Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os melhores filmes para começar a aprender chinês?

De Fernando, publicado dia 22/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > As produções chinesas mais acessíveis para iniciantes

Aprender chinês não é fácil. Os caracteres chineses estão muito longe do nosso alfabeto, tanto na escrita como na pronúncia. É por isso que, desde o início do aprendizado de mandarim, o aluno tem todo o interesse em mergulhar na cultura chinesa para aprender a pronunciar melhor os sons.

Aprender a ler e escrever a língua chinesa é uma coisa, saber pronunciá-la e entender que é outra. Aqui estão cinco filmes da China, Hong Kong ou Taiwan, bons representantes do famoso cinema chinês , para melhorar sua compreensão da linguagem de Confúcio.

Suas aulas de chinês são mais interessantes com filmes A Ásia tem muitas histórias para contar no cinema

Comédia chinesa: 泰 囧 Tài jiǒng – Perdido na Tailândia

Como aprender mandarim? Com o cinema!

Nos primeiros contatos com o idioma chinês, o importante é treinar o ouvido para os fonemas chineses , muito diferentes dos nossos. Falar chinês não é feito em poucos dias e requer motivação e perseverança. Se a caligrafia chinesa e os sinogramas tiverem de ser dominados, o mais importante para nós é poder  compreender o chinês e comunicar em mandarim.

Perdido na Tailândia é recomendado para alunos com um nível mais avançado. E se você não encontrar diretamente com legendas em português, pode ser fácil encontrar com a transcrição em inglês – talvez uma boa maneira de progredir tanto em inglês quanto em chinês?

Este filme é o maior sucesso de bilheteria chinesa, com receita de US $ 200 milhões. Ele superou o Titanic quando ele deixou a China. A paixão dos chineses pelo filme aumentou a chegada de turistas chineses na Tailândia e especialmente em Chiang Mai, cidade onde a ação é principalmente passada.

Lançamento: 2012

Atores principais: Xu Zheng, Shu Huan, Ding Ding

Diretor: Xu Zheng

Sinopse: Três chineses viajam para Taiwan. Dois deles são cientistas rivais que acabaram de inventar um novo combustível, enquanto o terceiro é um turista, ansioso para visitar o país.

Eles se encontram na estrada e seguem uma sucessão de situações mais engraçadas do que as outras.

Um bom entretenimento em suma e uma boa maneira de aprender palavras em chinês e melhorar a memorização da pronúncia.

Conquiste sua fluência em mandarim Histórias interessantes e novas palavras serão o seu objetivo vendo filmes chineses

A adaptação chinesa do filme frânces A Borboleta: 夜莺 Yèyīng – O rouxinol

Mais acessível quando você começa a aprender mandarim, O rouxinol requer um nível intermediário do idioma e é uma boa oportunidade para acompanhar uma bela história. É um filme francês chinês feito por um francês, mas com apenas atores chineses e realizado na China, na bela região de Yangshuo. De fato, após um tratado estabelecido entre a França e a China em 2010, agora é possível fazer produções sino-francesas.

Este drama cômico é uma adaptação do filme francês A borboleta , que foi um grande sucesso na China, apesar do fato de nunca ter sido lançado nos cinemas chineses. A música dos créditos é particularmente bem conhecida na China.

Lançamento: 2014

Atores principais: Li Baotian, Yang Xin Yi, Li Xiao Ran

Diretor: Philippe Muyl

Sinopse: Um velho camponês chinês deve retornar à sua aldeia natal depois de prometer a sua esposa libertar o seu pássaro. De Pequim a Yangshuo, nós o seguimos com sua neta, que só conhecia a cidade e não está realmente feliz em ir com ele.

Avô e neta não têm nada em comum e terão que se conhecer e viver juntos. Eles acabam com memórias comuns e novos valores adquiridos ao longo do caminho.

Uma verdadeira viagem à China sem sair de sua cadeira e uma maneira de aprender a língua chinesa sem nem perceber! Ver com legendas em chinês pode ser o melhor para você, mas também pode procurar em francês, inglês ou até mesmo em português.

Quer aprender mandarim? Vá ao cinema Novos ou antigos, os filmes chineses são grandes apoiadores do seu aprendizado

Filme de aventura chinesa: 恶战 Èzhàn – Era uma vez em Xangai

Combine suas aulas e use seu aprendizado para ver bons filmes.  E todos os gêneros são produzidos nesse país!

O filme de artes marciais de Hong Kong, Era uma vez em Xangai,acontece nos anos 1930. É recomendado para um público intermediário. A história é interessante, as cenas de luta bem feitas e vai deliciar os fãs de filmes de ação .

É claro que os japoneses têm novamente o papel de vilão e com razão para a época do filme: o Japão invadiria a China por mais de dez anos, causando milhões de mortes durante o período da Guerra Sino Japonesa.

O foco deste filme chinês é a vida na China continental, a dificuldade de encontrar trabalho e a tentação de se juntar à máfia chinesa. Um bom momento para gastar na progressão da compreensão oral sem esforço.

Lançamento: 2014

Elenco principal: Philip Ng, Sammo Hung, Andy On, Michelle Hu, Kuan-tai Chen, Mao Junjie

Diretor: Wong Ching-po

Sinopse: Ma Yongzhen, campeão de artes marciais desde tenra idade, vai a Xangai na esperança de encontrar um emprego. Lá ele conhece Long Qi com quem se torna amigo.

Os dois jovens aspiram à mesma coisa: enriquecer. Mas para isso, eles têm que superar muitos obstáculos juntos e usar seu talento para o kung fu.

Aprender a falar chinês enquanto assiste a filmes de artes marciais? Felicidade para os fãs do gênero! Mesmo que os diálogos sejam um pouco complicados para um nível iniciante, nos divertimos bastante. Os grandes filmes de sucesso na China são ótima fonte também de entretenimento.

Filme de amor chinês: 我的父亲母亲 Wǒ de fùqīn mǔqīn – O caminho para casa

Se você quer ir trabalhar na China, é melhor mergulhar na língua e cultura chinesas desde o começo! Reconhecer os diferentes tons, compreender a transcrição fonética e familiarizar-se com o sistema de escrita chinês, um programa em imersão espera por você para progredir rapidamente em chinês! Felizmente, se você é fã de filmes de romance, temos o filme perfeito: O caminho para casa.

Perfeito para um nível intermediário , o filme é um drama romântico que marca a estréia da atriz Zhang Ziyi. Esta é a adaptação do livro de Bao Shi, Remembrance . O filme recebeu críticas muito positivas e ganhou seis importantes prêmios, incluindo o Festival de Sundance e Berlim.

Lançamento: 1999

Atores principais: Zhang Ziyi, Sun Honglei, Zheng Hao e Zhao Yulian

Diretor: Zhang Yimou

Sinopse:  Esta é a história de uma camponesa que se apaixona por um jovem professor. O filme começa no retorno de seu filho, Luo Yuheng, que retorna a sua aldeia natal para enterrar seu pai.

O filho é o narrador da história de seus pais. A mãe dela insiste que o caixão do marido seja transportado para a aldeia a pé para que ele possa lembrar o caminho da casa de acordo com uma antiga tradição chinesa.

Uma história de amor muito legal, filmada como um filme romântico chinês por excelência. A atuação é muito boa e o cenário é de tirar o fôlego, o que torna o filme fácil de acompanhar.

Conheça bem a cultura do país Veja belas paisagens e aprenda novas palavras em mandarim

Drama: 满城尽带黄金甲 Mǎn chéng jǐn dài huángjīn jiǎ – Maldição da Flor Dourada

Enriquecer seu vocabulário mandarim torna-se fácil com filmes. Aprender chinês fora da Ásia é bem possível e, graças a esse filme dramático, você nem vai querer trabalhar em suas regras gramaticais. Claro, viajar na China é a melhor maneira de praticar em situações reais, mas enquanto isso, depois de seus cursos intensivos, não deixe ir e aproveitar o chinês na vida cotidiana.

A maldição da flor dourada é um grande sucesso do diretor Zhang Yimou e faz parte dos principais filmes chineses . Ele é bem conhecido na China e em todo o mundo por seus filmes. A tradução do título para o francês é A cidade proibida, o que é muito ambíguo, já que  a famosa cidade proibida de Pequim foi construída apenas quatro séculos após o desdobramento do enredo do filme. A cidade proibida simplesmente designa a residência do imperador na situação do filme.

Muitos anacronismos e imprecisões temporais são encontrados no filme. Além disso, o objetivo do diretor parece ser incomodar o público com imagens agressivas e uma trilha sonora opressiva. De fato, a ordem e a aparência são mestres neste filme, que trouxe de volta não menos que 76 milhões de dólares de bilheteria.

Recomenda-se um nível intermediário para seguir os meandros da história por vezes complicada de seguir.

Lançamento: 2007

Atores principais: Chow Yun-fat, Gong Li, Jay Chou

Diretor: Zhang Yimou

Sinopse: O enredo ocorre durante a dinastia Tang no século X. Quando o Imperador retorna ao palácio depois de uma longa ausência, ele percebe que um plano está sendo colocado pouco a pouco.

O objetivo dos conspiradores é derrubar o imperador, a fim de tomar o poder. Seguimos os jogos de aliança e traição liderados por uma mão mestre pela própria Imperatriz.

Para ver com legendas em chinês, o conselho é manter o seu dicionário chinês à mão em caso de mal-entendidos. Mas em qualquer caso, você será indubitavelmente seduzido pela qualidade das cenas, cenário e interpretação.

Em síntese: 

  • Os filmes legendados em chinês são recomendados para alunos em nível intermediário, no mínimo . Se você não tem habilidades linguísticas suficientes em mandarim, você terá dificuldade em entender e só irá compreender as legendas se elas estiverem em português (ou alguma outra língua que seja do seu domínio).
  • Assistir a um filme, mesmo que com facilidade, não fará de você um bilíngue! Mas pode ajudar muito a melhorar sua compreensão da língua para que você possa se familiarizar com a vida cotidiana na China.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar