Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra onde estudar a língua espanhola na capital paulistana

De Fernanda, publicado dia 03/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Onde aprender espanhol em São Paulo?

São Paulo é a capital dos negócios. Megalópole de oportunidades, de conhecimentos, de cultura e de riqueza: seus mais de 12 milhões de habitantes constituem uma das 10 cidades mais populosas do mundo.

São Paulo também é uma capital cultural do país. Maior centro urbano brasileiro, também é a capital do agito linguístico, reunindo  escolas, associações, centros culturais e organizações de todas as nacionalidades. A cidade acolhe um universo linguístico extremamente diversificado, com opções educativas para todos os gostos e bolsos.

Um local nada mais do que apropriado para começar a estudar espanhol (também no Rio de Janeiro), não é mesmo?

Não importa qual o seu objetivo com a aprendizagem da língua: se você é estudante, universitário, acadêmico, profissional, esportista ou linguista: aqui você vai encontrar opções de cursos mais adequados às suas necessidades. As possibilidades são infinitas e há mercado para todos.

É também em São Paulo que se localizam os professores mais bem remunerados no país. Claro, nada mais coerente, uma vez que o custo de vida é bem elevado: restaurantes, educação, segurança, transporte, entretenimento, saúde… Aqui tudo tem seu preço.

Portanto, prepare-se: nesse artigo você vai encontrar todas as informações que precisa para iniciar a sua aventura linguística. Aproveite!

Estudar espanhol em Escolas particulares de idiomas

Instituto Cervantes de São Paulo

Se você quer a primeira referência em aula de espanhol para iniciantes ou avançado, com certeza precisa descobrir o Instituto Cervantes  da capital paulistana.

Com mais de 200.000 estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol (também em Belo Horizonte). Recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2005 na categoria de Comunicação e Humanidades.

Foi criado em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. A sede central da instituição se encontra em Madri e em Alcalá de Henares (Madri), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

Em linhas gerais, a instituição é responsável por:

  • Organizar os exames para o Diploma de espanhol DELE, assim como de expedir certificados e diplomas oficiais para os participantes em nossos cursos
  • Organizar cursos de espanhol
  • Organizar cursos de formação para professores de espanhol
  • Apoiar hispanistas em suas atividades
  • Estimular atividades culturais em colaboração com outras organizações

A sede de São Paulo iniciou suas atividades no ano de 1998 se dedicando exclusivamente a oferecer cursos de didática e metodologia para professores de espanhol. A partir de 2002 começou a realizar cursos regulares e especiais de língua, a desenvolver uma ampla programação de atividades culturais e a ampliar e reorganizar sua biblioteca. Hoje é a instituição de referência na cidade e no Estado de São Paulo para o ensino do espanhol (em Recife igualmente!) e a promoção das culturas nas línguas de Espanha.

É constante a colaboração com as principais instituições culturais da cidade, que também são as do país: MASP-Museu de Arte de São Paulo, O Memorial de América Latina, O Centro Cultural São Paulo, etc. A colaboração com as representações diplomáticas dos países hispanofalantes é também estreita e permanente.

O Instituto Cervantes de São Paulo organiza anualmente Simpósios Internacionais sobre didática e metodologia do espanhol.

A instituição também coordena tanto uma rede de Centros Associados como uma rede de Centros de Inscrição e Exame DELE.

Onde aprender espanhol da Espanha em sp. Quer uma instituição que ensine língua espanhola e promova a difusão da cultura espanhola? A referência é o Instituo Cervantes.

Outras escolas privadas em Sp

Na capital paulistana você ainda encontra muitas outras opções de escolas particulares, com metodologias, valores e objetivos variados de aprendizagem. Confira nossa seleção:

  • Cultura Española: a Cultura Española também dedica-se exclusivamente ao ensino da língua e cultura da Espanha. Seu corpo docente é formado por professores fundamentalmente espanhóis, treinados dentro dos mais rigorosos e modernos padrões de eficiência. Seu método de ensino foi desenvolvido para brasileiros e adaptado às particularidades linguísticas do país. Ajuda o aluno na fluência do idioma, seja para se diferenciar no mercado de trabalho, fazer negócios ou no turismo. A Cultura Española mantém, ainda, cursos na Espanha e América Latina durante todo o ano e é conveniada a universidades, escolas e importantes instituições de ensino. Há opções de cursos regulares, intensivos e para viagens, aulas particulares, curso de espanhol online e convênios empresariais. Também oferece serviços de tradução e certificados como DELE, BULATS, ENALE e CELP.
  • Hispania Línguas: no mercado há mais de 29 anos, o Hispania Línguas Latinas foi uma das primeiras no ensino especializado de espanhol no Brasil. Seu conceito é o de uma “escola-boutique”: apenas uma unidade, com uma administração enxuta. Mais de 10 mil alunos já aprenderam o idioma com sua metodologia exclusiva, o Curso Dinámico de Español – um sistema de ensino inovador, rápido e eficaz, criado especificamente para ensinar o público brasileiro em curto espaço de tempo, com foco nos contrastes com o português. Há opções de aulas em grupos, individuais, para empresas e a distância. Oferece também serviços de tradução e exames de proficiência. A escola mantém uma parceria com a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira.
  • CCAA: atuando no segmento há mais de 56 anos, a CCAA já possui mais de 220 mil alunos de espanhol e inglês em todas as suas unidades. Em São Paulo, conta com 23 unidades. Possui diversas modalidades de cursos, tanto para adolescentes quanto para adultos: aulas em grupo, particulares, espanhol da Espanha, espanhol Del Rio de la Plata, Redação, entre outros.

Aulas acessíveis de espanhol em São Paulo

  • A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, por meio do Centro de Estudo de Línguas (CEL), oferece aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas. Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de espanhol, além do inglês, francês, alemão, italiano e japonês, conforme a demanda de cada região.

Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos. O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • A ONG o Canto Cidadão oferece desde 2011 cursos gratuitos de espanhol (nível básico). As aulas são destinadas a pessoas que não têm recursos financeiros para custear um curso. Desde o início do programa educativo, mais de 200 alunos já foram beneficiados, com o apoio de 10 professores voluntários. Para garantir a qualidade oferecida, o Canto Cidadão estabeleceu uma parceria com a Hispania, especializada em línguas latinas e que oferece o material didático com preço bastante subsidiado. Todo início de semestre as inscrições são abertas para a composição das novas turmas.

 

  • O SENAC é uma das unidades de ensino que oferece curso gratuito de espanhol do nível básico ao nível intermediário. A proposta dos cursos de idiomas do Senac São Paulo visa ao desenvolvimento de competências comunicativas adequadas a contextos reais de interação e conectadas com o mundo do trabalho. Para se inscrever é preciso possuir habilidades de leitura e escrita na língua portuguesa ou língua materna. O curso de espanhol básico destina-se a todo e qualquer interessado em desenvolver o domínio da língua espanhola, independentemente de sua área de atuação. A idade mínima para estudar nesse curso é de 11 anos e a escolaridade mínima é cursando o ensino fundamental. A carga horária de cada curso é de 45 horas.

 

  • O Poliglota Idiomas é um projeto de iniciativa do Grêmio da Escola Politécnica da USP com o objetivo proporcionar o estudo de idiomas com qualidade de ensino dentro dos padrões da Universidade de São Paulo, a um preço acessível aos seus alunos. Há opções de cursos extensivos, intensivos, semi-intensivos e de conversação de espanhol (Brasília tem muitas opções para a prática). Oferece maior redução de valores para alunos da USP e da Politécnica.

Onde estudar espanhol de graça em São Paulo. Em São Paulo você encontra muitas opções de aulas a pouco custo. Procure a modalidade mais adequada para você!

Aulas particulares de espanhol em São Paulo

Em São Paulo, há muitas maneiras de aprender espanhol ou de revisar o idioma.

Obviamente, para aqueles que têm pouca disponibilidade (em São Paulo isso é bem comum!) ou para aqueles que simplesmente preferem receber instrução personalizada, as aulas particulares de espanhol são uma ótima alternativa.

Muitas pessoas – professores aposentados, professores em exercício, estudantes, nativos espanhóis ou latino-americanos – ofertam seus serviços a domicílio e a um preço acessível. O curso pode ser semanal, quinzenal, várias vezes por semana em sua própria casa – você é que decide a modalidade. O importante aqui é ter uma regularidade para progredir com eficácia.

Por que escolher as aulas particulares?

Esta é uma oportunidade para o estudante se beneficiar do conhecimento e da experiência de um profissional especializado: de acordo com o nível de seu aluno, o professor irá adaptar o conteúdo e o programa da aula de espanhol.

Talvez o estudante só precise rever alguns pontos de gramática ou de conversação; talvez ele precise de uma preparação para um exame ou certificação internacional.

Esta língua fascina cada vez mais pessoas no mundo inteiro; por isso é perfeitamente possível começar do zero e em qualquer idade!

Tudo é possível, e essa é a vantagem da aula particular: aqui é o aluno quem decide o que ele quer ver ou revisar, conversar ou treinar.

Como escolher um professor de espanhol?

Antes de pular de cabeça nos estudos, melhor escolher seu professor com atenção.

Na verdade, o aluno vai passar bastante tempo com ele e se não rolar uma sintonia, há pouca chance de progresso!

Se você quer simplesmente se familiarizar com a linguagem, melhorar a sua compreensão ou testar suas habilidades no idioma, a aula particular é muito útil. Mas você precisa achar o professor adequado às suas necessidades!

Invista na sua qualificação. Um bom professor é um professor bem preparado.

O que é um bom professor?

  • Um professor disponível: se você optou por aulas particulares, é porque você tem necessidades e demandas específicas. O professor deve levar isso em conta;
  • Aulas personalizadas: ele sabe ouvir e adapta as aulas especificamente para você!
  • Uma excelente metodologia: ela ainda é a base de um bom professor. Se ele não sabe transmitir esse conhecimento, algo vai mal!
  • Um bom feeling: quando você conhece alguém pela primeira vez, logo vê se há ou não afinidade. Isso é fundamental, pois vocês vão passar muitas horas juntos! Marque um primeiro encontro com seu futuro professor de espanhol (em Porto Alegre) em um ambiente informal (em um café, por exemplo), para conversar com ele e ver se a química rola.

Bons estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
FlavioCamila Guimarães Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Camila Guimarães
Convidado
Camila Guimarães

Bom dia!
Você não citou o Yázigi. Não é boa escola?

Flavio
Admin

Olá Camila, obrigado pela contribuição. De fato, o Yázigi é um ótimo curso. No entanto, infelizmente não pudemos adicionar todos os cursos ao artigo. 🙂