Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba mais sobre as produções cinematográficas chinesas

De Fernando, publicado dia 22/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Conheça melhor o cinema chinês

Pronto para começar uma viagem para a China? De Yunnan à Grande Muralha da China, passando por Sichuan e Xian, descubra a China através do cinema, fique interessado pela China tradicional, pelo cinema independente, mas também pelo crescimento econômico do país.

Os ocidentais geralmente têm imagens falsas e muito contemporâneas da China. Para entender melhor a China moderna, é preciso conhecer seu passado, sua riqueza, seu pensamento (relacionado a Confúcio), suas guerras, seu comércio com a Rota da Seda …

Este artigo não é um crítica de cinema, mas sim um guia para ajudá-lo a aprender mandarim através do cinema, mas também para descobrir a cultura chinesa como um todo.

veja os melhores cineastas chineses Filmes na China podem ser fontes de aprendizado

É possível aprender mandarim com cinema chinês?

As diferenças culturais são fortes entre a China e a Brasil e isso deixa o processo ainda mais interessante.

Ficou provado que assistir a um filme legendado facilita o aprendizado de línguas estrangeiras. E além disso, assistir a um filme ainda é mais motivador do que ter longas e monótonas horas de aulas de chinês, certo?

Claro que isso não é uma solução milagrosa. É melhor ter algumas noções básicas em chinês antes de começar ou você só lerá as legendas sem tentar entender o que os atores dizem.

Mas o processo de aprender uma língua é sempre o mesmo, inclusive com a sua língua materna:

  • Ouça sem entender,
  • Escute entendendo um pouco,
  • Aprenda a falar um pouco,
  • Escute entendendo mais e mais termos,
  • Comece a poder construir frases cada vez mais complexas,
  • Aprenda a escrever,
  • Resolva situações cotidianas,
  • Seja bilíngue.

A audição é o primeiro elemento para o trabalho quando aprender uma língua.

Mas, para ser útil, a visualização de um filme deve ser feita de maneira proativa. Não seja passivo na frente da sua tela, senão você não aprende nada e é simplesmente um momento de relaxamento e lazer. Você precisa compreender que aquilo é praticamente uma simulação de uma situação cotidiana, um diálogo construído para contar uma história que você deve ser capaz de compreender.

Também é necessário estar atento à maneira de pronunciar as palavras, aos tons usados, à diferença de sotaque tonal … Será mais fácil então reproduzir os sons e os fonemas, por vezes tão complicados da língua chinesa, se permanecermos concentrados.

Em termos de vocabulário, mantenha seu dicionário chinês perto de você. Se você realmente não entende um termo, mesmo no contexto de uma frase, não hesite em pausar o filme para aprender uma nova palavra em chinês, que você vai escrever em um caderno para memorizar.

Ao aprender a língua chinesa também é importante se interessar pela cultura chinesa e pela civilização chinesa. Filmes chineses costumam retratar momentos da história da China como a Revolução Cultural. Alguns filmes cruzam a China continental, ficam nos bairros de Pequim ou Xangai ou fazem com que você viaje para a China pela Grande Muralha.

E para assistir filmes em chinês são muitas as possibilidades. Você pode:

  • Procure por festivais de cinema chinês,
  • Visite o site da China and Films para ver ideias de filmes,
  • Descubra sites com boas referências audiovisuais,
  • Peça indicações para seu professor de chinês.

Aprender mandarim não precisa ser só em sala Cultura chinesa é parte da sua aula de idioma

Quais são os filmes chineses mais acessíveis quando você começa em chinês mandarim?

Mergulhar na cultura chinesa é fácil. Mesmo do Brasil, mesmo quando você não é fluente. Os filmes estão lá para isso! Mas como já dissemos, é melhor ter algumas noções básicas do idioma, especialmente sobre os caracteres chineses (sinogramas) e sua pronúncia, se você quiser começar a assistir filmes chineses com legendas em chinês.

Primeiramente, aconselhamos que você comece ir se adaptando com o Rouxinol, filme que graças aos acordos estabelecidos em 2010 entre a França e a China, é uma das produções sino-francesas realizadas no país asiático.

A obra de Philippe Muyl, mesmo que nunca tenha sido lançada nos cinemas, foi vista por quase 15 milhões de chineses. Além disso, a trilha sonora é bem conhecida na China e especialmente a música dos créditos.

O rouxinol é, portanto, um filme de um diretor francês, mas filmado apenas com atores chineses na China, na área de Yangshuo. A atuação está mais próxima dos padrões franceses e a música não é muito chinesa. Esta é a história de um camponês chinês que prometeu à esposa retornar para libertar seu pássaro em sua aldeia natal. Ele vai em uma viagem com sua neta, com quem ele não tem nada em comum. Os dois personagens vão se descobrindo pouco a pouco e aprenderão um com o outro. Esse primeiro passo mais “ocidental” pode ser uma facilidade para a adaptação ao cinema chinês.

Para aqueles que preferem filmes de ação e artes marciais , Era uma vez em Xangai é adequado para um nível intermediário. A história se desenrola na década de 1930 e concentra-se nas dificuldades de encontrar emprego em uma China rural. O personagem principal vai para Xangai esperando ver sua vida mudar. Mas isso sem contar com a invasão dos japoneses.

Uma bela história de amizade e lutas bem-feitas, isso é o suficiente para ter um bom tempo e melhorar sua compreensão do chinês.

Kung fu tem um lugar importante no cinema na China.

Finalmente, como seria o cinema chinês sem suas histórias de amor? Se você é fã do gênero, recomendamos o O caminho para casa, de 1999. Drama romântico, o filme marca a estréia da atriz Zhang Ziyi. Esta é a adaptação de um livro chamado Remembrance e escrito por Bao Shi.

O filme começa no enterro de um homem. A história é narrada por seu filho que contará a reunião de seus pais e a evolução de seu relacionamento. Flashbacks são usados ​​para mostrar sua história de amor e o filho gradualmente entende a importância de preservar tradições, incluindo carregar o caixão de seu pai para o cemitério para que ele possa lembrar o caminho para a casa .

Uma imersão em paisagens chinesas sem sequer sair do sofá! O jogo de atuação também está bem ligado à realidade, com bons atores e histórias cativantes.

os campos chineses são comuns As paisagens chinesas são parte dos seus filmes

Top 10 filmes chineses

A história do cinema chinês começa em 1905, com a filmagem do primeiro filme chinês, 10 anos após a filmagem do primeiro filme da história. Em seu início, o filme chinês está relacionado com comemorações. Além disso, o cinema chinês está fortemente ligado à ópera chinesa. Assim, Mount Dingjun , primeiro filme chinês, faz parte da Ópera de Pequim.

Em 1913, vemos a primeira atriz chinesa. Anteriormente, os papéis femininos eram interpretados pelos homens. O filme torna-se gradualmente, até 1930, um produto cultural.

1931 marca o começo da era de ouro do cinema chinês . O primeiro filme falado é lançado e o primeiro filme com som chega em 1934. Xangai se torna o centro do cinema chinês. A cidade está conectada com o mundo inteiro. Charlie Chaplin até foi lá para visitá-lo.

Infelizmente, em 1937, é o começo da guerra. E cinema chinês vai se mudando para Hong Kong.

Entre 1950 e 1980, o cinema chinês não é mais simplesmente na China. É implantado em Hong Kong e Taiwan. Desde que o cinema chinês foi aberto ao mundo, os blockbusters surgiram e agora são transmitidos em todo o mundo.

Como compreender melhor o mandarim? A vida diária na China pode ser tema de um filme

Se você quer aprender cinema oriental, aqui estão 10 filmes que você não pode perder :

  • Adeus minha concubina: adaptação de uma peça da Ópera de Pequim. Amor, amizade, rancor, ciúmes e a dificuldade de tomar decisões durante a guerra com o Japão têm um lugar especial neste longa-metragem,
  • O tigre e o dragão: filme de artes marciais que permite descobrir paisagens chinesas sob uma nova luz. Foi muito premiado por todo o mundo por seus efeitos gráficos,
  • No clima de amor: uma história de adultério que perturba os hábitos dos dois personagens principais e os coloca em uma situação delicada, sob o olhar e julgamento de seus vizinhos,
  • Amores Expressos / Chungking Express: duas histórias de amor de dois policiais em Hong Kong,
  • O Segredo de Adagas Voadoras: filme de artes marciais, pode lembrar a história de Robin Hood. Uma gangue rouba os ricos para dar aos pobres, o que não agrada ao governo,
  • Balzac e o pequeno alfaiate chinês: o filme traça os primórdios da Revolução Cultural, muito interessante para conhecer esse momento histórico mundial;
  • Beijing Bicycle: injustiças e brechas entre ricos e pobres atormentam a China, que está mudando rapidamente
  • Juventude chinesa: uma evocação interessante dos eventos de Tian An Men e as dificuldades dos jovens na China. O diretor foi proibido de filmar em seu país,
  • Esposas e concubinas: as tribulações das quatro esposas de um senhor da guerra rico durante a China revolucionária.

É bom você saber que agora você tem novas maneiras de saber mais sobre Dinastia Qing, dinastia Han, queda do império, chegada de Mao Zedong e do partido comunista, esperanças e desilusões … É possível aprender muito sobre a história de um país graças aos seus filmes .

E Aprender chinês pode ser facilitado assistindo filmes, desde que você não use apenas isso e seja especialmente proativo. Faça boas listas de filmes e de palavras que vai aprendendo com o tempo e aplicando-as em seus estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar