Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A prova de espanhol do ENEM

De Marcia, publicado dia 22/02/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > Escolha espanhol para entrar na universidade

“Uma língua diferente é uma visão diferente da vida. “(Federico Fellini)

Há alguns anos, saber inglês era uma espécie de garantia de acesso aos melhores postos de emprego. Hoje em dia, o idioma tornou-se praticamente obrigatório para a maioria dos cargos, até mesmo administrativos e comerciais. Mas, e o diferencial no quesito idioma?

Talvez essa seja uma das razões pelas quais o espanhol vem ganhando espaço na vida e no mercado de trabalho do brasileiro. Alguns cargos, inclusive, já exigem ambos os idiomas como pré-requisito (ou mesmo dão preferência ao espanhol).

Espanhol X inglês Nem sempre escolher o inglês é uma questão óbvia.

Um grande reflexo dessa mudança pode ser observado na prova do ENEM. O que antes se resumia ao inglês como língua estrangeira, hoje em dia se transformou em um opcional, onde o aluno pode escolher fazer a prova de inglês ou espanhol. E tal mudança trouxe também as aulas de espanhol para o Ensino Médio.

No momento da inscrição, é possível optar por um dos dois idiomas. A partir daí, é só estudar para se preparar para a prova. Lembre-se de que, quanto mais matérias você puder “garantir” uma boa nota, maior será a sua pontuação e, consequentemente, as chances de ingressar na universidade dos seus sonhos. A prova de língua estrangeira, por exemplo, representa 11% da sua nota final e pode ser, portanto, decisiva no seu resultado.

Se você vai fazer a prova e não sabe exatamente qual idioma escolher e como se preparar, acesse o Superprof e encontre as melhores aulas de espanhol online e presencial.

Por que escolher o espanhol?

A primeira dúvida que normalmente assola o estudante diz respeito a qual idioma escolher. É normal que você pense, em um primeiro momento, em escolher o inglês, já que seus pais provavelmente matricularam você em um curso desde cedo e ainda há a concepção de que ele é “o idioma mais importante para o mercado de trabalho”, “a língua universal”, dentre outros fatores.

Entretanto, escolher o espanhol também tem suas vantagens. Para ajudá-lo, listamos alguns bons motivos para optar pela prova de espanhol. Quer ver?

Proximidade com o português

Por mais curioso que pareça, estimamos que grande parte dos inscritos opta, hoje, pela língua espanhola. Isso acontece devido à proximidade do idioma com o português. Normalmente, quem não estudou a fundo nenhum dos dois idiomas tende a fazer essa escolhas.

Por tratar-se de uma língua latina, como o português, o alfabeto, alguns fonemas e até mesmo algumas das conjugações verbais estão mais próximas de nós do que o inglês, por exemplo.

Entretanto, esse não deve ser considerado um motivo para não se preparar. Estudar é necessário já que, embora os dois idiomas sejam parecidos, há muitos falsos cognatos e regras gramaticais que não existem em um e são fundamentais no outro.

Se deseja utilizar a proximidade com o português como critério de escolha, leve em conta que, devido a essa questão, pode ser que você encontre maior facilidade para aprender o idioma. Sendo assim, seus estudos para a preparação para a prova serão mais proveitosos.

Relação com a América Latina

Se pararmos para pensar, somos o único país da América Latina que fala português. Todos ao nosso redor falam espanhol. Geograficamente falando, estamos muito mais próximos do espanhol do que do inglês. Se levarmos em conta que escolher o idioma para o ENEM é um ótimo “pretexto” para estudá-lo, a escolha do espanhol pode trazer muitos benefícios futuros.

Muitas empresas têm filiais em países da América Latina e falar espanhol representa uma oportunidade a mais de estabelecer boas relações com elas. Pode ser que as portas de um novo mercado se abram para você, afinal, empresas latinas certamente considerarão o espanhol como pré-requisito mais importante que o inglês.

Por esse ponto de vista, o ENEM seria apenas o primeiro passo, seguido de uma faculdade de letras com habilitação em espanhol ou um intercâmbio em um de nossos países vizinhos.

Por que não fazer um curso de espanhol?

Riqueza cultural

Aprende espanhol também significa entrar em contato com um vasto leque de oportunidades ligadas à arte e à cultura. Esse pode ser o ponto de partida para a sua futura vida profissional. Caso deseje aprofundar seus estudos em artes ou história latina , estudar espanhol para o ENEM  pode ser o primeiro passo.

ENEM e estudos Entender a história e a cultura espanhola é um ótimo motivo para estudar o idioma.

Dessa forma, você não perde o foco, já que passará da fase dos vestibulares já conhecendo o básico do idioma.E ainda trata-se de um fator motivacional a mais para estudar, já que não há a impressão de que está estudando em vão ou simplesmente para “fazer uma prova”.

Muitas pessoas ainda, a partir dessa escolha, tomam gosto pelo idioma e decidem optar por uma dessas carreiras. Apesar disso, é importante não se sentir pressionado a saber, logo no início do Ensino Médio, o que fazer da vida profissional. Mas se você tiver intenção em uma dessas áreas que citamos, comece escolhendo o espanhol como opção para a prova do ENEM.

Por que não escolher o espanhol?

Não vamos também apontar apenas vantagens para a escolha do espanhol. Muitos alunos ainda preferem o inglês e não há nada de errado nisso. Nossa intenção foi apenas apontar por que o espanhol pode representar uma boa escolha para você.

Caso ainda assim você prefira o inglês, entenda que trata-se também de um alicerce para um importante passo profissional. Embora essa não seja uma boa escolha para quem nunca entrou em contato com um idioma estrangeiro, se levarmos em conta que o inglês está na grade curricular de praticamente todas as escolas, você provavelmente já tem, pelo menos algumas noções básicas.

Além disso, não vamos negar que estamos falando da “língua universal”. Quando você viaja para a Europa, por exemplo, independentemente do país escolhido, certamente o inglês será a segunda língua falada. Com ele, você pode “se virar” em praticamente qualquer lugar do mundo. Nesse caso, estamos levando em conta os motivos para estudar o idioma.

Pensando estritamente na prova, lembre-se de que, com a abertura da opção entre inglês e espanhol, muitas pessoas passaram a escolher o espanhol. Se você está disposto a estudar inglês e se preparar de fato para a prova, escolher o inglês pode ser uma forma de “sair na frente”. Afinal, alcançar um bom desempenho no idioma é praticamente impossível sem estudar.

Escolha do inglês Embora o espanhol tenha suas vantagens, alguns candidatos escolherão o inglês e não há nada de mal nisso.

O inglês seria uma boa opção se você faz um curso e tem conhecimentos no idioma. Nesse caso, escolha sem pensar duas vezes. Não se deixe levar pela ideia de que o espanhol é mais fácil. O idioma mais fácil para você é aquele que você estudou e se identifica. É natural que alguns estudantes tenham mais facilidade para um ou para o outro, e essa deve ser a base a levar-se em conta na hora de fazer a escolha do idioma da prova do ENEM.

Quais são as habilidades necessárias?

Precisamos ser bilíngües para passar na prova de espanhol do ENEM? Felizmente não.

O exame consiste em avaliar as habilidades do candidato com o idioma, a compreensão de textos, os conceitos gramaticais e a correta aplicação da norma culta para a comunicação formal. Você não precisa ser um “expert” na língua para obter um bom desempenho na prova.

Uma viagem a um país que fala o idioma pode ajudar? Sim e não.

Para aqueles que já estavam pensando em viajar de férias para a Espanha, ou qualquer outro país da América Latina, essa pode ser considerada uma boa opção em termos de ganhos culturais.

Mas é claro que de nada adiantará viajar (ainda que por um mês inteiro) a um país que fala espanhol se você nunca estudou o idioma. Os quesitos aprendidos na prática dizem respeito mais às habilidades comunicativas, quando o que é cobrado na prova do ENEM está mais relacionado ao ponto de vista gramatical.

Uma experiência do tipo fará você se sentir mais confortável quando precisar conversar com um estrangeiro, por exemplo.  Se o seu foco, por enquanto, é preparar-se para a prova, talvez essa não seja a melhor medida a ser tomada.

Não há necessidade de realizar cursos intensivos ou mesmo um intercâmbio: para passar na prova de espanhol do ENEM, basta um curso convencional (ou com professor particular), muita dedicação e gosto pelos estudos.

Não precisa viajar Há quem veja em uma viagem para a América Latina uma inspiração para fazer a prova de espanhol.

Algumas dicas adicionais podem ajudar:

  • Tente fazer dos seus momentos de estudos algo agradável e prazeroso;
  • Faça exercícios de respiração profunda e lenta:o seu corpo vai relaxar e trazer à tona as informações aprendidas durante os estudos;
  • Assim que chegar a essa parte da prova, procure pensar em espanhol;
  • Se sentir que é melhor para você, comece a prova pela parte de espanhol. Alguns estudantes se sentem mais confortáveis dessa forma e não há problemas nisso.

Qual a origem do idioma espanhol?

O espanhol é uma língua românica do modelo “SVO” em lingüística, cuja estrutura gramatical é governada por uma ordem “sujeito-verbo-objeto”. Este idioma é a língua materna na Espanha e dos países hispânicos da América Latina.

Hoje, existem mais de 570 milhões de falantes nativos de espanhol no mundo (como língua materna ou segunda língua), tornando-o a terceira língua mais falada.

Do latim vulgar, a língua espanhola se difundiu pela extensão do reino de Castela na Idade Média, e é por isso que ele ainda é chamado por alguns de castelhano.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a escolher o idioma da sua prova do ENEM. Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua escolha.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar