Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender russo sozinho na internet?

De Fernanda, publicado dia 11/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Aprenda russo na web

Falar russo é fazer parte de uma grande tradição e ganhar uma bagagem cultural que não para de crescer.

Na literatura, com os seus escritores lendários como Tolstoi, Dostoievski, Chekhov; no cinema, com seus inesquecíveis e memoráveis diretores como Eisenstein, Tarkovsky e Mikhalkov; e na música, com compositores abençoados como Tchaikovsky, Stravinsky, Shostakovich…

Bom, e fora das artes?

Você sabia que o russo é um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU)? Mas bem, não é só por isso que você pode estudar o idioma! Aprender russo também é muito útil para o turismo (o país reune locais maravilhosos e tem uma história riquíssima). Além disso, muitas universidades da Rússia oferecem bolsas de estudo para alunos brasileiros que desejam fazer parte da sua graduação ou do seu mestrado no país.

No entanto, para partir numa aventura como essa, o mínimo que se exige é falar o idioma do país!

Você acha aprender russo difícil? 

Pois bem, hoje em dia, existem diversas opções para aprender um idioma: de professores particulares ao intercâmbio linguístico! Mas neste artigo vamos destacar as opções de cursos na Internet. Confira!

Sites para aprender russo

Como aprender russo? Aprender o alfabeto cirílico com todos os seus sons é a melhor maneira de começar a aprender o idioma russo!

Existem muitas opções de sites, blogs e plataformas que oferecem cursos e aulas gratuitas de russo online. No entanto, nem todas são em português. Mas se você souber o básico de inglês já está valendo. Veja nossa seleção e escolha o curso ideal para você:

Russian for Free

Esse site é todo em inglês, mas é muito rico em conteúdos para aqueles que querem estudar o russo. Dos níveis básico ao avançado, traz informações úteis como: vocabulário, textos diversos, gramática, verbos e expressões em forma de vídeos, cartoons e músicas, o que torna sua metodologia ainda mais interativa e divertida. Você também vai encontrar materiais diversificados no idioma russo: diálogos, exercícios de vocabulário e gramática, podcasts.

A plataforma tem uma navegação bastante simples e se tornou um dos recursos gratuitos de língua russa online mais populares para alunos iniciantes e intermediários.

Aulas de Russo Grátis

O site é administrado pela professora nativa Olga e traz exercícios em vídeo que contemplam do alfabeto à expressões mais cotidianas e difíceis. Alguns dos temas abordados nas lições:

  • Letras e sons do alfabeto russo
  • Vogais russas: letras e sons
  • Consoantes russas: surdas e sonoras, brandas e duras
  • Nomes russos mais comuns
  • Sílabas tónicas
  • Uso de transliteração ou transcrição
  • Curiosidades sobre alfabeto russo
  • Palavras russas para você adivinhar
  • Frases de sobrevivência em russo
  • Membros da família
  • Verifique seu desempenho na leitura
  • Substantivos russos – breve introdução
  • Gêneros de substantivos russos

Também pense em vídeos para aprender russo.

Busuu

O Busuu é uma das plataformas mais utilizadas por quem deseja aprender um novo idioma. O site oferece, ao todo, conteúdos para o aprendizado de 12 idiomas, sendo o russo um deles. Além de exercícios, vídeos e apresentações, um dos maiores diferenciais da plataforma é que ela pode ser utilizada nos smartphones, por meio dos sistemas Android e iOS.

Disponível nos formatos Free e Premium, sendo este último pago, mas oferece muitos mais recursos como:

  • Testes oficiais e certificados,
  • Modos off-line para aplicativos de dispositivos móveis
  • Exercícios de gramática
  • E acesso ilimitado a todos os outros cursos de idiomas online.

Tantos recursos podem contribuir ainda mais para a eficiência da sua aula de russo online! Há planos a partir de  R$ 9,99 por mês se você fizer uma assinatura anual.

No plano básico, o gratuito, são propostos “mapas de apoio visual”, bem como correções por um falante nativo.

Internet Polyglot

Gratuito, o site também é disponível em português, e traz vários exercícios e jogos para que os estudantes possam assimilar o conteúdo de maneira lúdica e interativa. Além disso, para que os cursos possam ser realizados em qualquer lugar, é possível acessar o Internet Polyglot graças ao seu aplicativo, disponível para Android e iOS. A plataforma também oferece diversos conteúdos em outros idiomas, como italiano, francês e alemão.

Onde estudar russo? Imagine ter fluência em russo em seu currículo? Isso pode abrir muitas portas: um emprego na Rússia, um intercâmbio linguístico, uma viagem inesquecível, novos amigos pelo mundo eslavo…

Memrise

Há diversos cursos das mais variadas áreas, todos criados por especialistas. Eles são separados por categoria para facilitar que os usuários os encontrem. Há a possibilidade de adicionar amigos e interagir, fazendo cursos juntos, recomendando e até pedindo ajuda.

Lá você encontra também os sotaques de cada região, opções de conversação e dicas importantes. Conta com mais de 20 mil vídeos de nativos em diversos idiomas e os novos chatbots.

Como a maioria dos sites e aplicativos, há a versão gratuita e a versão PRO, que é paga e inclui recursos adicionais, como:

  • Revisão de Palavras Difíceis
  • Jogo de Revisão Rápida
  • Habilidades de Escuta
  • Modo em Vídeo
  • Estatísticas de Aprendizagem

Quer conhecer os dicionários de russo?

Um site para praticar a sua pronúncia em russo

Considerada como uma das maiores plataformas de pronúncias do mundo, é ideal para quem deseja aprimorar sua comunicação, expressão oral e se tornar um verdadeiro bilíngue, com uma pronúncia de dar inveja! Além disso, o site é colaborativo, isso é: você pode ajudar outros usuários ao gravar pronúncias do seu próprio idioma. Oferece diferentes línguas como russo, tártaro (língua falada por mais de 5 milhões de pessoas na República do Tartaristão, na Rússia). São mais de 300 mil pessoas cadastradas e ainda é possível saber quantos usuários estão online.

Você pode usar todos os recursos se registrando gratuitamente.

Confira algumas vantagens do site Forvo:

  • Escolha seu idioma principal e pronuncie mais rápido
  • Avalie e discuta as pronúncias das pessoas
  • Acompanhe suas palavras adicionadas e pronunciadas
  • Baixe as pronúncias em áudio mp3

Redes sociais para o estudo gratuito de língua russa

Uma dica para aqueles que preferem aprender também pelas redes sociais: procure a página oficial do site ou do blog que ensina russo no Facebook (ou então na rede social russa VKontakte). A maioria dos cursos acima mencionados possuem uma página forte e cheia de dicas linguísticas e culturais importantes que vão desfilar diariamente em sua timeline. Além disso, algumas páginas oferecem recursos adicionais e um conteúdo diferente dos materiais apresentados em seus sites ou blogs.

Essas dicas foram selecionadas pela escola de russo online Russificate:

Página no Facebook do Russificate

Diariamente publica em sua página materiais diversos sobre gramática e vocabulário da língua russa para alunos de todos os níveis, além de materiais sobre estudos regionais e cultura russa. Os leitores resolvem com entusiasmo os problemas propostos pela autora, professora de russo como língua estrangeira, e a autora, por sua vez, checa suas respostas. Assim, o processo de ensino se torna bastante ativo. A página ganhou o segundo lugar no concurso de recursos linguísticos do Facebook organizado pela empresa Babylon Languages.

Я люблю русский язык

Página com uma enorme quantidade de materiais publicados diariamente, orientada para alunos de todos os níveis de russo. O material é apresentado de forma divertida e fornece ótimas e memoráveis ilustrações. Ultimamente a página tem postado também vídeos. Também é possível acessar a página na rede social VKontakte.

Английский язык для всех

Apesar de a página ter como objetivo o ensino de língua inglesa, também pode ser usada como uma fonte gratuita para o estudo de língua russa. O que acontece é que nesta página são publicadas diariamente listas de vocabulário e expressões de diferentes tópicos lexicais, que vão desde os cumprimentos até os sinais de trânsito. Esse vocabulário você não encontra nos livros didáticos de língua russa, por isso, por favor, tome nota! Sem dúvida, é uma página que beneficiará alunos de todos os níveis.

Russian Link

Os autores da página propõem diariamente a seus leitores exercícios divertidos e materiais de língua russa para alunos de diferentes níveis. Vale a visita!

Aulas particulares de russo online

Onde encontrar um professor de russo? Que tal contratar um professor particular nativo? Fazer aulas de russo via skype pode ser a solução ideal para você que não tem disponibilidade na sua agenda!

Com o advento das tecnologias digitais, agora é fácil aprender russo online por meio de aulas particulares. A metodologia do e-learning, que não existia no passado, permite que os estudantes pratiquem a conversação com cursos de russo a distância, revisem seus estudos ou preparem uma viagem para a Europa Oriental com um nativo da Rússia.

Seja por videoconferência, pelo Skype ou por outra ferramenta de aprendizado com webcam, o aluno pode aprender essa língua considerada difícil e ultrapassar fronteiras.

Na plataforma Superprof, já existem centenas de professores. Esses profissionais são, em sua maioria, experientes e possuem formação sólida e de qualidade.

Para os aprendizes que sonham em se tornar bilíngues rapidamente, esta é a ferramenta ideal, com cursos que variam de 40 a 100 reais, incluindo cursos universitários e preparação para exames russos.

Faça uma pesquisa pelos perfis disponíveis na plataforma para ter uma ideia do tipo de pedagogia proposta e, em caso de dúvida, confie nas avaliações deixadas pelos alunos anteriores.

Anna, Tatiana ou Konstantin podem ser o segredo do sucesso para um russo fluente, melhorar seu vocabulário e ter uma escrita perfeita. Amigos linguistas para seus teclados cirílicos!

Que tal conhecer os tradutores de russo online para aprender vocabulário?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar