Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores livros para aprender russo

De Fernanda, publicado dia 12/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Nossa seleção de livros para saber falar russo

Entre todos os recursos que podem ser encontrados para aprender russo, como podcasts, websites e ultimamente aplicativos de smartphones, podemos citar um que, apesar de tradicional, ainda é eficaz: os livros!

Menos interativo do que uma aula particular por Skype, os livros contêm metodologias de ensino do russo que foram aplicados por décadas a um grande número de estudantes estrangeiros.

Outra forma excelente de mergulhar na cultura e história do país, tanto para estudantes de nível iniciante quanto para os mais avançados, é conhecendo a literatura russa. Renomada no mundo todo, esse patrimônio artístico russo é riquíssimo em vários aspectos.

Pois bem: ajeite seu sofá, pegue seu livro e fique à vontade! Essa viagem chamada leitura vai começar!

Russo essencial

Estudar russo sozinho é possível? Como os livros podem ajudá-lo no seu aprendizado do russo?

O livro “Russo essencial” é uma jóia que pode ser encontrada em qualquer livraria por cerca de 44 reais.

Série Essencial de idiomas, editada no Brasil pela Martins Fontes – selo Martins, traz para o estudante básico a oportunidade de desenvolver habilidades em um novo idioma. Seguindo um plano de atividades que aproxima o falante da língua do dia a dia, é possível determinar seu próprio ritmo para estudar espanhol, italiano ou russo.

Cada livro acompanha um CD que permite que o leitor escute as sentenças e diálogos em sua pronúncia original e, assim, desenvolva o aprendizado com mais precisão e dinamismo. Para maior comodidade o CD de áudio é compatível com IPod e MP3.

O estudante também dispõe de um glossário de termos e de um guia fonético para aperfeiçoar ainda mais as suas investigações.

O site da editora Martins Fontes informa mais o que o livro pode oferecer:

Será que ruski soa como risco?

A expressão da svidania lhe parece assustadora? A Berlitz está aqui para ajudar!

O livro Russo Essencial é um curso interativo de autoaprendizado. Dispõe de CD de áudio para reforçar as lições do livro.

Contém 20 lições abrangentes e 4 breves seções de revisão.

  • Explicações gramaticais
  • CD de áudio com diálogos do livro, para você ouvir a língua russa como ela é realmente falada
  • Uma variedade de atividades para uma prática rápida e fácil
  • Glossário para referência

Recomendado como uma complementação de um curso de russo online, de uma aula com um professor de russo particular ou juntamente com suas aulas em uma escola de línguas, este método é fácil de seguir. Mas atenção: você vai precisar de outros recursos adicionais caso esteja estudando sozinho, como autodidata.

Para aprender a língua com um professor, descubra também as opções de aulas de russo em São Paulo ou em outro lugar no Brasil. Também reforce seus estudos com vídeos de russo online.

Fale tudo em russo!

Você vai pagar um pouco mais por esse livro: se fizer uma rápida pesquisa no Google, vai encontrar valores que variam de 64 a 86 reais pela obra. No entanto, podemos dizer que há muito conteúdo e ele atende às expectativas dos compradores.

Escrito por Ekaterina Vólkova Américo e Gláucia Roberta Rocha Fernandes, o livro é um guia completo de comunicação em russo, que reúne 61 diálogos cotidianos.

Você vai encontrar:

  • Vocabulário Ativo,
  • Notas Culturais,
  • Banco de Vocabulário
  • Guia de Referência Gramatical.

Para quem quer se comunicar em russo no dia a dia, reuniões de negócios, eventos sociais, entrevistas e muitas outras situações. Inclui CD com 61 diálogos situacionais.

Com o objetivo de enriquecer a aprendizagem da língua, esta obra poderá lhe oferecer

  • Descoberta de um pouco da cultura russa. Um aspecto muitas vezes ausente em livros didáticos de idiomas, as notas culturais permitem que você contextualize a língua em sua civilização. Recurso ideal para aqueles que pretendem realmente fazer uma viagem turística ou de intercâmbio linguístico em alguma cidade da Rússia!
  • Enriquecimento de vocabulário e noções de gramática russa com pronomes pessoais, declinações e diferentes formas de tempo verbal.
  • Aperfeiçoamento de pronúncia ouvindo o idioma graças a um CD-ROM entregue com o livro. Ideal para aqueles que desejam melhorar sua compreensão auditiva.

Não quer ler livros? Há também muitos sites para aprender russo.

Onde aprender russo? A população Russa hoje está estimada em mais de 146,5 milhões de habitantes.

Russo para o dia a dia

Russo para o dia a dia + CD/MP3 é uma maneira simples de se iniciar no idioma russo.

Você aprende sem esforço e sem estresse, quando e onde quiser: no carro, no trem, em casa… Ideal para memorizar as estruturas do idioma e melhorar a pronúncia. A obra é voltada tanto a brasileiros que queiram aprender o russo como a russos que queiram aprender o português.

Segundo o site da editora Martins Fontes, o livro inclui:

  • Uma breve história do idioma russo;
  • Um guia de pronúncia e fonética;
  • Mais de 100 páginas com as palavras, as frases e as expressões mais úteis e frequentes do cotidiano e seus equivalentes em português;
  • Um resumo com os aspectos mais importantes da gramática russa;
  • Um CD com todo o material auditivo em formato áudio e MP3.

E se você experimentasse aprender russo com os podcasts?

Aprender sobre a língua russa graças à literatura

Em seu blog, a editora Companhia das Letras publicou uma seleção dos melhores dez clássicos da literatura russa, ideais para aqueles que desejam conhecer a cultura, história e a língua do país. Nós vamos citar aqui cinco deles:

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha, de Liudmila Petruchévskaia

Liudmila Petruchévskaia pertence ao grupo de escritores que não encontram equivalente em nenhum outro autor, tradição ou país. Considerada por alguns herdeira de Edgar Allan Poe e Gogol, a maior autora russa viva combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras. O resultado são histórias sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, porém dotadas de um humor contemporâneo e de uma carga política que não precisa se expressar diretamente para existir, pois, assim como não é à toa que a autora teve sua obra banida da União Soviética até o final dos anos 1990, tampouco é por acaso que ela recebeu em 2002 o prêmio de maior prestígio na Rússia pelo conjunto de sua obra.

O jogador, de Fiódor Dostoiévski

Impressionante retrato psicológico do vício destrutivo do jogo, compulsão que o próprio Dostoiévski conhecia intimamente, O jogador retrata com perfeição a busca incessante por uma lógica que norteie o acaso e a necessidade de controle que acometem todo jogador inveterado. Numa estação de águas na sugestiva cidade alemã de Roletemburgo, Aleksei Ivánovitch, jovem professor de origens humildes, vivencia a emoção do jogo e o infortúnio amoroso enquanto tenta entender as confabulações que definirão o seu destino e o de seus próximos. Num ambiente em que fortunas se dilapidam e o futuro se decide ao sabor da sorte, a tentação do risco e a necessidade imperiosa de experimentar o abismo são o motor deste que continua sendo um dos romances mais perturbadores que o século XIX viu nascer.

Experimente estudar russo com os podcasts!

O dom, de Vladimir Nabokov

Considerado por Vladimir Nabokov sua melhor obra escrita em russo, O domcondensa, com extrema virtuose estilística, o melhor de sua produção no período. Ele capta, com riqueza de detalhes, a difícil vida dos emigrados no país que lhes é hostil. Com ironia, reconstrói os círculos literários da época, onde todos, por menor que fosse o grupo de escritores, se tratavam com gentileza para depois se criticarem mutuamente pelas costas. Sem dinheiro, com aspirações a se tornar um grande escritor, o poeta iniciante e sonhador Fyodor navega por esse mundo vago e sombrio. Enquanto sonha com versos, com sua juventude perdida e com o pai, desaparecido anos antes, ele nos conta duas histórias de amor. Por Zina, a filha do senhorio que aluga um quarto para ele, e pela própria literatura russa, que permeia todo este grandioso romance.

Primeiro amor, de Ivan Turguêniev

Em um passeio por sua casa de veraneio nos arredores de Moscou, o garoto Vladímir Petróvitch, filho único de uma família tradicional, vê uma moça exuberante brincando nos fundos da propriedade. Trata-se de Zinaida, filha de sua vizinha, por quem se apaixonará de forma avassaladora.
À medida que eles se aproximam, fica claro quem está no controle da situação. Disposto a tudo para ser correspondido, Vladímir terá de aprender rapidamente o intrincado jogo da sedução, em que as regras são tão aleatórias quanto obscuras. Admirado por Henry James e Gustave Flaubert, Ivan Turguêniev foi o primeiro autor russo a ser traduzido na Europa, reconhecido, ainda em vida, como um dos grandes escritores de sua época.

Onde estudar russo? Quer aprender russo? A literatura russa pode levá-lo a lugares que você nunca visitou antes!

Guerra e paz, de Liev Tolstói

O grande clássico de Tolstói não poderia ficar de fora desta lista.  Ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, o autor narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de centenas de personagens. Em meio a cenas de batalha, bailes da alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja busca espiritual serve como espécie de fio condutor e o torna uma das mais complexas personalidades da literatura do século XIX. Ao descrever o cotidiano e os grandes acontecimentos que se sucederam à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.

Quer conhecer os melhores dicionários Português-Russo para fazer suas traduções? 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar