O espanhol é uma língua de origem latina falada em 20 países além da Espanha. Muito semelhante ao português e ensinada nas escolas brasileiras, a língua espanhola é uma opção para milhares de brasileiros que desejam viajar o mundo, mudar de país ou aperfeiçoar o currículo e conquistar novos mercados no contexto profissional. Atualmente, mais de 500 milhões de pessoas falam espanhol como língua materna. Além de ser a língua de muitos países vizinhos do Brasil, o espanhol é a terceira língua mais utilizada na diplomacia e no comércio internacional, perdendo apenas para o inglês e o francês.

Ensinada nas escolas brasileiras como segunda opção de idioma depois do inglês, muitas crianças e adolescentes têm mais facilidade em aprender a língua espanhola do que o inglês, devido à semelhança com o português. Prova disso é que mais de 40% dos estudantes brasileiros escolhem realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em espanhol.

estudos de espanhol online
Diversos sites da internet servem de suporte no aprendizado de uma nova língua

O Brasil também estabelece diversas relações com países do Mercosul cuja língua principal é o espanhol, o que o torna um idioma tão importante no mercado de trabalho brasileiro quanto o inglês. Além disso, a imigração brasileira em países de língua espanhola cresce mais a cada ano e esse fato se explica pela facilidade que os brasileiros encontram em falar espanhol, uma língua latina como o português e com um vocabulário e escrita similares à nossa língua.

Muito da cultura mexicana e argentina se consome no Brasil, como séries televisivas, gastronomia e músicas.

De todo modo, qualquer pessoa pode se aventurar no aprendizado do espanhol, independente da idade. Para você que deseja começar do zero ou para aqueles que ainda se lembram dos tempos de escola mas querem se aprofundar nessa língua cheia de charme, nós selecionamos os melhores sites na internet para aprender espanhol. Dê uma olhadinha:

SEDA College Online para cursos de espanhol online

O SEDA College propõe aulas de espanhol para os níveis iniciante e intermediário, além de 30 minutos de lições diárias de memorização. O site já era conhecido anteriormente pela excelência nas aulas de inglês e recentemente o idioma espanhol também foi introduzido à plataforma. O aluno pode fazer lições gratuitas mas também pode assinar o plano pago do SEDA College, tendo acesso à 5 módulos para espanhol iniciante e 32 aulas, tudo isso por 49,90 por mês.

É importante lembrar que no SEDA College todas as aulas são ministradas em espanhol, o que permite que o aluno tenha uma experiência de imersão no idioma. No início pode parecer difícil, mas ouvir o espanhol sem traduções simultâneas pode facilitar o aprendizado e permite que o aluno seja familiarizado com o idioma, exercitando a compreensão oral.

Universidade do Vale do São Francisco para aprender espanhol com certificado

A UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco) disponibiliza aulas de espanhol gratuitas na internet. Duas opções são oferecidas: espanhol básico ou espanhol voltado para negócios.

Ao final da formação o aluno pode solicitar um certificado caso ele tenha uma porcentagem de aproveitamento e aprovação no curso. Para se inscrever basta visitar o site da UNIVASF e preencher um formulário. O curso de espanhol básico é totalmente gratuito.

Lengalia para ter aula de espanhol do básico ao avançado

Caso você busque ter uma verdadeira formação do básico ao avançado em espanhol, passando pela conversação e por lições de gramática, nós te aconselhamos a fazer uma visitinha no site Lengalia. A escola localizada na Europa propõe uma formação completa de espanhol, do nível A1 ao C2. Os valores são em Euro, pois trata-se de uma empresa européia. No entanto, não se preocupe, basta fazer o pagamento através do Paypal e o valor é convertido em reais. Por 4,99 euros por mês o aluno tem direito a 24 aulas, podcasts, vídeos e tutores online.

homem acessando sites pagos na internet para ter aulas particulares
Sites estrangeiros de ensino de espanhol podem solicitar pagamentos em outras moedas

O Lengalia também pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam obter um diploma de proficiência de espanhol realizando as provas do DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira). Tendo o auxílio dos tutores online é possível trabalhar melhor a pronúncia e conversação. O Lengalia é um dos melhores sites para aqueles que querem realmente se dedicar ao aprendizado do espanhol.

Espanhol Grátis para um curso de espanhol sem custos

Se você procura ter aulas de espanhol sem pagar nada, uma alternativa de ouro é o Espanhol Grátis. O site é composto de diversos conteúdos do nível básico ao intermediário. Lá você pode encontrar:

  • aulas;
  • lições de gramática;
  • textos;
  • materiais didáticos;
  • dicas de viagem.

O site é de fácil navegação e te permite começar a ter as primeiras noções do idioma de Cervantes.

No Espanhol Grátis você tem várias lições disponíveis gratuitamente e de forma permanente no site, e você pode estudar no seu ritmo, definindo a ordem de conteúdos que você deseja aprender. O site também possui exercícios online para que você possa memorizar as lições com maior facilidade.

iPED para aprender espanhol online de forma breve

O iPED (Instituto Politécnico de ensino à distância) propõe um curso de espanhol básico à distância de carga horária de 80 horas. O curso é pago e sai em torno de 160 reais, mas pode ser parcelado em várias vezes, de acordo com as necessidades do aluno.

menina sorridente tendo aulas online
Aprender espanhol online pode ser divertido e inspirador

Ao finalizar as 80 horas de aula o aluno terá uma compreensão básica do idioma, e poderá solicitar um certificado de conclusão da formação. Essa formação é ideal para aqueles que precisam aprender as noções básicas de espanhol para o mercado de trabalho ou para uma viagem de férias, por exemplo.

O YouTube como forte aliado para ter aulas de espanhol lúdicas e divertidas

Além dos sites anteriormente citados, o YouTube está repleto de bons canais de ensino de língua espanhola. Professores experientes e nativos publicam vídeos regularmente com lições de língua espanhola, dicas de pronúncia, gramática e curiosidades. Gratuito e de fácil acesso, o YouTube te dá a possibilidade de acessar conteúdos de qualidade em qualquer lugar: durante um trajeto de ônibus ou metrô, na sala de espera do médico, antes de dormir ou até no avião. Ter Wi-fi é o único requisito para que você ter aulas via YouTube. Excelente, não é?

 

canais no youtube para aprender espanhol
De simples acesso, os canais do YouTube são uma forma rápida e divertida de ter aulas de espanhol

Nós selecionamos alguns dos maiores canais no YouTube destinados exclusivamente ao ensino da língua espanhola. São eles:

  • Espanhol para brasileiros (vídeo aulas de diversos assuntos e uma comunidade enorme de falantes de espanhol, mais de 200 mil inscritos!)
  • Vamos hablar en español (dicas objetivas e orientações sobre pronúncia, além de entrevistas e vídeos especiais com nativos)
  • Tio Spanish (Aulas de espanhol para vários níveis, com vídeos animados e didáticos de um personagem super simpático!)
  • Español Fácil (Mais de 62 aulas com dicas de pronúncia, vocabulário além de curiosidades sobre a língua!)

Além dos canais específicos de aulas de espanhol, o YouTube também pode complementar o seu aprendizado se você procurar por vídeos, filmes e músicas em espanhol. Lembre-se que o mais importante no aprendizado de um idioma é que ele se torne familiar para você e passe a fazer parte do seu cotidiano. Quanto mais contato você tiver com a língua espanhola, seja através de livros, filmes, programas de TV, entre outros, mais fácil será incluir esse idioma na sua rotina.

Por isso, não hesite em assistir episódios da Casa de Papel ou de Narcos com legendas em espanhol na Netflix, ler o El Mundo ou ouvir Podcasts como o Radio Lingua Network, News in Slow Spanish ou o Notes in Spanish. Você também pode aprender cantando ao som de Shakira, Juanes ou Alejandro Sanz!

Com todas essas dicas fica muito mais simples utilizar a internet para aprender espanhol.

Lembramos que os sites para aprender espanhol também podem funcionar como um suporte complementar às suas aulas particulares de espanhol. Todas as opções citadas acima podem servir de complemento aos seus estudos, caso você queira treinar ou memorizar os conteúdos trabalhados com o seu professor. Como o espanhol está presente em vários países, ele é um idioma que apresenta uma variedade de sotaques, vocabulários e expressões. Se você pretende aprender o espanhol de um país específico, sugerimos que você busque por um professor particular que possa te orientar de forma personalizada nos seus objetivos.

No Superprof você pode encontrar professores de espanhol em todo o Brasil, nativos de diferentes países onde se fala espanhol. Basta realizar uma pesquisa inserindo a cidade onde você está e você poderá marcar a sua aula experimental com o seu professor particular. Além disso, no Superprof é possível realizar aulas experimentais com diferentes professores até encontrar o professor ideal. Desse modo você poderá ser atendido por um expert da língua espanhola e vai ganhar o mundo com essa língua charmosa e apaixonante!

Com todas essas dicas já está mais do que na hora de abandonar o portunhol e falar espanhol como um nativo!

Buenas classes!

Precisando de um professor de Espanhol ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.