Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a língua da Rússia graças aos vídeos

De Fernanda, publicado dia 11/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Estude a língua russa com vídeos online

Na família das línguas eslavas, qual seria a mãe de todas?

De fato, a língua oficial da Rússia, Bielorússia, Cazaquistão e Quirguistão, o russo é uma língua estrangeira falada por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo.

Sua influência é tamanha que ela é uma das seis línguas oficiais praticadas em organizações internacionais como a ONU ou a UNESCO.

Evoluindo hoje em um contexto internacional tenso, essa língua estrangeira está longe de perder sua influência.

Na literatura, com os seus escritores lendários como Tolstoi, Dostoievski, Chekhov; no cinema, com seus inesquecíveis e memoráveis diretores como Eisenstein, Tarkovsky e Mikhalkov; e na música, com compositores abençoados como Tchaikovsky, Stravinsky, Shostakovich…

Devemos a popularidade dessa língua viva nas escolas de idiomas à interrupção do acesso à formação que, desde o advento da tecnologia digital, continuou a se desenvolver além do quadro linear puramente acadêmico.

Entre todos os novos materiais de aprendizagem do russo, como cursos online, podcasts ou aplicativos de e-learning, há os vídeos. O carro-chefe da aprendizagem pós-soviética russa, este é um bom momento para os estudantes de idiomas.

Conheça agora uma visão geral dos melhores vídeos para aprender, revisar e dominar o russo!

Os canais imperdíveis do YouTube para aprender russo

Onde aprender russo? As pessoas do bloco oriental que tinham mais de 20 anos no final da URSS são fluentes na língua russa. | Existem muitas semelhanças entre as línguas eslavas, como polonês, ucraniano, tcheco, búlgaro, sérvio e russo.

Do Netflix ao Youtube, passando pelos sites educacionais: há todo um universo russo na rede! Isso não substitui o bom e velho livro didático para aprender russo, mas ajuda a diversificar um pouco!

De fato, enquanto alguns preferem os livros de idiomas, podcasts ou aulas particulares de russo, outros acreditam na eficácia da tecnologia e consomem vídeos do Youtube como se fosse coca-cola.

Mais divertidos, interativos e atualizados diariamente, esses vídeos do Youtube para aprender russo online são um novo método para aqueles que nunca encontraram o seu lugar na sala de aula das escolas de idiomas.

Com o advento do Youtubers, tutoriais e outros vídeos similares, os canais de aprendizado online sem professores presenciais surgiram e estão experimentando um verdadeiro sucesso linguístico.

Conheça nossas indicações:

Território de Idiomas

A professora Lidia tem o idioma eslavo como sua língua nativa. Por meio dos vídeos, ela ensina cumprimentos básicos e outras frases úteis para quem pretende aprender russo como autodidata. Se for do interesse do estudante, a docente também agenda horários e ministra aulas por Skype.

Aprenda Russo com Ekaterina

A nativa Ekaterina trabalha com ensino de língua russa há mais de 14 anos. No seu canal, você pode visualizar aulas sobre o alfabeto russo, frases úteis, curso russo para viagens, poesia, pronomes pessoais, entre outros temas. Há também entrevistas com personalidades e depoimentos de alunos sobre os cursos ministrados.

RussianForFree

Canal do YouTube da página de mesmo nome Russian For Free. Inteiramente em inglês, os materiais são em sua maioria sobre vocabulário básico e útil da língua russa. Indicado para alunos dos níveis iniciante e intermediário.

O site é muito rico em conteúdos para aqueles que querem estudar o russo. Dos níveis básico ao avançado, traz informações úteis como: vocabulário, textos diversos, gramática, verbos e expressões em forma de vídeos, cartoons e músicas, o que torna sua metodologia ainda mais interativa e divertida. Você também vai encontrar materiais diversificados no idioma russo: diálogos, exercícios de vocabulário e gramática, podcasts.

Conversational Russian

Também em inglês, este canal é administrado por dois professores de língua russa que explicam em seus numerosos vídeos regras da gramática russa, chamam a atenção dos alunos para algumas questões comunicativas, além publicarem textos de autoria própria. O canal é interessante para iniciantes, bem como para alunos de nível intermediário.

WikiTranslate Russo

Aqui, as regras da gramática russa são explicadas de forma acessível. Os cursos de língua russa são voltados para iniciantes em russo e ou com habilidades intermediárias.

Utilizam o método russo de ensino direto nos vídeos. Você aprenderá a língua russa com um pouco de prática e motivação em breve você dominará o básico.

Para promover o aprendizado da língua russa, cada nova aula de russo ajuda você a revisar o tópico da lição anterior. As lições estão ligadas ao site gratuito Wikitranslate de aprendizado de idiomas, para ajudá-lo a rever as novas palavras que você acabou de aprender.

Anastasía G

Inteiramente em espanhol, o canal da Anastasía traz muitas aulas de russo: gramática, conjugação, verbos, frases úteis, pronúncia, guias práticos de conversação e muito mais. Ela também dispõe de canais no Instagram e Facebook.

Usar um bom dicionário português-russo também pode ajudar! 

Veja filmes em russo para enriquecer seu vocabulário

pinturas estilo bizantino Rússia A cultura russa tem fortes influências das artes e da religião bizantinas.

Um verdadeiro exercício para o nosso cérebro, assistir a longas-metragens da sétima arte russa é um benefício para qualquer aluno. Ainda mais hoje, com o advento da internet, é muito mais fácil, acessível e barato do que ir ao cinema de Moscou. Muitas opções estão ao seu alcance! Vamos conhecer algumas alternativas?

Lembre-se também dos aplicativos para aprender russo!

RuTube

O Rutube é um serviço de streaming de vídeo da web voltado para falantes de russo. O site inclui vídeos criados por indivíduos particulares e programação licenciada de empresas de entretenimento hospedadas diretamente no Rutube e vídeos que foram visualizados no Facebook.

Equivalente ao Youtube em versão cirílica, essa plataforma russa de transmissão de vídeo online oferece uma quantidade colossal de conteúdo no idioma de Tolstoi.

Muito popular na Rússia, é uma oportunidade para descobrir os vídeos mais vistos do país, trechos dos programas russos ou até mesmo redescobrir seus vídeos favoritos de gatos em sua versão do Leste Europeu.

Studio MosFilm

Desenvolvido para combater os planos de hackers e downloads ilegais, o Studio MosFilm é um site russo que oferece a visualização de mais de 200 filmes das obras deste antigo estúdio de cinema russo.

Soviet Movies Online

Plataforma de streaming gratuito inteiramente dedicada ao cinema russo, de produções feitas na União Soviética às mais contemporâneas.

A maioria das legendas estão disponíveis em inglês, mas você consegue encontrar alguns filmes legendados em português.

No site, você pode navegar por gênero (comédia, ficção científica, animação). Que tal assistir aos grandes clássicos da cinematografia soviética de 1920, como “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Serguei Eisenstein, e “Um Homem com uma Câmera” (1929), de Dziga Vertov?

Netflix

Bem, não poderíamos deixar de citar a grande plataforma do momento. Nossas dicas de filmes russos para descobrir e desenvolver seu ouvido:

  • Happy People: A Year in the Taiga (2010)
  • Leviatã (2014)
  • Under the Sun (2015)
  • City 40 (2016)
  • To Russia With Love (2014)
  • III (2015)
  • Masha e o Urso (2009-)
  • Guerra e Paz (1965), de Sergei Bondarchuk
  • Solaris (1972), de Andrei Tarkovsky
  • O Sol Enganador (1995), de Nikita Mikhalkov
  • Arca Russa (2002), de Aleksandr Sokúrov
  • Minha Felicidade (2010), de Sergei Loznitsa
  • Anna Karenina: A História de Vronsky (2017), de Karen Shakhnazarov
  • A Ilha de Pavel Lungin
  • Enfermaria Número 6 de Aleksandr Gornovskiy, Karen Shakhnazarov

Atenção: Nem todos os títulos citados acima podem estar disponíveis no momento. A cada mês, a Netflix retira e adiciona alguns títulos de seu catálogo.

Os tradutores russos online podem ajudá-lo, se necessário!

Os jornais russos nos canais de TV

Onde estudar russo? Podcasts na língua russa são cada vez mais numerosos. | Aprender russo permite que você adquira habilidades adicionais para se vender no mercado de trabalho.

Se você está cansado de ver as mesmas notícias do Jornal Nacional ou do Fantástico, não pense duas vezes. Existe um mundo bem maior fora dali! A solução pode ser rapidamente encontrada recorrendo aos canais de notícias da TV russa!

Assim, longe de se limitar a notícias regionais, nacionais e internacionais do ponto de vista brasileiro, podemos descobrir uma visão de informação russa, sabendo que ao mesmo tempo você vai aprimorar sua conjugação, sua gramática ou seu vocabulário.

A pronúncia não é prejudicada, pois a escuta permite que o ouvido se familiarize com as entonações, os sotaques e expressões idiomáticas russas.

Além disso, você ainda se beneficia das notícias sobre os mais variados assuntos da cultura russa: cinema, artes, música, literatura, gastronomia… Um universo ao seu alcance!

Uma boa maneira de se preparar para um intercâmbio na Rússia ou para uma viagem a turismo, não é mesmo?

Perviy Kanal

Acessível por streaming, Perviy Kanal é o descendente do canal histórico do país. Este canal, agora parcialmente privatizado, utiliza grandes recursos de produção para seus programas de TV e transmissão de filmes. É um dos canais ou o canal mais popular do país da língua de Tolstoi.

Russia TV – Live

Aqui ampliamos um pouco mais o campo de possibilidades do aprendiz russo com o grupo de televisão estatal russo VGTRK. No menu, há mais de 7 canais de TV russos disponíveis, incluindo:

  • Russia 1, 2, 24.
  • Karousel.
  • RTR.
  • Moscou 24.
  • Vesti FM.

NTV

Como se trata de um canal privado e não público, nenhum streaming ou tipo de transmissão ao vivo está disponível no site. Por outro lado, para os menos ansiosos, os programas estão disponíveis em replay para melhorar seu nível de russo. Aproveite!

Ainda é possível encontrar podcast de programas russos, se você não conseguir obter a versão live dos mesmos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar