Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra onde estudar a língua espanhola na capital mineira

De Fernanda, publicado dia 04/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Onde aprender espanhol em Belo Horizonte?

Além dos clichês da cachaça, do chorinho e dos muitos parques… Você sabe o que Belo Horizonte tem a oferecer? Saiba que é uma cidade que reune milhares de estudantes todos os anos nas mais diversas áreas do conhecimento? Com cerca de dois milhões de habitantes, a capital mineira conta com 181 escolas municipais e 90 escolas estaduais, além de universidades e escolas particulares. Um público amplo para o universo das línguas!

Se você mora em Minas Gerais e pretende começar a estudar espanhol (também em Sampa) em BH, saiba que suas oportunidades são múltiplas! Escolas particulares, aulas a preço acessível, aulas particulares…. Há muitos professores e profissionais dedicados ao ensino dessa língua falada por 450 milhões de pessoas!

Se você é universitário, aposentado, desempregado, autodidata, especialista, profissional, engenheiro ou linguista, não importa: descubra a melhor metodologia de ensino e comece já a estudar!

Neste artigo você encontrará dicas importantes sobre onde e como encontrar aulas de espanhol para iniciantes ou avançados. Em função de onde você mora, de seus objetivos com a aprendizagem da língua, você também já pode pensar nos valores que está disposto a pagar. Há também a possibilidade de ingressar escolas privadas e participar de projetos sociais. Descubra todas as opções aqui!

Estudar espanhol em Escolas particulares de idiomas

Instituto Cervantes de Belo Horizonte

Se você está procurando pela primeira referência em aulas de espanhol (no Rio de Janeiro), certamente você precisa conhecer o Instituto Cervantes da capital mineira.

Com mais de 200.000 estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol. Recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2005 na categoria de Comunicação e Humanidades.

Foi criado em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. A sede central da instituição se encontra em Madri e em Alcalá de Henares (Madri), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

Em linhas gerais, a instituição é responsável por:

  • Organizar os exames para o Diploma de espanhol DELE, assim como de expedir certificados e diplomas oficiais para os participantes em nossos cursos
  • Organizar cursos de espanhol (em Recife)
  • Organizar cursos de formação para professores de espanhol
  • Apoiar hispanistas em suas atividades
  • Estimular atividades culturais em colaboração com outras organizações

Desde o início de suas atividades, o Instituto Cervantes em Belo Horizonte desenvolve um rico programa de atividades culturais e estabeleceu acordos de cooperação com algumas das instituições mais prestigiosas de Minas Gerais: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais,Secretaria de Estado para a Copa 2014, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Turismo do Governo do Estado de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras, Universidade Pontifícia Católica – PUC Minas, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal de Diamantina, Prefeitura de Belo Horizonte, Prefeitura de Ouro Preto, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, Colégio Santo Agostinho, Colégio Espanhol Santa María, Colégio Magnum, Colégio Imaculada, Fundação Dom Cabral, Universidade FUMEC, SESI- Federação de Indústrias de Minas Gerais, Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais, AGTURB, Museu Histórico da Cidade de Belo Horizonte – Abílio Barreto, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), IBMEC, entre outras instituições.

O Instituto tem um amplo programa de atualização de professores de espanhol como língua estrangeira e é organizador ativo de encontros brasileiros de professores de espanhol (também em Brasília).

Onde estudar espanhol em BH? O Instituto Cervantes da capital mineira oferece muitas atividades e encontros voltados à cultura hispânica.

Outras escolas privadas em BH

Em Belo Horizonte você ainda consegue encontrar muitas outras alternativas de escolas particulares, com metodologias, valores e objetivos variados de aprendizagem. Confira nossa seleção:

  • Ateneo Idiomas: A Ateneo Idiomas surgiu para atender uma necessidade cada vez mais notável no ensino de idiomas: aprendizagem efetiva e prazeirosa. Além de espanhol, há aulas de italiano, inglês, francês e português. As aulas são oferecidas na modalidade particular ou em pequenos grupos. Oferece também serviços de tradução, interpretação, revisão de textos e orientação para a produção de textos acadêmicos.
  • Influx Idiomas: a Influx existe há dez anos e oferece aulas de espanhol em todas as regiões do Brasil, com mais de 100 escolas e mais de 45 mil alunos de inglês e espanhol. Desenvolveu um método que permite ao aluno dominar espanhol de forma rápida, pois une duas modernas e eficazes abordagens de ensino de línguas: a Abordagem Comunicativa e a Abordagem Lexical. Na prática, isso significa que você aprende gramática, pronúncia e vocabulário de maneira dinâmica, vivenciando situações reais do dia a dia. Oferece aulas de espanhol do nível básico ao intermediário avançado. Há também aulas individuais e atividades culturais. Em Belo Horizonte possui 7 unidades.
  • CCAA: atuando no segmento há mais de 56 anos, a CCAA já possui mais de 220 mil alunos de espanhol e inglês em todas as suas unidades. Em Belo Horizonte, conta com 8 unidades. Possui diversas modalidades de cursos, tanto para adolescentes quanto para adultos: aulas em grupo, particulares, espanhol da Espanha, espanhol Del Rio de la Plata, Redação, entre outros.
  • Hablar cursos de espanhol: o Hablar ensina a língua espanhola com metodologia própria desenvolvida para aumentar a velocidade de aprendizagem e incrementar o seu nível de retenção. Oferece aulas de espanhol nos níveis inicial, intermediário e superior, cursos de espanhol (em Porto Alegre) para vestibular, espanhol para negócios, curso preparatório para o diploma DELE, Curso de Cultura e Conversação, Curso de Gramática e Intensivos de férias.

Onde aprender espanhol em Belo Horizonte. Descubra os segredos da língua espanhola no agito da capital de Minas Gerais!

Aulas acessíveis de espanhol em Belo Horizonte

  • O Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais oferece cursos de inglês e espanhol regulares, todos pelo seu Centro de Extensão (Cenex). A carga horária é de 50 horas-aula distribuídas entre os meses de março e julho. Há uma turma de espanhol básico, destinada a participantes acima de oito anos. Os interessados em frequentar os cursos de espanhol não precisam comprovar vínculo com a UFMG. Os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG também podem realizar o curso de extensão “Espanhol para Fins Acadêmicos” (EFA). O curso é gratuito e há processo seletivo.
  • SENAC oferece cursos gratuito de espanhol básico. A proposta dos cursos de idiomas do Senac BH visa ao desenvolvimento de competências comunicativas adequadas a contextos reais de interação e conectadas com o mundo do trabalho. Para se inscrever é preciso possuir habilidades de leitura e escrita na língua portuguesa ou língua materna. O curso de espanhol básico destina-se a todo e qualquer interessado em desenvolver o domínio da língua espanhola, independentemente de sua área de atuação. A idade mínima para estudar nesse curso é de 11 anos e a escolaridade mínima é cursando o ensino fundamental.
  • Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), iniciativa do Governo de Minas Gerais, oferece anualmente vagas para seu curso gratuito de espanhol básico. Em modalidade semipresencial, possui carga horária total de 240 horas, com uma duração de 1 ano e 6 meses. Ao final do curso o aluno será capaz de demonstrar domínios funcionais que se dão na articulação da comunicação básica habitual.

Aulas particulares de espanhol em Belo Horizonte

Para estudar espanhol e aprofundar seu conhecimento dessa língua internacional – hoje já são mais de 450 milhões de falantes no mundo -, fazer aulas com um professor em casa pode ser a melhor opção. Isso porque essa modalidade é acessível para qualquer nível de estudo, para iniciantes ou profissionais.

Para encontrar o seu professor ideal de espanhol, por que não acessar o portal do Superprof?

Nossa plataforma tem o papel unir alunos que buscam aulas e os melhores professores particulares!

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de ler as avaliações e os comentários de outros alunos, além de selecionar os profissionais em função do preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Como escolher um professor de espanhol?

Antes de pular de cabeça nos estudos, melhor escolher seu professor com atenção.

Na verdade, o aluno vai passar bastante tempo com ele e se não rolar uma sintonia, há pouca chance de progresso!

Se você quer simplesmente se familiarizar com a linguagem, melhorar a sua compreensão ou testar suas habilidades no idioma, a aula particular é muito útil. Mas você precisa achar o professor adequado às suas necessidades!

Onde fazer aulas de espanhol em BH. Se você procura imergir na cultura hispânica, a capital mineira oferece muitas opções!

Mas você quais as características de um bom professor?

  • Um professor disponível: se você optou por aulas particulares, é porque você tem necessidades e demandas específicas. O professor deve levar isso em conta;
  • Aulas personalizados: ele sabe ouvir e adapta as aulas especificamente para você!
  • Uma boa metodologia: ela ainda é a base de um bom professor. Se ele não sabe transmitir esse conhecimento, algo vai mal!
  • Um bom feeling: quando você conhece alguém pela primeira vez, você logo sabe se há ou não afinidade. Isso é fundamental, pois vocês vão passar muitas horas juntos! Marque um primeiro encontro com seu futuro professor de espanhol em um ambiente informal (em um café, por exemplo), para conversar com ele e ver se a química rola.

Encontre também um bom curso de espanhol online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar