Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra onde estudar a língua espanhola na capital carioca

De Fernanda, publicado dia 03/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Onde aprender espanhol no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro continua lindo…! O sol, a praia, o calçadão, as rodas de samba… A capital carioca ainda faz muitos sonharem, tanto pela sua beleza natural como pela explosão cultural. Centro cosmopolita, vitrine internacional, em parte designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, berço musical brasileiro, nos seus bairros mais tradicionais desfilam executivos, intelectuais, artistas e trabalhadores de todos os mais diversos setores. Segunda maior metrópole do Brasil (aulas de espanhol em todo o país), o Rio abriga hoje mais de 6 milhões de habitantes.

Antiga capital do Estado do Brasil, a capital carioca é também símbolo de cultura, entretenimento e conhecimento. Ali se localizam escolas, universidades, instituições educacionais reconhecidas no país e no mundo.

Por isso, essa cidade representa um mar de possibilidades quando o assunto é aulas de espanhol. Universitário, aposentado, profissional, vestibulando, preparação para ma grande viagem ou simplesmente por prazer  – não importa qual é o seu perfil e suas motivações, sua chance é aqui!

Se você tem um desejo secreto de começar a estudar espanhol (em São Paulo?) no Rio de Janeiro, abra suas asas e prepare-se para voar! Neste artigo você encontra todas as dicas e conselhos para começar suas atividades linguísticas na cidade maravilhosa.

Estudar espanhol em Escolas particulares de idiomas

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Se você quer a primeira referência em aula de espanhol para iniciantes ou nível avançado, certamente você precisa conhecer o Instituto Cervantes da cidade maravilhosa.

Com mais de 200.000 estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol. Recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2005 na categoria de Comunicação e Humanidades.

Foi criado em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. A sede central da instituição se encontra em Madri e em Alcalá de Henares (Madri), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

Em linhas gerais, a instituição é responsável por:

  • Organizar os exames para o Diploma de espanhol DELE, assim como de expedir certificados e diplomas oficiais para os participantes em nossos cursos
  • Organizar cursos de espanhol (em Belo Horizonte)
  • Organizar cursos de formação para professores de espanhol
  • Apoiar hispanistas em suas atividades
  • Estimular atividades culturais em colaboração com outras organizações

O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 2001 dedicando-se exclusivamente a oferecer cursos de didática e metodologia para professores de espanhol. A partir de 2003 começou a oferecer cursos regulares e especiais de língua, a desenvolver uma ampla programação de atividades culturais e a ampliar e reorganizar sua biblioteca. Hoje é a instituição de referência na cidade e no Estado do Rio de Janeiro para o ensino de espanhol.

É constante a colaboração com as principais instituições culturais da cidade, e também do país: Academia Brasileira de Letras, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Associação Brasileira de Hispanistas, etc. Estreita e permanente é também a colaboração com as representações diplomáticas dos países hispano-falantes.

O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro organiza anualmente dois Simpósios Internacionais. O primeiro sobre didática e metodologia do espanhol, com o nome de “Simpósio José Carlos Lisboa” em homenagem ao pioneiro dos estudos de espanhol (em Recife igualmente) no Brasil. E o segundo sobre literatura espanhola e hispano-americana. Ele também coordena tanto a rede de Centros Associados como a rede de Centros de Inscrição e Exame DELE na Argentina, Chile, Equador y Peru.

Onde aprender espanhol na cidade maravilhosa. Mergulhe fundo na cultura espanhola com aulas regulares de espanhol no Rio de Janeiro!

Outras escolas privadas no Rio

Na capital carioca você ainda encontra muitas outras opções de escolas particulares, com metodologias, valores e objetivos variados de aprendizagem. Confira nossa seleção:

  • Casa de España: A Casa de Espanha do Rio de Janeiro foi fundada em 27 de março de 1983, a partir da fusão entre o Centro Espanhol de Rio de Janeiro (criado em 1951) e a Casa de Galícia (1947). Desde então promove, divulga e mantém viva a identidade espanhola no Brasil. A instituição desenvolveu-se organizando eventos sociais, culturais, desportivos, corporativos e de difusão do legado espanhol. Oferece aulas de castelhano, dança flamenca, gaitas galegas, cinema, teatro, exposições, palestras, encontros e centro de negócios, além de atividades de caráter assistencial e filantrópico. Imigrantes, descendentes e admiradores da arte hispânica se reúnem nesse espaço de intercâmbio. As aulas de espanhol (em Brasília) são ministradas desde 1986 e o programa recebe assessoramento direto do Ministério de Educação Espanhol. Há muitas modalidades: cursos regulares, intensivos, semi-intensivos, para crianças e adolescentes, conversação, executivos, acadêmicos, além de eventos culturais variados.
  • La Academia: La Academia é uma consultoria linguística especializada em espanhol, especializada no mundo corporativo e profissional. Oferece curso de espanhol com fins específicos em diferentes áreas: Negócios, Hotelaria e Turismo, Aviação, Esporte, Comunicação e outros como o de Proficiência Linguística do Exército Brasileiro. Também disponibiliza preparação para a obtenção do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). Oferece serviço de traduções, interpretação simultânea e acompanhamento a empresas em missão comercial ou viagens de negócios.
  • CCAA: atuando no segmento há mais de 56 anos, a CCAA já possui mais de 220 mil alunos de espanhol e inglês em todas as suas unidades. No Ro de Janeiro, conta com 34 unidades no total. Possui diversas modalidades de cursos, tanto para adolescentes quanto para adultos: aulas em grupo, particulares, espanhol da Espanha, espanhol Del Rio de la Plata, Redação, entre outros.
  • A Pontifícia Universidade Católica do Rio oferece aulas de espanhol básico ao avançado como curso de extensão. Podem se matricular maiores de 16 anos, que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio em diante. O programa tem carga horária de 45 horas.

No Rio há diversas opções para estudar espanhol. E você, já escolheu a sua escola no Rio de Janeiro para descobrir os segredos da língua castelhana?

Aulas acessíveis de espanhol no Rio de Janeiro

  • A ONG Abraço Cultural é uma organização não governamental que tem por objetivo promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização dos refugiados. Através de aulas – com metodologia e material didático próprios – transmite muito mais do que o aprendizado de uma nova língua: seu objetivo é quebrar preconceitos e barreiras culturais, aproximando diferentes povos em um único lugar. Oferece aulas de espanhol de todos os níveis. Além de aulas particulares e em grupo com professores nativos, organiza workshops de tradições para aprender sobre a música, a dança, os costumes, a política e tudo mais sobre os países dos professores nativos. Há sede na Tijuca e no Botafogo. Os valores são acessíveis para o programa semestral de 42 horas de duração.
  • Entre os diversos cursos oferecido pelo SENAC, um dos destaques é o de espanhol, segunda língua mais estudada no mundo. São oito estágios, que compreendem desde o Espanhol Básico até o Avançado. Cada módulo conta com 60 horas de duração. As aulas estão disponíveis em diferentes unidades e regiões do Rio de Janeiro. Há opções de espanhol básico ao avançado, todos gratuitos. Os interessados no nível básico devem saber ler e escrever e ter, no mínimo, 16 anos.
  • A Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove o LICOM, um programa do Instituto de Letras que propõe cursos e oficinas de Línguas Estrangeiras Modernas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês). Os cursos são ministrados por estagiários (alunos do Instituto de Letras), sob a coordenação e orientação de professores do Instituto. O Projeto Línguas para Comunidade (PLIC), vinculado ao Programa LICOM, inscreve-se dentro do projeto acadêmico do Instituto. Visa favorecer o acesso da comunidade à aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas em nível básico e a sua atualização e ao aperfeiçoamento em Língua Portuguesa. Apoia-se em dois eixos: a ampliação dos espaços de práticas docentes diversificadas e o oferecimento de cursos de boa qualidade à comunidade. Os interessados precisam ter 16 anos ou mais no momento da inscrição.

Caso prefira, encontre também um bom curso de espanhol online no Superprof!

Professores particulares no Rio de Janeiro

Onde aprender espanhol no Rio. Você sabe onde encontrar o seu professor particular no Rio de Janeiro? Explore o portal do Superprof e mergulhe nos estudos!

Para estudar espanhol (em Porto Alegre) e aprofundar seu conhecimento dessa língua internacional – hoje já são mais de 450 milhões de falantes no mundo -, ter aulas com um professor em casa pode ser a melhor opção. Isso porque essa modalidade é acessível para qualquer nível de estudo, para iniciantes ou profissionais.

Existem excelentes professores particulares no Rio de Janeiro com formação acadêmica e experiência diversificada. Muitas pessoas – professores aposentados, professores em exercício, estudantes, nativos espanhóis ou latino-americanos – ofertam seus serviços a domicílio e a um preço acessível.

Mas dedique-se seriamente à essa escolha: pesquise bem e informe-se na hora de escolher o professor mais adequado às suas necessidades. Isso porque o profissional que acompanhará seus estudos precisa estar alinhado às suas expectativas e aos seus objetivos de aprendizagem.

Um bom professor possui uma excelente metodologia, sabe escutar, é paciente e criativo. Ele dá conselhos sábios, dicas e truques para que você consiga aprender o espanhol em situações do dia a dia. Além de contribuir para que você supere suas dificuldades. As aulas são individuais e o programa é adequado ao seu perfil de estudante.

Atenção: cada profissional tem uma metodologia própria, portanto informe-se bem sobre ela antes de iniciar suas aulas.

Entre em contato com um número razoável de professores, converse com eles, compare os diferentes perfis. Procure descobrir tudo sobre sua formação, experiência, métodos de ensino, recursos preferidos, material didático….

Não importa qual o bairro da sua residência: existem professores em todos os locais do Rio de Janeiro. Você vai achar o seu, seja com aulas em casa ou em uma escola de idiomas ou centro cultural.

Aproveite a diversidade cultural carioca e mergulhe fundo nos estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar