Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Festas, ano novo, tatuagem, tudo sobre a China!

De Carolina, publicado dia 23/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Descubra a civilização chinesa!

De acordo com um provérbio chinês, “quando você não tem nada para se arrepender durante o dia, você não teme que os fantasmas gritem à porta no meio da noite.”

Mas mesmo se tivermos um comportamento exemplar, os espíritos maus ainda podem persistir na cultura chinesa e é importante afastá-los. Esse é o propósito das festividades do Ano Novo Chinês.

Este ano, 2018 é colocado, de acordo com o calendário lunissolar chinês, sob o signo da terra e do cão.

Contrariamente à nossa tradição ocidental, na cultura chinesa, a data do Ano Novo Chinês não corresponde ao 1º de janeiro. Ela varia de ano em ano e depende das posições dos planetas e do zodíaco chinês. Por exemplo, este ano, a data do Ano Novo Chinês foi no dia 16 de fevereiro de 2018.

Saiba quais são os bichos dos signos chineses O panda não está entre os animais do horóscopo chinês

E já pensou em fazer uma tatuagem de um caractere chinês? Um dragão?

De descriminada, a tatuagem se tornou muito natural no Brasil! Quase todos os adultos têm, nem que seja uma estrelinha, um coração discreto, o nome de alguém que ama, etc…

Portanto, a crescente popularidade da tatuagem é evidente, apesar dos riscos associados à injeção de tinta e produtos químicos de tatuagem sob a pele, incluindo aqueles de contrair infecções subcutâneas.

Saia dos clichês da tatuagem como um marcador social do mundo do crime organizado, da yakuza ou do marginal que saiu da cadeia.

Agora, homens e mulheres de todas as classes sociais entregam-se à agulha de um estúdio de tatuagem para fazer uma. Essa prática ornamental é vista principalmente como uma arte para a maioria dos jovens.

E, além disso, a tatuagem se torna um negócio de massa tanto quanto uma marca ostentatória de distinção na moda.

A imagem do bad boy estigmatizado se normalizou, como um antigo desvio – como o jazz em Nova Orleans ou a homossexualidade no início do século XX – que, ao longo do tempo, se torna uma prática social aceita (ainda bem!).

Saiba tudo sobre a tatuagem e os hábitos chineses aqui também!

Ideograma chinês: como aprender a escrever?

Diz a lenda que os personagens chineses foram inventados por Cang Jie, um ministro do Imperador Amarelo por volta de 2750 a.C. Ele seria um homem com quatro olhos e duplas pupilas, permitindo-lhe ver os segredos do céu e da terra.

Toda crença e lenda é vinculativa apenas àqueles que acreditam nela. No entanto, todo conceito precisa de seus mitos fundadores.

Em relação à história do signo chinês, diz-se que um imperador, Cang Jie, encontrou os sinogramas observando o comportamento de animais e humanos.

Aprenda a ler os sinogramas: boa sorte! Perfeito reconhecimento de caracteres chineses: viajar para a China e Taiwan!

Há de fato 49.030 caracteres listados no dicionário chinês de Kangxi – o mais famoso. Mas outro grande dicionário, o “Zhonghua Zihai”, lista mais de 80 mil caracteres…

Muito material para qualquer e linguista da língua chinesa, certo? Embora saber 2 mil caracteres seja suficiente para ler o jornal. Já o conhecimento de 7 mil deles é o suficiente para adquirir uma prática do atual vocabulário chinês.

A China é rica em tradições e a caligrafia é somente uma delas

E sim, na língua Zhonghuá, 中華 -, não há letras como no nosso querido alfabeto latino: é uma língua desprovida de alfabeto fonético como o nosso.

A palavra chinesa não é expressa em termos de um código alfabético, mas por símbolos que representam um morfema. Um sinal chinês assume uma forma tridimensional:

  • Um aspecto gráfico: sua escrita implica respeitar a direção das linhas e direção da linha,
  • Um aspecto fonético: pronunciar chinês é difícil para um iniciante, é uma língua tonal (a dificuldade é pronunciar os quatro tons). Cada caractere chinês tem uma sílaba com uma parte inicial, uma parte final e um tom,
  • Um aspecto semântico: um sinograma é associado a várias ideias e significados diferentes.

Saiba tudo sobre o ano novo chinês

O Ano Novo Chinês (农历 新年 em signos chineses) – Nongli Xinnian em hanyu pinyin -, ou o ano novo lunar, também é denominado Festa da Primavera (春节, Chunjie) ou ainda Festa do Tet no Vietnã.

Saiba como aprender mandarim O Dragão está protegendo e a cor vermelha espanta o monstro na China!

No imaginário coletivo popular, o objetivo dessa grande celebração é desejar uma passagem feliz para o novo a seguir, eliminando os maus espíritos, após os doze estágios da corrida da Terra ao redor do sol.

O Ano Novo do calendário chinês começa durante a segunda lua nova desde o solstício de inverno e termina duas semanas depois com o Festa das Lanternas, que é a primeira lua cheia do ano.

No calendário gregoriano, essa data corresponde sempre ao período entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro. Este ano, o festa teve início na sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018, marcando a passagem do ano do galo de fogo para o do cão da terra.

Ao longo de três a sete dias, dependendo do país, as festividades visam livrar-se dos sofrimentos e das más coisas do ano passado para começar um feliz ano novo, com sorte, até mesmo providencial.

Para marcar a longevidade e a vida, as famílias se encontram no dia da Festa da Primavera com uma refeição majestosa. Os “dumplings” ou bolinhos no mundo asiático, particularmente, são um deleite cultural!

No calendário chinês, um ano dura 12 meses lunares, mais de 355 dias – portanto, onze dias a menos que o nosso calendário – e cada ano é colocado sob um dos doze signos do zodíaco chinês:

  • Rato (2008),
  • Boi / búfalo (2009),
  • Tigre (2010)
  • Coelho / lebre / gato (2011),
  • Dragão (2012),
  • Serpente / Cobra (2013),
  • Cavalo (2014)
  • Cabra (2015),
  • Macaco (2016),
  • Galo (2017),
  • Cão 2018),
  • Porco (2019).

Cada ano também corresponde a um dos cinco elementos (wuxing): metal, água, madeira, fogo ou terra.

E cada signo astrológico chinês tem suas interpretações: há muitos sites para aprender chines com informações sobre cada um dos significados dos signos do zodíaco chinês.

As festividades começam no 24º dia do último mês lunar.

Na tradição chinesa, os deuses sobrem ao céu nesse dia para homenagear o imperador de Jade – Yu Wuang – o deus dos deuses e governante do céu desde o século VII na mitologia chinesa.

O que é a Festa da Primavera na China?

Em sua origem ancestral, era uma festa agrícola em que era costume oferecer um sacrifício (uma produção agrícola) para honrar as divindades ou ancestrais no início do ano. O ato garantiria prosperidade e esperança para uma futura colheita exuberante.

A passagem do ano foi, de fato, uma maneira dos agricultores desejarem um ao outro uma excelente colheita para o próximo ano.

Saiba onde falar mandarim Quer saber mais sobre a cultura chinesa?

Desde a antiguidade, as festividades têm acontecido desde a segunda lua após o solstício de inverno (invertido do nosso) e são parte de um ciclo de doze anos (correspondendo a doze ramos terrestres). Cada um corresponde a um signo astrológico representado pela forma de um animal: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco.

Segundo o calendário chinês, estabelecido desde o ano 104 a.C., cada ano representa um signo do zodíaco chinês, associado a um dos cinco elementos, cada um durante dois anos: metal, água, madeira, fogo, terra.

Este ano de 2018 está sob o cão da terra!

Pergunta surpresa: qual será o signo e o elemento dos anos 2019 e 2020?

A data do Ano Novo Chinês, com mais de 30 dias de atraso em relação ao calendário gregoriano, é fixada pelo Observatório da Montanha Púrpura de Nanquim.

A data deste ano foi no dia 16 de fevereiro de 2018: essa dia foi uma oportunidade para desejar um feliz ano novo para todos e festejar com os entes queridos. Que o próximo ano seja melhor que o anterior, sempre!

Para a ocasião, a tradição é que trocamos presentes (dinheiro para crianças ou idosos) e presentes de sorte. Eles estouram fogos de artifício – para caçar espíritos malignos na tradição ancestral chinesa – e nós compartilhamos refeições ​​com a família para a Festa da Primavera (o que é?).

Tatuagem chinesa: por que não?

Mas sua origem é muito mais antiga! A tatuagem já era praticada no Neolítico! Os homens pré-históricos lhe atribuíam uma virtude terapêutica como meio de controle  da artrose. Em 1991, o corpo mumificado de um homem que data de 5300 a.C. foi encontrado nos alpes italianos com muitas tatuagens nas articulações.

Mas por outro lado, de acordo com F. Borel – historiador de arte e Doutor em Filosofia e Letras – “Na China, a tatuagem figurava entre as cinco punições ao lado da morte, a castração, a amputação do nariz e dos pés. A tatuagem funciona, então, como uma marca humilhante e como uma indicação pública e facilmente discernível; estritamente codificada, varia de região para região”.

No imaginário coletivo tradicional chinês, as pessoas olham a tatuagem com desconfiança. Por causa de seu histórico milenar, essa prática está associada a inadimplência, prisioneiros ou organizações de criminosos.

A tatuagem evolui ao longo do tempo e gradualmente se torna uma marca ornamental pessoal.

Muito popular na dinastia Tang (618-907), Song (960-1279) – durante o qual ela viu seu auge – e Ming (1368-1644), as pessoas usavam agulhas e tinta para simbolizar sorte entre os séculos X e XIII.

O estilo de tatuagem asiático baseia-se fortemente em figuras da mitologia chinesa ou ocidental, como:

Saiba quais são os rituais da Festa da Primavera A população chinesa coloca as faixas e cartazes em vermelho para o fim do ano

  • Dragões: animal mitológico existente desde os tempos antigos, é símbolo do imperador, sabedoria, energia e de boa sorte,
  • Peixe: a carpa koi, símbolo de força, perseverança, amor e virilidade,
  • O Buda,
  • As flores: flor de lótus (símbolo de vitalidade, amor e felicidade), flores de cerejeira,
  • Os signos do zodíaco chinês e seus doze animais,
  • Signos astrológicos ocidentais,
  • Kanji e sinais de escrita chinesa.

Para concretizar suas ideias de tatuagem chinesa, para fazer a sua uma primeira, é importante conhecer o símbolo chinês relativo ao motivo chinês previsto. De fato, muitos erros irreversíveis podem ser cometidos se alguém não conhece bem a língua chinesa…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar