Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo sobre a tattoo da China!

De Carolina, publicado dia 20/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Tatuagem chinesa: por que não?

De descriminada, a tatuagem se tornou muito natural no Brasil! Quase todos os adultos têm, nem que seja uma estrelinha, um coração discreto, o nome de alguém que ama, etc…

Portanto, a crescente popularidade da tatuagem é evidente, apesar dos riscos associados à injeção de tinta e produtos químicos de tatuagem sob a pele, incluindo aqueles de contrair infecções subcutâneas.

Saia dos clichês da tatuagem como um marcador social do mundo do crime organizado, da yakuza ou do marginal que saiu da cadeia.

Agora, homens e mulheres de todas as classes sociais entregam-se à agulha de um estúdio de tatuagem para fazer uma. Essa prática ornamental é vista principalmente como uma arte para a maioria dos jovens.

E, além disso, a tatuagem se torna um negócio de massa tanto quanto uma marca ostentatória de distinção na moda.

A imagem do bad boy estigmatizado se normalizou, como um antigo desvio – como o jazz em Nova Orleans ou a homossexualidade no início do século XX – que, ao longo do tempo, se torna uma prática social aceita (ainda bem!).

Entre as muitas tatuagens possíveis – tatuagem japonesa, tatuagem tribal, maori, tatuagem polinésia etc. -, um estilo de tatuagem particularmente nos interessa neste post: a tatuagem chinesa para demonstrar seu amor pela cultura chinesa.

Saiba o significado dos hanzi antes de se tatuar Os caracteres da China devem ser bem estudados antes de serem tatuados na pele!

Por que não fazer uma tatuagem chinesa?

Tatuagem chinesa: história e simbolismo

Atualmente, a tatuagem chinesa, que consiste em gravar sob a pele um desenho de caracteres chineses – sinogramas – ou kanji, é considerada uma arte.

No entanto, é um algo definitivo. A operação para tirar a tatuagem é cara e dolorosa.

Por isso, é importante ter certeza de sua escolha – pois é uma tatuagem permanente, para a vida – e ter a tradução correta do ideograma chinês.

A tatuagem chinesa é agora muito popular nos países ocidentais, mas nem sempre foi assim. A história da tatuagem começou há 3500 anos…

Originalmente, era usado na cultura chinesa como punição para prisioneiros.

Mas sua origem é muito mais antiga! A tatuagem já era praticada no Neolítico! Os homens pré-históricos lhe atribuíam uma virtude terapêutica como meio de controle  da artrose. Em 1991, o corpo mumificado de um homem que data de 5300 a.C. foi encontrado nos alpes italianos com muitas tatuagens nas articulações.

Mas por outro lado, de acordo com F. Borel – historiador de arte e Doutor em Filosofia e Letras – “Na China, a tatuagem figurava entre as cinco punições ao lado da morte, a castração, a amputação do nariz e dos pés. A tatuagem funciona, então, como uma marca humilhante e como uma indicação pública e facilmente discernível; estritamente codificada, varia de região para região”.

No imaginário coletivo tradicional chinês, as pessoas olham a tatuagem com desconfiança. Por causa de seu histórico milenar, essa prática está associada a inadimplência, prisioneiros ou organizações de criminosos.

A tatuagem evolui ao longo do tempo e gradualmente se torna uma marca ornamental pessoal.

Muito popular na dinastia Tang (618-907), Song (960-1279) – durante o qual ela viu seu auge – e Ming (1368-1644), as pessoas usavam agulhas e tinta para simbolizar sorte entre os séculos X e XIII.

O estilo de tatuagem asiático baseia-se fortemente em figuras da mitologia chinesa ou ocidental, como:

Faça uma tattoo com um símbolo chinês Os dragões chineses servem de inspiração para muitos!

  • Dragões: animal mitológico existente desde os tempos antigos, é símbolo do imperador, sabedoria, energia e de boa sorte,
  • Peixe: a carpa koi, símbolo de força, perseverança, amor e virilidade,
  • O Buda,
  • As flores: flor de lótus (símbolo de vitalidade, amor e felicidade), flores de cerejeira,
  • Os signos do zodíaco chinês e seus doze animais,
  • Signos astrológicos ocidentais,
  • Kanji e sinais de escrita chinesa.

Para concretizar suas ideias de tatuagem, para fazer a sua uma primeira, é importante conhecer o símbolo chinês relativo ao motivo chinês previsto. De fato, muitos erros irreversíveis podem ser cometidos se alguém não conhece bem a língua chinesa…

Se tatuar em chinês: preços e erros a não serem cometidos…

Na língua chinesa, cada ideograma carrega uma importante carga simbólica ligada aos sentimentos, vários conceitos e várias filosofias (especialmente para provérbios chineses).

Os tatuadores com estúdio de tatuagem no Brasil geralmente não têm competências linguísticas na língua chinesa. Eles pegam a imagem do caractere chinês e tatuam. Muitas vezes, quando sugerem a imagem para o cliente, não conhecem o verdadeiro significado do caractere chinês. E quando acham que conhecem, a interpretação pode estar cheia de erros ou errada. Isso também acontece quando o cliente traz o caractere para ser tatuado.

É assim que você acaba com um hiragana japonês nas costas ao invés de um ideograma chinês, ou com um sinal chinês simbolizando guerra, violência ou morte quando você queria usar a imagem do amor ou longevidade…

Por isso, por que não fazer algumas aulas de chines com os nossos professores em sua cidade de residência: dominar o alfabeto chinês, vocabulário ou mitologia chinesa. Dessa forma, essa armadilha que uma pessoa pode se arrepender por toda a vida é evitada!

Então, o principal erro a evitar quando quiser fazer uma tatuagem bonita: ter certeza do seu significado.

Caso não queira fazer curso de mandarim, é melhor conferir o significado com um especialista: um chinês ou um professor experiente.

Recomendamos estudar cada símbolo e seu alcance antes de correr para o tatuador.

Faça uma tattoo com as mitologias chinesas A carpa também é um símbolo de força e virilidade na China

Só como exemplos – muito conhecidos na net – celebridades como Coolio, N. Richie, Robbie Williams, Britney Spears, Rihanna e David Beckham têm tatuagens com erros ortográficos.

Aprender chines, falar fluentemente ou consultar um nativo da China pode evitar esse erro e não ter um caractere chinês sem sentido na parte inferior das costas, no peito, no pescoço, no braço ou parte superior do braço.

Já pensou em marcar a Festa da Primavera chinesa para sempre em sua pele?

Uma outra coisa a ser considera: uma nova tatuagem gera um custo! Quanto mais experiente e badalado for o tatuador, mais caro será a tatuagem. Porém, é sempre perigoso escolher um iniciante no campo…

Para evitar surpresas desagradáveis, você tem que conversar muito com o tatuador antes.

Para ser tatuado na pele com um caractere chinês, um buda, um dragão tribal do Ano Novo chinês ou do seu nome chinês, pode custar caro.

Primeiro, o preço varia de um fornecedor de tatuadores para outro, como professores particulares de música, idiomas e nossos treinadores de esportes inscritos no Superprof. É preciso remunerar a experiência, a tomada de riscos e as grandes precauções de higiene a serem tomadas.

Além disso, a localização do corpo – costas, tórax, pescoço, tornozelo, bíceps, pescoço – também interfere no preço da tatuagem. Algumas partes do corpo, mais lisas, são mais fáceis que outras. Então, isso também vai influenciar no tempo gasto pelo tatuador profissional em sua pele.

Riscos à saúde relacionados à tatuagem

Além do alto preço, a tatuagem carrega muitos riscos para a pele e as autoridades de saúde alertam repetidamente o público em geral.

Complicações médicas da tatuagem aparecem em 2 a 3% dos casos. Um número baixo, mas ainda representando muitos milhões de pessoas em todo o mundo.

Para não dizer que você não sabia, veja aqui alguns riscos: reações alérgicas, agentes cancerígenos ou mutagênicos, desreguladores endócrinos, produtos químicos encontrados em alimentos (pesticidas, fosfato, etc…) ou em cosméticos que impactam a saúde pública. Sem contar com o fato de pintar a pele com produtos químicos.

No entanto, os pigmentos utilizados para tatuagem estão sendo cada vez mais feitos a partir da química orgânica. Os poucos corantes injetados contém metais tóxicos (alumínio, bário, cobalto, cobre, ferro, mercúrio, chumbo, crômio, manganês, níquel, antimônio, estrôncio, vanádio, hidrocarbonetos, etc.) para o organismo.

Antes de se tatuar para celebrar o Ano Novo Chinês, aproveite para pensar duas vezes sobre a questão!

Além desses riscos que seriam suficiente para conter o entusiasmo de muitas pessoas, há o risco de, acidentalmente, inocular uma bactérias (incluindo estafilococos), vírus e fungos patogênicos no corpo humano.

Além disso, deixando de lado o risco de infecção, a tinta injetada sob a pele contém muitas vezes tintas de caligrafia, tintas de desenho e até mesmo impressoras que não são regularizados (são comprados online).

As tintas de tatuagem químicas usadas hoje são conhecidas por serem perigosas para a derme e epiderme, e podem causar reações alérgicas.

Faça uma tattoo chinesa com um tatuador experiente As crenças são recorrentes e muitos tatuam temas do budismo

Quando uma tatuagem é feita na pele, também é mais difícil detectar problemas de pele. No final, muito pouco se sabe sobre o risco toxicológico de novos pigmentos em tintas de tatuagem. Porém, não se sabe qual seria o impacto em caso de contaminação desses materiais para os órgãos vitais.

Fazer uma tatuagem de caracteres chineses ou seu nome em chinês, portanto, não é uma decisão fácil e nem deve ser feita de forma impulsiva. Porque, se arrepender, o processo de remoção de tatuagem permanece, ainda hoje, difícil.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar