Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os mais relevantes representantes do cinema em mandarim

De Fernando, publicado dia 22/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Os 10 principais sucessos cinematográficos da China

O cinema chinês tem suas raízes no século XX com um domínio de Shanghai , antes da Primeira Guerra Mundial. Em seus primórdios, a ópera chinesa serviu de inspiração direta para o cinema chinês.

Durante a segunda guerra mundial, o cinema é controlado pelo Estado e é muito marcado pelo império soviético. Hong Kong está lentamente se tornando o centro do cinema chinês com produções de artes marciais e Bruce Lee.

O cinema da China continental está revivendo nos anos 90, enquanto Hong Kong continua a conquistar o mundo.

Hoje, com a rendição de Hong Kong à China em 1997, os filmes cinematográficos chineses incluem a maioria dos filmes de mandarim, seja da China, de Taiwan ou de Hong Kong. A distinção não é mais importante.

Mas quais são os maiores sucessos do cinema chinês? Aqui está uma lista dos 10 filmes mais conhecidos do lado chinês para deixar suas aulas de chinês muito mais produtivas.

O mandarim é uma língua rica de opções nos cinemas O Cinema é fonte de muito aprendizado de idiomas

Melhor filme chinês: Adeus minha concubina

Uma encenação bem trabalhada que faz com que seja um dos filmes que você precisa ver!

Lançamento: 1993

Gênero: drama

Produção: China e Hong Kong

Atores principais: Leslie Cheung, Zhang Fengyi, Gong Li

Diretor: Chen Kaige

Sinopse: Tudo começa na Escola da Ópera de Pequim. Douzi e Shitou se tornam amigos desde muito cedo.
O filme é diretamente inspirado na ópera chinesa de mesmo nome Adeus minha concubina . Antes da dinastia Han, o príncipe Xiang Yu teve de se despedir de sua concubina Yu Ji, que cometeu suicídio antes do assassinato de sua amada por Liu Bang, o futuro imperador Gaozu.

Os dois meninos Douzi (Dieyi no palco) e Shitou ( Xialou no palco) nunca se separam . Eles tocam juntos no teatro Adeus minha concubina,  Douzi tendo o papel feminino.

Douzi se apaixona gradualmente por seu amigo Shitou, que prefere uma prostituta, Juxian. Em 1937, os japoneses entraram na China e Shitou foi jogado na prisão por tomar partido contra o ocupante. Douzi tenta salvá-lo e sua amizade é posta à prova.

Amor, ódio, rancor, amizade, raiva … Muitos sentimentos são expressos através da história desses dois personagens.

E para entender isso na língua original, por que não fazer aulas do idioma?

Filme de artes marciais chinesas: O Tigre e o dragão

Lançamento: 2000

Gênero: drama, ação

Produção: China, Estados Unidos, Hong Kong e Taiwan

Elenco principal: Chow Yun Fat, Zhang Ziyi, Michelle Yeoh

Diretores: Ang Lee e Yuen Woo-Ping

Sinopse: Apto para uma coreografia, este filme de artes marciais é uma adaptação de Wang Dulu, um romance de 1940. O Tigre e o Dragão ganhou 4 Oscars e 2 Globos de Ouro , além de muitos outros prêmios.

Conta a história de Li Mu Bai, especialista em artes marciais na China antiga. Cansado de lutar incessantemente, ele oferece sua espada, chamada “Destino”, a Yu Shu Lien, a quem ele ama secretamente. Ela mesma deve entregar essa espada ao Senhor Té. No caminho, ela conhece Jiao Long, que é prometida a um homem de quem ela não gosta. As duas mulheres encontram-se presas em uma engrenagem após o vôo da espada mágica. Eles devem, a todo custo, encontrá-lo.

Para descobrir a cultura chinesa, siga as aventuras de duas jovens mulheres da China até a Grande Muralha ou apenas para fugir com uma viagem à China, aqui está um filme perfeito!

os melhores documentários também ajudam nas aulas Quer conhecer a Ásia? Aprenda chinês!

Amor à flor da pele, drama do cinema chinês

Se o seu clube de cinema não tiver esse filme, mude!

Lançamento: 2000

Gênero: drama

Produção: Hong Kong e China

Elenco principal: Maggie Cheung, Toni Leung Chiu Wai, Rebecca Pan

Diretor: Wong Kar-Wai

Sinopse:  A história se passa em Hong Kong em 1962. No mesmo dia, Chow e Chan se mudam com seus respectivos cônjuges. Eles são realmente vizinhos. A esposa de Chow está regularmente ausente e o marido de Chan está constantemente em uma viagem de negócios.

Pouco a pouco, o Sr. Chow e a Sra. Chan perceberão que seus cônjuges têm um relacionamento. Essa descoberta, embora chocante, tem o poder de aproximá-los. Muito rapidamente, a amizade é misturada com outros sentimentos, impossíveis de esconder dos olhos dos outros …

Melhores filmes chineses: Amores Expressos

Lançamento: 1994

Gênero: ação, comédia, drama

Produção: Hong Kong

Elenco principal: Brigitte Lin, Tony Takeshi Kaneshiro, Tony Leung Chiu-wai

Diretor: Wong Kar-Wai

Sinopse: O  Chungking Express é um filme de baixo orçamento, filmado principalmente à noite para usar iluminação de bares e lojas abertas.

Conta a história de dois policiais , número 223 e número 663. Recém-solteiros, cada um conhecerá uma garota em circunstâncias estranhas. A história se passa em Hong Kong, não muito longe da República Popular da China.

Então, é claro, isso não é filme de grandes proporções, mas a crítica de cinema é boa e é agradável observar os meandros da vida amorosa e caótica desses dois policiais.

Sucesso cinematográfico na China com o segredo dos punhais voadores

Lançamento: 2004

Gênero: ação, drama

Produção: Chinae Hong Kong

Atores principais: Takeshi Kaneshiro, Andy Lau e Zhang Ziyi

Diretor: Zhang Yimou

Sinopse: Filme da China-Hong Kong  deartes marciais, O Clã das Adagas Voadoras ocorre na Dinastia Tang em 859. Inspirado na história de Robin Hood , as Adagas Voadoras, gangue de ladrões, roubando dos ricos para dar aos pobres .

O governo envia os capitães Leo e Jin para capturar o líder das Adagas Voadoras. Um dos filmes mais populares da China para o seu “filme de ação”!

Mas este filme é também uma história de amor entre um jovem cego e um dos capitães responsáveis ​​por capturar o líder dos bandidos. Uma verdadeira obra prima para assistir em chinês com mais intensidade.

O turismo ajuda muito no aprendizado da língua Nem só de documentários vive o cinema chinês

Sétima Arte Chinesa: Conflitos internos

Quer ver um thriller emocionante? Você veio ao lugar certo!

Lançamento: 2002

Gênero: thriller, suspense, drama, ação

Produção: Hong Kong

Atores principais: Toni Leung, Andrew Lau, Eric Tsang

Diretores: Alan Mak e Andrew Lau

Sinopse:  Em Hong Kong, a polícia e a máfia, chamada Tríade, lutam uma luta impiedosa. Todo mundo tem um infiltrado: Ming, na polícia de Hong Kong, está sob as ordens de Sam, chefe da Tríade, enquanto Yan é um policial infiltrado na Tríade por 10 anos.

Os dois homens estão cansados ​​do papel que desempenham e gostariam de se tornar um verdadeiro policial primeiro e, no segundo, se aposentar.

Filme de sucesso chinês: Caminho para casa

Lançamento: 2014

Gênero: drama

Produção: China

Atores principais: Gong Li, Chen Daoming.

Diretor: Yimou Zhang

Sinopse: Imerso no coração da civilização chinesa, no meio da Revolução CulturalComing Home conta a história de Lu Yanshi, que foi detido por mais de 10 anos por causa de um mau histórico de classe. Finalmente liberado, ele retorna para casa para encontrar sua esposa Feng Wanyu.

Infelizmente, os pobres sofrem de amnésia e não o reconhecem. Todos os dias, ela espera por seu marido enquanto ele está de volta ao seu lado.

Lanternas Vermelhas

O filme recebeu uma excelente crítica cinematográfica.

Lançamento: 1991

Gênero: comédia dramática

Produção: China

Atores principais: Gong Li, Caifei Ele, Li Baotian.

Diretor: Yimou Zhang

Sinopse: China, na década de 1920. Esta é a era dos senhores da guerra chinesa. Songlian, de 19 anos, não tem escolha a não ser casar-se com o rico Mestre Chen para esperar escapar da pobreza. Ela se torna sua quarta esposa.

Todos os dias, o marido escolhe uma esposa acendendo uma lanterna vermelha na frente de seus apartamentos. Ele compartilha sua cama com a esposa eleita, que também se torna a anfitriã durante o dia. As outras esposas devem obedecê-lo.

Este filme em chinês mostra uma luta feroz, em seguida, começa entre as quatro esposas para atrair os encantos de seus maridos.

Era uma vez na China

Lançamento: 1991

Gênero: drama, ação

Produção: Hong Kong

Atores principais: Jet Li, Yuen Biao, Rosamung Kwan, Jacky Cheung

Diretor: Tsui Hark

Sinopse: Enquanto ocidentais (britânicos e americanos) querem impor seu poder econômico e lutar pelo comércio marítimo e pela Rota da Seda, Wong Fei-hung , médico de medicina chinesa e mestre de kung-fu devem manter a ordem, paz e estabilidade.

Ele é uma figura histórica que se tornou uma figura icônica e lendária em toda a China. A história deste herói comum continua em 5 filmes na China. O ator principal, Jet Li, é substituído por Chiu Mang Cheuk nas duas últimas oportunidades da série.

O audiovisual é perfeito para o estudante Que tal conhecer novas palavras de mandarim com filmes?

Um toque de pecado: cinema chinês contemporâneo

O álbum da família mudou drasticamente …

Lançamento: 2013

Gênero: drama

Produção: China

Atores principais: Wu Jiang, Wang Baoqiang e Zhao Tao

Diretor: Jia Zhang Ke

Sinopse: Quatro histórias se cruzam neste filme, entre Shanxi, Chongqing, Hubei e Guangdong. Esses quatro eventos tomam a forma de uma ópera chinesa .

Dahai, um menor que não sofre mais a corrupção de sua aldeia, pega em armas. Zhou San comete roubos em todo o país. Xiaoyu, uma anfitriã em um spa, perde a paciência depois de ser assediada por um cliente rico. Xiao Hui, que acorrentou os biscates para sair, tem o suficiente.

Os quatro personagens podem ser todos diferentes e vêm de toda a China,assim todos eles representam uma China contemporânea , gangrenada pela violência.

Em síntese: 

  • Para aprender chinês, descobrir mais sobre a história da China ou fugir entre Pequim, Sichuan e Guangzhou, nada melhor que descobrir a sétima arte chinesa!
  • De filmes de artes marciais a romances , blockbusters e cinema independente, há algo para todos.
  • Pronto para atacar a Muralha da China? Basta procurar um bom filme em mandarim!
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar