Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba mais sobre um dos mais populares esportes de combate

De Fernando, publicado dia 09/03/2018 Blog > Esporte > Boxe > Tudo sobre boxe

“Sou o maior. Disse isso a mim mesmo inclusive antes de saber que o era”. Várias vezes campeão mundial de boxe na categoria dos pesos pesados, Muhammad Ali é o dono da frase que abre o artigo e desperta a adoração de muitos amantes do esporte.

Ainda hoje, o finado campeão mundial do boxe é uma das maiores lendas da história do esporte.

Além de ser invicto no ringue de boxe durante seus dias de glória, ele incorpora um modelo a seguir, uma inteligência a serviço do progresso, do aprendizado contínuo e dos direitos humanos.

Com Ali como um de seus grandes representantes, os grandes boxeadores do século 20 – no boxe, no full contact (ou boxe americano), na boxe francês, boxe tailandês e kickboxing – contribuíram amplamente para o desenvolvimento do boxe entre esportes de combate e para deixá-lo como uma das disciplinas esportivas mais populares.

Independente do seu equipamento de boxe – luvas de boxe, bandagens e luvas, protetores de dentes, shin, sapatos de boxe, shorts de boxe, protetores,  capacetes de boxe – e a maneira como é realizada a preparação física (aquecimento, treinamento de movimentos e alongamento), os praticantes aprendem muitas coisas além do ringue.

Aqui neste artigo, muitas das coisas que você precisa saber sobre o mundo às vezes desconhecido do boxe.

você tem uma luta especial? Os boxeadores são atletas completos

A ótima história do boxe, a nobre arte!

Embora o combate corpo-a-corpo tenha sido erroneamente considerado como um ato de violência para se libertar, esse tipo de esporte é cada vez mais considerado um “treinamento de circuito” perfeito como um esporte saudável.

As primeiras lutas de pugilat e pancrace ocorreram no Coliseu e, para entender o que estamos falando, aqui estão alguns lembretes sobre a história do boxe.

O boxe surgiu em torno do século VI aC, quando o homem antigo começou a usar o soco e chutar como uma arma natural.

Praticado nos tempos antigos da Grécia e durante o Império Romano, foi uma luta, uma forma primitiva de boxe, que resultou muitas vezes resultou na morte de um dos competidores: o pigmaquia e o pancrácio.

No pigmaquia, os golpes só poderiam ser efetivos na cabeça e, portanto, era necessário manter sua guarda constantemente. No pancrácio, por outro lado, os lutadores poderiam bater em todas as partes do corpo, no combate corpo a corpo e todos os golpes eram permitidos.

Em 408 aC, Polydamas de Scotussa  participa nos Jogos Olímpicos, se torna  campeão do pancrácio e entra na antiga lenda: grande campeão invicto, ele teve um final trágico.

O boxe é esquecido por catorze séculos, depois que o imperador romano Theodosius proibe os jogos de gladiadores em 392 dC, até o século XVII.

James Figg (1695-1734) foi o primeiro boxeador com as mãos nuas fazendo uma mistura de boxe, wrestling e esgrima.

Diante das mortes causadas por essas lutas, seus sucessores criaram um novo esporte, incluindo Jack Broughton (1704-1789), que escreveu em 1743 as primeiras regras universais do boxe – as Regras do Pugilismo para o Prêmio de Londres.

O boxe será marcado ao longo do século 19 pela violência, corrupção e trapaça. Em 1866, o uso de luvas de boxe tornou-se obrigatório, o tamanho do ringue é fixado e a luta contra o oponente no chão torna-se ilegal.

Do primeiro ao último round, os competidores podem se recuperar e cada rodada é fixada em três minutos.

O boxe não era permitido até 1891, mas em conjunto, o boxe francês – uma mistura do uso de punhos de boxe e esgrima, com o combate corpo-a-corpo com chutes – foi se desenvolvendo na França.

Este é o início da época dourada do boxe: no século 20, os campeões passaram do banditismo dos praticantes anteriores para a notoriedade internacional.

Georges Carpentier (1894-1975) tornou-se o primeiro campeão dos meio-pesados na França e ganhou o título mundial de pesos pesados ​​em 1920.

A lista de campeões – OMB (Organização Mundial de Boxe) e AMB (Associação Mundial de Boxe) – é repleta de nomes muito conhecidos. Você certamente já ouviu nomes como Muhammad Ali, Mike Tyson, Floyd Mayweather Jr., Rocky Marciano, Manny Pacquiao, Jake LaMotta, Georges Foreman, Joe Grazier ou Wladimir Klitschko.

Por que boxe? Nossos 10 motivos!

Além do desejo de atacar com tanta agilidade e poder como um excelente campeão de boxe para desafiar qualquer praticante, treinar em um saco de pancadas oferece uma série de benefícios.

Boxe estimula o cérebro: espírito, força, temperança, respeito, calma e determinação.

E sim! O boxe é bom para a saúde física e mental. Aqui estão dez razões para iniciar o boxe, inclusive o francês ou o tailandês.

  1. O boxe é um dos esportes de contato mais abrangentes. É um esporte que permite construir músculos ao mesmo tempo em que desenvolve precisão, autocontrole, autoconfiança, agilidade, habilidades de luta e estratégia, e respeito mútuo (sem golpe nas costas).
  2. Boxe permite-lhe definir o seu corpo: durante as aulas de boxe em grupo na academia, você trabalha mais músculos do que durante uma sessão normal em uma academia: boxe ou artes marciais podem esculpir seu corpo, perder peso e ter um corpo atlético,
  3. Portanto, o boxe ajuda a emagrecer: em uma hora de boxe, você queima mais calorias do que uma hora de natação,
  4. Este é um treino completo cardiovascular : artes marciais, boxe, aula de muay thai e artes marciais mistas ou asiáticas (ju jitsu, kung fu, karatê, aikido, judo, taekwondo, Krav Maga, Viet Vo Dao, etc.) promove fitness e atividades cardiovasculares,
  5. Um esporte para desabafar: libere o estresse e canalize sua energia em sacos de pancada aumentará a sensação de bem-estar e aliviará o corpo humano,
  6. É um programa de construção muscular de alta qualidade: todos os músculos são reforçados simultaneamente,
  7. Ao ir ao boxe em um clube desportivo, aprendemos autodefesa e autoconfiança,
  8. O boxe é social: a aula de boxe feminino e masculino está aberto a todos, sua prática esportiva é um esporte adaptado à condição física de cada um e é um vetor de conexão social,
  9. Um esporte misto: com quase 30% das mulheres em cada clube de boxe agora, o boxe é uma das disciplinas esportivas mais praticadas por mulheres,
  10. Um esporte tático : o treinamento em um clube de boxe exige socos explosivos, mas sobretudo qualidades físicas e cognitivas, para identificar os pontos fortes e fracos de seu parceiro, para atacar onde é necessário.

Convencido de se juntar ao ringue de uma academia de boxe? Qualquer clube de boxe exige vestuário de esportes adequado para praticar nas melhores condições.

O principal elemento do equipamento de boxe são as luvas de boxe.

Você sabe como cuidar do seu corpo? Escolha bem como proteger suas mãos

Qual marca de luvas de boxe para escolher?

Existem muitas marcas de luvas de boxe no mercado de equipamentos esportivos.

As boas luvas, em primeiro lugar, ajudam a evitar lesões: bater com as mãos nuas em um manequim, uma pêra de velocidade ou um saco de pancadas danificará os punhos e causará cortes desagradáveis.

Luvas de boxe afetam a qualidade do combate. As luvas irão distribuir o impacto do soco, protegendo tanto o boxeador quanto o adversário: vários materiais, tais como estofamento de couro ou couro sintético são fornecidos para este fim.

Vários critérios de escolha devem ser lembrados ao comprar as melhores luvas de boxe:

  • O nível de prática do boxe: um campeão olímpico exige algo mais sofisticado do que um iniciante brincando no pavilhão desportivo do bairro apenas por diversão,
  • O tamanho das luvas muda de acordo com o seu peso: luvas muito pequenas aumentam a intensidade do soco e reduzem a proteção, luvas muito grandes reduzem a velocidade. De categorias de peso para super-peso pesado, o tamanho das luvas varia também.

É importante entender qual seria o tamanho ideal de acordo com seus objetivos, sua estatura e seu peso, além de comparar sempre os preços.

Como lutar melhor? Mulheres são frequentes nos ringues

As frases marcantes dos boxeadores!

Muitos fizeram sua marca no boxe: Muhammad Ali, Mike Tyson e Floyd Mayweather Jr. estão entre os atletas mais famosos.

Mas a palavra de um grande campeão de boxe pode ser ainda mais gravada na memória coletiva do que o seu recorde, tão impressionante quanto é.

As citações mais marcantes da vida de um indivíduo famoso reflete sua jornada no contexto socioeconômico da sociedade em que ele vive ou viveu.

De Ali a Tyson, as palavras do pugilista podem permanecer para sempre.

Aqui, para ilustrar o nosso ponto, uma seleção das melhores pontuações de grandes boxeadores .

Cinco frases de Muhammad Ali (1942-2016)

1-  “Odiei cada minuto de treinamento, mas não parava de repetir a mim mesmo: ‘não desista, sofra agora para viver o resto de sua vida como campeão’”

2- “Um homem que enxerga o mundo aos 50 anos da mesma forma que aos 20 perdeu 30 anos de vida”.

3-  “Não divido o mundo entre os homens modestos e os arrogantes. Divido o mundo entre os homens que mentem e os que dizem a verdade”.

4- “No golfe eu também sou o melhor. O único problema é nunca joguei golfe”

5- “Eu fui o Elvis do boxe, o Tarzan do box, o Super-Homem do boxe, o Drácula do boxe. O grande mito do boxe”

Cinco citações de Mike Tyson

1- “Este não é um mundo de homens duros. É um mundo de homens inteligentes.”

2 – “Com perseverança e resistência, podemos obter tudo o que queremos. ”

3-  “Prefiro ser primeiro e não ter nada nos bolsos, do que apenas rico e ficar em segundo lugar. ”

4- “Todo mundo tem um plano até o primeiro soco no rosto. ”

5- “É para isso que nasci e fui criado. É só o que sei fazer”.

Cinco frases de Floyd Mayweather Jr.

1- “Um verdadeiro campeão pode se adaptar a tudo.”

2- “Um verdadeiro campeão vai lutar contra tudo.”

3- “Deus fez apenas uma coisa perfeita neste mundo, e é o meu recorde de boxe. ”

4- “Uma vez que estou no círculo quadrado, estou na minha casa. ”

5- ” Nunca saber quem você pode conhecer, ou apenas porque uma pessoa pode não estar vestida de fantasia, não significa que eles não são uma pessoa importante. Você nunca sabe o que vai encontrar na vida. É por isso que considero todos iguais. Não pode simplesmente julgar. Trato todos com respeito.”

O top 10 dos melhores boxeadores franceses

Pode parecer incrível, mas muitos esportistas franceses  entraram nas memórias dos amantes dos combates.

Aqui estão alguns desses grandes campeões franceses de boxe, tanto no savate quanto no clássico boxe inglês.

  • Georges Carpentier (1894-1975),
  • Eugene Criqui (1893-1977),
  • Marcel Cerdan (1916-1949),
  • Fabrice Bénichou  (nascido em 1965),
  • Jean-Baptiste Mendy  (nascido em 1963),
  • Christophe e Fabrice Tiozzo  (nascidos em 1963 e 1969),
  • Thierry Jacob  (nascido em 1965),
  • Julien Lorcy  (nascido em 1972),
  • Jean-Marc Mormeck  (nascido em 1972),
  • Brahim Asloum  (nascido em 1979).

No boxe feminino uma das melhores lutadoras faleceu em 29 de agosto de 2017, aos 26 anos, a campeã do peso pluma Angélique Duchemin.

Os seus adversários vão exigir da sua guarda Tão importante quanto a força é a técnica do atleta

Filme de boxe: o melhor da união da sétima e a Nobre Arte!

Quando falamos de boxe, muitas vezes pensamos em Sylvester Stallone como boxeador Rocky Balboa. Este filme de boxe, sem dúvida, marcou a maioria das mentes amantes do esporte, a sétima arte tem muitas mais obras-primas.

De Charlie Chaplin fazendo corda de pular para um boxeador estrangeiro que se torna um novo campeão, para Clint Eastwood como o treinador de boxe que leva uma esperança feminina da atleta interpretada por Hilary Swank para a glória e sua queda prematura, aqui está uma seleção de dez filmes de boxe para ver e ver novamente:

  • O campeão (1915),
  • A série “Rocky”, com 8 filmes desde 1976,
  • Touro indomável (1980),
  • Quando éramos reis (1996),
  • Hurricane – O Furacão (1999),
  • Boa de Briga (2000),
  • Ali (2001),
  • Menina de ouro(2004),
  • A luta pela esperança (2005),
  • Victor Young Perez (2013).

O interesse no boxe tem aumentado tanto que estamos testemunhando um ritmo acelerado na produção dos melhores filmes de boxe: neste top 10, metade deles foi produzido depois da década de 2000!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar