Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as dificuldades da língua russa?

De Carolina, publicado dia 02/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Aprender russo é difícil?

De passagem na capital Moscou em visita à Rússia? Uma estadia de vários meses em São Petersburgo? Quer mudar de ambiente e descobrir mais o que a cultura russa tem a oferecer?

De qualquer maneira, saber falar russo (como?) pode ser uma vantagem e te ajudar com a comunicação com os nativos.

Mas, ao tentar aprender uma língua, é preciso estar ciente das principais dificuldades. Aprender russo online apresenta algumas, como veremos, mas armar-se com força de vontade e motivação continuará sendo a melhor arma para ter sucesso!

A plataforma Mosalingua, reconhecida entre outras coisas por seus métodos de aprendizado de idiomas, classifica a linguagem de Dostoiévski como a terceira língua mais complexa a aprender depois do mandarim e árabe.

Então, você já sabe o que lhe espera…

O idioma eslavo tem suas dificuldades A cultura é um fator importante para motivar o aprendizado do russo

Aprender a falar russo não é tão fácil quanto aprender espanhol ou inglês. No entanto, esse ranking permanece totalmente subjetivo e vai variar de uma pessoa para outra.

Para animá-lo um pouco, Ioannis Ikonomou, um funcionário europeu no Parlamento de Bruxelas e fluente em mais de quarenta idiomas diferentes, considera que o mais complexo é o húngaro, muito antes do mandarim ou do russo…

1ª dificuldade antes de falar russo: o alfabeto cirílico

Como aprender russo sozinho? Antes de embarcar na gramática russa, começamos com a base: o alfabeto cirílico!

O russo faz parte da família das línguas eslavas. Isso não é novidade para ninguém: o alfabeto russo é diferente do que podemos encontrar para as línguas latinas, anglo-saxônicas ou germânicas.

É como quando você tenta aprender chinês com caracteres ou sinogramas ou aprender japonês com o famoso kanji: você tem que dominar um novo método de escrita.

Com a diferença de que a aprendizagem do alfabeto russo por si só é muito mais simples, porque podemos encontrar pontos de comparação com as letras latinas.

De fato, algumas letras do alfabeto cirílico são emprestadas de línguas latinas. No total, o alfabeto russo é composto de 33 letras diferentes divididas assim:

  • 7 letras latinas,
  • 9 letras gregas,
  • 15 letras russas,
  • Marcas diacríticas para indicar vogais longas e tônicas. Esses sinais têm a particularidade de “amolecer” ou “endurecer” a vogal. Eles não são nem consoantes nem vogais e esses dois signos não têm transcrição fonética, uma vez que simplesmente não têm som.

No entanto, embora os alfabetos sejam diferentes, os métodos do sistema de escrita são semelhantes. De fato, o alfabeto russo tem 33 letras e não mais. Os sistemas de escrita são totalmente diferentes na China ou no Japão, com caracteres que têm a formar kanji ou sinogramas e estão quase infinitamente em declínio.

A diferença no sistema de escrita é, portanto, real, mas muito menos penalizante e, às vezes, até mais desanimadora que o processo de aprender escrita árabe, kanji ou caracteres chineses.

2ª dificuldade antes de falar russo: as pronúncias complexas

Um professor de russo vai ajudá-lo a aprender de maneira metódica. Aliás, quanto tempo é necessário para aprender russo?

Mesmo os mais experientes, às vezes, têm dificuldade de pronúncia… em sua própria língua…

O idioma da Rússia é bem diferente dos latinos Não é simples, mas não impossível de falar a língua russa

A língua russa tem uma fonética que pode ser um enigma para um aprendiz brasileiro. Novamente, de uma língua para outra, os tons e as sonoridades variam, o que causa dificuldades para pronunciar certos sons e, às vezes, certas palavras.

Existe na língua de Tolstói uma série de regras fonéticas que, a princípio, podem parecer complexas de aprender.

Primeiro e ao contrário do português, a língua russa é caracterizada pela presença de um sotaque tônico que pode ser colocado em qualquer sílaba de uma palavra.

A maior dificuldade é que esse acento tonificado pode se mover e mudar dependendo da forma da palavra.

Por exemplo, não é incomum que uma palavra seja declinada do singular para o plural, para ter uma mudança na sílaba acentuada.

Com um pouco de treinamento, você vai se familiarizar com essas regras!

Em alguns casos particulares, há também algumas preocupações para os alunos. Especialmente no som Ы [y] que não existe em português.

Da mesma forma, para algumas pessoas, é difícil para rolar o “R” russo. Mas não se preocupe, os professores de russos garantem que os brasileiros são capazes de rolar o “R” como eles. Não se esqueça que o sotaque também pode ter seu charme!

A princípio, nós obviamente aconselhamos aprender a pronunciar as letras do alfabeto. Depois, concentre-se nas regras da fonética pura (nas vogais, nas consoantes, antes ou depois das marcas diacríticas…).

O método ideal nessa aprendizagem exclusivamente oral pode ser familiarizar-se com as regras através de vídeos, que podem ser facilmente encontrados no Youtube ou com método de aprendizagem do russo, passo a passo, como em alguns sites de aprendizado.

3ª dificuldade antes de falar russo: as declinações

Uma aula de conversação pode facilitar o aprendizado da língua russa? É possível aprender russo rapidamente?

Não olhe para mim assim, faça aulas de russo, será mais fácil!

Para sobreviver rapidamente em russo oral e assim consolidar seu nível, é preciso um bom tempo para olhar seriamente as declinações. Se para um falante nativo ou um falante de russo experiente essas variações não são um problema, para um iniciante sim e elas são uma das principais dificuldades.

Enquanto em alemão, elas são 4 (o nominativo para o sujeito, o acusativo para o COD, o dativo para o COI, o genitivo para o complemento do sujeito), elas são 6 em russo:

  • O nominativo,
  • O acusativo,
  • O genitivo
  • O dativo
  • O instrumental para responder às perguntas “por quem?, “por quê?” ou “como?”. Nós falaremos de complementos de meio,
  • O  locativo que indica um lugar ou um localização.

Em russo, as declinações mudam as terminações dos adjetivos, pronomes ou nomes com base em três critérios, que também são encontrados em língua germânica: o famoso tríptico (número, gênero e grau):

  • O grau: nominativo, acusativo, genitivo, dativo, instrumental, locação,
  • Gênero: masculino, feminino ou neutro
  • O número: singular ou plural.

Aprenda a língua russa rápido Tantas belezas o esperam na Rússia…

4ª dificuldade antes de falar em russo: gramática e conjugação

Aprender a língua russa corretamente requer o domínio da conjugação e das estruturas gramaticais.

Existem apenas duas formas possíveis para um verbo:

  • O perfectivo: descreve uma ação passada e desaparecida, uma ação futura ou uma ação que não é repetida (única),
  • O imperfeito: descreve algumas vezes uma ação presente, uma ação que é repetida ou uma ação iniciada no passado, mas ainda não acabou.

Isso parece claro o suficiente e muito menos complexo que a multiplicidade de tempos verbais e conjugação que pode ser encontrada na língua portuguesa.

No entanto, algumas dificuldades podem surgir como evidenciado por Mayu Okamoto

“Eu me lembro de quando li meu manual ilustrado cem vezes seguidas. Mas eu sempre hesitava: ele veio ou ele vinha? Qual é o significado? Onde ele está agora? Ele ficou ou já se foi? É horrível.”

Os verbos de movimento também complicam a imagem. Para traduções de equivalências do verbo “ir”, que podemos em português, francês e italiano decliná-lo infinitamente (ir ao supermercado, ir de bicicleta…), há verbos específicos em russos.

Para falar russo, seja persistente!

É preciso saber russo para trabalhar no país?

O russo está longe do alfabeto latino, então, estude. Só isso funciona realmente…

Nós nunca vamos parar de repetir, não podemos improvisar quando o assunto é aprender uma língua estrangeira. Rigor, estudos regulares e motivação são os principais ingredientes para o sucesso. Principalmente quando queremos aprender russo.

Para ganhar fluência na fala, aprender suas declinações, é preciso bastante tempo e dedicação. Não se iluda! Você pode fazer isso com a ajuda de vários métodos como tabelas inteligentes com as declinações, cursos de russo ao longo de vários dias… É importante também não ficar preso a um detalhe como o final exato de um adjetivo ou um sujeito. Lembre-se sempre de avançar em seu aprendizado.

Como sugerido pelo método de vários aplicativos de línguas, aprender um idioma exige um investimento quase diário para retomar o que foi aprendido no dia anterior e incorporar as novidades. É um trabalho de longo prazo que tem que ser repetido, dia após dia, para validar suas habilidades, aprofundar certas noções e progredir rapidamente!

Aprenda a falar o idioma da Rússia Não desanime na hora de estudar a língua russa

Em síntese:

  • Este post não quer desencorajá-lo na busca pelo aprendizado da língua de Pushkin. No entanto, é necessário alertar sobre as dificuldades que provavelmente serão encontradas antes de começar a aprender.
  • No entanto, o cenário está longe de ser catastrófico. Em muitos aspectos, a língua russa é muito mais simples que outras. Por exemplo, a conjugação de verbos. Isso significa que não é necessário usar um pronome porque as formas verbais são distintas e indiretamente implicam o dito pronome. Da mesma forma, nenhuma hesitação entre um artigo definido ou indefinido. Muitos alunos para quem a língua russa não foi a primeira língua propõem o prazer de falar essa língua. Alguns a consideram uma verdadeira obra de arte!
  • Mais do que para qualquer outra língua, não é possível aprender a falar russo corretamente se não estiver realmente motivado. Requer um objetivo de aprendizagem bem definido e uma motivação real (longa viagem à Rússia, trabalho na Rússia, ano de estudo em Moscou ou São Petersburgo…).

Finalmente, descubra como aprender a falar russo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar