Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba os métodos da caligrafia em chinês

De Carolina, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Como escrever em mandarim?

Atraído pela cultura chinesa e tudo o que ela representa, simplesmente cativado e fascinado por essa escrita milenar ou o desejo de conversar com mais de um bilhão de pessoas ao mesmo tempo?

Porque antes de ser um verdadeiro trunfo em um curriculum vitae, aprender chines é uma grande porta de entrada para trocar, comunicar, dialogar, conversar e, em geral, abrir para mais de um sexto do planeta. Porque sim, numericamente falando, o mandarim é a língua materna mais falada no mundo!

Embora sua escrita não tem nada a ver com a que conhecemos nas línguas latinas, ela é, no entanto, muito moderna e adaptada ao que é feito hoje, mesmo com caracteres muito antigos. Por exemplo, em mandarim, computador traduz como “cérebro + elétrico” (电脑). Bastante inteligente, certo?

Este post fornece as chaves para aprender a dominar a escrita dessa língua difícil para alguém do Brasil!

A importância do domínio dos caracteres

Para aprender mandarim e saber como escrevê-lo, o passo essencial será dominar os caracteres chineses, também chamados de sinogramas.

É muito difícil escrever corretamente um ou mais caracteres cuja pronúncia e fonética sejam desconhecidas. É por isso que aprender paralelamente as transcrições dos caracteres em pinyin (romanização da escrita e caligrafia tradicional chinesa) parece ser o único caminho viável no domínio de caracteres.

Faça aulas de mandarim e escreva a língua Boa aula e aprenda logo a escrever os caracteres chineses

Note que é possível, mas somente para a leitura, aprender o pinyin sem os caracteres.

Saiba que, para dominar a escrita de caracteres, é essencial dominar os 8 recursos básicos que definem o layout de cada hanzi. Em seguida, vêm as chaves de numeração 214. Essas são as “pinceladas” que formam os blocos de construção de cada caractere.

Além disso, a ordem de formação de um caractere é essencial para ser entendida:

  • Da esquerda para a direita
  • De cima para baixo
  • Horizontal, depois vertical
  • Preencha o quadrado antes de fechá-lo
  • Um caractere de cada vez

Para ajudar você a ver com mais clareza, há aulas de chines, mas também alguns vídeos no youtube.

Aprenda a escrever vocabulário básico

Antes de começar a complicar, vamos começar com o básico diretamente! Isso permite que você se motive e aprenda diretamente do concreto. Por exemplo:

  • Bom dia: 你好
  • Sim 是
  • Não: 不
  • Adeus: 再见
  • Obrigado: 谢谢
  • Por favor: 请
  • De manhã: 上午
  • De tarde: 下午
  • À noite: 晚上
  • O sol: 太阳
  • A lua: 月

Encontre um dicionário com uma boa base de vocabulário em português e chinês. Em bom dicionário, ele também lhe dará as nuances e expressões relacionadas à palavra pesquisada. Sinta-se à vontade para usá-lo para encontrar novos personagens para aprender e trabalhar!

Aprenda frases básicas

Depois de aprender algum vocabulário, tendo aprendido a reconhecer os caracteres e a escrevê-los, é hora de seguirmos para algumas frases básicas:

  • Como vai você? 你 怎么 去?
  • Estou bem: 很好
  • Com licença: 请 您 原谅
  • Eu não entendo: 我 不懂
  • Qual o seu nome你 叫 什么 名字?
  • Meu nome é: 我 叫
  • Quantos anos você tem? 你 几岁 了?
  • Eu … anos de idade: 我 + número + 岁 了
  • De qual nacionalidade você é? 你 是 哪 国人?
  • Eu sou brasileiro: 我是巴西人。

O site Chine.in oferece 500 sentenças para aprender a falar chinês (ler e escrever), mas também para aprender a reconhecer os caracteres e escrevê-los. Através de diferentes temas, enriqueça o seu conhecimento nessa língua (diga olá, identificar objetos, anos, meses e dias, tempo, idade…).

Quais métodos para aprender a escrever chinês?

Muitas fórmulas gratuitas ou pagas oferecem métodos de aprendizado de caracteres chineses. Primeiramente, aconselhamos todos os leitores a aprender sobre as habilidades cognitivas e de memorização de nosso cérebro e aprender sobre estudos relacionados à “curva do esquecimento”.

Aprenda a escrever mandarim As cidades chinesas são tão complexas quanto seus caracteres

Qual lição é mais eficaz para aprender caracteres chineses? Falar chinês é bom, saber escrever é ainda melhor! Use a curva do esquecimento para reter os principais caracteres ao longo do tempo!

Websites

Alguns dos métodos mais eficazes são aprender os caracteres chineses com a técnica da curva do esquecimento.

Esse é particularmente o caso de aplicativos como o “Mosalingua”. Ele permite criar lembretes de aprendizagem e que é de grande utilidade para memorizar o vocabulário chinês, uma das chaves mais importantes, do domínio ao aperfeiçoamento na escrita chinesa.

O site A-China tem a vantagem de propor um método baseado em 10 minutos de chinês por dia! Em perfeita harmonia com o que aconselhamos! O método é

O método é interessante tanto para praticar o chinês oral quanto a escrita. Afinal, uma língua é aprendida na prática, não apenas no papel.

Mergulhe na cultura chinesa com Ramou.net! Esse site moderno ajuda o aluno a aprender chinês interativamente e a progredir mais rápido. Os alunos vão descobrir aulas, textos anotados, podcasts, fábulas chinesas, dicionário, caligrafia…

Os canais do YouTube

Outros métodos mais tradicionais e convencionais estão disponíveis para os mais céticos. Isso é verdade para muitos canais do YouTube como “Chinês já” oferecendo uma introdução e formação nos caracteres chineses.

Também encontrar o canal Youtube “Aula de Chinês” para aprender a escrever sem problemas, no seu próprio ritmo sem exagerar a cada dia.

Os vídeos são curtos e mostram os passos a seguir para escrever pronomes, as palavras, adjetivos, sujeito, etc. Assim, você aprenderá direto e concretamente o mandarim para não se cansar!

Os aplicativos

A versão digital e interativa também vale a pena ser explorada, especialmente através da aplicação “Pleco”. Ela explica muitas coisas, incluindo um módulo para a ordem dos traços de cada caractere ou de cada chave. Assim, o usuário aprende a escrever a caligrafia se divertindo. Outros aplicativos para o aprendizado da escrita também estão disponíveis.

A estrutura de uma frase em chinês

Gramática e de conjugação permitem que você aprenda a ler em chinês. Eles são realmente muito simples:

  • Não há distinção entre feminino e masculino,
  • Nem segmentação entre o singular e o plural,
  • Sem conjugação nem concordância,
  • A estrutura clássica de uma frase chinesa é muito simples: sujeito / verbo / complemento.

Qual é a melhor maneira de aprender a falar mandarim? O melhor método é sempre viajar para a China!

Saber escrever chinês é uma luta, tão diferente da língua materna…

Por exemplo, para expressar uma ação passada ou uma mudança de situação, o caractere chinês “了” é mais comumente usado.

Por si só, ele pode dar sentido a todos os outros caracteres da sentença anterior. É por essa razão que o mais importante é respeitar a ordem das palavras em uma frase em mandarim. Isso muitas vezes perturba os hábitos do aluno iniciante falante de uma língua latina. Afinal, o idioma é oposto do nosso!

Um exemplo para convencê-lo:

Em mandarim, 王 significa “rei” e 国 significa “país”. Em português, a gente teria a tendência de traduzir 王国 por rei do país, ou, em outras palavras: o soberano. Isso não é verdade e prova a importância da ordem das palavras em uma frase ou uma proposta chinesa.

Na realidade, 王国 significa “o reino”. Em outras palavras, é o último caractere da frase que é mais importante. Quando tiver vários caracteres, o último da leitura vai dar ou mudar a direção dos primeiros.

Algumas regras de gramática essencial

Como aprender a ler e escrever chinês? Atacando os exercícios… gramática intensiva! Estudar é a única coisa que funciona para o progresso!

Para aprender a escrever em chinês, são necessárias algumas regras, no entanto. Embora haja exceções a essas regras (como em quase todas as línguas, do inglês para o alemão, coreano ou japonês) são muito mais raros que as exceções gramaticais portuguesas!

  • O sujeito da frase deve ser sistematicamente antes do verbo e, como em línguas ocidentais, muitas vezes é no início da frase,
  • Os complementos circunstanciais (de lugar, de tempo), bem como os complementos do objeto indireto devem estar antes do verbo,
  • O C.O.D é, entretanto, depois do verbo.

Para entender uma frase chinesa, você deve, em primeiro lugar, encontrar o verbo. Às vezes, isso pode ser bem complexo porque muitas vezes os verbos podem ser também nomes.

Uma das peculiaridades da língua chinesa é o uso do classificador, uma partícula que é inserida entre um determinante e o nome. Ele permite afiliar o nome a uma categoria geral.

Por exemplo, para designar um objeto longo e fino, utilizar o classificador “zhi” 支 que inicialmente significa um ramo. Mas, por analogia visual, ele refere-se a categoria mais geral de objetos finos e longos. Assim, encontramos esse caractere para designar um cigarro (支 香烟) ou uma caneta (这支 笔).

Em chinês, os classificadores também são usados:

  • Entre um número e um nome para quantificar,
  • Entre “isso”, “aquilo”, “cada” e um nome para designar,
  • Entre “aquele”, “quanto” e um nome para interrogar,
  • Depois, um verbo para indicar o número de vezes que a ação é executada.

Faça logo curso de mandarim para aprender a escrever Como viajar pela China sem saber nada dos caracteres chineses?

Você encontrará uma lista desses classificadores no site Hanzidico. Não comece com isso! Desânimo imediato obrigatório!

Para aprender ou melhorar o domínio da gramática chinesa, muitos livros estão disponíveis como iniciação à sintaxe chinesa ou gramática da prática chinesa, que são livros de referência nessa área. Eles podem ajudá-lo a entender melhor o uso dos classificadores!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar