Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda o básico para se comunicar em mandarim

De Carolina, publicado dia 12/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Quais são as bases para falar chinês?

Os sons, os muitos tons, assim como os diferentes sotaques, muitas vezes destruíram as esperanças daqueles que queriam aprender mandarim…

Considerado um idioma difícil, especialmente em oposição às línguas latinas, o aprendizado do mandarim já foi visto como um desafio para os linguistas mais ambiciosos.

A criação do pinyin foi um grande avanço na padronização da língua da República Popular da China. Através dele, podemos ler e pronunciar a língua oriental com o alfabeto romano. O desenvolvimento na área digital e do e-learning também aproximou as outras partes do mundo da China.

Vamos descobrir juntos como o mandarim pode aprendido rapidamente graças a imersões no idioma, métodos apropriados e ferramentas corretas.

Mandarim pode ser menos difícil que imagina Aprenda a língua e a cultura chinesa

Falar chinês em sua estadia: é possível sem bases?

O chinês mandarim é o dialeto mais falado na China e a língua oficial desde 1956! É ideal aprender mandarim padrão no seu berço: a cidade de Pequim.

Cada vez mais enraizados na cultura geral de todos, sabemos agora que não é inglês, mas na verdade o chinês a primeira língua falada no mundo!

Com mais de 900 milhões de pessoas usando a língua de Confúcio como língua materna contra mais de 300 milhões como língua secundária, o chinês mandarim não precisa mais de apresentações…

Competência linguística inestimável em um CV – especialmente para aqueles que sonham em trabalhar internacionalmente – o mandarim chinês viu seu número de alunos de língua portuguesa explodir com seu boom econômico.

Além das aulas de mandarim em uma escola de idiomas, no Instituto Confúcio ou através de outra escola ou professor particular, o estudo da língua pode ser uma das maneiras mais diretas de aprender chinês facilmente!

Seja em uma família anfitriã, em casa ou através de um pequeno emprego, podemos começar nossa vida na China. Equipado com um dicionário chinês-português e uma boa dose de coragem, o estudante em imersão terá que tentar dialogar em chinês. O ideal é aprender o mandarim padrão, a língua oficial desde 1956, e confrontar os interlocutores locais.

Para isso, a maneira mais fácil seria ir à Pequim, evitando lugares lotados de expatriados – onde o inglês é praticado constantemente. Assim, o aluno pode entrar no banho cultural chinês e aprender o mandarim padrão.

Aprender chinês na China através de uma organização

Outra opção, mais simples e geralmente mais apreciada pelos falantes de chinês é ir para o país fazer uma estadia linguística através de uma organização especializada. Há muitas agências de intercâmbio que oferecem esse tipo de serviço…

A assistência que essas organizações oferecem não é insignificante, especialmente quando se viaja sozinho e não sabe nada sobre a China.

Tudo é feito para colocar o aluno nas condições certas, para guiá-lo em seu projeto e mergulhar na vida cotidiana chinesa.

Faça aulas de chinês As portas estão abertas para seus estudos em mandarim!

Pequeno problema… o custo dessa viagem além dos gastos normais para viver no exterior (refeições, transporte, saída…) poderia desmotivar mais de um.

Mas o importante é pensar que, com a ajuda de profissionais, você estará em condições ideais para aprender chines na China.

Aulas particulares de chinês para aprender a falar

A muralha da China, o Palácio de Verão e Hou Hai são pontos turísticos em Pequim. Você também vai fazer turismo lá! Não é demais?

É na esperança de melhorar a compreensão oral, a pronúncia do tom e o nível da língua chinesa que os alunos recorrem aos serviços de um professor particular.

Esse investimento permite-lhe dar um passo a frente nas aulas de chines.

A grande vantagem das aulas particulares é que elas se inscrevem automaticamente em uma pedagogia mais focada nas necessidades do aluno.

Como escolher um professor chinês para tentar se tornar bilíngue?

Quando se trata de trabalhar a língua falada – seja ela qual for – é melhor conversar com um professor cuja língua materna seja o chinês.

Na plataforma Superprof, a escolha de professores particulares é bastante ampla, com muitos professores em todo o Brasil.

Em geral, os professores oferecem cursos adequados para todos os níveis de ensino: básico, intermediário e avançado. Eles também dão aulas adaptadas aos diferentes objetivos: chinês para os estudos, chinês profissional, chinês básico para viagens, etc. Assim, se alguém deseja melhorar e aprender através de aula de mandarim, é possível!

No programa:

  • Revisão do sistema fonético chinês pinyin,
  • Enriquecimento do vocabulário chinês,
  • Construção de frases orais.

A pronúncia está na prática, pois conversando com um nativo da China, o aluno será forçado a praticar a fala, ouvir a pronúncia de tons e tentar entender o que é dito.

No contexto profissional, para trabalhar na China em particular, os professores particulares também oferecem aulas para adultos que moldam tanto o aspecto linguístico quanto o aspecto cultural por meio de conversas.

O curso de chines também podem ser feito como parte de uma preparação para o exame HSK, ou até mesmo uma viagem à China ou a um intercâmbio universitário.

Quer sejam perfeitamente bilíngues, de origem chinesa ou muito experientes, os professores particulares têm a vantagem:

  • De colocar o aluno em uma situação real,
  • De discutir tópicos atuais
  • E usar vocabulário específico.

Os custos de viagem – entre 5 e 10 euros, dependendo da distância geográfica – podem ser aplicados a determinadas regiões e dependendo do professor.

Além disso, o preço geralmente diminui se o curso é coletivo, ideal se vários alunos desejarem usufruir dos serviços de um professor particular em mandarim.

Quais aplicativos chineses para aprender a falar a língua?

Os aplicativos de e-learning da língua chinesa são numerosos, mas muitos se concentram na leitura ao invés da escuta… Assim, você pode aprender chinês se divertindo!

Aprenda como fazer os pratos chineses Comida também pode ser um grande incentivador na hora de memorizar chinês

Mas esse não é o caso para todos, como você verá abaixo. Apps que permitem que você aprenda chinês sozinho! Ou que complemente suas aula de chines.

Learn Chinese Mandarim Phrasebook

O aplicativo é grátis em sua versão simplificada. Em seguida, pago para a sua versão completa profissional. Ele é direcionado principalmente para os turistas que fazem uma viagem à China.

A vantagem da versão paga reside no fato de que ela se concentra em cenários da vida cotidiana. Por exemplo, para marcar uma consulta, para ser entendido no hospital, durante visitas turísticas…

Para os menos afortunados, a versão simples oferece uma certa quantidade de elementos para falar chinês como:

  • Expressões básicas,
  • Frases-chave de acordo com um determinado tema,
  • Vocabulário mandarim para se apresentar e entrar em um diálogo com um local.

Note que este “aplicativo” é compatível em todas as plataformas e dispositivos.

Baobei Ting Ting (宝贝 听听)

Nada melhor para aprender a língua chinesa que um aplicativo para crianças!

Na verdade, ideal para iniciantes, esse aplicativo ensina a conversar com uma criança de 7 anos ouvindo uma das cem histórias contadas.

Grátis, está disponível tanto no Android como no iPhone.

Feed Me (mandarim)! Por Pencilbot

Mais um aplicativo infantil! Nele, você deve alimentar um pequeno dragão.

Todos os alimentos são pronunciados em chinês mandarim, é uma maneira divertida de aperfeiçoar seu vocabulário gastronômico. Acrescente a esse vocabulário palavras sobre números, cores ou frutas! Os estudantes de nível básico na língua de Confúcio vão gostar dessa ferramenta.

Disponível por apenas US $ 1,99, esse aplicativo é apenas para usuários da Apple.

Mandarim Madness

Destinado principalmente para iniciantes, esse aplicativo é para jogar com o personagem principal para melhorar sua pronúncia, seu vocabulário e sua compreensão auditiva.

Muito brincalhão, ele é gratuito e funciona no IOS e no Android.

Use repetição espaçada para saber falar chinês

Assista às notícias, séries ou desenhos animados na versão chinesa. Isso pode melhorar significativamente a sua pronúncia!

O sistema de repetição espaçada é o melhor sistema de armazenamento de vocabulário?

Desenvolvido no século 19 por Hermann Ebbinghaus, as primeiras pesquisas sobre o sistema de repetição espaçada ou Spaced Repetition System deram vida a um sistema de memória cientificamente comprovado…

Baseado na curva do esquecimento de Ebbinghaus, esse método é agora considerado um dos mais eficazes para aprender vocabulário.

Ele é encontrado em livros didáticos de universidades, cursos de mandarim online e aplicativos de e-learning.

Essa técnica de aprendizagem considera o tempo o fator mais importante para consolidar a memorização de palavras de uma língua estrangeira.

O tempo se trata de um momento ideal para memorizar as palavras do vocabulário. É no momento que estamos prestes a esquecer que temos que refrescar a memória.

A tecnologia ajudou muito no aprendizado de línguas modernas. Com ela, se tornou mais fácil determinar esse momento exato – próprio para cada aprendiz – pelo algoritmo criado por Wozniak da curva do esquecimento.

Aprenda a língua chinesa Já pensou em estudar mandarim na China?

Recomenda-se usar o software Anki para implementar esse método de aprendizagem. Grátis para o tablet e para o PC, paga na Apple Media, essa ferramenta é ideal para alunos do nível A1. Ele permite reativar, com espaço preciso e intervalos regulares de mais e mais tempo as novas palavras do vocabulário.

Finalmente, notamos que não podemos ignorar a repetição espaçada quando queremos ser eficazes no aprendizado de uma língua como o chinês mandarim. Na verdade, não há alunos com memória ruim, mas sim muitos alunos com um método ruim.

Isso, como acontece com muitos de nós, dificulta o aprendizado de uma língua. Muitos deixam de continuar seus estudos por não conseguirem memorizar o que aprenderam…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar