"Quem aprende uma nova língua adquire uma alma nova."

Juan Rámon Jimenez

O mundo mudou e se antes era necessário buscar arduamente por um professor, se inscrever em uma escola de idiomas, adquirir um material e se deslocar pelo menos duas vezes na semana para aprender uma nova língua, hoje em dia o conhecimento está na palma da mão.

Os sites e aplicativos para o ensino de idiomas estão cada vez melhor elaborados. Eles são criados com base em verdadeiras estratégias de aprendizado e com a ajuda de profissionais da educação e conhecedores de metodologias de ensino.

celular com aplicativos para aprender espanhol
São várias opções para quem deseja aprender espanhol por um aplicativo

Se engana quem acha que aprender através de um aplicativo não é eficaz. Eles acertam em cheio nos métodos de memorização e repetição e nos conquistam pela facilidade, baixo custo e interatividade. São muitos os aplicativos pelos quais você pode aprender uma nova língua. No caso do espanhol, existem muitas opções, e nós selecionamos algumas para te ajudar na sua busca.

É importante lembrar que cada aplicativo tem um método de aprendizado, assim como cada aluno tem um perfil diferente. Alguns preferem aprender brincando ou jogando, outros preferem relacionar o conteúdo aprendido com filmes, livros e exercícios de memorização. Ainda existem alunos que preferem estudar 20 minutos por dia e outros que reservam apenas um dia da semana para estudar durante várias horas.

Os aplicativos são parte da nova realidade digital e apesar de suprimir o contato humano com o professor, pode oferecer muitas facilidades.

Sabendo disso, não há um aplicativo ideal e bom para todos, mas diversos aplicativos com propostas diferentes. Para você que gosta de aprender com jogos, em contato com professores nativos ou que prefere estudar sozinho, separamos várias opções para que você possa escolher e se jogar no aprendizado do espanhol na telinha do celular.

LinGo Play para uma aula de espanhol sozinho

Se você gosta de estudar sozinho através de exercícios interativos e dicas de memorização, o LinGo é uma ótima opção. Nele você encontra uma versão gratuita que propõe exercícios para até 7 níveis de conhecimento em espanhol. Esse aplicativo é ideal para aqueles que já têm noções básicas do idioma e desejam exercitar e testar os conhecimentos já adquiridos, além de ganhar vocabulário e se familiarizar com a pronúncia. Há uma versão premium que te permite solicitar um certificado e acessar lições mais avançadas.

Vantagens: de simples acesso, lúdico e possível de ser utilizado off-line.

Desvantagens: o forte do aplicativo é a conversação e o vocabulário. Caso você queira começar do zero e se aprofundar na gramática e nos textos de espanhol, esse aplicativo pode não ser a melhor opção para você.

MemRise: o curso de espanhol com nativos

Se você está procurando por um aplicativo que te coloque em contato com professores nativos do mundo, o MemRise é o seu lugar! Com um conteúdo imersivo, o MemRise possibilita o contato do aluno com professores falantes de espanhol diretamente do México ou Espanha. É uma ótima opção para aqueles que precisam aprender rápido para uma viagem ou uma entrevista de emprego, por exemplo. Como a grande maioria dos aplicativos, há uma versão grátis e outra versão Premium (paga). O conteúdo gratuito dura apenas 7 dias e depois o aluno é convidado a se cadastrar na versão Premium caso queira continuar. Com o MemRise você pode treinar os conhecimentos básicos e sobretudo adquirir noções de conversação, vocabulário e expressões.

menina utilizando o celular para aprender espanhol
Existem aplicativos de idiomas para todos os estilos, idades e com metodologias variadas

Vantagens: é um aprendizado rápido e imersivo, ideal para viagens. Compreensão oral com professores nativos.

Desvantagens: para utilizá-lo de forma off-line é necessário adquirir o Plano Premium. Não há emissão de certificados.

Rosetta Stone para um verdadeiro curso de espanhol online

O aplicativo Rosetta Stone é uma pérola rara para aqueles que desejam criar uma verdadeira rotina de estudos de espanhol. O próprio aplicativo seleciona os critérios do aluno e elabora um plano completo de aulas que deve ser realizado a cada dia. A versão gratuita te dá um tempo curto de aulas por dia, porém há também a versão Premium para aqueles que desejam estudar durante um tempo maior. O Rosetta Stone é muito organizado e ideal para alunos que têm dificuldades na organização de uma rotina de estudos. Não parece ótimo chegar em casa do trabalho e ter uma aula prontinha te esperando no aplicativo?

Vantagens: vários níveis de aprendizado (do iniciante ao avançado). Organizado e fácil de navegar.

Desvantagens: não é possível acessá-lo off-line, o conteúdo grátis é limitado.

Beelinguapp para uma aula de espanhol com toda a família

O aplicativo Beelingapp é ideal se você deseja aprender espanhol de forma lúdica, independente da sua idade.

crianças utilizando aplicativos no celular
Existem aplicativos para aprender línguas adaptados a todas as idades.

Com conteúdos adultos ou infantis, ele ensina espanhol por meio de músicas, vídeos, notícias do mundo ou histórias infantis. Um áudio em espanhol acompanhado da transcrição do texto na tela permite que você exercite compreensão oral e escrita ao mesmo tempo. Apesar do conteúdo ser mais recomendado para crianças, todos podem aprender com o Beelingapp, um aplicativo ideal para toda a família.

Vantagens: lúdico, simples e pensado para todas as idades.

Desvantagens: não há lições específicas de gramática, não é possível utilizá-lo off-line, conteúdo introdutório e limitado.

Duolingo: ter aulas de espanhol brincando

O Duolingo é o queridinho dos aplicativos de ensino de idiomas, campeão de usuários no mundo todo. O mais conhecido aplicativo para aprender idiomas no mundo ganhou essa reputação por propor um método simples e divertido de aprendizado. Com apenas 20 minutos por dia, o aluno adquire noções básicas de vários idiomas através de atividades simples e de um método lúdico. Para aprender espanhol, o Duolingo propõe exercícios de repetição, treinando a compreensão escrita, oral e vocabulário.

Vantagens: pode ser utilizado de forma off-line e a versão gratuita dá acesso à muitos conteúdos.

Desvantagens: as lições são repetitivas e podem se tornar cansativas se você não é um aluno disciplinado.

Busuu para aprender espanhol em situações cotidianas

O Busuu é ideal para você que tem objetivos específicos ao aprender espanhol, como por exemplo, aprender um vocabulário específico para fazer compras, cozinhar ou viajar. Com situações cotidianas, o aluno tem acesso à textos e vídeos de professores nativos, podendo se familiarizar com as palavras e com a pronúncia do idioma. Além disso, é importante lembrar que esse aplicativo tem uma extensa versão gratuita e que a versão Premium só é recomendada se você desejar ter um plano personalizado de ensino e solicitar um certificado das horas estudadas. Ao se inscrever, você também pode definir os seus objetivos e informar em que situações você deseja falar espanhol e o aplicativo se ocupa de te enviar os conteúdos que correspondem à sua busca.

Vantagens: há um teste de nivelamento dentro do aplicativo e o aluno pode ter lições do nível iniciante ao avançado. É possível utilizá-lo off-line.

Desvantagens: à primeira vista pode parecer confuso, pode levar muito tempo para que o aluno atinja um nível intermediário no idioma.

Os aplicativos como suporte complementar para ter aulas de espanhol

Os aplicativos são uma alternativa para aqueles que desejam se introduzir em uma nova língua de forma prática e rápida. No entanto, é importante lembrar que muitos alunos iniciam os estudos através de um aplicativo mas logo abandonam por falta de motivação ou por sentirem a necessidade de um acompanhamento mais personalizado.

É verdade que a presença de um professor evita a repetição de certos erros e dá ao aluno uma noção de disciplina que pode faltar aos aplicativos. Ao estar em contato com um professor particular, você terá tarefas a cumprir, prazos de entrega de atividades, provas e avaliações. Além disso, ele poderá criar um plano de aulas específico para você, de acordo com os seus objetivos e com os aspectos da sua personalidade.

Desse modo, os aplicativos podem ser um primeiro passo para as primeiras noções de espanhol, no entanto, você também tem a opção de buscar por um professor particular, que poderá te auxiliar em aulas presenciais ou online.

professor particular para ter aulas de espanhol
Os aplicativos podem otimizar o aprendizado do espanhol caso você tenha um professor particular

Se você optar por aulas online você pode buscar por um professor particular na internet e escolher os melhores horários para a realização das suas aulas. No seu intervalo de almoço, no final do dia ou bem cedo pela manhã, o seu professor pode se conectar e te atender via webcam. Você também pode utilizar os aplicativos como um complemento às suas aulas particulares, como forma de exercitar os conteúdos trabalhados durante as aulas de espanhol com o seu professor.

"Os aplicativos têm como vantagem a facilidade para aprender e a liberdade de horários, tempo de utilização e por funcionarem de forma lúdica, no entanto, muitos alunos necessitam da disciplina e do suporte que o contato com um professor particular oferece", afirma a professora de espanhol do Superprof Flávia Rodriguez. Sendo assim, caso você queira realmente se tornar fluente em uma nova língua, nós sugerimos que você utilize os aplicativos como suporte complementar às suas aulas com um professor.

O aplicativo, apesar de versátil, não substitui a presença de um professor particular que poderá corrigir os seus erros de pronúncia, personalizar o plano de estudo e identificar as suas maiores dificuldades para criar um método voltado para vencer os seus pontos fracos. Além disso, caso você encontre um professor particular através do Superprof, você pode realizar uma primeira aula experimental e dividir com ele as suas expectativas sobre o idioma espanhol, objetivos, etc.

Vontade de aprender uma nova língua e desbravar o mundo? Aprenda espanhol!

Precisando de um professor de Espanhol ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.