Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a língua da Rússia?

De Fernanda, publicado dia 14/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Recursos didáticos para aprender russo

Longe de preconceitos relacionados com a antiga URSS, o comunismo ou as planícies de neve da Sibéria, a língua russa reina no topo das línguas eslavas em todo o seu esplendor na Europa Oriental.

Língua oficial de diferentes estados – fora do seu imenso território – como Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, o idioma é o sexto mais falado no mundo e o mais falado na Europa.

Isso explica a multiplicação de novos e-learning para aprender russo, como podcasts, vídeos online e blogs, entre outros.

A equipe Superprof, também fã desse universo russo, elaborou uma seleção dos mais variados recursos para aprender russo e está aqui para lhes contar as novidades.

Vamos descobrir juntos essas ferramentas que permitem aprender russo gratuitamente, a fim de progredir na expressão escrita e oral, como se faria em inglês, espanhol ou mandarim.

Estude a língua russa com vídeos online

Estude a língua russa com vídeos online. Aprender a língua da Rússia graças aos vídeos.

Do Netflix ao Youtube, passando pelos sites educacionais: há todo um universo russo na rede! Isso não substitui o bom e velho livro didático para aprender russo, mas ajuda a diversificar um pouco!

De fato, enquanto alguns preferem os livros de idiomas, podcasts ou aulas particulares de russo, outros acreditam na eficácia da tecnologia e consomem vídeos do Youtube como se fosse coca-cola.

Mais divertidos, interativos e atualizados diariamente, esses vídeos do Youtube para aprender russo online são um novo método para aqueles que nunca encontraram o seu lugar na sala de aula das escolas de idiomas.

Com o advento do Youtubers, tutoriais e outros vídeos similares, os canais de aprendizado online sem professores presenciais surgiram e estão experimentando um verdadeiro sucesso linguístico.

Conheça nossas indicações:

  • Território de Idiomas
  • Aprenda Russo com Ekaterina
  • RussianForFree
  • Conversational Russian
  • WikiTranslate Russo
  • Anastasía G

Nossa seleção de livros para saber falar russo

Vamos citar aqui três indicações de livros para estudar esse idioma eslavo:

O livro “Russo essencial” é uma jóia que pode ser encontrada em qualquer livraria por cerca de 44 reais.

Será que ruski soa como risco?

A expressão da svidania lhe parece assustadora? A Berlitz está aqui para ajudar!

O livro Russo Essencial é um curso interativo de autoaprendizado. Dispõe de CD de áudio para reforçar as lições do livro.

Contém 20 lições abrangentes e 4 breves seções de revisão.

  • Explicações gramaticais
  • CD de áudio com diálogos do livro, para você ouvir a língua russa como ela é realmente falada
  • Uma variedade de atividades para uma prática rápida e fácil
  • Glossário para referência

Recomendado como uma complementação de um curso de russo online, de uma aula com um professor de russo particular ou juntamente com suas aulas em uma escola de línguas, este método é fácil de seguir. Mas atenção: você vai precisar de outros recursos adicionais caso esteja estudando sozinho, como autodidata.

Você vai pagar um pouco mais por esse livro: “Fale tudo em russo!”. Escrito por Ekaterina Vólkova Américo e Gláucia Roberta Rocha Fernandes, o livro é um guia completo de comunicação em russo, que reúne 61 diálogos cotidianos.

Você vai encontrar:

  • Vocabulário Ativo,
  • Notas Culturais,
  • Banco de Vocabulário
  • Guia de Referência Gramatical.

Já “Russo para o dia a dia + CD/MP3” é uma maneira simples de se iniciar no idioma russo.

Você aprende sem esforço e sem estresse, quando e onde quiser: no carro, no trem, em casa… Ideal para memorizar as estruturas do idioma e melhorar a pronúncia. A obra é voltada tanto a brasileiros que queiram aprender o russo como a russos que queiram aprender o português.

Segundo o site da editora Martins Fontes, o livro inclui:

  • Uma breve história do idioma russo;
  • Um guia de pronúncia e fonética;
  • Mais de 100 páginas com as palavras, as frases e as expressões mais úteis e frequentes do cotidiano e seus equivalentes em português;
  • Um resumo com os aspectos mais importantes da gramática russa;
  • Um CD com todo o material auditivo em formato áudio e MP3.

Aprenda russo na web

Existem muitas opções de sites, blogs e plataformas que oferecem cursos e aulas gratuitas de russo online. No entanto, nem todas são em português. Mas se você souber o básico de inglês já está valendo. Veja nossa seleção e escolha o curso ideal para você:

Russian for Free

Esse site é todo em inglês, mas é muito rico em conteúdos para aqueles que querem estudar o russo. Dos níveis básico ao avançado, traz informações úteis como: vocabulário, textos diversos, gramática, verbos e expressões em forma de vídeos, cartoons e músicas, o que torna sua metodologia ainda mais interativa e divertida. Você também vai encontrar materiais diversificados no idioma russo: diálogos, exercícios de vocabulário e gramática, podcasts.

A plataforma tem uma navegação bastante simples e se tornou um dos recursos gratuitos de língua russa online mais populares para alunos iniciantes e intermediários.

Busuu

O Busuu é uma das plataformas mais utilizadas por quem deseja aprender um novo idioma. O site oferece, ao todo, conteúdos para o aprendizado de 12 idiomas, sendo o russo um deles. Além de exercícios, vídeos e apresentações, um dos maiores diferenciais da plataforma é que ela pode ser utilizada nos smartphones, por meio dos sistemas Android e iOS.

No plano básico, o gratuito, são propostos “mapas de apoio visual”, bem como correções por um falante nativo.

Internet Polyglot

Gratuito, o site também é disponível em português, e traz vários exercícios e jogos para que os estudantes possam assimilar o conteúdo de maneira lúdica e interativa. Além disso, para que os cursos possam ser realizados em qualquer lugar, é possível acessar o Internet Polyglot graças ao seu aplicativo, disponível para Android e iOS. A plataforma também oferece diversos conteúdos em outros idiomas, como italiano, francês e alemão.

Descubra como aprender a língua de Tolstoi com os podcasts

Onde estudar russo? Um novo mundo a ser explorado: ao ouvir os podcasts em russo, você vai descobrir uma nova cultura e um novo modo de pensar. Além de aprimorar o conhecimento que você possui do idioma, é claro!

Este recurso pedagógico prova ser muito útil para melhorar seu nível de russo.

Na verdade, por meio da escuta regular da língua russa, o cérebro se familiariza com as entonações, a pronúncia e a estrutura das sentenças. Então, graças a um processo natural, começamos a pensar, sonhar ou até mesmo falar em russo sem necessariamente ter feito um curso em uma escola de idiomas.

Sem hesitar, esta é uma das formas mais relevantes de aprender russo, sobretudo para aprimorar:

  • Sua compreensão oral.
  • Sua pronúncia, familiarizando seus ouvidos com os diferentes sotaques que compõem este grande país que é a Rússia, mas também com os sotaques dos países cujo russo é a língua oficial, como Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão.
  • Enriqueça seu vocabulário com novas palavras russas, expressões idiomáticas, até mesmo gírias e discurso familiar, regional e típico.
  • Revisão de seus cursos de russo on-line para dominar o idioma sem se sentir obrigado a estudar. Você vai assimilar ainda mais cultura linguística eslava mas também a história da Rússia e dos países da Europa Oriental.

Os dicionários para traduzir a língua de Tolstoi

Procurar uma palavra é bom, retê-la é melhor ainda. Não faz sentido olhar para o dicionário de forma aleatória, dizendo que você vai se lembrar das palavras de cor após algum tempo. A melhor maneira de aprender a usar uma palavra é, claro, usando-a imediatamente.

O cérebro retém melhor a informação quando precisa dela em algum momento. Para ser eficaz, mantenha o dicionário ao seu lado quando estiver escrevendo ou lendo textos em russo. Quando você precisar escrever uma palavra ou entendê-la, basta procurar em seu dicionário.

O fato de empregar a palavra em seu contexto facilita o aprendizado. Você se lembrará da palavra aprendida mais tarde.

Você também pode pensar em fazer cartões de vocabulário com as palavras em russo que encontrou durante a leitura. Divida-os em uma lista de dez palavras e depois as releia semanalmente.

Isso pode parecer um chato a princípio, mas a técnica ajuda você a falar russo muito mais rápido.

Ao procurar uma palavra, preste atenção à sua definição. Isso pode mudar dependendo do contexto em que você a usa. Nós tendemos a pensar que as palavras são usadas da mesma maneira que em português. Isto infelizmente não é o caso.

Preste muita atenção a todas as variações de cada palavra.

Preste também atenção à ortografia da palavra. Em russo, é preciso estar familiarizado com o alfabeto cirílico. Dê maior atenção a como escrever as palavras. Você pode copiá-las várias vezes e construir frases para ter certeza de que entendeu o significado.

Veja nossa seleção de dicionários português-russo aqui.

Estude russo com os apps

Aprender russo online é uma boa alternativa para estudantes ou para aqueles com orçamentos apertados, que buscam novos desafios.

Confira os 7 melhores apps de Português-Russo para smartphones:

  • Busuu
  • Babbel
  • Fale russo com MosaLingua
  • Mondly
  • FunEasyLearn
  • Nemo Russo
  • Learn & Play

A tradução de russo-português na Internet

diversidade da cultura russa As famosas matrioskas representam maternidade, fertilidade e amor.

Além de fazer um curso de russo com um professor para aprender mais sobre a cultura russa, antes de embarcar em uma boa tradução do idioma, há alguns passos a seguir.

  • Leia várias vezes o texto em seu idioma de origem. Mesmo que você não entenda tudo, é uma boa maneira de entender a ideia geral,
  • Use o método do funil: do mais amplo ao mais preciso. Comece fazendo uma pré-tradução guardando o tom geral do texto e, em seguida, faça um ajuste refinado à medida que você lê
  • Marque ou destaque expressões desconhecidas. Depois, com o contexto, você pode passar a entendê-las melhor,
  • Evite os anacronismos,
  • Use um dicionário online para as palavras mais difíceis, se você realmente não entende o significado,
  • Leia e releia atentamente sua tradução para identificar os erros de conjugação, gramática e sintaxe ao longo de todo o texto.

Um tradutor automático pode realmente ajudá-lo a princípio. Mas para treinar e progredir, nada melhor do que estudar sozinho com o menor uso possível dessas ferramentas online.

Descubra também os nossos cursos de russo online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar