Compartilhar

Descubra onde estudar a língua espanhola na capital gaúcha

De Fernanda, publicado dia 08/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Onde aprender espanhol em Porto Alegre?

Com uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre, apesar de ser a capital do estado mais meridional do país, hoje é certamente centro de movimentos culturais e artísticos importantes.

Ponto acolhedor de imigrantes de diversas localidades, POA é reconhecida pelos diferentes títulos recebidos e que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.

A cidade também abriga muitas universidades e faculdades, sendo que duas de suas maiores instituições educacionais estão sempre presentes em ranking universitários nacionais e internacionais: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Caso você tenha interesse em aprender espanhol em Porto Alegre, saiba que aqui você tem todas as suas chances! A capital gaúcha recebe muitos estudantes em busca de aulas de idiomas.

Por isso, descubra neste artigo todas as dicas e conselhos sobre como começar suas aulas de castelhano na capital dos gaúchos!

Estudar espanhol em escolas particulares de idiomas

Instituto Cervantes em Porto Alegre

Se você está procurando pela primeira referência em aulas de espanhol (em São Paulo), certamente você precisa conhecer o Instituto Cervantes da cidade gaúcha.

Com mais de 200.000 estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol. Recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2005 na categoria de Comunicação e Humanidades.

Foi criado em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. A sede central da instituição se encontra em Madri e em Alcalá de Henares (Madri), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

  • Em linhas gerais, a instituição é responsável por:
  • Organizar os exames para o Diploma de espanhol DELE, assim como de expedir certificados e diplomas oficiais para os participantes em nossos cursos
  • Organizar cursos de espanhol (no Rio de Janeiro)
  • Organizar cursos de formação para professores de espanhol
  • Apoiar hispanistas em suas atividades
  • Estimular atividades culturais em colaboração com outras organizações

Situado no bairro residencial de Três Figueiras, o Instituto Cervantes de Porto Alegre conta com modernas salas de aula, biblioteca e diferenciados recursos e tecnologias de aprendizagem do idioma espanhol nos níveis inicial, intermediário, avançado e superior, assim como cursos de aperfeiçoamento, atualização e outros fins específicos. O Instituto oferece, além disso, os exames oficiais para a obtenção do Diploma de espanhol DELE.

O corpo docente está formado por especialistas em linguística e metodologia didática da língua espanhola de diferentes países, com experiência no ensino do idioma como língua estrangeira.

Além da atividade acadêmica, o Instituto Cervantes se incorpora aos eventos culturais de Porto Alegre com uma programação de atividades em colaboração com universidades locais e outras entidades.

Que tal aprender espanhol em Porto Alegre? No site da Embaixada da Espanha no Brasil você encontra muitas dicas de programas culturais envolvendo a civilização espanhola.

Outras escolas privadas em Porto Alegre

Na capital gaúcha você ainda consegue encontrar outras alternativas de escolas particulares, com metodologias, valores e objetivos variados de aprendizagem. Confira nossa seleção:

  • SENAC oferece uma ampla gama de opção de cursos de espanhol (em Belo Horizonte) do nível básico ao avançado: para crianças, para jovens, para comerciários, para garçons, para jovens e adultos e conversação. A proposta dos cursos de idiomas do Senac Rio Grande do Sul visa ao desenvolvimento de competências comunicativas adequadas a contextos reais de interação e conectadas com o mundo do trabalho, com foco em conversação. Oferece também atividades culturais e de reforço.
  • CCAA: atuando no segmento há mais de 56 anos, a CCAA já possui mais de 220 mil alunos de espanhol e inglês em todas as suas unidades. Em Porto Alegre, conta com 8 unidades. Possui diversas modalidades de cursos, tanto para adolescentes quanto para adultos: aulas em grupo, particulares, espanhol da Espanha, espanhol Del Rio de la Plata, Redação, entre outros.
  • O CNA é uma tradicional rede de escolas de espanhol do Brasil e outros idiomas, com mais de 40 anos de atuação no ensino de inglês e espanhol. Atualmente, cerca de 500 mil alunos frequentam as 605 escolas localizadas em todo o território nacional. Em Porto Alegre, conta com duas unidades. A metodologia de ensino permite ao aluno falar, ler, escrever e compreender o novo idioma naturalmente, vivenciando situações do dia a dia, por meio de uma plataforma de ensino integrada.
  • ABC Espanhol: as aulas são focadas no aprendizado da fala, utilizando avançada metodologia de ensino e do desenvolvimento comunicativo integral dos estudantes. A escola oferece aulas regulares, aulas particulares, aulas para empresas, além de serviços de tradução, proficiência, vestibular e intensivos.
  • O Instituto de Línguas da Unisinos – Unilínguas, desde a sua criação, em 1994, acolheu mais de 45.000 alunos, dando acesso à mobilidade acadêmica, oportunidades de trabalho, viagens internacionais, interação com estrangeiros, comunicação em situações do cotidiano e, ainda, à riqueza da diversidade cultural mundial.  Os cursos de Espanhol (em Recife) são oferecidos na modalidade presencial regular (6o horas / aula), in Company, em aulas particulares ou grupos fechados. Além disso, os cursos abordam aspectos culturais importantes, que enriquecem o aprendizado do idioma.

Aulas acessíveis de espanhol em Porto Alegre

Onde estudar o castelhano na capital gaúcha?Que tal praticar o espanhol em porto Alegre?

  • A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece Cursos de línguas de Extensão. O curso de espanhol tem duração de 4 anos e tem como objetivo a expressão oral e escrita sob uma perspectiva comunicativa, além do conhecimento e da apreciação das manifestações culturais de diferentes países hispânicos. As aulas são direcionadas para alunos e servidores da UFRGS e comunidade em geral. Os alunos fazem uma pré-matrícula pelo site e concorrem à vaga por sorteio feito por computador entre todos os inscritos. Os cursos têm duração de 52 horas e não são gratuitos, mas têm valor acessível. O aluno, se sorteado, também paga uma taxa de matrícula após o sorteio.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: o Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS, tem como objetivo promover a capacitação linguística e cultural em línguas estrangeiras para a comunidade interna e externa da PUCRS. Oferece aulas de espanhol do nível I ao VII. Cada curso tem duração de dois meses, totalizando 32 horas de aula. Os professores integram o corpo docente da Faculdade de Letras da PUCRS.
  • ACELE: fundada em novembro de 1999, dentro do Instituto de Educação pelos professores, alunos e comunidade. A metodologia se baseia no enfoque por tarefas, através de um processo gradativo. ACELE propõe uma aprendizagem centrada na ação, na qual o estudante adquire as suas competências de comunicação para se converter em agente social, falante intercultural e, por sua vez, aprendiz autônomo. Há aulas de espanhol dos níveis 1 ao 9, além de aulas de conversação. Há descontos para alunos matriculados no Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Aulas particulares de espanhol em Porto Alegre

Para estudar espanhol (em Brasília) e aprofundar seu conhecimento dessa língua internacional – hoje já são mais de 450 milhões de falantes no mundo -, fazer aulas com um professor em casa pode ser a melhor opção. Isso porque essa modalidade é acessível para qualquer nível de estudo, para iniciantes ou profissionais.

Como se tornar bilíngue em espanhol em Porto Alegre? Invista em você mesmo: contrate um professor particular de espanhol e comece a falar fluentemente!

Aulas particulares vs aulas em grupo

Ao contrário de uma aula de grupo, o curso com um professor individual lhe permite desfrutar de toda a atenção do profissional para que ele atenda a todas as suas dúvidas.

As aulas vão avançar de acordo com o seu ritmo e não de acordo com o ritmo do grupo: em função do seu nível, dependendo de qual ano você está (se você frequenta o ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior), o professor vai trabalhar com base em suas habilidades e também em seus objetivos.

De fato, com base no seu histórico escolar mas também fazendo algumas avaliações de verificação, ele vai rapidamente descobrir suas principais dificuldades e barreiras, além de apontar o caminho para superá-las.

Ele será capaz de criar um programa personalizado, literalmente “sob medida”, especialmente para você.

Aproveitando sua aula de espanhol com um professor particular

Para que sua aula com um professor seja o mais eficiente possível, você pode seguir estas dicas e assim otimizar seus estudos particulares:

  • Faça uma avaliação de suas necessidades no primeiro encontro com seu professor: isso parece óbvio, mas é necessário saber onde você está, para que o professor entenda como ele vai articular suas lições posteriores. Um dos seus objetivos pode ser, por exemplo, aprimorar seu nível de espanhol para negócios.
  • Já tem uma idéia do que você deseja rever ou aprofundar com o seu professor: seria estudar mais vocabulário? Conseguir uma pronúncia melhor? Revisar a gramática? Ou apenas praticar conversação? Ou até mesmo se preparar para o vestibular?
    Depois de ter observado esses pontos, informe seu professor o quanto antes de seus objetivos, para que ele adapte o programa e elabore exercícios específicos.
  • Pratique espanhol fora da aula: quanto mais você falar e escrever no idioma, mais ele se tornará natural para você. Por que não assistir a um filme em versão original, ou então ler um livro na língua de Cervantes?
  • Durante as aulas, sinta-se livre para tomar notas em um caderno.
    Não fique passivo nesses encontros. Interaja, pergunte, converse.

Para encontrar o seu professor ideal de espanhol, por que não acessar o portal do Superprof? Nossa plataforma tem o papel unir alunos que buscam aulas e os melhores professores particulares! Sejam presenciais ou aulas de espanhol online! O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de ler as avaliações e os comentários de outros alunos, além de selecionar os profissionais em função do preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar