Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O método para falar mandarim!

De Carolina, publicado dia 12/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Como aprender chinês?

Enquanto a maioria das pessoas pensa que a língua mais falada no mundo é o inglês, na verdade, o chinês que vem em primeiro lugar.

De fato, mais de 1350 milhões de falantes praticam a língua chinesa todos os dias, em todo o mundo.

Seja no Brasil, onde os investidores e turistas vindos da China estão crescendo em número a cada ano, ou em outros países ao redor do mundo, a língua chinesa está presente em vários continentes.

Você tem todo o interesse em dominar esse idioma não apenas para o seu trabalho, mas também para descobrir a cultura desse império asiático.

Como aprender chinês o mais rápido possível?

Aprenda mandarim no país Como aprender chinês e saber tudo sobre a China?

Por exemplo, imagine que você tenha apenas de 30 minutos a uma hora por dia para praticar o idioma chinês. Quais são as dicas para colocar em prática para concretizar seus esforços e garantir uma rápida progressão ao longo do tempo?

Aprendizagem acelerada de uma língua não deve ser confundida com a aprendizagem fracassada.

Como aprender chinês sozinho?

Ying Cai, professor de chinês em Bordeaux, França, disse que é preciso 80 a 100 horas de aulas de chinês para aprender essa língua, desde que o aluno está motivado e disciplinado a cada dia.

Falar chinês em alguns meses de aula, loucura? Objetivo: tornar-se fluente em mandarim em dois anos. É possível?

Ninguém fala fluentemente chinês, a menos que seja um gênio, mas, por outro lado, pode-se dominar um vocabulário chinês básico.

Em teoria, seriam necessárias 100 horas e cursos intensivos para poder falar, ler e escrever em chinês.

Aprender sozinho será mais longo porque o autodidata não tem o retorno dos professores chineses.

Gramática e conjugação em mandarim: fácil

À primeira vista, aprender mandarim sozinho parece complexo.

Confrontado com caracteres chineses pela primeira vez, ninguém entende absolutamente nada. Pensamos mais em desenhos de caligrafia que em palavras e frases.

Uma linguagem tão difícil? Sim e não.

Como falantes de português, muitas vezes pensamos que é uma das línguas estrangeiras mais difíceis de aprender.

Mas boa notícia, a conjugação e a gramática chinesa são bastante simples: não há gênero (masculino / feminino), nenhum número (singular / plural), nenhuma conjugação!

O que delicia um grande número de alunos!

Uma frase simples em chinês é construída da seguinte forma: sujeito + verbo + Complemento do Objeto Direto. Nós não adicionamos verbos auxiliares aos adjetivos chineses.

Faça aulas de mandarim Aprenda logo as peculiaridades da língua chinesa!

De fato, os verbos são entendidos em seu contexto, ao contrário do português, onde “estar bem” e “ser bom” tem um significado diferente.

Outra característica que torna o chinês fácil: apenas o assunto muda, nós não conjugamos os verbos:

  • 我很好 (Wo hén hao): Eu estou bem
  • 你很好 (Ni hén hao): Você está bem
  • 他很好 (Tā hén hao): Ele está bem.

Tons Chineses e pronúncia

O chinês é uma língua tonal monossilábica. Mas o que é difícil para nós, falantes de uma língua latina, é a pronúncia, compreensão e uso dos quatro “tons” dessa linguagem tonal.

Ou seja, para a mesma palavra, pode haver quatro significados diferentes se a pronúncia não for boa.

Ying Cai dá um exemplo simples com a palavra “minha”:

  • No primeiro tom, significa “mãe”
  • No segundo tom, é “cânhamo”,
  • No terceiro, é “cavalo”,
  • No quarto, é “injuriar”.

Aprender chinês de maneira lúdica?

Com uma dose de criatividade, você encontrará tempo para estudar chinês se divertindo sem necessariamente mudar sua programação.

Incrível não?

1 – Aprenda enquanto dirige

Se você está aprendendo alemão, inglês, espanhol e, claro, chinês, o deslocamento diário é uma oportunidade de ouro para aprender um idioma.

Se você tem carteira de motorista, dirigir para ir ao trabalho é muitas vezes chato e monótono.

Como aprender facilmente a língua chinesa? Você pode progredir em chinês dentro do carro 😉

Mas vamos ver as coisas de maneira diferente. E se essas viagens diárias te ensinassem chinês?

Recomendamos ouvir podcasts para aprender o básico do chinês e aperfeiçoar a pronúncia e a identificação dos quatro “tons”.

Quem disse que não poderíamos nos divertir aprendendo uma língua nos engarrafamentos?

2 – Progresse em chinês no transporte público

Se você pega o metrô ou o ônibus todas as manhãs para ir para a universidade ou para o trabalho, aproveite para aprender mandarim usando aplicativos divertidos para smartphone ou tablet.

Selecionamos alguns aplicativos no final deste post.

É uma ótima maneira de gerenciar seu tempo com eficiência e ter um momento agradável enquanto aperfeiçoa o aprendizado de mandarim.

3 – Aprenda mandarim enquanto pratica esportes

Você gosta mais de andar ou correr para se livrar da pressão da vida cotidiana? Você prefere puxar pesos na academia da esquina da sua casa?

Não importa qual seja sua atividade física, além de ser bom para sua saúde, o esporte vai ajudá-lo a progredir em chinês.

Faça aulas de mandarim e fale com muitos chineses Já pensou em experimentar todas as delícias que a China pode te oferecer?

Conecte seus fones de ouvido e mergulhe na cultura chinesa ouvindo música ou rádio chinesa.

Acelere sua aprendizagem do chinês

Onde começar para aprender chines de maneira rápida? Para que todos aprendam uma língua, saber o básico é essencial para progredir!

Existem vários idiomas “chineses”, mas nem todos são usados ​​em todo o mundo. No Ocidente, usamos o chinês mandarim. Mas geralmente há sete grandes línguas chinesas modernas.

É por isso que você deve ter cuidado, por exemplo, para não confundir mandarim com chinês cantonês.

Embora o chinês cantonês seja falado por cerca de 71 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Hong Kong, Macau e sudeste da Ásia, recomendamos que você comece a aprender mandarim padrão.

Por quê?

Simplesmente porque o chinês mandarim é a língua oficial da República Popular da China, mas também de Taiwan e Singapura. Você também pode falar chinês no Vietnã, Camboja e, claro, em várias partes do mundo.

Buscar dominar todos os aspectos da língua chinesa é um trabalho difícil que certamente levará anos e centenas de aulas de mandarim.

Concentrar sua atenção e seu objetivo em aprender chinês mandarim significa manter a motivação ao longo do tempo e aumentar suas chances de sucesso.

Compre um livro adequado

Apesar de sua esmagadora motivação e do desejo de progredir rapidamente, não pule o primeiro livro.

Recomendamos que você adote uma edição que tenha comprovado sua eficiência no aprendizado do chinês.

Nossa seleção de livros recomendados:

  • Curso Básico de Chinês – Hsu Su Hui (2005)
  • Guia de Conversação do Chinês – WMF Idiomas (2013)
  • Chinês para Leigos – Elsevier/Alta Books (2015)

Dicas para aprender chinês facilmente

Para ter facilidade com o chinês, você tem que praticar e treinar diariamente! Então, há um método para aprender fácil o mandarim para os aventureiros…

Etapa 1: viajar para a China

Seja em um ambiente escolar, em um intercâmbio universitário, para o trabalho ou para o seu prazer de descobrir a culinária chinesa durante uma viagem cultural, a maneira mais fácil e rápida de progredir em chinês é se estabelecer temporariamente na China.

Há muitas empresas com relações comerciais com o Brasil que têm sede na China. Por que não fazer uma pesquisa e enviar o seu currículo?

Passo 2: Fazer aulas de mandarim na China

Viajar para a China para ter aulas de mandarim, por que não? Fazer aulas de chinês na China é uma ótima maneira de experimentar a cultura chinesa!

Entre a tradição e a modernização, estudar na China será uma ótima maneira de facilitar seu conhecimento sobre esse império.

Se você não tem dinheiro suficiente para pagar por um instituto de idiomas na China, a SuperProf recomenda uma troca simples entre um chinês.

Não deixe de estudar a caligrafia chinesa Aprenda chinês com conhecendo o país profundamente

Sugerimos que você encontre um estudante chinês que queira aprender português. Em troca, você esperará dele aulas de chinês da forma mais simplificada possível.

Quais são as bases para falar chinês?

Assista às notícias, séries ou desenhos animados na versão chinesa. Isso pode melhorar significativamente a sua pronúncia!

Um dos sistemas para aprender as bases da conversação em chinês é o da repetição espaçada.

Desenvolvido no século 19 por Hermann Ebbinghaus, as primeiras pesquisas sobre o sistema de repetição espaçada ou Spaced Repetition System deram vida a um sistema de memória cientificamente comprovado…

Baseado na curva do esquecimento de Ebbinghaus, esse método é agora considerado um dos mais eficazes para aprender vocabulário.

Ele é encontrado em livros didáticos de universidades, cursos de mandarim online e aplicativos de e-learning.

Essa técnica de aprendizagem considera o tempo o fator mais importante para consolidar a memorização de palavras de uma língua estrangeira.

O tempo se trata de um momento ideal para memorizar as palavras do vocabulário. É no momento que estamos prestes a esquecer que temos que refrescar a memória.

A tecnologia ajudou muito no aprendizado de línguas modernas. Com ela, se tornou mais fácil determinar esse momento exato – próprio para cada aprendiz – pelo algoritmo criado por Wozniak da curva do esquecimento.

Recomenda-se usar o software Anki para implementar esse método de aprendizagem. Grátis para o tablet e para o PC, paga na Apple Media, essa ferramenta é ideal para alunos do nível A1. Ele permite reativar, com espaço preciso e intervalos regulares de mais e mais tempo as novas palavras do vocabulário.

Finalmente, notamos que não podemos ignorar a repetição espaçada quando queremos ser eficazes no aprendizado de uma língua como o chinês mandarim. Na verdade, não há alunos com memória ruim, mas sim muitos alunos com um método ruim.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Carlos Frederico Oliveira Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Carlos Frederico Oliveira
Convidado
Carlos Frederico Oliveira

Gostaria de aprender mandarim.