Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O passado da arte dos boxeadores

De Fernando, publicado dia 09/03/2018 Blog > Esporte > Boxe > Uma breve história do boxe

Os esportes de combate são frequentemente representados na imaginação coletiva como disciplinas esportivas brutais e violentas, servindo apenas para desabafar ou como um espaço deliquentes sem limites.

Este é um preconceito porque, por um lado, o boxe – Boxe inglês clássico, Boxe Francês (savate) ou Boxe tailandês (muai thay) – e outras disciplinas, como o karatê ou o MMA, não são feitos apenas por atletas agressivos ou competitivos.

Os valores promovidos na academia de boxe são bastante diferentes desse conceito de pura brutalidade: respeito, proteção, autodefesa, astúcia, senso tático, coragem, combatividade …

Além disso, de Mike Tyson a Muhammad Ali, passando por Maguila e Floyd Mayweather, os melhores boxeadores de todos os tempos são muitos e suas contribuições positivas com o boxe fazem parte da história do esporte mundial.

E você sabe de onde esse esporte vem e como surgiu? E o que fez o boxe um dos esportes mais populares desde o século XX?

Aqui para a curiosidade de nossos leitores, uma história condensada de boxe.

Como você se prepara para a batalha Luvas são obrigatórias atualmente no esporte, mas nem sempre foi assim

Boxe, um esporte com origens antigas

A primeira evidência de uma forma primitiva de boxe remonta aos tempos antigos , quando os humanos começaram a usar o punho como uma arma natural: é o pancrácio e a pigmaquia .

Há 2500 anos, na Grécia antiga e no Império Romano até o século 4, as lutas eram muitas vezes fatais.

A pesquisa arqueológica sobre textos antigos (incluindo os de Gilgamesh ) permitiu afirmar que o boxe já existia no segundo milênio aC, na Mesopotâmia (atual Iraque), no norte da África e na Grécia.

Na verdade, foram descobertos obras antigas que remontam a 2000 aC. e possuem representações de pugilistas usando luvas de boxe e a cabeça coberta com uma espécie de capacetes de proteção.

Também se sabe que nos territórios da atual Etiópia, na Núbia, os homens já estavam lutando algo bem similar ao boxe no primeiro milênio aC.

Com a invasão dos egípcios no século V aC, as margens do Nilo tornaram-se um lugar onde os soldados praticavam os seus combates usando as mãos para entreter reis e faraós.

Mais tarde, a pigmaquia – esporte praticado na Grécia antiga e depois sob o Império Romano – os lutadores só podiam atingir a cabeça do adversário, enquanto o defensor tinha que manter a guarda com os punhos, e a luta entre os dois oponentes muitas vezes acabava com a morte de um deles.

O primeiro campeão olímpico de pigmaquia foi Onomaste de Smyrna, durante os 23º Jogos Olímpicos em 688 aC.

Usado na época da Roma antiga – muitos imperadores romanos, como Caligula, gostavam de jogos para divertir a multidão, incluindo a arena, depois o Coliseu -, a prática deste esporte foi cada vez mais brutal ao longo dos anos. Em tempo: ao contrário do pugilismo, todos os golpes eram permitidos no pancrácio.

Nesse tipo de combate envolvendo soldados e gladiadores muito atléticos – alguns deles tendo que lutar nus, até o ponto de exaustão – os movimentos poderiam ocorrer numa posição em pé, fazendo o máximo possível de partes do corpo do adversário como alvos, ou no chão, em uma briga até o adversário se render ou morrer.

A história do boxe antigo mostra como os atletas de boxe gradualmente começaram a se proteger com capacetes e como os boxeadores tornaram-se importantes para os estudiosos de esportes antigos.

Os romanos recrutaram gladiadores entre prisioneiros e escravos, que lutaram com bandagens de couro nas mãos que, segundo Homero e Virgilío (70 e 19 aC, respectivamente), dividia a carne humana e causava lesões muito graves.

Os Jogos de Gladiadores foram proibidos pelo Imperador Teodósio I em 392 dC, que também encerraria o boxe por mais de mil anos.

E você ainda se pergunta por que ter aula de boxe ?

saiba mais sobre a história do boxe Muitas lutas foram disputadas para apreciação de antigos imperadores

O surgimento do boxe

Apesar da falta de fontes, os historiadores não podem, no momento, estimar se o boxe desapareceu completamente ou se ficou sendo praticado na clandestinidade. O que podemos saber é que praticar em um clube de boxe era ilegal em Londres antes do século 20.

No entanto, sabe-se que a nobreza inglesa apostava em lutas ilegais de pigmaquia no século XVII. Na França, foi criado então o savate, uma luta que foi iniciada por marinheiros e usava chutes e golpes com os pés.

Foi durante as guerras napoleônicas que os prisioneiros franceses em Londres descobriram o uso do punho no boxe – por lutas clandestinas com as mãos nuas e com o dinheiro em jogo – e é por empréstimo do seu “parente inglês” que o boxe francês se torna um combate que envolve pés e punhos desde então.

Quais os motivos que levam os principais praticantes ao ringue de boxe atualmente?

James Figg, o pai do boxe moderno

O primeiro boxeador com mãos nuas – também praticante de esgrima – foi James Figg (1695-1734). Ele é reconhecido como o pai do boxe moderno, que é considerado uma mistura princípios de boxe com mãos nuas, luta livre e esgrima.

James Figg criou a primeira escola de boxe em 1719 e até 1730 ele teria perdido apenas uma luta de 270 no total. Ele morreu em 1734 após uma carreira bem sucedida durante a qual ele permaneceu praticamente invicto.

Jack Broughton, o sucessor

Jack Broughton (1704-1789), percebendo o potencial que as lutas poderiam ter de em algumas ocasiões causar mortes, será o primeiro a codificar os confrontos por regras universais, aplicando-as a todos os seguidores desta prática esportiva: as  Regras do Prêmio do Prêmio de Londres, código escrito em 1743.

Na verdade, ele teria ganho quase 400 brigas até o dia em que matou um oponente no ringue. Traumatizado por esta morte acidental, ele decidiu formalizar as regras para evitar qualquer consequência mortal.

Este primeiro grupo de regras estabelece o fim do combate quando um lutador caído não se levanta após trinta segundos.  Foi também instituído o banimento da possibilidade de golpear um boxeador no chão e abaixo da cintura.

Ele também instituiu o ringue de boxe, um quadrado que delimite o local em que é realizada a luta e apenas quem está dentro da área pode atacar e ser atacado: anteriormente, os apostadores descontentes se juntavam à luta, transformando a reunião em uma batalha geral.

Broughton foi coroado campeão da Inglaterra na categoria dos pesos pesados ​​em 1736. O boxe inicialmente foi considerado ilegal por causa da violência que causa. É por isso que no século 19, o esporte ainda era clandestino.

Não foi até o século 19 que o boxe moderno como  arte nobre foi aceita como uma disciplina esportiva legal e possível de ser praticada com facilidade e técnicas.

Encontre os melhores filmes sobre o boxe para saber mais sobre este esporte.

as regras são importantes para o boxe Lutas já foram bem mais violentas do que hoje

Boxe durante a “Belle Epoque”

Em 1866, enquanto o boxe era até então clandestino, os mortos, a corrupção e a trapaça ainda faziam o ritmo dos encontros de boxe.

Para superar isso, John Graham Chambers (1843-1883), jornalista inglês, escreveu um conjunto de regras em 1866 com John Douglas, conhecido como o Marquês de Queensberry (1844-1900).

É a notoriedade do último que servirá como vetor de transmissão das 16 novas regras do boxe moderno: as regras do Marquês de Queensberry .

O uso de luvas de boxe torna-se obrigatório (saiba escolher bem as suas!) para limitar o impacto de golpes e lesões. A rodada é limitada a três minutos , bem como uma contagem de dez segundos concedida a um participante no chão antes de levantar ou vencer.

A regra também estabelece como lutar de acordo com o peso dos boxeadores :

  • Pesos pesados: acima de 71.667 kg,
  • Pesos médios: entre 63.503 kg e 71.667 kg,
  • Peso leve: abaixo de 63.503 kg.

Na verdade, o boxe só será permitido em 1891 na Inglaterra e na América do Norte. O boxe americano usará as mesmas regras que o boxe.

O combate torna-se menos violento, regulamentado, mais rápido, mais técnico, colocando mais ênfase na agilidade dos boxeadores do que na sua força.

Finalmente, o boxe se torna um dos primeiros esportes profissionais reconhecidos da era contemporânea.

Descubra também os melhores boxeadores franceses, um país que vai surpreender você também nesse esporte!

O lutador precisa ser inteligente Lutas sem regras eram comuns no passado

Boxe e sua expansão do século 20 até hoje

Em 1901, o Comitê Olímpico Internacional (COI) admite o boxe amador nos Jogos Olímpicos. As mulheres podem competir nos Jogos de Verão de 1904 em St. Louis, EUA, e este é também o início do boxe feminino. O boxe profissional só passa a ser representado nos Jogos Olímpicos a partir dos Jogos do Rio em 2016.

Hoje em dia, as regras em vigor mencionam um uso obrigatório de luvas de boxe, sapatos de boxe (sem pregos, sem espinhos, sem travas no solado), calções de boxe na altura da coxa, protetor bucal, uma camiseta de mangas curtas ou regata, um capacete, guardas e um protetor da região genital para homens.

A segunda metade do século 20 viu o surgimento de boxeadores que se tornaram parte da lenda do esporte, como Muhammad Ali, Mike Tyson, Floyd Mayweather Jr., Rocky Marciano, Manny Pacquiao, Rocky Balboa (uma referência das telas para muitos que passaram a apreciar o boxe) Jake LaMotta, George Foreman e Joe Grazier, além das mulheres importantes como Lucia Rijker, Olga Zumbano e Adriana Araújo.

Mesmo com a expansão de outros esportes de combate, como o judô, MMA, Muay Thai e Taekwondo, o boxe segue um clássico entre os participantes, além de alavancar a carreira de seus participantes por todo o mundo. Quem nunca ouviu falar de Ali e suas relevantes falas sobre pacifismo?  O esporte vai muito além dos ringues e esse pode ser também o seu caminho!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar