Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo o que você precisa saber para estudar chinês

De Marcia, publicado dia 27/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Veja como tomar aulas de mandarim

Tudo começou em 1912: a rainha Maria I veio de Portugal ao Brasil e trouxe trabalhadores chineses para atuar em uma plantação no Rio de Janeiro. Estima-se que esse tenha sido o primeiro contato entre Brasil e China. Anos mais tarde, começaram a chegar imigrantes do país.

No início do século XIX, Brasil e China mantinham relações diplomáticas. Em 1949, com a criação da República Popular da China, essas relações foram interrompidas e só voltaram a se normalizar em 1974, com a criação do Consulado do Brasil em Pequim e do Consulado da China, em Brasília.

Desde 2009, a China se tornou a principal parceira comercial do Brasil, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos. E não é só isso: a cultura, a história e o idioma da China continuam atraindo e encantando pessoas até hoje. Não é à toa que a procura por cursos de mandarim vem crescendo nos últimos anos.

É claro que, para um falante do português, aprender a língua chinesa não é tarefa das mais fáceis. Entretanto, não se trata de uma missão impossível.

A grande dificuldade está, muitas vezes, em encontrar um curso ou professor particular de chinês para iniciar os estudos.

Como escolher um professor de chinês?

Ao procurar por um curso de chinês, é importante pesquisar as diferentes ofertas do mercado em cursos de língua estrangeira e levar em consideração que existem diversos perfis de professores.

Antes de sair à procura, é necessário fazer uma reflexão sobre alguns pontos chave:

Por que estudar mandarim? Enquanto alguns estudam chinês desde crianças, outros têm objetivos para isso somente na idade adulta.

  • Quais são suas expectativas? Você quer aprender chinês para conseguir melhores posições no mercado de trabalho, viajar para a China, se tornar bilíngue ou simplesmente porque gosta da cultura do país?
  • Que tipo de curso você está disposto a frequentar? Deseja apenas algumas noções básicas, chinês voltado para algum mercado profissional específico, quer aprender a se comunicar no idioma ou seu objetivo é realmente aprofundar-se na história e cultura da China?
  • Você quer fazer um intercâmbio? Como se sabe, é necessário ter conhecimentos prévios no idioma antes de embarcar para os estudos. Algumas pessoas procuram pelo curso de mandarim para fazer exatamente essa preparação. E há ainda aqueles que desejam obter certificados específicos no idioma, o que também demanda cursos preparatórios;
  • Você quer se tornar professor de mandarim no futuro?

Como se pode ver, existem várias razões que levam um brasileiro a querer aprender a língua de Confúcio.

Entretanto, devido à essas diferenças de objetivos, a procura por um professor que vá de encontro aos seus pode se tornar ainda mais necessária.

Onde encontrar, enfim, o “ser milagroso” que fará com que você aprenda chinês em um piscar de olhos?

Na verdade, o aprendizado do chinês demanda tempo e dedicação. Há pais que procuram matricular seus filhos em um curso desde a idade escolar. Outros, começam a aprender na universidade. E há ainda aqueles que só procuram um curso quando sentem a necessidade de aprender para o mercado profissional.

Em plataformas específicas, como a Superprof, é possível encontrar profissionais qualificados.

Profissionais com mais de três anos de experiência no ramo merecem sua preferência. Leve em conta que o aprendizado do chinês leva tempo, já que, além da pronúncia e escrita, são muitos sinogramas a serem aprendidos.

Entretanto, não há problemas também em contratar um professor em início de carreira. Você deve apenas observá-lo sob aspectos relacionados á formação, vivência com o idioma, perfil, dentre outros.

Qual o preço de um curso de chinês?

Todos sabemos que, para frequentar um curso de língua estrangeira, é necessário pagar. É por isso que a questão financeira pesa tanto nessa decisão, a ponto de fazer com que algumas pessoas simplesmente desistam de aprender.

Entretanto, não há motivos para isso: os preços podem variar bastante, já que não existe uma tabela a ser seguida pelos professores particulares, por exemplo. Isso significa que cada um pode fixar seu próprio preço.

Na plataforma Superprof existem muitos professores registrados e a média dos valores cobrados varia de região para região.

Há ainda a opção de escolher um profissional que ministra aulas via webcam, vencendo assim as barreiras físicas que muitas vezes impedem o encontro entre alunos e professores.

Entretanto, embora nem sempre seja a opção mais barata, tomar aulas particulares traz muitas vantagens ao aprendizado, visto que é possível progredir em seu próprio tempo e ainda ter acesso a feedbacks sobre o seu desempenho. Tudo será personalizado de acordo com você e seu perfil e objetivos.

A essa hora, você deve estar se perguntando se é necessário ser rico então para tomar aulas de mandarim. A resposta para essa questão é: não. Felizmente, existem fórmulas mais acessíveis que podem levá-lo ao conhecimento, sem a necessidade de investimentos tão altos.

Pesquise o preço do seu curso Não é preciso ser rico para estudar mandarim: existem opções acessíveis.

Algumas escolas e universidades oferecem cursos a preços diferenciados para alunos matriculados na rede pública de ensino. Também há a opção de cursos online que, embora não contem com todo o acompanhamento a que o aluno tem acesso em aulas guiadas, fornecem uma base principal no idioma, talvez o suficiente para alçar melhores posições no mercado de trabalho e, finalmente, conseguir pagar por um bom curso.

Como aproveitar melhor suas aulas de chinês?

Se você pensa em estudar chinês durante as aulas e simplesmente ignorar o material nos demais dias da semana, lamentamos informar que será bem difícil progredir no idioma. Isso porque o estudo precisa ser contínuo, para fixação real da matéria.

Os ensinamentos transmitidos pelo professor precisam ser recebidos com o corpo e a mente bem preparados. E para que você alcance maiores progressos, temos algumas dicas:

  • Esteja sempre atento ao que o professor fala;
  • Reveja a matéria da aula nos demais dias da semana. Aproveite para certificar-se de que não ficaram dúvidas;
  • O melhor momento para fazer essas revisões é à noite, antes de dormir;
  • Alimente-se bem e de forma saudável, tome muita água e procure sempre manter a boa postura quando sentar-se para estudar ou trabalhar;
  • Evite distrações, como televisão ligada e celular no ambiente de estudos;
  • Faça pequenos cartões de resumo por tópico da matéria aprendida para facilitar seus estudos;
  • Procure, sempre que possível, utilizar trocadilhos e atalhos para facilitar a memorização.

Aprender mandarim significa assimilar caracteres com sons bem distintos dos quais estamos acostumados.

Aprenda mais sobre a China Pesquisar a cultura chinesa é uma ótima forma de aprender.

É por isso que a imersão na cultura chinesa, ainda que você não tenha dinheiro para embarcar para a China é um ótimo caminho a ser seguido.

Você pode fazer pesquisas de modo a aprender mais sobre a história e a cultura da região. Quando se aprende um idioma, é importante entender melhor também a cultura de quem o pratica e de que forma ele evoluiu com o passar dos anos.

Como complementar as aulas de chinês?

Progredir no aprendizado do chinês demanda dedicação, visto que dificuldades fonéticas podem surgir ao longo do percurso e precisam ser superadas antes de partir para a próxima lição.

É por isso que o Superprof preparou algumas dicas para você agregar ainda mais conhecimentos às suas aulas de mandarim.

Aplicativos

Como a maioria de nós, hoje em dia, passa o tempo todo conectado à internet a partir do celular, é possível baixar aplicativos específicos que consistem no estudo da língua de Mo Yan.

É claro que realizar cursos somente via aplicativo provavelmente não traria resultados satisfatórios, visto a falta de feedbacks mais subjetivos e do contato com um professor “real” capaz de tirar suas dúvidas. Entretanto, quando utilizadas como complemento, essas ferramentas costumam funcionar bem.

Correspondente chinês

Há pessoas que recorrem a um correspondente chinês para praticar o idioma. Há fóruns e sites que oferecem salas de bate papo gratuitas para a comunicação em determinada língua estrangeira.

Dessa forma, você pode ter a oportunidade de usar o mandarim para comunicar-se, tanto com nativos do idioma, quanto com estudantes de diversas outras partes do mundo, o que proporciona um intercâmbio cultural que é benéfico para todos os envolvidos.

Normalmente, a prática é recomendada para quem já tem pelo menos nível intermediário visto que, embora esteja ali para aprender, a capacidade mínima de comunicar-se é essencial para que a prática realmente traga resultados.

Vídeos

Assistir à vídeos, ainda que legendados em português em um primeiro momento, proporciona a oportunidade de se familiarizar com os sons emitidos pelos nativos ao falar. É dessa forma que você começa a conviver com a aplicação da língua chinesa ao dia a dia, e não mais somente à sala de aula.

Você perceberá como, com o passar do tempo, você vai começando a identificar, em meio ao discurso, palavras que foram aprendidas recentemente nas aulas. E é dessa forma que seu progresso tende a ser mais rápido.

Existem muitos filmes chineses que você certamente gostaria de assistir. Para encontrá-los, acesse o site Youku, uma espécie de YouTube chinês.

Busque atividades extra Complementar os estudos com vídeos e ferramentas online é uma ótima pedida.

Além disso, no próprio YouTube, é possível encontrar vídeos com dicas e toques que poderão ajudá-lo a obter melhores resultados nos estudos.

Viu só como aprender mandarim pode não ser tão difícil quanto parece? Basta que você recorra às pessoas e ferramentas certas que poderão ajudá-lo a progredir em gramática, pronúncia e vocabulário. Que tal acessar a nossa plataforma e começar agora mesmo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar