Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Caracteres chineses para ler e escrever

De Carolina, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Leia e escreva em chinês

Muitas vezes, ouvimos falar de algo incompreensível que “é chinês”.

Os clichés têm uma vida dura, mas são, na língua de Confúcio, às vezes falsos. De fato, se ler chinês ou escrever em mandarim não tem nada de simples para iniciantes, ainda assim está ao alcance de todos, se você colocar os ingredientes certos.

Memorização e disciplina na aprendizagem da língua da China serão necessários para subir a escada e melhorar.

Quanto à escrita, poder ler em chinês pressupõe um domínio dos caracteres, mas também da transcrição fonética dos caracteres chineses: os pinyin.

Atraído pela cultura chinesa e tudo o que ela representa, simplesmente cativado e fascinado por essa escrita milenar ou o desejo de conversar com mais de um bilhão de pessoas ao mesmo tempo?

Porque antes de ser um verdadeiro trunfo em um curriculum vitae, aprender chines é uma grande porta de entrada para trocar, comunicar, dialogar, conversar e, em geral, abrir para mais de um sexto do planeta. Porque sim, numericamente falando, o mandarim é a língua materna mais falada no mundo!

Embora sua escrita não tem nada a ver com a que conhecemos nas línguas latinas, ela é, no entanto, muito moderna e adaptada ao que é feito hoje, mesmo com caracteres muito antigos. Por exemplo, em mandarim, computador traduz como “cérebro + elétrico” (电脑). Bastante inteligente, certo?

Como entender os caracteres chineses? Quer aprender o chinês rápido?

Este post fornece as chaves para aprender a dominar a escrita dessa língua difícil para alguém do Brasil!

Como aprender o vocabulário em chinês?

Sendo o mandarim a antítese das línguas latina, celta ou germânica, será necessário redobrar os esforços e, especialmente, usar uma metodologia específica de aprendizagem.

Cabe a você escolher qual combina melhor com você ou combinar vários métodos para progredir rapidamente em suas aulas de mandarim! Isso também permitirá que você aprenda a escrever e ler em chinês…

O método da associação

Qual é a melhor maneira de aprender vocabulário em chinês? Com o método de associação, você logo poderá decifrar a maioria dos caracteres chineses!

O método de associação está em toda parte quando falamos de aprendizado, precisamente porque é muito eficaz.

Por exemplo, “cabelo” em chinês é: “tóu fà”. A associação de ideias é encontrada com a palavra “tufo” em português. Ache outra palavra parecida que usamos no Brasil!

Esse exemplo é bastante claro e às vezes será necessário redobrar a imaginação, até mesmo para mostrar humor para criar suas próprias associações nas aulas de chines.

Não existe uma boa ou má associação de ideias, desde que o mecanismo mental permita encontrar a palavra ou a ideia procurada pelo aprendiz. É uma abordagem muito pessoal!

A repetição

Numerosos estudos científicos tendem a provar que o aprendizado é de melhor qualidade e permanece ancorado por mais tempo na memória quando é repetido.

Em outras palavras, 20 horas de trabalho no vocabulário chinês em intensivo por alguns dias serão menos eficazes que uma memorização da mesma duração, mas mais espaçadas no tempo.

Esse é o método usado pelo MosaLingua ou o Duolingo que propõem um método de aprendizagem baseado nesse princípio de repetição. Nós voltaremos a isso.

As imagens mentais

Não pode haver imagens mentais claras e legíveis para todos. Cabe a cada pessoa encontrar aquelas que ele considera mais relevantes.

É comum concordar que uma boa imagem mental deve ter quatro características:

  • Primeiro, deve ser exagerada (para aprender o termo chinês “ěr duo“, que significa “ouvido”, imaginar um personagem com orelhas excessivas ou, ao contrário, minúsculas. Assim, torna-se mais fácil conservar as ideias em nosso cérebro),
  • Em segundo lugar, a imagem mental é mais eficiente em movimento. Por exemplo, para aprender que “qiáng wēi” significa “a rosa”, imagine uma rosa sendo movida pelo vento,
  • Finalmente, a imagem mental deve te envolver emocionalmente e ser ligada a algo incomum, de modo a criar alguma forma de incompreensão ou até mesmo espanto no cérebro. Por exemplo, se você tem um sobrinho que gosta muito, será mais fácil aprender a palavra chinesa “wài sheng“.
    Esse processo também permite fixar a ideia, a noção ou a palavra para aprender.

Como escrever em mandarim?

É muito difícil escrever corretamente um ou mais caracteres chineses cuja pronúncia e fonética sejam desconhecidas. É por isso que aprender paralelamente as transcrições dos caracteres em pinyin (romanização da escrita e caligrafia tradicional chinesa) parece ser o único caminho viável no domínio de caracteres.

Boa aula e aprenda logo a escrever os caracteres chineses

Faça curso de mandarim online Assim, com bons métodos, aprenda sossegado o chinês

Note que é possível, mas somente para a leitura, aprender o pinyin sem os caracteres.

Saiba que, para dominar a escrita de caracteres, é essencial dominar os 8 recursos básicos que definem o layout de cada hanzi. Em seguida, vêm as chaves de numeração 214. Essas são as “pinceladas” que formam os blocos de construção de cada caractere.

Além disso, a ordem de formação de um caractere é essencial para ser entendida:

  • Da esquerda para a direita
  • De cima para baixo
  • Horizontal, depois vertical
  • Preencha o quadrado antes de fechá-lo
  • Um caractere de cada vez

Para ajudar você a ver com mais clareza, há aulas de chines, mas também alguns vídeos no youtube.

Aprenda a escrever vocabulário básico

Antes de começar a complicar, vamos começar com o básico diretamente! Isso permite que você se motive e aprenda diretamente do concreto. Por exemplo:

  • Bom dia: 你好
  • Sim 是
  • Não: 不
  • Adeus: 再见
  • Obrigado: 谢谢
  • Por favor: 请
  • De manhã: 上午
  • De tarde: 下午
  • À noite: 晚上
  • O sol: 太阳
  • A lua: 月

Como aprender a ler em chinês?

Use conteúdo conhecido

Há muitas oportunidades para progredirmos ainda mais rapidamente. Para resultados e aprender a ler chinês rápido, o uso de conteúdo já conhecido pode ser uma ideia útil e eficaz.

Por exemplo, por que não assistir ao seu filme favorito em chinês? A vantagem desse método é que, em tal caso, todos nós conhecemos a história, já que já vimos esse filme várias vezes em uma língua já dominada. Assim, associar palavras chinesas a uma história já conhecida facilita a correção dessas palavras.

Não deixe de falar a língua chinesa Faça aulas de mandarim para escrever a língua

Como aprender caracteres mandarins enquanto se diverte? Fã dos Simpsons? Se você quiser progredir na leitura chinesa, assista a série em chinês legendado!

A melhor coisa é colocar o conteúdo de áudio e legendas em chinês para associar audição e escrita e, assim, progredir no vocabulário, pronúncia e leitura de uma vez.

Esse tipo de método também é viável, repetindo as letras em chinês das músicas que você conhece melhor ou com livros cuja história e sinopse são conhecidas.

Finalmente, atacar jornais chineses quando o nível é avançado o suficiente também é uma fonte segura de aprendizado da leitura chinesa. Começar com informações simples e mudar para artigos mais técnicos parece ser a melhor maneira de melhorar a leitura nos jornais.

A importância de criar uma rotina de aprendizado

Para uma língua tão diferente das línguas latinas (alfabeto, entonações diferentes dependendo do contexto, gramática…), ter uma metodologia de aprendizado perfeita e confiável é certamente um aliado na sua progressão.

A rotina muitas vezes tem um má fama, mas em uma perspectiva de aprendizagem é uma ótima ferramenta.

Para criar uma rotina de aprendizagem, ela não pode ser improvisada em poucas horas, é hora de melhorá-la e torná-la realmente útil.

Por que não estudar todas as manhãs 20 minutos de chinês logo quando acorda? Ou assistir a um programa de TV com legendas em chinês, ler seu jornal favorito ou aprender alguns novos caracteres (5 ou 10 por exemplo)?

Um dicionário chinês é útil? Cozinha bem? Aproveite o seu aprendizado de mandarim para desfrutar de receitas chinesas!

Como assimilar a escrita chinesa?

Qual é a melhor maneira de adquirir o básico em chinês? Você deve ter um pouco de coragem! Com 2 mil caracteres, você será capaz de ler o jornal!

Antes de se lançar de cabeça no aprendizado dos caracteres chineses, parece essencial dominar o que comumente se chama de chaves.

Na escrita chinesa, os caracteres são escritos através de recursos. Existem 8 traços básicos que podem ter várias variantes (29 variantes) que são chamados de traços complexos. É graças aos traços fundamentais e às características complexas que é possível desenvolver chaves.

Em mandarim, existem 214 chaves diferentes que servem de base para escrever os famosos caracteres chineses. De fato, é graças à combinação quase infinita dessas chaves que é possível formar um ou mais caracteres, expressando uma palavra, uma frase, um pensamento ou uma ideia.

O controle das chaves torna possível encontrar a ideia associada a um caractere, que às vezes é uma montagem de várias chaves no curso de chines.

Por exemplo, para alguém que nunca viu o pictograma chinês 药 para “medicamento” e conhecendo suas chaves, será possível reconhecer:

  • A chave no topo é o símbolo da medicina chinesa 艹,
  • A chave da seda à esquerda 纟 para embrulhar tudo,
  • Bem como o símbolo de colher  para os pós medicinais.

Em outras palavras, alguém que nunca viu o caractere associado com os medicamentos ainda será capaz de determinar a ideia geral desse traço (e que isso está relacionado de alguma forma à medicina) graças ao domínio das chaves.

Aprenda o mandarim e comunique com os feirantes Quer comprar uma comida no mercado na China?

As regras para escrever caracteres chineses

Para escrever em chinês corretamente, é extremamente importante seguir certas regras.

  • Primeiro, você tem que começar a escrever um caractere da esquerda para a direita, mas também de cima para baixo,
  • Então, para os caracteres inscritos em um quadrado, é importante escrever o conteúdo do quadrado antes de fechá-lo,
  • Para caracteres com linhas horizontais e verticais que se cruzam, as linhas horizontais devem sempre ser representadas antes das verticais,
  • Para a escrita de vários caracteres sucessivos, pense também em fazê-los um após o outro começando com o da direita,
  • Finalmente, tenha sempre em mente que um caractere deve ser escrito em um “quadrado imaginário” e que um caractere composto de várias chaves, se for muito amplo, pode não ser compreendido pelo seu interlocutor.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar