Estudiosos estimam que existem aproximadamente entre 5000 e 10 000 línguas no mundo. Uma única língua pode conter uma pluralidade de variantes, sotaques e vocabulários diferentes. Um professor nativo de um país hispanófono da América do Sul não irá te ensinar as mesmas expressões que os professores originários da Espanha. Você está buscando ter aula de espanhol? Começando do zero ou aperfeiçoando os seus conhecimentos já adquiridos da língua, as aulas de espanhol podem te abrir as portas para uma nova forma de ver o mundo.

Os cursos de espanhol online são também uma ótima oportunidade para mergulhar em outras culturas e conhecer mais do mundo. Mas, quanto isso custa?

Internet: ferramenta gratuita para aprender espanhol?

A tecnologia mudou o mundo e também nos introduziu à novas formas de aprendizado. As telas possibilitaram à milhares de pessoas o acesso à diversos recursos, relacionados à várias disciplinas. Sendo assim, o aprendizado de línguas é uma das possibilidades oferecidas pela internet.

Para aprender espanhol, italiano, inglês, chinês ou até russo, a internet propõe aulas, fóruns de discussão, entre outras páginas que facilitam a transmissão do conhecimento.

Diversos aplicativos também foram criados com o objetivo de ensinar idiomas de forma lúdica e agradável.

Todos esses recursos permitem, nos dias de hoje, a aprendizagem de uma nova língua de forma fácil e totalmente gratuita. Basta baixar um aplicativo ou abrir uma página na internet para acessar as aulas de gramática, conjugação, vocabulário espanhol, etc.

garoto utilizando o tablet para ter aulas online de espanhol
Aplicativos lúdicos facilitam o aprendizado de idiomas

Mas para além das aparências, nem tudo na internet é gratuito.

Utilizar a internet para aprender demanda investimento no material, começando por um bom computador, obviamente. Mesmo que possa custar caro, é indispensável ter um computador suficientemente potente para aproveitar ao máximo dos recursos online. Um bom smartphone também pode ser uma opção, Android ou iOs.

Mesmo que você encontre aulas de espanhol muito baratas ou gratuitas na internet, é necessário levar em conta o investimento no material.

Além disso, alguns sites ou aplicativos exigem o pagamento de uma assinatura ou de uma taxa de inscrição para que você possa ter acesso ao conteúdo completo.

Enfim, quanto realmente custa um curso de espanhol online?

Quanto custa utilizar um aplicativo para ter aula de espanhol?

Escolher aplicativos para aprender espanhol é uma ótima opção. Os aplicativos podem ser utilizados em qualquer lugar: no metrô, ônibus, salas de espera, etc. Os aplicativos te acompanham aonde você for, e você não perderá tempo para aprender a língua de Cervantes. Geralmente pensados de forma lúdica, os aplicativos propõem lições de espanhol em forma de jogos, o que torna o aprendizado muito mais divertido.

No entanto, nem todos os aplicativos para aulas de espanhol são gratuitos.

Dentre os mais conhecidos está o Babbel, que dá acesso à algumas aulas gratuitas mas tem também cursos pagos, Italki, onde é possível ter aulas com professores nativos, realizando o pagamento diretamente para eles (cada professor tem o seu próprio valor de hora/aula).  Todos os aplicativos de idiomas oferecem pelo menos 1 mês de acesso gratuito para que o aluno possa testar e talvez mais tarde assinar planos pagos.  Isso permite que os usuários testem diferentes métodos de aprendizado e escolham a que se adaptam melhor.

Compreensão oral, escrita, redução de sotaque, gramática. Cada aplicativo tem um enfoque diferente.

homem utilizando o celular
Com o smartphone não há barreiras para o aprendizado

Também existem aplicativos completamente gratuitos, como é o caso do famoso Duolinguo. Esse aplicativo não solicita nenhum pagamento para o acesso aos conteúdos e permite ao membro realizar lições rápidas diariamente.

No entanto, é necessário ter um telefone em bom funcionamento para ter um melhor aproveitamento dos aplicativos.

Quanto pagar por um curso de espanhol online?

É mais vantajoso aprender espanhol online através de plataformas especializadas nesse idioma. Esses sites são precursores quando o assunto é aula de espanhol online. É a oportunidade de ter aulas com professores nativos, e aprender não só o idioma mas a cultura de diversos países de língua espanhola, de forma gratuita, à sua disposição.

A grande maioria dos sites especializados em cursos de espanhol online é gratuita. Alguns sites podem pedir uma pequena contribuição para o acesso à determinados conteúdos mas é importante lembrar que o conteúdo gratuito é suficiente para que o aprendizado aconteça.

Dentre os sites gratuitos especializados em aulas de espanhol:

  • Só Espanhol
  • Curso de Espanhol da Universidade do Vale do São Francisco 
  • Espanhol Grátis.net

Todos esses sites nos dão a oportunidade de aprender espanhol no passo-a-passo, trabalhando a pronúncia e o sotaque.

Alguns sites propõem um acompanhamento especializado, e o aluno pode se tornar Premium caso queira ter um atendimento mais personalizado. Tudo depende dos objetivos de cada aluno e do tempo que você deseja destinar a um curso de espanhol online.

Aprender espanhol por meio dos sites na internet e aplicativos é uma boa forma de economizar se você é um aluno rigoroso e dedicado. Caso contrário, você corre o risco de não evoluir tão rápido e talvez seja mais eficiente solicitar ajuda à um professor particular.

aula por vídeo chamada
Aulas particulares online são sempre uma ótima opção

Custos de aulas de espanhol online através de uma instituição de ensino

Atualmente, os cursos à distância são uma alternativa para diversos alunos. Certos professores propõem dar aulas de espanhol online via webcam. Ambos em casa, professor e aluno se encontram online para a realização das aulas. Isso possibilita a economia de tempo de transporte, e é uma forma menos cansativa e mais agradável de aprender.

As instituições de reforço escolar e de aulas particulares também propõem atualmente ferramentas de revisão das aulas de espanhol à distância. Essa alternativa também está disponível para as crianças em idade escolar e adultos que gostariam de aprender espanhol para viajar para países na América latina ou para a Espanha, além disso, o espanhol também pode ser uma língua muito utilizada no contexto profissional.

As aulas podem acontecer via smartphone ou através de um tablet ou computador. A única condição é ter uma boa conexão de internet, uma câmera webcam e um microfone.

A grande rede de escolas de idiomas Wizard, presente em todo o Brasil propõe aulas de espanhol e outros idiomas online. Além do acompanhamento online personalizado, eles também disponibilizam aos alunos aulas gravadas e um aplicativo próprio de revisão e exercícios. Na ponta do lápis, os valores podem variar entre 115 e 150 reais por módulo (semestre).

Além disso, a Wizard oferece duas aulas gratuitas (experimentais) online, antes que o aluno assine o plano semestral.

O aplicativo destinado exclusivamente aos exercícios de memorização dos conteúdos das aulas chama-se Wiz.me. Disponível para smartphones Android ou iOs, ele é um assistente pessoal que auxilia no aprendizado dos idiomas. Atualmente o aplicativo está disponível apenas para lições de inglês, no entanto, em breve estará disponível para outros idiomas.

É importante ressaltar que as aulas via webcam podem ser tão proveitosas quanto as aulas presenciais. O professor está de fato presente e acompanha o desenvolvimento do aluno, mesmo que à distância. Sendo assim, os cursos via internet também são vantajosos para aqueles que querem aprender novos idiomas.

Custos para aprender espanhol via webcam com um professor particular

As instituições de ensino de aulas particulares não são as únicas a propor aulas por webcam. Diversos professores particulares optam por oferecer aulas online de forma independente. Os professores podem ser contatados através de anúncios divulgados em redes sociais, em sites específicos para a divulgação de serviços ou em plataformas específicas para aulas particulares, como é o caso do Superprof.

Os preços são estabelecidos pelo próprio professor. As tarifas compreendem a hora/aula de espanhol mas também a preparação das aulas e todo o trabalho de correção, plano de ensino e material. Os valores também podem variar de acordo com a experiência do professor, metodologia e nível de espanhol, bem como sua formação e o fato de ser um professor nativo ou não.

Por essa razão é complicado comparar os preços entre professores, pois isso envolve vários fatores. Atualmente no Superprof o preço médio para aulas de espanhol online gira em torno de 70 reais a hora/aula.

Além do valor da hora/aula os alunos também devem realizar o pagamento do estabelecimento de contato através da plataforma. É importante levar em conta esse detalhe: o pagamento da taxa de serviço é obrigatório para que os alunos possam enviar pedidos de aula.

Contatar diretamente um professor de espanhol evita o pagamento de taxas suplementares. No entanto, os valores de cursos de idiomas na internet podem ser muito elevados e os perfis dos professores não são verificados, como no caso do Superprof.

Curso de espanhol online: economia garantida?

Os cursos de espanhol online oferecem uma vantagem considerável: não arcar com os valores relativos ao deslocamento do professor. No entanto, é importante levar em conta que os professores podem aumentar as tarifas para aulas online de acordo com outras características (nível de formação em espanhol, professores nativos, experiência com aulas particulares ou metodologia diferencial).

professora de espanhol sorrindo
É possível encontrar o professor particular ideal pela internet

Enquanto aluno, é importante que você faça uma pesquisa detalhada das possibilidades, levando em conta todos os aspectos anteriormente explanados. Por exemplo, um professor experiente, que deu aulas de espanhol durante mais de 20 anos em instituições renomadas terá um preço de hora/aula mais elevado que professores iniciantes.

Para escolher aplicativos ou sites para aprender idiomas online também é necessário levar em conta os dois lados da moeda. Mesmo que as aulas online sejam mais em conta pelo fato de não haver necessidade de realizar um pagamento, esse tipo de ferramenta pode tomar muito tempo. Alguns alunos precisam da presença de um professor que o motive e os acompanhe de forma personalizada. Sendo assim, pode acontecer que um aluno utilize um aplicativo durante um ano todo sem realmente progredir no idioma, sendo que apenas um mês em um país hispanófono é o suficiente para que alguém fale fluentemente espanhol.

Os cursos via internet ou aplicativos sempre serão excelentes ferramentas para revisar os conteúdos, aperfeiçoar a gramática do espanhol ou para conhecer a cultura espanhola. Com motivação e vontade de aprender, essas alternativas têm a sua eficácia.

Precisando de um professor de Espanhol ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 3 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.