Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Leia em mandarim sem neuras!

De Carolina, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Como aprender a ler em chinês?

Muitas vezes, ouvimos falar de algo incompreensível que “é chinês”.

Os clichés têm uma vida dura, mas são, na língua de Confúcio, às vezes falsos. De fato, se ler chinês ou escrever em mandarim não tem nada de simples para iniciantes, ainda assim está ao alcance de todos, se você colocar os ingredientes certos.

Faça aulas de língua chinesa Boa sorte para o seu aprendizado de mandarim

Memorização e disciplina na aprendizagem de chinês serão necessários para subir a escada e melhorar.

Quanto à escrita, poder ler em chinês pressupõe um domínio dos caracteres, mas também da transcrição fonética dos caracteres chineses: os pinyin.

A transcrição latina de chinês: pinyin

O pinyin é um sistema de transcrição fonética do chinês. Embora muitas vezes se encontre em dupla com os caracteres e seus equivalentes em pinyin, o domínio dos dois aspectos parece essencial para aprender e progredir na leitura chinesa.

A adoção do Pinyin como referência internacional data de 1958 e começa a ser usada em 1979 pelo governo chinês. Literalmente “pinyin” significa “soletrar os sons”. Esse é um sistema extremamente inteligente que visa romanizar caracteres chineses e torná-los utilizáveis ​​para todos, mesmo aqueles que não têm ideia da pronúncia do caractere ou caracteres em questão. Além disso, não é incomum encontrar pessoas que dominam perfeitamente o pinyin, sem estarem muito familiarizadas com a pronúncia dos caracteres.

É bem possível de se contentar apenas com a aprendizagem fonética de uma língua. Aliás, é esse o método que funciona em quase todas as línguas latinas. Falar chinês pode simplesmente ser estudado através do pinyin e sua pronúncia. No entanto, a metodologia de aprendizagem depende muito do perfil e das expectativas do aluno.

Para alguém que viaja para a China e simplesmente deseja se locomover e facilitar a compreensão para pedir direções na rua, apresentar-se ou pedir o restaurante lendo no mapa, aprender o pinyin é suficiente.

Agora, se o objetivo é estar em imersão ou viver na China por vários meses ou anos, é melhor entender a riqueza e a sutileza de um dos mais antigos sistemas de escrita do mundo. Eles vão te ajudar, às vezes, a compreender certos aspectos da cultura chinesa. Mas para a leitura, a aprendizagem do pinyin e dos caracteres chineses parece ser o mais adequado.

Os melhores livros para ler chinês

Para aprender em aulas de mandarim, não há segredo: você tem que praticar como para todas as línguas estrangeiras. Várias opções estão disponíveis para você, mas para começar, aqui estão dois livros úteis para melhorar suas habilidades no idioma e fazer um curso de chines de qualidade!

Como ensinar chinês para iniciantes? Para uma viagem à China, você não precisa conhecer muitos caracteres.

Escreva Chinês

O livro “Escreva Chinês” é uma ferramenta muito boa para novos alunos. Sua abordagem educacional baseada na curiosidade torna um livro muito agradável de navegar, fácil acesso e oferecendo-se para atender necessidades específicas.

Graças a uma metodologia bem rodada, o livro oferece um curso de mandarim, de leitura em chinês e o aprendizado dos 178 caracteres mais básicos. Não há mais problemas em decodificar conversas ou situações da vida cotidiana!

E além disso, você não vai gastar seu dinheiro todo com a compra! O livro está disponível na Amazon ou em qualquer outra plataforma de compra online por um preço do ebook entre R$ 15.

Curso Básico de Chinês

“Curso Básico de Chinês” também oferece um método de aprendizagem da leitura chinesa que se concentra em aprender o método do tipo pinyin e os caracteres chineses. Ele possui módulos sobre os principais conceitos do vocabulário chinês ou gramática.

Muitos exercícios corrigidos também estão disponíveis, bem como alguns pontos da cultura para enriquecer o seu conhecimento das práticas chinesas: ancestral ou atual.

Aprenda mandarim e saiba ler e escrever Não crie bloqueios para o seu aprendizado de chinês

Descubra também onde fazer aulas de chines na sua cidade!

O aplicativo do dicionário Pleco

Quais métodos para aprender mandarim mais rápido? O Pleco é muito útil quando você viaja para a China ou começa a aprender!

A verdadeira vantagem desse dicionário é que ele é tão útil para um iniciante que não entende uma palavra de chinês quanto um aprendiz na fase de dominar a língua e a leitura chinesa.

O aplicativo oferece muitos recursos, como encontrar as diferentes traduções de um ou mais caracteres, dependendo do contexto, conhecer a pronúncia dos caracteres procurados, mas acima de tudo, oferece a possibilidade de desenhar um caractere para obter o significado, o contexto, o equivalente em pinyin, mas também a pronúncia.

Esse recurso é claramente o que faz a diferença porque é extremamente prático e útil em muitas situações da vida cotidiana. Um sinal para decifrar? Um cardápio em um restaurante com o nome dos pratos mencionados apenas em caracteres chineses?

O aplicativo está disponível no iOS e Android. A versão clássica é gratuita, mas é possível integrar novos recursos com downloads de pacotes.

Às vezes, um guia de sobrevivência, às vezes uma ferramenta real de aprendizado, a Pleco agradará a todos os perfis de alunos.

Outros aplicativos que oferecem serviços semelhantes estão disponíveis e permitirão um rápido progresso na leitura de chinês. Esse é particularmente o caso de “Skritter”, que se concentra principalmente em flashcards ou “Hello HSK”, que treina a preparação do HSK em 6 níveis distintos. Muito útil também para progredir no vocabulário chinês e aprender a ler e escrever chinês nas melhores condições.

Descubra também como fazer aula de chines online!

Algumas dicas úteis para melhorar suas habilidades de leitura

Use conteúdo conhecido

Há muitas oportunidades para progredirmos ainda mais rapidamente. Para resultados de leitura rápida, o uso de conteúdo já conhecido pode ser uma ideia útil e eficaz.

Por exemplo, por que não assistir ao seu filme favorito em chinês? A vantagem desse método é que, em tal caso, todos nós conhecemos a história, já que já vimos esse filme várias vezes em uma língua já dominada. Assim, associar palavras chinesas a uma história já conhecida facilita a correção dessas palavras.

Faça aulas de mandarim in loco Não deixe de conhecer a agricultura chinesa

Como aprender caracteres mandarins enquanto se diverte? Fã dos Simpsons? Se você quiser progredir na leitura chinesa, assista a série em chinês legendado!

A melhor coisa é colocar o conteúdo de áudio e legendas em chinês para associar audição e escrita e, assim, progredir no vocabulário, pronúncia e leitura de uma vez.

Esse tipo de método também é viável, repetindo as letras em chinês das músicas que você conhece melhor ou com livros cuja história e sinopse são conhecidas.

Finalmente, atacar jornais chineses quando o nível é avançado o suficiente também é uma fonte segura de aprendizado da leitura chinesa. Começar com informações simples e mudar para artigos mais técnicos parece ser a melhor maneira de melhorar a leitura nos jornais.

A importância de criar uma rotina de aprendizado

Para uma língua tão diferente das línguas latinas (alfabeto, entonações diferentes dependendo do contexto, gramática…), ter uma metodologia de aprendizado perfeita e confiável é certamente um aliado na sua progressão.

A rotina muitas vezes tem um má fama, mas em uma perspectiva de aprendizagem é uma ótima ferramenta.

Para criar uma rotina de aprendizagem, ela não pode ser improvisada em poucas horas, é hora de melhorá-la e torná-la realmente útil.

Por que não estudar todas as manhãs 20 minutos de chinês logo quando acorda? Ou assistir a um programa de TV com legendas em chinês, ler seu jornal favorito ou aprender alguns novos caracteres (5 ou 10 por exemplo)?

Um dicionário chinês é útil? Cozinha bem? Aproveite o seu aprendizado de mandarim para desfrutar de receitas chinesas!

Para aqueles que são fãs da culinária chinesa, por que não continuar lendo algumas receitas culinárias enquanto preparava o jantar para a noite? Ou por que não retomar, à noite, antes de dormir, os novos elementos de leitura adquiridos durante o dia para memorizar os caracteres chineses?

Você também pode desfrutar do transporte público, muitas vezes longo e desinteressante para continuar sua iniciação à leitura de caracteres chineses.

Não há verdades absolutas quando o assunto é aprender, apenas damos algumas pistas.

A coisa mais importante na criação de uma rotina é que ela não te atrapalhe.

Cabe a cada um escolher o momento mais oportuno para fazer seus poucos exercícios sem que isso seja realmente inconveniente em determinado horário.

Faça um curso de mandarim Você vai se surpreender com a língua chinesa

Em síntese:

  • Para aperfeiçoar suas habilidades de leitura, é imperativo adquirir o vocabulário chinês pouco a pouco. Aprender uma língua é um trabalho a longo prazo, ser curioso e inventivo em seus métodos.
  • Se você ver caracteres chineses desconhecidos, tenha o reflexo de procurar imediatamente o seu significado, a pronúncia, o tom a ser adotado. Isso contribuirá fortemente para a melhoria de suas habilidades de leitura da língua. Para esse efeito, o aplicativo Pleco deve se tornar seu melhor amigo!
  • Dependendo do perfil do aluno, aprender chinês passará aprendendo o pinyin ou aprendendo o pinyin e os caracteres juntos. Obviamente depende da necessidades e das expectativas de cada um. Não há necessidade de um curso de línguas na China 15 dias para tentar aprender 500 caracteres diferentes, da mesma forma que seria uma vergonha para alguém querendo trabalhar na China não aprender a leitura através de caracteres. Além de sua utilidade na leitura, eles permitem aprender a caligrafia e a civilização chinesas.
  • A língua e a escrita chinesas são cheias de sutileza, é o que todos verão em seu aprendizado.

Descubra também como aprender o alfabeto chinês …!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar