Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Idioma da Rússia: descubra os melhores dicionários!

De Fernanda, publicado dia 13/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Os dicionários para traduzir a língua de Tolstoi

Aprender uma língua em um piscar de olhos seria um sonho…

Um ensino de qualidade e digno dessa bela língua eslava requer alguns recursos, tanto físicos (obras de qualidade) quanto imateriais (como a instalação de um teclado cirílico virtual…).

Entre os recursos essenciais para uma progressão na linguagem de Gogol, o dicionário é certamente um deles. Ele pode ser português-russo ou o contrário, russo-português.

Se os turistas brasileiros não têm tanta dificuldade em compreender a essência do que os espanhóis e os italianos têm a lhes dizer, o mesmo não se pode dizer do russo, uma língua eslava cuja base lexical é claramente diferente da base latina!

Podemos perceber essa grande lacuna até mesmo quando se trata do alfabeto russo: o conhecimento dos caracteres(e especialmente a ordem das letras cirílicas na sua pesquisa lexical) é necessário para o bom uso da maioria dos dicionários português-russo.

Vamos então conhecer nossas melhores indicações para você mergulhar nesse mundo fantástico da tradução?

Por que ter um dicionário português-russo?

Quando você começa a aprender uma língua estrangeira como a russa, você tem, a princípio, um vocabulário muito limitado, que vai se expandindo gradualmente, aos longo de suas aulas de russo.

Onde estudar russo? As opiniões e as preferências divergem muito nos dicionários bilingues: seja no quesito qualidade, seja no formato. Aprenda uma língua viva | A escolha do dicionário: um verdadeiro enigma! |

Por um bom tempo você vai se deparar com muitas palavras que vêm à mente em português e que gostaria de saber em russo.

Daí a utilidade de um dicionário: ele ajuda na menor necessidade, tanto escrita quanto oral, mesmo que às vezes possa dar um pouco de preguiça de utilizá-lo.

Para desfrutar plenamente da sua utilidade e economizar tempo na hora de procurar o que deseja, nada melhor do que manter, em paralelo, um “caderninho” no qual você pode anotar o vocabulário aprendido diariamente e revisar regularmente.

É assim que progredimos: estudando – é o único segredo da linguística!

Outro uso comum do dicionário português-russo diz respeito a um exercício escrito, que pode ser feito simplesmente por prazer, por estudo ou por motivos profissionais: a tradução.

Mesmo os tradutores juramentados precisam de um: quem não tem um branco ou uma falha de memória uma vez ou outra?

Além disso, esse dicionário pode ajudá-lo na verificação da ortografia correta de um substantivo ou na busca de um sinônimo para evitar a repetição de um determinado termo.

Essas mesmas características são válidas na outra direção, do russo para o português, no caso de um dicionário linguístico “duplo”.

Quando você assiste a um vídeo em russo, anote o vocabulário que você não conhece.

As qualidades de um bom dicionário português-russo

Gosta de podcasts? Experimente acessar os melhores podcasts em russo!

Não espere que uma obra deste tipo reúna, tanto em português quanto em russo, o léxico completo de uma língua: sempre há palavras extremamente especializadas ou obsoletas que não foram incluídas.

No entanto, o seu dicionário deve ser o mais completo possível, por ser genérico e não dedicado a um tema específico.

Como viajar para a Rússia? Para se comunicar por escrito na web em russo, nada melhor que um dicionário digital bilíngue!

Um bom dicionário russo não deve usar nenhuma transliteração. Não há nada mais complicado do que isso, porque ele vai acabar frustrando aqueles que gostariam de confiar ou usá-lo de maneira recorrente.

Isso significa que as traduções das palavras em português devem ser escritas em cirílico, e por isso você deve conhecer e dominar o moderno alfabeto russo, com suas 33 letras.

Vários títulos têm por esta razão, na introdução ou no final do livro, folhas de ajuda que podem resumir o alfabeto cirílico ou alguns outros pontos linguísticos específicos da língua de destino.

Da mesma forma, para facilidade de uso, não hesite em escolher um dicionário português-russo que dê o equivalente fonético das palavras russas (talvez com a tabela do sistema de notação fonética, se você ainda não sabe, sendo o ideal – para o estudo de qualquer idioma – aprendê-lo de cor).

Este é um dos livros essenciais para aprender russo.

Os melhores dicionários do português para o russo

Os gostos e as cores variam de acordo com os indivíduos e os professores…

Hoje em dia existe uma grande variedade de dicionários disponíveis no mercado brasileiro. Tudo vai depender do seu objetivo: tradução literária? tradução jornalística? textos genéricos da internet? dicionário prático para uma viagem?

Vejam aqui algumas indicações:

Os clássicos nas livrarias

Nossa primeira indicação é o clássico Dicionário Português-Russo, organizado por N. Voinova, S. Starets, V. Verkhucha e A Zditovetski. Este dicionário destina-se aos falantes de língua portuguesa interessados em aprender a língua russa, oferecendo um conjunto de 46 mil vocábulos e incluindo, por outro lado, algumas expressões típicas da língua portuguesa, uma lista de nomes geográficos e uma pequena gramática, da autoria de A. Zalizniak, o que possibilita a conciliação entre o estudo das regras linguísticas básicas e respectiva aplicação prática.

Aconselhamos também o Dicionário Português Russo de Tanira Castro para aqueles que vão carregar seu livro na mochila. Ele contém 5.220 verbetes, com indicações sobre os significados em russo de cada verbete português, esclarecendo a sua aplicação na sentença, por meio de citações e exemplos, ajudando o aluno a desenvolver sua capacidade de se expressar em russo. Traz a classificação gramatical, e seu equivalente em russo, com exemplos de maior utilização acompanhados da versão em russo.

Para aprender russo, que tal acessar os sites de e-learning?

Tradutores on-line

Além de poder comparar e comprar o seu dicionário de papel, na Internet você também se beneficia de dicionários multilíngues gratuitos ou pagos.

O mais prático e simples tradutor russo português é sem dúvida o Google Tradutor. Com design arejado, simplicidade no uso e clareza, mas também e acima de tudo, a melhor pontuação em termos de tradução.

Sem ser um tradutor profissional, o Google Tradutor conta com um banco de dados colossal e cruza milhares de traduções para oferecer o melhor.

Além disso, o Google Tradutor convida você a dar feedback para melhorar constantemente. A ferramenta também é participativa e progride com a intervenção de usuários da Internet.

Vários recursos são bastante úteis, especialmente se você pretende viajar para a Rússia, por exemplo:

  • A tradução de uma foto / imagem: basta selecionar o idioma em que você deseja traduzir o texto, destacar este texto e o Google cuida do resto,
  • Faça o download e use o aplicativo Google Tradutor para fazer uma tradução off-line instantânea
  • Pratique a pronúncia com a inteligência vocal da ferramenta.

Bem, agora se você estiver procurando por um tradutor mais especializado, recomendamos três:

  •  o Lingvo, da Abby (online)
  • o Multilex, da Paragon Software (para download)
  • Dic Academic (russo-russo)

Que tal usar os aplicativos para complementar seu curso de russo?

Como usar um dicionário de maneira eficaz?

Procurar uma palavra é bom, retê-la é melhor ainda. Não faz sentido olhar para o dicionário de forma aleatória, dizendo que você vai se lembrar das palavras de cor após algum tempo. A melhor maneira de aprender a usar uma palavra é, claro, usando-a imediatamente.

O cérebro retém melhor a informação quando precisa dela em algum momento. Para ser eficaz, mantenha o dicionário ao seu lado quando estiver escrevendo ou lendo textos em russo. Quando você precisar escrever uma palavra ou entendê-la, basta procurar em seu dicionário.

O fato de empregar a palavra em seu contexto facilita o aprendizado. Você se lembrará da palavra aprendida mais tarde.

Você também pode pensar em fazer cartões de vocabulário com as palavras em russo que encontrou durante a leitura. Divida-os em uma lista de dez palavras e depois as releia semanalmente.

Isso pode parecer um chato a princípio, mas a técnica ajuda você a falar russo muito mais rápido.

Ao procurar uma palavra, preste atenção à sua definição. Isso pode mudar dependendo do contexto em que você a usa. Nós tendemos a pensar que as palavras são usadas da mesma maneira que em português. Isto infelizmente não é o caso.

Preste muita atenção a todas as variações de cada palavra.

Onde aprender russo? Para aprender russo é preciso dedicação! Lembre-se de anotar suas dúvidas e o que aprendeu durante a semana.

Preste também atenção à ortografia da palavra. Em russo, é preciso estar familiarizado com o alfabeto cirílico. Dê maior atenção a como escrever as palavras. Você pode copiá-las várias vezes e construir frases para ter certeza de que entendeu o significado.

Em suma:

  • Para verificar a ortografia de uma palavra, sua definição, sua tradução ou seu uso, o dicionário é uma ferramenta quase indispensável no aprendizado de uma língua estrangeira.
  • Um bom dicionário deve ser, acima de tudo, completo, mas também deve ser escrito com o alfabeto cirílico e não apenas com a transcrição em português. Isso é importante para sua memória visual.
  • Para acompanhar o seu dicionário, pense em adquirir um livro didático de russo. É assim que você entende como as palavras do vocabulário funcionam e como inseri-las em uma frase.
  • Os smartphones também podem ser usados ​​como dicionário. Muitos aplicativos permitem que você aprenda a definição e a ortografia de uma palavra. Um pequeno dicionário de bolso, a maioria deles trabalha offline.
  • Para encontrar o seu dicionário, você pode recorrer à internet. Também pergunte a amigos ao seu redor. Os novos são às vezes muito caros, mas também mais modernos.
  • Aprender de cor palavras no dicionário não é suficiente. É necessário praticar fazendo exercícios para ter certeza de que o dicionário é eficaz para aprender a língua.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar