Tópicos
Atraído pela cultura chinesa e tudo o que ela representa, simplesmente cativado e fascinado por essa escrita milenar ou o desejo de conversar com mais de um bilhão de pessoas ao mesmo tempo?
Porque antes de ser um verdadeiro trunfo em um curriculum vitae, aprender chines é uma grande porta de entrada para trocar, comunicar, dialogar, conversar e, em geral, abrir para mais de um sexto do planeta. Porque sim, numericamente falando, o mandarim é a língua materna mais falada no mundo!
Embora sua escrita não tem nada a ver com a que conhecemos nas línguas latinas, ela é, no entanto, muito moderna e adaptada ao que é feito hoje, mesmo com caracteres muito antigos. Por exemplo, em mandarim, computador traduz como "cérebro + elétrico" (电脑). Bastante inteligente, certo?
Este post fornece as chaves para aprender a dominar a escrita dessa língua difícil para alguém do Brasil!
A importância do domínio dos caracteres
Para aprender mandarim e saber como escrevê-lo, o passo essencial será dominar os caracteres chineses, também chamados de sinogramas.
É muito difícil escrever corretamente um ou mais caracteres cuja pronúncia e fonética sejam desconhecidas. É por isso que aprender paralelamente as transcrições dos caracteres em pinyin (romanização da escrita e caligrafia tradicional chinesa) parece ser o único caminho viável no domínio de caracteres.

Comece seu curso mandarim online!
Note que é possível, mas somente para a leitura, aprender o pinyin sem os caracteres.
Saiba que, para dominar a escrita de caracteres, é essencial dominar os 8 recursos básicos que definem o layout de cada hanzi. Em seguida, vêm as chaves de numeração 214. Essas são as "pinceladas" que formam os blocos de construção de cada caractere.
Além disso, a ordem de formação de um caractere é essencial para ser entendida:
- Da esquerda para a direita
- De cima para baixo
- Horizontal, depois vertical
- Preencha o quadrado antes de fechá-lo
- Um caractere de cada vez
Para ajudar você a ver com mais clareza, há aulas de chines, mas também alguns vídeos no youtube.
Faça uma boa aula de mandarim!
Aprenda a escrever vocabulário básico
Antes de começar a complicar, vamos começar com o básico diretamente! Isso permite que você se motive e aprenda diretamente do concreto. Por exemplo:
- Bom dia: 你好
- Sim 是
- Não: 不
- Adeus: 再见
- Obrigado: 谢谢
- Por favor: 请
- De manhã: 上午
- De tarde: 下午
- À noite: 晚上
- O sol: 太阳
- A lua: 月
Encontre um dicionário com uma boa base de vocabulário em português e chinês. Em bom dicionário, ele também lhe dará as nuances e expressões relacionadas à palavra pesquisada. Sinta-se à vontade para usá-lo para encontrar novos personagens para aprender e trabalhar!
Aprenda frases básicas
Depois de aprender algum vocabulário, tendo aprendido a reconhecer os caracteres e a escrevê-los, é hora de seguirmos para algumas frases básicas:
- Como vai você? 你 怎么 去?
- Estou bem: 很好
- Com licença: 请 您 原谅
- Eu não entendo: 我 不懂
- Qual o seu nome你 叫 什么 名字?
- Meu nome é: 我 叫
- Quantos anos você tem? 你 几岁 了?
- Eu ... anos de idade: 我 + número + 岁 了
- De qual nacionalidade você é? 你 是 哪 国人?
- Eu sou brasileiro: 我是巴西人。
O site Chine.in oferece 500 sentenças para aprender a falar chinês (ler e escrever), mas também para aprender a reconhecer os caracteres e escrevê-los. Através de diferentes temas, enriqueça o seu conhecimento nessa língua (diga olá, identificar objetos, anos, meses e dias, tempo, idade...).
Quais métodos para aprender a escrever chinês?
Muitas fórmulas gratuitas ou pagas oferecem métodos de aprendizado de caracteres chineses. Primeiramente, aconselhamos todos os leitores a aprender sobre as habilidades cognitivas e de memorização de nosso cérebro e aprender sobre estudos relacionados à "curva do esquecimento".

Qual lição é mais eficaz para aprender caracteres chineses? Falar chinês é bom, saber escrever é ainda melhor! Use a curva do esquecimento para reter os principais caracteres ao longo do tempo!
Websites
Alguns dos métodos mais eficazes são aprender os caracteres chineses com a técnica da curva do esquecimento.
Esse é particularmente o caso de aplicativos como o "Mosalingua". Ele permite criar lembretes de aprendizagem e que é de grande utilidade para memorizar o vocabulário chinês, uma das chaves mais importantes, do domínio ao aperfeiçoamento na escrita chinesa.
O site A-China tem a vantagem de propor um método baseado em 10 minutos de chinês por dia! Em perfeita harmonia com o que aconselhamos! O método é
O método é interessante tanto para praticar o chinês oral quanto a escrita. Afinal, uma língua é aprendida na prática, não apenas no papel.
Mergulhe na cultura chinesa com Ramou.net! Esse site moderno ajuda o aluno a aprender chinês interativamente e a progredir mais rápido. Os alunos vão descobrir aulas, textos anotados, podcasts, fábulas chinesas, dicionário, caligrafia...
Os canais do YouTube
Outros métodos mais tradicionais e convencionais estão disponíveis para os mais céticos. Isso é verdade para muitos canais do YouTube como "Chinês já" oferecendo uma introdução e formação nos caracteres chineses.
Também encontrar o canal Youtube "Aula de Chinês" para aprender a escrever sem problemas, no seu próprio ritmo sem exagerar a cada dia.
Os vídeos são curtos e mostram os passos a seguir para escrever pronomes, as palavras, adjetivos, sujeito, etc. Assim, você aprenderá direto e concretamente o mandarim para não se cansar!
Os aplicativos
A versão digital e interativa também vale a pena ser explorada, especialmente através da aplicação "Pleco". Ela explica muitas coisas, incluindo um módulo para a ordem dos traços de cada caractere ou de cada chave. Assim, o usuário aprende a escrever a caligrafia se divertindo. Outros aplicativos para o aprendizado da escrita também estão disponíveis.
A estrutura de uma frase em chinês
Gramática e de conjugação permitem que você aprenda a ler em chinês. Eles são realmente muito simples:
- Não há distinção entre feminino e masculino,
- Nem segmentação entre o singular e o plural,
- Sem conjugação nem concordância,
- A estrutura clássica de uma frase chinesa é muito simples: sujeito / verbo / complemento.
Qual é a melhor maneira de aprender a falar mandarim? O melhor método é sempre viajar para a China!

Por exemplo, para expressar uma ação passada ou uma mudança de situação, o caractere chinês "了" é mais comumente usado.
Por si só, ele pode dar sentido a todos os outros caracteres da sentença anterior. É por essa razão que o mais importante é respeitar a ordem das palavras em uma frase em mandarim. Isso muitas vezes perturba os hábitos do aluno iniciante falante de uma língua latina. Afinal, o idioma é oposto do nosso!
Um exemplo para convencê-lo:
Em mandarim, 王 significa "rei" e 国 significa "país". Em português, a gente teria a tendência de traduzir 王国 por rei do país, ou, em outras palavras: o soberano. Isso não é verdade e prova a importância da ordem das palavras em uma frase ou uma proposta chinesa.
Na realidade, 王国 significa "o reino". Em outras palavras, é o último caractere da frase que é mais importante. Quando tiver vários caracteres, o último da leitura vai dar ou mudar a direção dos primeiros.
Algumas regras de gramática essencial
Como aprender a ler e escrever chinês? Atacando os exercícios... gramática intensiva! Estudar é a única coisa que funciona para o progresso!
Para aprender a escrever em chinês, são necessárias algumas regras, no entanto. Embora haja exceções a essas regras (como em quase todas as línguas, do inglês para o alemão, coreano ou japonês) são muito mais raros que as exceções gramaticais portuguesas!
- O sujeito da frase deve ser sistematicamente antes do verbo e, como em línguas ocidentais, muitas vezes é no início da frase,
- Os complementos circunstanciais (de lugar, de tempo), bem como os complementos do objeto indireto devem estar antes do verbo,
- O C.O.D é, entretanto, depois do verbo.
Para entender uma frase chinesa, você deve, em primeiro lugar, encontrar o verbo. Às vezes, isso pode ser bem complexo porque muitas vezes os verbos podem ser também nomes.
Uma das peculiaridades da língua chinesa é o uso do classificador, uma partícula que é inserida entre um determinante e o nome. Ele permite afiliar o nome a uma categoria geral.
Por exemplo, para designar um objeto longo e fino, utilizar o classificador "zhi" 支 que inicialmente significa um ramo. Mas, por analogia visual, ele refere-se a categoria mais geral de objetos finos e longos. Assim, encontramos esse caractere para designar um cigarro (支 香烟) ou uma caneta (这支 笔).
Em chinês, os classificadores também são usados:
- Entre um número e um nome para quantificar,
- Entre "isso", "aquilo", "cada" e um nome para designar,
- Entre "aquele", "quanto" e um nome para interrogar,
- Depois, um verbo para indicar o número de vezes que a ação é executada.

Você encontrará uma lista desses classificadores no site Hanzidico. Não comece com isso! Desânimo imediato obrigatório!
Para aprender ou melhorar o domínio da gramática chinesa, muitos livros estão disponíveis como iniciação à sintaxe chinesa ou gramática da prática chinesa, que são livros de referência nessa área. Eles podem ajudá-lo a entender melhor o uso dos classificadores!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos
excelente texto . repleto de informações e exemplos…. era a teoria que faltava , para sair do “sufoco ” de não entender a lógica da frase , da gramática , da estrutrua…. ajudou muito,,,, agora mais pesquisa… e muito estudo.
Oi Pedro !
Ficamos imensamente felizes por ter gostado do nosso conteúdo !
Você viu que temos vários outros artigos dentro da mesma temática? Espero que você avance bem no aprendizado de mandarim !
Sucesso nas suas pesquisas e buscas !