Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Memorize os caracteres chineses

De Carolina, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Como assimilar a escrita chinesa?

Todo mundo já deve ter falado isso. E é quase um eufemismo dizer que o alfabeto mandarim é a antítese do alfabeto latino.

Além de ter que aprender um novo vocabulário e gramática, também terá que olhar muito seriamente para a escrita da língua.

A esse respeito, como outras línguas, como coreano, russo ou japonês, aprender chines é uma dificuldade adicional.

O dicionário chinês Kangxi relata a existência de mais de 47.000 caracteres. Já um aluno adulto só vai saber entre 5 mil e 6 mil.

Esteja ciente, no entanto, que para poder ler um jornal chinês ou entender quase todos os documentos da vida diária, é necessário o conhecimento de pelo menos 2 mil caracteres.

Embora formas alternativas como o pinyin existam, tentaremos fornecer algumas ferramentas para aprender a dominar a escrita e a compreensão de caracteres chineses.

Um pré-requisito: aprender as chaves

Qual é a melhor maneira de adquirir o básico em chinês? Você deve ter um pouco de coragem! Com 2 mil caracteres, você será capaz de ler o jornal!

Aprenda mandarim e vá para Pequim Ele já morreu, mas o país continua seguindo algumas de suas normas chinesas

Antes de se lançar de cabeça no aprendizado dos caracteres, parece essencial dominar o que comumente se chama de chaves.

Na escrita chinesa, os caracteres são escritos através de recursos. Existem 8 traços básicos que podem ter várias variantes (29 variantes) que são chamados de traços complexos. É graças aos traços fundamentais e às características complexas que é possível desenvolver chaves.

Em mandarim, existem 214 chaves diferentes que servem de base para escrever os famosos caracteres chineses. De fato, é graças à combinação quase infinita dessas chaves que é possível formar um ou mais caracteres, expressando uma palavra, uma frase, um pensamento ou uma ideia.

Assim, para o iniciante nas aulas de chines, começar a aprender mandarim escrito com foco nas chaves é uma boa ideia ou mesmo vital.

Isso lhe fornecerá uma base sólida, para reconhecer e lembrar das chaves usadas nesse ou naquele caractere. Começar a aprender os caracteres diretamente é muito mais complexo sem dominar as chaves no início.

Como aprender a caligrafia chinesa? Aqui estão as diferentes “chaves” que você precisa para escrever em chinês.

Descubra também como aprender a ler em chinês!

Os meios mnemônicos para aprender os caracteres chineses

O manual de aprendizado de caracteres chineses “Stick” oferece meios mnemônicos (parece um palavrão, mas é tudo relativo à memória) para nada menos que 1600 caracteres diferentes.

A seriedade do método é infalível! Esse livro é interessante por ter sido escrito em conjunto por chineses nativos e aprendizes de chinês, às vezes até mesmo iniciante.

É particularmente sensato ter introduzido os alunos iniciantes no método, no sentido de que eles são frequentemente aqueles que criam dispositivos mnemônicos que podem ser usados ​​por outros.

A transcrição fonética pode ajudar a aprender um caractere? Vamos dar um exemplo de uma expressão mnemônica para lembrar os caracteres!

Como resultado, o livro tem um aspecto divertido e prático, não precisa de provas para isso. Ele está disponível em versão digital ou física por um preço que varia entre R$ 100 e R$ 125.

Mas, porque os meios mnemônicos nem sempre são uma ciência exata e não representam a mesma verdade para todos, por que não criar um caderno ou um glossário de chaves ou caracteres chineses?

De fato, os meios mnemônicos mais eficazes são aqueles que criamos porque estão relacionados às nossas emoções e / ou coisas que conhecemos.

Regras básicas para aprender caracteres

A importância de decompô-los para aprender

Como dissemos acima, para dominar os caracteres é essencial decompô-los em unidades menores, linhas ou chaves.

Aprenda mandarim e comunique-se com os chineses Como você vai pedir sua comida preferida na feira chinesa?

O controle das chaves torna possível encontrar a ideia associada a um caractere, que às vezes é uma montagem de várias chaves no curso de chines.

Por exemplo, para alguém que nunca viu o pictograma chinês 药 para “medicamento” e conhecendo suas chaves, será possível reconhecer:

  • A chave no topo é o símbolo da medicina chinesa 艹,
  • A chave da seda à esquerda 纟 para embrulhar tudo,
  • Bem como o símbolo de colher  para os pós medicinais.

Em outras palavras, alguém que nunca viu o caractere associado com os medicamentos ainda será capaz de determinar a ideia geral desse traço (e que isso está relacionado de alguma forma à medicina) graças ao domínio das chaves.

As regras para escrever caracteres chineses

Para escrever em chinês corretamente, é extremamente importante seguir certas regras.

  • Primeiro, você tem que começar a escrever um caractere da esquerda para a direita, mas também de cima para baixo,
  • Então, para os caracteres inscritos em um quadrado, é importante escrever o conteúdo do quadrado antes de fechá-lo,
  • Para caracteres com linhas horizontais e verticais que se cruzam, as linhas horizontais devem sempre ser representadas antes das verticais,
  • Para a escrita de vários caracteres sucessivos, pense também em fazê-los um após o outro começando com o da direita,
  • Finalmente, tenha sempre em mente que um caractere deve ser escrito em um “quadrado imaginário” e que um caractere composto de várias chaves, se for muito amplo, pode não ser compreendido pelo seu interlocutor.

Como escrever em chinês facilmente?

Tenha cuidado quando você escreve um caractere chinês para deixar um espaço se caso precisar de um!

Quando considerar que você domina um caractere?

Para considerar que você domina perfeitamente um determinado caractere, deve-se ser capaz de:

Mandarim já aprendendo a escrever Tanta coisa para ver no país de Confúcio…

  • Reconhecê-lo por sua forma,
  • Conhecer sua pronúncia que inclui os diferentes tons ou entonações de acordo com o contexto dado,
  • Mas, é claro, ser capaz de escrevê-lo dominando a ordem dos traços que podem ser diferentes para cada caractere.

Aprender as chaves é um recurso para o futuro. Antes que você possa fazer arte com a escrita chinesa, você tem que praticar!

As ferramentas mais eficazes para aprender os caracteres

Chineasy

Ao aprender chinês, a abordagem de ensino adotada pela Chineasy é extremamente inovadora e interessante. O processo iniciado por ShaoLan Hsueh é “preencher a lacuna entre o Oriente e o Ocidente” em termos de linguagem. O aplicativo é disponível para iOS e Android.

Mas qual é o processo?

A ideia é muito simples e usa pictogramas e a memória visual do aluno.

Como aprender sobre a arte dos símbolos chineses? Alguns exemplos de desenhos para lembrar caracteres!

Por exemplo, para aprender o caractere chinês das pessoas 人, o pictograma associado consiste em colocar a cabeça na interseção das duas linhas e um sapato no final de cada uma das duas linhas para formar um homem. Da mesma forma, a ideia associada a seguir alguém ou alguma coisa é pela combinação de duas “pessoas”.

Essa abordagem totalmente focada no visual é o que constitui originalidade, genialidade para alguns, ou uma fraqueza para os críticos do método que apontam que pode ser difícil colocar os caracteres de volta aos seus contextos. Isso devido ao fato de eles não estarem mais associados aos elementos visuais que todos conhecemos. Todos terão sua própria opinião sobre o assunto.

A preparação do HSK

Outras ferramentas divertidas são extremamente eficazes na aprendizagem de caracteres chineses.

Esse é particularmente o caso de muitas plataformas encontradas na internet e que buscam preparar o teste de avaliação chinês do HSK. Esse teste formaliza as habilidades orais, mas também os caracteres escritos de uma audiência não nativa para quem o mandarim não é uma língua nativa.

Os caracteres que devem ser memorizados diferem de acordo com o nível do aluno (de 1 a 6).

Chine.in

Outros sites como “China.in” oferecem uma abordagem muito completa aos caracteres básicos para estudar e dominar com uma decomposição da escrita de cada caractere, pronúncia, fonética, tradução e, mais geralmente, as diferentes ideias que podem estar associadas.

Mesmo para alguém que não deseja fazer o exame de HSK, revisar os caracteres solicitados é algo útil, já que eles são os mais usados.

Finalmente, também é possível ter aulas em cursos particulares chineses ou de mandarim online para melhorar ou aprimorar seu conhecimento dos caracteres da China nas aulas de mandarim.

Em síntese:

  • Dizer que aprender inglês, aprender alemão ou aprender espanhol é radicalmente diferente de aprender chinês seria abrir uma porta aberta. De fato, além de ter que se familiarizar com um vocabulário da língua de Confúcio e uma nova gramática, teremos que começar a escrever novamente.
  • No entanto, aprender a escrever ou a ler caracteres chineses não é tão complexo quanto parece. Usando inteligentemente todas as faculdades da memória e do cérebro ou usando técnicas eficazes na aprendizagem de línguas em geral, é possível tornar esse aprendizado mais fácil e até mesmo aproveitá-lo! Tente encontrar meios mnemônicos, não importa como eles são feitos, contanto que eles o ajudem a memorizar os caracteres em chinês.
  • Em breve, todos verão que existe alguma forma de lógica na escrita de caracteres chineses. Uma vez que essa lógica for adquirida, será mais fácil lidar, aprender e progredir rapidamente.

Aprenda mandarim facilmente Boa sorte no seu aprendizado de chinês!

  • Finalmente, a palavra chave para aprender a escrita tradicional chinesa nos parece ser a disciplina. Sempre tente escrever cada caractere na ordem correta, para conhecer a ordem dos traços de acordo com os caracteres, para dominar cada aspecto dele (reconhecimento de sua caligrafia, seu significado, sua pronúncia, suas diferentes entonações). Essa parece ser a única maneira de dominá-los pouco a pouco.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar