Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tenha certeza que a vida no ringue é para você

De Fernando, publicado dia 09/03/2018 Blog > Esporte > Boxe > Motivos para praticar a Nobre Arte

Se antes os esportes de combate eram apenas realizados por pessoas agressivas, a realidade desse tipo de prática mudou.

Boxe – incluindo savate e muay thai, entre tantas variações – não é mais visto essencialmente como uma atividade para quem gosta de violência, mas uma arte nobre para conquistar uma condição física exemplar: lutar, ter uma atividade cardiorrespiratória bem condicionada, construir bem uma musculatura bem trabalhada. Todos os praticantes regulares dirão que é uma das disciplinas esportivas mais completas.

O boxe feminino também está crescendo muito. E qual é o motivo que está empurrando mais e mais pessoas para a aula de boxe?

Essa prática também é muito válida para ganhar autoconfiança , para perder peso, liberar o estresse e trabalhar bem a coordenação motora e a concentração;

Mas serão necessárias longas horas para aprender a fazer uma boa movimentação de pés,conhecer bem os fundamentos de cada tipo de soco e como se defender durante uma luta (que muitas vezes pode nem acontecer!).

Neste artigo, o Superprof desenha uma lista de 10 melhores razões para praticar o boxe.

Pratique bem seus socos Prepare bem seu corpo e sua mente para o boxe

1. Boxe, um esporte muito variado

Chegou a hora de fazer o corpo ao corpo e se envolver em uma luta contra o tédio e o sedentarismo: o boxe um esporte adaptado a todos os níveis.

Hoje, o boxe está disponível em alguns modos de prática, podemos citar os três principais:

  • Boxe amador,
  • Boxe profissional,
  • Boxe fitness.

Dentro disso, podem existir as variações de modalidade, mudando o tipo de boxe, regras e técnicas.

No boxe clássico, no boxe americano e no boxe francês, podem ser deferidos golpes contra cabeça e tronco, enquanto adicionamos as pernas no savate, boxe birmanês, boxe Khmer, kickboxing e boxe tailandês .

Todas as partes do corpo – exceto os órgãos genitais, pescoço e coluna – são possíveis alvos em algumas modalidades de combate livre, artes marciais mistas (MMA, combinando pugilismo e combate corpo a corpo) e pancrácio.

Com bom equipamento de boxe (corda de saltar, luvas de boxe, sapatos de boxe e sacos de pancada), há algo para todos em qualquer nível.

E o boxe fitness, que pode ser baseado em qualquer modalidade, é mais focado no bem estar do praticante, muitas vezes não resultando em combate físico, apenas na movimentação e preparo. O boxe de sombras também é baseado nisso, quando a luta é realizada contra o vazio, apenas para marcar bem os socos, repetições de movimentos e criação de uma boa estrutura física.

Descubra a história do boxe para conhecer todas as sutilezas.

2. Boxe para afinar e compor o seu físico

Entre os esportes de combate, raros são aqueles que fazem tanto trabalho corporal como o boxe.

Durante uma aula de boxe, o atleta ou a desportista vai correr, pular, chutar, chutar nos sacos de pancada, o que é ideal para tonificar as pernas e os braços.

Uma hora e meia de treino são bem diferentes de uma sessão em uma sala de musculação, porque no boxe todos os músculos profundos são trabalhados simultaneamente e suavemente, além de realizar alongamentos dinâmicos e movimentos que fortalecem também o coração e a maneira correta de respirar bem.

Se você quer desenhar seus músculos e esculpir seu corpo , boxe – seja kickboxing, contato completo ou savate -aparece como uma arte marcial que precisa ser considerada.

3. Boxe para queimar muitas calorias e emagrecer

 

Na atualidade é grande o volume de pessoas afetada pelo fenômeno do sobrepeso e obesidade. As estatísticas são alarmantes que justificam a importância de praticar uma atividade esportiva.

Para perda de peso, determinação e sensação de estar mais forte, o boxe é muito melhor do que Zumba.

Além disso, mais e mais pessoas estão começando a praticar esportes – na academia, em casa, em espaços públicos ou em um clube – e a atividade esportiva é vista como um poderoso remédio contra doenças.

Tomar uma aula de boxe ou uma aula de muay thai exige um treinamento intenso no corpo humano. Muitas calorias serão queimadas, assim como o tecido adiposo (excesso de gordura nas células) e sua musculatura será desenvolvida.

Boxe é perfeito para ficar mais fino e ganhar massa muscular: uma hora de boxe queima mais energia do que durante uma sessão de natação ou uma aula de ginástica.

Coloque suas luvas de boxe e vamos!

O boxe ajuda na prática esportiva Atletas de lutas são muito flexíveis

4. Treinamento perfeito para esportes cardiovasculares

O boxe fortalece o sistema cardiovascular porque estimula a respiração e aumenta consideravelmente a frequência cardíaca.

Os músculos do coração são fortalecidos, especialmente se o treinamento for regular.

Fazer boxe permite prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, bem como as práticas de natação, ciclismo, jiu-jitsu, kung fu, karatê, aikido ou corrida.

Depois de algumas semanas de boxe, sua falta de ar depois de pequenos esforços será eliminada!

5. Boxe para relaxar e acalmar

Na nossa sociedade atual,a pressão hierárquica, a super utilização de meios digitais e multitelas, além das corridas frenéticas para sucesso profissional e desemprego, podem causar estresse e ansiedade.

Neste contexto bastante conturbado, é sempre interessante poder contar com uma atividade pessoal, um lazer ou um esporte para se libertar!

Junte-se rapidamente à turma de boxe da academia! Neste contexto, juntar-se a uma academia de boxe pode ser uma ótima maneira de vencer a frustração, o estresse, a angústia ou tristeza de uma vida vivida sob muita pressão.

Como colocá-los nocaute? Após o aquecimento, entrar no ringue liberará o que podemos chamar de moléculas de bom humor e felicidade.

A prática de uma arte marcial ou um esporte de combate, como o boxe, aumentará o nível de serotonina presente no corpo, o que significa que a prática esportiva irá aumentar consideravelmente o seu sentimento de bem-estar, lutar efetivamente contra o estresse e acalmar seu corpo. A saída do clube de boxe renova a qualidade de vida e o estoque de autoconfiança é restaurado.

Não são os melhores boxeadores que vão te dizer o contrário, leia mais sobre o que eles pensam!

A sua atividade cardiorrespiratória precisa de atenção O esporte pode ser um ótimo meio de fortalecer seu coração

6. Um esporte ideal para construção muscular

Além de desenvolver o poder do coração, o boxe permite que você trabalhe em resistência e construa músculos, contando também com a redução do cansaço do corpo.

Muitas vezes, é necessário cansar-se de estar menos cansado: depois de um bom treinamento na aula de boxe, o corpo pedirá descanso e será melhor oxigenado do que antes.

Na verdade, a recuperação do sono será mais fácil e o indivíduo ficará menos cansado depois.

A sequência de exercícios também é muito completa. Permite trabalhar e estimular todos os grupos, desde os pés até o antebraço e com profundidade.

Todos os membros superiores – ombro, peitoral, dorsal e abdômen oblíquo, bíceps e tríceps – e baixos – panturrilhas, coxas, glúteos – trabalham simultaneamente durante uma sessão, mesmo sem ser tão fortes como Mike Tyson ou de outro campeão mundial de boxe.

É esse trabalho prévio que aumenta o autocontrole dos concorrentes e torna o lutador  invicto no ringue de boxe!

7. O boxe é uma boa ferramenta de autodefesa?

Em grandes cidades, o nível de tensão social às vezes pode chegar a limiares insuportáveis, a tal ponto que se possa ter medo de sofrer agressão de qualquer tipo. Longe de ser um campeão olímpico, pelo menos o praticante pode ter uma noção de defender na rua … Conhecer o taekwondo ou o chute da frente pode permitir que sua rotina seja mais serena.

Os esportes de contato podem ser muito eficazes para a  autodefesa, ms você saber alguns golpes não permite que você saia atacando todos pelas ruas. A violência nunca será a melhor forma de levar a vida, você precisa ter consciência e usar apenas no útimo caso.

Leve o esporte como uma maneira de se conscientizar com o seu próprio corpo. Aproveite seu tempo de pesquisa e descanso para conhecer melhor os boxeadores franceses!

Musculação precisa estar no seu dia de luta Fortalecer seus músculos faz parte da rotina do boxeador

8. Um esporte divertido e amigável

Seja qual for a idade e condição física da pessoa, o boxe pode ser praticado de várias maneiras, mas sempre de forma divertida e para se animar.

Primeiro, é ótimo conhecer pessoas e compartilhar sua paixão. No academia de sua região, as lições em grupo de luta ou boxe ajudam a encontrar um parceiro para treinar e socializar.

Então, pouco a pouco, eles se tornam um fabuloso catalisador de relações sociais: fazemos amigos, rimos, nos divertimos com amigos e nos encontramos mais animados com as aulas e a prática esportiva.

9. Boxe, um esporte misto

Anteriormente, o comparecimento a um clube de boxe era reservado principalmente para um público masculino . Podemos entender bem esse cenário no filme dirigido por Clint Eastwood em 2004 –  Menina de ouro – onde o técnico está relutante, no início, para treinar a heroína Hillary Swank (veja outros filmes com a temática do boxe!).

Praticar este esporte ajuda você a sentir-se mais forte e tem sido uma das disciplinas esportivas mais atrativas para o público feminino nos últimos anos. Cuidar do corpo em um ambiente vibrante é muito bom!

As aulas de boxe podem ser um bom um lugar em que homens e mulheres podem ser iguais entre si, trazendo o que tem melhor em seu treino para esse relacionamento e a evolução da equipe.

10. Boxe: um esporte tático e técnico

Finalmente um último bom motivo para fazer boxe: é um esporte técnico e estratégico. O objetivo não é apenas derrotar seu oponente, mas especialmente otimizar seus movimentos para encontrar o golpe vencedor.

Então, será necessário usar uma boa tática, pensar a solução para atingir onde é necessário e também saber se defender bem.

Como todas as disciplinas esportivas, o boxe requer um alto nível de precisão, velocidade e vivacidade, foco na execução e desenvolvimento de habilidades motoras para alcançar as sequências corretas.

Não é preciso ser um grande campeão ou um campeão olímpico para se divertir: a motivação será suficiente para ver resultados convincentes.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar