Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as celebrações da passagem do ano na China?

De Carolina, publicado dia 19/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > O que é a Festa da Primavera na China?

Um provérbio chinês diz que “é melhor transmitir uma arte a seu filho que lhe entregar mil moedas de ouro”.

Celebrado em quase todo o mundo, o Ano Novo Chinês representa o primeiro dia do ano do calendário chinês.

Durante esse período de celebração da cultura chinesa, todos os membros da mesma família se reúnem no mesmo dia, o primeiro dia do ano no calendário lunar chinês: o ano novo é chamado de Festa da Primavera.

Então, durante uma quinzena, há verdadeiros banquetes em família, desfiles de rua são organizados com música tradicional. Bombinha, fogos de artifício, danças tradicionais são praticadas. Cada dançarino se veste com um traje tradicional da época da dinastia Qing (1644-1912).

Mais de 1,5 bilhão de pessoas participam das celebrações no mesmo dia para celebrar a Festa da Primavera, tornando-se o maior movimento populacional de toda a humanidade.

Mas e a Festa da Primavera, o que estamos falando exatamente?

A China tem várias superstições Aproveite e faça a sua lista com tudo que você quer para os próximos meses!

Aqui, neste post, você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre o Ano Novo Chinês.

O dia da Festa da Primavera: significado

Na transcrição “pinyin” – a ferramenta fonética e romanizada da língua chinesa -, a Festa da Primavera é chamado de “Chunjie“, e 春节 em chinês mandarim simplificado.

Nos bastidores do Ano Novo Chinês, de Pequim a Paris! Refeição generosa,  decorações vermelhas, exposições e concertos: isso tudo faz parte das festividades do Ano Novo Chinês!

Esse é o evento que dá início ao ano-novo lunar: também é chamado Guo Nian, por referência à lenda do monstro Nian.

É uma das festas mais importantes do mundo – junto com o carnaval no Brasil, Rio de Janeiro, Nova Orleans, Santa Cruz de Tenerife. O ano novo chinês é comemorado por muitas pessoas da comunidade asiática no mundo todo.

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante do mundo asiático como as celebrações de Natal nos países ocidentais. Ele dá origem a enormes migrações de pessoas simultaneamente todos os anos.

Para se ter uma ideia da extensão do fenômeno da migração, a Festa da Primavera de 2006 resultou em um deslocamento populacional de 2 bilhões de viajantes, muito mais do que a própria população chinesa e muitas interrupções no transporte público, saturado.

Em sua origem ancestral, era uma festa agrícola em que era costume oferecer um sacrifício (uma produção agrícola) para honrar as divindades ou ancestrais no início do ano. O ato garantiria prosperidade e esperança para uma futura colheita exuberante.

A passagem do ano foi, de fato, uma maneira dos agricultores desejarem um ao outro uma excelente colheita para o próximo ano.

Desde a antiguidade, as festividades têm acontecido desde a segunda lua após o solstício de inverno (invertido do nosso) e são parte de um ciclo de doze anos (correspondendo a doze ramos terrestres). Cada um corresponde a um signo astrológico representado pela forma de um animal: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco.

Segundo o calendário chinês, estabelecido desde o ano 104 a.C., cada ano representa um signo do zodíaco chinês, associado a um dos cinco elementos, cada um durante dois anos: metal, água, madeira, fogo, terra.

Este ano de 2018 está sob o cão da terra!

Pergunta surpresa: qual será o signo e o elemento dos anos 2019 e 2020?

A data do Ano Novo Chinês, com mais de 30 dias de atraso em relação ao calendário gregoriano, é fixada pelo Observatório da Montanha Púrpura de Nanquim.

A data deste ano foi no dia 16 de fevereiro de 2018: essa dia foi uma oportunidade para desejar um feliz ano novo para todos e festejar com os entes queridos. Que o próximo ano seja melhor que o anterior, sempre!

Para a ocasião, a tradição é que trocamos presentes (dinheiro para crianças ou idosos) e presentes de sorte. Eles estouram fogos de artifício – para caçar espíritos malignos na tradição ancestral chinesa – e nós compartilhamos refeições ​​com a família.

Saiba mais sobre as tradições chinesas Os templos ficam lotados no dia seguinte da festa da primavera

A Festa da Primavera acontece no dia da lua nova e se estende por todo o Ano Novo Chinês – guònián, 过年 em ideogramas chineses – até a primeira lua cheia do ano, quinze dias depois, chamada de Festa das Lanternas.

Onde o Ano Novo Chinês é celebrado?

A Festa da Primavera é celebrada em quase todo o mundo chinês – República Popular da China, Taiwan, Hong Kong e Macau – bem como em países e regiões onde a comunidade chinesa estabelecida é importante – Singapura, Filipinas, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Coréia do Sul.

Também é comemorado em todo o mundo onde a diáspora chinesa se estabeleceu em torno de uma Chinatown: Paris, Londres, Nova York, Sydney, Lisboa, Bruxelas, Los Angeles Chicago, Berlim, etc.

Visite a Ilha Formosa durante as festividades do final do ano: não perca!
Taipei, capital de Taiwan: barulhenta, poluída, titânica, mas encantadora e festiva durante o Ano Novo Chinês!

Na China, sete dias de férias são concedidos a trabalhadores e estudantes, Taiwan tem cinco dias de férias, enquanto Macau e Hong Kong têm três dias.

A festa também acontece em família em todo o mundo por expatriados da diáspora chinesa, e às vezes também pelos japoneses, mongóis, tibetanos, nepaleses e butaneses.

Para a ocasião, uma grande limpeza da casa é feita. Além disso, uma lista com os melhores desejos em um papel vermelho, símbolo de boa sorte.

Essa é uma oportunidade para um aluno de chinês aprender ou revisar alguns caracteres chineses:

  • Fú: 福 significa felicidade,
  • Chūn: 春; primavera,
  • Tùnián dàjí: 大吉, clima de festa,
  • Yīnlì / nónglì: 阴历 / 农历, calendário lunar.

Quando esse feriado chinês se aproxima, as famílias chinesas penduram uma luz vermelha acima da porta de sua casa e sob o teto. Procure saber se na sua cidade há uma comunidade chinesa e se eles fazem um desfile para o ano novo chinês!

Em Paris, por exemplo, o Ano Novo Chinês é comemorado com um tradicional desfile, exposições, animações sob o signo do ano e shows.

Por que não fazer aulas de chines para a ocasião?

Como comemorar a festa da primavera? Toda o país para para as festividades de fim de ano

Qual é o dia do Festa da Primavera chinês?

Quem diz festa tradicional, diz muitos preparativos! Essa festa de família começa na véspera de Ano Novo, chamado “o jantar da reunião”, uma refeição generosa e com todas as gerações da família considerada a mais importante do ano.

Não deixe de provar as especialidades culinárias durante uma viagem à China na Festa da Primavera. As melhores receitas chinesas: guioza, os bolinhos! Em uma palavra, suculento!

Segundo a tradição, todas as ruas, todas as casas e todos os edifícios são adornados de vermelho, não para honrar o Partido Comunista, mas porque é da cor da boa sorte na cultura chinesa.

Para começar o ano com boas energias, depois de perseguir os maus espíritos do ano passado, festejamos até o amanhecer – historicamente, por não ter sucumbido ao ataque do feroz monstro Nian. – como um sinal de longevidade.

Vestimos roupas de festa, saudamos nossos entes queridos e depois visitamos os vizinhos para enviar os melhores votos. No centro de Pequim, você pode até ter uma tatuagem chinesa gravada para marcar para sempre seu amor pela China.

A culinária chinesa é famosa em todo o mundo, e por boas razões: refeições saborosas ​​são preparadas com alimentos que supostamente trazem sorte para desejar felicidade, saúde e sucesso.

O peixe é comido – o que significa abundância, excedente – guioza no norte, na forma de antigas barras de ouro que são trocadas. Para o sul, bolos de arroz glutinoso são comidos porque significam que tudo está melhorando ano após ano.

Além disso, frango e queijo de soja aparecem como “o arroz de festa” na mesa, porque eles representam um excesso de grãos e dinheiro.

Para sobremesa, um bolo do ano, o “niangao”. Ele simboliza o crescimento!

No dia seguinte, a tradição é que se vai ao templo e aos túmulos ancestrais. Quanto mais cedo a chegada ao templo, mais feliz será o ano novo. Assim, é recorrente que os praticantes se reúnam nas portas do templo antes que ele se abra.

Não, não é promoção – o preço dos potes de patês abaixa muito nos supermercados – mas uma prática ritualizada cheia de superstição…

Para derrotar os demônios, os lares chineses soltam fogos de artifício, mas essa prática é proibida em algumas cidades da China por causa do barulho ou da poluição que causa.

Nossos leitores que estão planejando uma viagem à China para a ocasião podem consultar um programa do Ano Novo Chinês, da Festa da Primavera até a Festa das Lanternas (元宵节, “yuánxiāojié”).

Haja apetite para comer tudo nas festividades chinesas É muita fartura durante a Festa da Primavera na China!

Por que a data do Ano Novo muda? E sim, porque a data do Ano Novo Chinês  depende dos movimentos dos planetas e astros!

Nosso calendário gregoriano é um calendário solar dividido em doze meses desiguais, adotado em 1582 na Europa, sob os impulsos do papa Gregório XIII.

O calendário chinês data da Antiguidade (104 a.C.) e é luni-solar, isto é, baseado tanto no ciclo anual do sol como no ciclo regular das fases da Lua ao redor da Terra.

Quando celebrar o ano novo na China? O Ano Novo Chinês, sempre entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro: tempo suficiente para aprender chines antes de ir comemorar na China!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar