Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a falar russo com o melhor tradutor online?

De Fernanda, publicado dia 06/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Descubra as ferramentas de tradução de russo-português na Internet

Traduzir um texto do russo para o português com um tradutor juramentado custa em média 60 reais a lauda (1.000 caracteres sem espaços)… Valores não muito acessíveis, ainda mais se você precisa traduzir um texto simples.

Então, por que não aprender a traduzir sozinho?

Um serviço de tradução certamente será melhor, mas com um pouco de trabalho e ajuda de um software de tradução, você pode se tornar um ás da tradução russo-português. Mais um recurso para aprender russo.

Aqui está uma comparação de diferentes tradutores online e dicas para traduzir como um profissional.

Como escolher o melhor tradutor russo-português online?

Os tradutores online melhoraram significativamente nos últimos anos. E se os professores de línguas desaconselham ou proíbem seu uso, é porque você precisa tomar um certo cuidado com a tradução automática em geral.

Traduzir um texto obviamente requer algum conhecimento da linguagem. Assim, não aconselhamos que você tente traduzir um texto do português para o russo sem ter nenhum conhecimento do idioma. O resultado pode ser trágico.

A qualidade dos tradutores online vai do básico ao complexo. Alguns se contentam simplesmente em traduzir palavra por palavra, dando origem a sentenças de sintaxe duvidosa, enquanto outros fazem uma análise global do texto.

Para eleger o melhor tradutor online, considere dois critérios:

  • A facilidade de uso: claro, sem publicidade e rápido.
  • A qualidade da tradução: tendo em conta a ortografia, expressões idiomáticas, sintaxe, verbos, nomes próprios, etc.

A maioria das ferramentas online têm uma pontuação honrosa de 50 a 60% da tradução bem-sucedida de textos enviados, mas é a Tradução do Google que leva todo o mérito com 80%.

No entanto, apesar de esses tradutores fazerem o grosso do trabalho, eles não substituem o olhar humano, que corrige os erros e retoca as frases às vezes um pouco truncadas.

Que tal assistir aos vídeos russos para progredir no vocabulário?

Tradução do Google: o primeiro em todos os rankings

Onde aprender russo? Quanto custa uma tradução do russo? | O alfabeto cirílico complica a tradução para um aluno brasileiro.

O melhor tradutor russo português é sem dúvida o Google Tradutor. Com design arejado, simplicidade no uso e clareza, mas também e acima de tudo, a melhor pontuação em termos de tradução.

Sem ser um tradutor profissional, o Google Tradutor conta com um banco de dados colossal e cruza milhares de traduções para oferecer o melhor.

Além disso, o Google Tradutor convida você a dar feedback para melhorar constantemente. A ferramenta também é participativa e progride com a intervenção de usuários da Internet.

Vários recursos são bastante úteis, especialmente se você pretende viajar para a Rússia, por exemplo:

  • A tradução de uma foto / imagem: basta selecionar o idioma em que você deseja traduzir o texto, destacar este texto e o Google cuida do resto,
  • Faça o download e use o aplicativo Google Tradutor para fazer uma tradução off-line instantânea
  • Pratique a pronúncia com a inteligência vocal da ferramenta.

Além disso, ele é integrado diretamente ao navegador Google Chrome, permitindo a conversão de websites em seu idioma de origem, se necessário.

Não se esqueça de ler livros em russo para aprender vocabulário.

Reverso, o melhor no quesito expressões idiomáticas

Onde aprender russo? Para traduzir em russo, é também preciso conhecer as expressões idiomáticas!

O Reverso também tem características muito boas e excede o Google Tradutor em termos de tradução de expressões idiomáticas. Infelizmente para o recurso de contexto (expressões idiomáticas), ele está disponível apenas em inglês / russo. Mas se você já conhece o básico de inglês, já é viável. Você também pode usá-lo para traduzir do inglês para o português.

Por outro lado, o design do site não é lá essas coisas: além parecer ainda estar nos anos 90, há sempre publicidade, que ocupa grande parte da janela do navegador. Mas a tradução é boa e especialmente gratuita, ao contrário de uma agência de tradução.

O site também é colaborativo. Cada usuário pode deixar sua opinião sobre a tradução de um texto, bom ou ruim, e pode adicionar palavras do vocabulário.

Reverso também é dicionário, corretor ortográfico, verificador de conjugação e verificador gramatical russo. Isso evita erros comumente feitos por tradutores iniciantes.

Além disso, se existem várias possibilidades na sua tradução, o Reverso lhe mostra a melhor de acordo com o contexto. Muitos sites permitem que você aprenda russo. Um recuso ótimo para seus cursos de russo!

Tradutor russo-português Babylon: tradução em uma área especializada

O Babylon ajuda a aprender russo e, em particular, a enriquecer seu vocabulário e seu conhecimento de palavras de acordo com o contexto. Assim, a ferramenta oferece uma tradução livre de termos específicos relacionados a áreas específicas:

  • Tradução técnica,
  • Tradução jurídica,
  • Tradução médica,
  • Tradução de marketing,
  • Tradução comercial de documentos técnicos, etc.

O tradutor online Babylon é eficiente, pois leva em conta o contexto do texto submetido à tradução.

Podcasts em russo podem enriquecer o seu conhecimento da língua.

Os dicionários online

Onde aprender russo? Você encontra muitos teclados russos disponíveis online.

A tradução automática com tradutores online da língua de Dostoiévski ainda apresenta algumas falhas. A presença humana é indispensável e, para traduzir um texto russo, não basta conhecer o alfabeto russo e fazer uma tradução literal.

Um dicionário russo português é fortemente recomendado quando se está praticando a arte da tradução, seja para uma viagem a São Petersburgo, para escolher a profissão de intérprete russo em São Paulo ou simplesmente durante suas aulas de russo.

O Google Tradutor, o Reverso e o Babylon podem fornecer alguns elementos corretos nos idiomas eslavos, mas eles não substituem a qualidade e a integridade de um dicionário.

Vamos avaliar os dicionários online, para continuar no domínio da web. A primeira vantagem, aliás, é que eles ocupam muito menos espaço que um dicionário em sua versão física!

O melhor da categoria, seja em tradução para o inglês, espanhol, português, francês ou alemão, é sem dúvida o WordReference. Está disponível apenas em russo – inglês – russo.

Nenhuma tradução para o português, mas se você já conhece o básico de inglês ele já é viável. Na pior das hipóteses, você também pode usá-lo para traduzir do inglês para o português.

Sua principal vantagem é a boa tradução de contexto. Assim, se uma palavra tiver múltiplos significados, você irá visualizar as expressões baseadas em contexto e, às vezes, expressões nas quais a palavra pode ser usada.

Se você ainda achar que não encontrou a boa tradução (isso pode acontecer), um fórum também está disponível para tirar suas dúvidas.

Para uma tradução palavra por palavra do russo para o português, consulte dict.com. Aqui, novamente, a tradução da palavra é detalhada de acordo com seu uso em diferentes contextos. Como no exemplo abaixo, a palavra russa “beber” também significa “serra”.

Um dicionário português-russo é indispensável!

Onde estudar russo? Como se diz beber em russo? | Uma tradução online gratuita sempre requer revisão humana.

6 passos para fazer uma boa tradução russo-português

Além de fazer um curso de russo com um professor para aprender mais sobre a cultura russa, antes de embarcar em uma boa tradução do idioma, há alguns passos a seguir.

  • Leia várias vezes o texto em seu idioma de origem. Mesmo que você não entenda tudo, é uma boa maneira de entender a ideia geral,
  • Use o método do funil: do mais amplo ao mais preciso. Comece fazendo uma pré-tradução guardando o tom geral do texto e, em seguida, faça um ajuste refinado à medida que você lê
  • Marque ou destaque expressões desconhecidas. Depois, com o contexto, você pode passar a entendê-las melhor,
  • Evite os anacronismos,
  • Use um dicionário online para as palavras mais difíceis, se você realmente não entende o significado,
  • Leia e releia atentamente sua tradução para identificar os erros de conjugação, gramática e sintaxe ao longo de todo o texto.

Um tradutor automático pode realmente ajudá-lo a princípio. Mas para treinar e progredir, nada melhor do que estudar sozinho com o menor uso possível dessas ferramentas online.

Descubra também os nossos cursos de russo online!

Tradução Russo-Português: erros a evitar!

Onde traduzir russo? A revisão é indispensável para qualquer boa tradução em russo. | Em uma tradução juramentada, nada supera o olhar humano.

Editar um texto em russo tem as suas dificuldades particulares. Aqui estão as armadilhas a evitar:

  • Fazer palavra por palavra: isso é evidente, a língua russa é complexa e tem suas próprias expressões, que não serão traduzidas corretamente se você fizer palavra por palavra da sua própria língua,
  • Traduzir a mais ou a menos: o texto em português não deve dizer mais ou menos do que o texto original. Você tem que ser fiel ao texto original. Uma tradução literária deve produzir uma linguagem em tom mais culto do que uma tradução de um artigo de jornal, por exemplo,
  • Frases sem pé nem cabeça: isso é mais comum do que se possa imaginar. Às vezes você está imerso na tradução e deixa passar uma frase ou expressão sem nenhum sentido, que não significa absolutamente nada. Releia sempre para evitar esse erro.
  • Evitar os falsos amigos: isto é, confundir uma palavra com outra.
  • Fazer uma má interpretação: traduzir o oposto do verdadeiro significado da palavra. Isso pode ser muito chato em um contexto jurídico ou médico, por exemplo,
  • Omitir: esquecer toda ou parte de uma frase. Isso pode mudar radicalmente o significado do texto,
  • Erros de ortografia, de tempo ou de sintaxe.

Para progredir mais rápido em russo, que tal utilizar os aplicativos para smartphones?

Em síntese:

  • A tradução do Google e Reverso são ferramentas muito boas para traduzir do russo para o português.
  • Mas nada substituirá a revisão humana para garantir a qualidade de uma tradução.
  • Com a ajuda de um dicionário russo-português, é possível, com algum conhecimento da língua, obter uma tradução quase profissional. Desde que você não cometa algumas falhas citadas acima.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar