Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Memorize as palavras em mandarim

De Carolina, publicado dia 12/07/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Saiba o significado dos termos da língua chinesa

“Quando a China acordar… o mundo vai tremer”

É difícil culpar Alain Peyrefitte, autor deste ensaio há quase 45 anos. A China está agora acordada, forte em seu lugar de segunda potência e economia mundial.

Aprender mandarim (não confundir com cantonês) não é mais reservado para alguns amantes da cultura chinesa, mas um verdadeiro trunfo em uma carreira profissional, por exemplo.

O vocabulário de uma língua estrangeira é o ingrediente básico do domínio dela. Isso é verdade com o chinês mandarim, mas também com todos os idiomas. De fato, não há necessidade de tentar dominar as regras de gramática ou conjugação se não formos capazes de associar as ideias da língua, o que ela quer dizer! Não é possível aprender a ler sem dominar algum vocabulário.

Mas nem sempre é fácil memorizar o vocabulário em chinês. Quais são os métodos para progredir rapidamente na aprendizagem de chinês e adquirir um bom nível?

Isto é o que veremos neste post!

Memória e na capacidade de aprendizagem

Como memorizar palavras em chinês? Você é vegetariano? Comece aprendendo o vocabulário da comida para que você não coma algo errado!

Seja aprendendo inglês, aprendendo espanhol, aprendendo alemão, aprendendo japonês, francês, russo, coreano ou italiano, os mecanismos de aprendizado não variam muito. No entanto, é essencial compreendê-los para saber como aprender da maneira mais eficiente possível.

Para aqueles que acham que é preciso ter uma capacidade extraordinária para dominar perfeitamente vários idiomas, nós respondemos que eles estão errados.

Visite e aprenda o mandarim As metrópoles na China estão esperando por você!

Aprender uma língua e o seu vocabulário exige simplesmente saber aprender, sem dispersar e usar métodos que funcionem e que sejam mais ou menos eficazes de uma pessoa para outra.

O primeiro conselho para aprender o vocabulário mandarim seria conhecer seus pontos fortes e fracos na memorização para otimizar o aprendizado da língua.

Você se sente mais confortável com a memória visual, auditiva ou cinestésica (relacionada ao movimento)?

O cérebro é um gigantesco nó de bilhões de neurônios que constantemente se conectam e desconectam um do outro. As conexões entre os neurônios podem ser mais ou menos poderosas e rápidas à medida que a aprendizagem de uma noção, um conceito ou até mesmo uma palavra se repete no tempo.

Concretamente, quando se aprende uma palavra do vocabulário em chinês (ler e escrever), mais essa palavra será usada e repetida e mais as conexões neuronais serão rápidas.

Em outras palavras, não é mais necessário pensar quando essa palavra será usada. Esse é o conceito da associação de ideias.

Descubra também como aprender a escrever chinês

Os métodos mais eficazes para aprender o vocabulário chinês

Sendo o mandarim a antítese das línguas latina, celta ou germânica, será necessário redobrar os esforços e, especialmente, usar uma metodologia específica de aprendizagem.

Cabe a você escolher qual combina melhor com você ou combinar vários métodos para progredir rapidamente em suas aulas de mandarim! Isso também permitirá que você aprenda a escrever e ler em chinês

O método da associação

Qual é a melhor maneira de aprender vocabulário? Com o método de associação, você logo poderá decifrar a maioria dos caracteres chineses!

O método de associação está em toda parte quando falamos de aprendizado, precisamente porque é muito eficaz.

Por exemplo, “cabelo” em chinês é: “tóu fà”. A associação de ideias é encontrada com a palavra “tufo” em português. Ache outra palavra parecida que usamos no Brasil!

Faça aulas de mandarim Por que não mergulhar na cultura chinesa?

Esse exemplo é bastante claro e às vezes será necessário redobrar a imaginação, até mesmo para mostrar humor para criar suas próprias associações nas aulas de chines.

Não existe uma boa ou má associação de ideias, desde que o mecanismo mental permita encontrar a palavra ou a ideia procurada pelo aprendiz. É uma abordagem muito pessoal!

A repetição

Numerosos estudos científicos tendem a provar que o aprendizado é de melhor qualidade e permanece ancorado por mais tempo na memória quando é repetido.

Em outras palavras, 20 horas de trabalho no vocabulário chinês em intensivo por alguns dias serão menos eficazes que uma memorização da mesma duração, mas mais espaçadas no tempo.

Esse é o método usado pelo MosaLingua ou o Duolingo que propõem um método de aprendizagem baseado nesse princípio de repetição. Nós voltaremos a isso.

As imagens mentais

Não pode haver imagens mentais claras e legíveis para todos. Cabe a cada pessoa encontrar aquelas que ele considera mais relevantes.

É comum concordar que uma boa imagem mental deve ter quatro características:

  • Primeiro, deve ser exagerada (para aprender o termo chinês “ěr duo“, que significa “ouvido”, imaginar um personagem com orelhas excessivas ou, ao contrário, minúsculas. Assim, torna-se mais fácil conservar as ideias em nosso cérebro),
  • Em segundo lugar, a imagem mental é mais eficiente em movimento. Por exemplo, para aprender que “qiáng wēi” significa “a rosa”, imagine uma rosa sendo movida pelo vento,
  • Finalmente, a imagem mental deve te envolver emocionalmente e ser ligada a algo incomum, de modo a criar alguma forma de incompreensão ou até mesmo espanto no cérebro. Por exemplo, se você tem um sobrinho que gosta muito, será mais fácil aprender a palavra chinesa “wài sheng“.
    Esse processo também permite fixar a ideia, a noção ou a palavra para aprender.

Os suportes interativos

Muitos suportes interativos existem para aprender uma língua estrangeira.

Quais são as melhores ferramentas online para assimilar o vocabulário?

Para evitar se perder nas ruas da China, você pode aprender mandarim online, sabia?

Han Pro Trainer

Como parte do aprendizado de mandarim, só podemos aconselhar o Han Pro Trainer. Ele é um software gratuito para aprender o vocabulário chinês. Muitos recursos são oferecidos, tais como:

  • Grades de vocabulário específicas para um determinado domínio,
  • Nove diferentes modos de aprendizagem
  • Um assistente de revisão e de validação de progresso e realizações,
  • Uma ajuda com a pronúncia do vocabulário,
  • Bem como um módulo para aprender sobre a transcrição de pinyin (romanização do chinês mandarim).

Assim, o Han Pro Trainer é destinado a um público muito grande, desde o estudante que deseja passar uma estadia de linguística no império do sol nascente até o aventureiro principiante que deseja viajar para a China ou o empregado, empresário que deseja trabalhar com entidades ou empresas chinesas.

Aulas de mandarim com professor particular? Saiba mais sobre o país e a língua chinesa

O software está disponível para download no site e está disponível em francês, inglês e alemão. Há uma versão gratuita e uma versão paga mais elaborada.

Mosa Lingua

A ferramenta proposta pelo Mosa Lingua também é uma ajuda preciosa para aprender chines.

Essa ferramenta é ultra personalizável e adaptável às necessidades de todos, tornando-a sua principal força.

A ferramenta propõe através do método científico SRS (Spaced Repetition System) para desenvolver trabalhos de tempo de revisão para otimizar as chances de aprender rápido chinês a longo prazo.

O método baseia-se na curva do esquecimento do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus e permite reativar a aprendizagem de uma palavra, uma expressão, uma noção ou uma ideia antes que ela caia no buraco negro do nosso cérebro.

Até hoje, é provavelmente o método de aprendizagem de vocabulário mais eficaz para progredir no campo do vocabulário chinês devido à sua abordagem científica.

A China Info

Alguns sites, como A China Info, também oferecem um aprendizado prático e divertido (de acordo com as necessidades de cada um) do vocabulário chinês, segmentando-o em várias categorias, como saúde, aparência ou flores, ou mesmo o amor.

O aluno já terá motivação o suficiente para a sua aprendizagem!.

A imersão na língua chinesa

Para aprender vocabulário, nada é mais eficaz do que a imersão direta na língua. Para poder se virar bem uma vez na China, é melhor fazê-lo antes de chegar ao país. Isso maximizará a compreensão de uma conversa!

Como aprender vocabulário em uma língua com um alfabeto diferente? É melhor conhecer um mínimo de chinês para passar por uma viagem! Por que não fazer um curso de mandarim?

Conversar com um nativo

Muitos sites oferecem para colocar você em contato com nativos de uma língua estrangeira. Por que não jogar conversa fora com um aluno chinês que queira também aprender português? Garantimos que o papo será bem interessante e eficaz! Assim, vocês poderão trocar e transmitir conceitos de vocabulário de sua língua nativa! Além de praticar efetivamente, é uma maneira muito agradável de conhecer pessoas!

O cinema chinês

Também é possível adquirir o vocabulário chinês quieto no seu sofá assistindo a filmes chineses com legendas.

Não há garantia em termos de cenário. Por outro lado, é uma ótima maneira de ver sua base de vocabulário enriquecer em alta velocidade.

Faça um curso de chinês

Por fim, saiba que os métodos tradicionais também são mais que recomendados como se matricular em um curso de chines individual ou coletivo.

Aprenda as peculiaridades do chinês Faça aulas de mandarim para seu futuro profissional

Isso permite, por um lado, encontrar um ou mais profissionais da língua chinesa, mas também criar uma dinâmica de aprendizagem positiva, se a aula de chines for em uma sala com poucas pessoas.

No entanto, cuidado com as aulas de grupo muito grande. Três a seis pessoas parece ser um tamanho ideal para uma sala de aula de línguas.

Em síntese:

  • Para um público de origem latina, aprender chinês provavelmente requer mais esforço que aprender outra língua européia como o italiano ou o espanhol, sendo as raízes comuns quase inexistentes (diferentes alfabetos chineses, diferentes fonemas das línguas latinas, acentuação e tons).
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar