considerei incentivadora para quem pretende partir para este desafio.
Gostaria de saber onde eu poderia iniciar buscas por empresas brasileiras que possuem filial na Russia (se possível em Kaliningrado) e se é de vosso conhecimento a existência de uma demanda por profissionais fluentes em inglês e português para atuar como expatriados para empresas com tais filiais. Desde já agradeço.