Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia para passar nos testes do idioma da China

De Camila, publicado dia 26/02/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Como aprender mandarim: dicas para se preparar para provas

“Se você fala com alguém em uma língua que ele entende, você toca sua mente. Se você fala com ele em sua língua, você toca o seu coração.”
Nelson Mandela

Aprender chines é uma excelente opção para descobrir o mundo, uma nova cultura e se tornar destaque no mundo profissional.

Mesmo com um curso de chines – ou um curso de mandarim para brasileiros -, muitas vezes é preciso ter um certificado que comprove seu nível de domínio do idioma da China.

Independente de você saber como falar chinês básico, intermediário ou avançado, é sempre bom ter em mãos um documento que mostre como seus esforços valeram a pena.

Você está pesquisando como aprender mandarim, mas já está de olho no futuro e quer saber mais sobre o assunto?

Você já faz aula de chinês e quer saber se domina bem o nível iniciante a ponto de conseguir um certificado oficial capaz de prová-lo?

Você quer fazer aulas de mandarim na universidade e quer saber mais sobre a prova para entrar no curso de Letras com ênfase no idioma da China?

Seja qual for o seu objetivo para fazer qualquer uma dessas provas, é preciso chegar na hora da avaliação apto a tirar um nota boa. Superprof preparou esse guia de como se preparar para provas de chinês.

Quais os melhores dicionários de chinês?

Confira algumas indicações de dicionários chinês – português que poderão ser de enorme ajuda durante esta jornada de aprendizado.

Por que usar um dicionário?

O dicionário é uma ferramenta para ter sempre em mãos. Ele pode te ajudar não só na hora de verificar a ortografia de uma palavra, mas também naquele momento em que o vocabulário precisa ser enriquecido.

Ter um dicionário sempre em mãos também pode ajudar acelerar esse processo. Em vez de ficar preso porque você não consegue expressar uma ideia, basta consultar o também conhecido como “pai dos burros” para encontrar a palavra mais adequada para aquilo que você deseja falar.

Dicionários chineses online

a-China

O dicionário online a-China (www.a-china.info) te permite traduzir palavras do português para o chinês e vice versa.

acesso é gratuito e disponibiliza por volta de 4.000 palavras e expressões, sejam elas em chinês simplificado ou tradicional.

Chine Culture

O dicionário Chine Culture (www.chine-culture.com) também é um dicionário online que pode ser acessa do através do seu computador, celular ou tablet.

Os estudantes do idioma da China podem encontrar mais de 100.000 entradas do chinês para o português e quase o dobro de entradas do português para o chinês.

Um dicionário de chinês-português é essencial para quem está aprendendo. Um bom dicionário de chinês pode ser muito útil na hora de leituras no idioma.

Google Tradutor

Quem ainda não escutou – ou não usou – o Google Tradutor que atire a primeira pedra! No entanto, a ferramenta continua sendo um tradutor acima de tudo. Ou seja, as informações sobre a palavra e como ela pode ser utilizada não são transmitidas como em um dicionário tradicional.

Dicionários chineses impressos

Dicionário visual de bolso 3 em 1 Chinês – Pinyin / Inglês / Português

Além de ser um dicionário de português – chinês – português, esta publicação da editora Blucher ainda é ilustrada, o que tornar ainda mais fácil a compreensão da tradução de cada palavra.

Mas se você pensa que sua praticidade para por aí, então está muito enganado, pois este é um dicionário trilíngue! Ou seja, se você fala inglês, também pode consultar traduções do inglês para o português ou para o chinês e vice versa, versa e vice…

Dicionário Chinês Vocabulário Português Brasileiro

Publicado pela editora T & P Books, ele custa entre 45,00 e 70,00 reais, dependendo da livraria e do formato (número de palavras) que você deseja.

A edição atualizada em 2018 possui 155 tópicos tratados nos temas. Ou seja, é assunto para dar e vender!

Como ser eficaz com um dicionário de chinês?

É preciso saber usá-lo corretamente, para que ele possa se tornar um real aliado.

A primeira dica é saber que o dicionário acompanha qualquer meio de aprendizado. Ele pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio, mas não como suporte principal. Mantê-lo ao seu lado para abri-lo quando você não souber uma palavra ou quando não entender uma passagem em um texto em mandarim é a maneira ideal de fazer bom uso desse livro.

Como se preparar para fazer um curso de Letras em chinês?

Preparamos várias informações a respeito desta formação universitária que poderá abrir várias portas inimagináveis para a sua carreira profissional! Afinal de contas, aprender chinês na universidade de Letras não é para qualquer um, não!

Universidades no Brasil com Curso de Letras de Chinês

Você já vem pensando na possibilidade de fazer um curso superior de Letras com ênfase em chinês há algum tempo, tentou encontrar a opção em alguma universidade pública perto da cidade onde você mora e acabou caindo na nossa matéria?

Então pasmem com o que acabamos de constatar: a Universidade de São Paulo – a famosa USP – é a única instituição de ensino superior no Brasil que oferece um curso de Letras com habilitação em chinês! Sim, você leu certo: a ÚNICA em todo o território brasileiro!!!

Além de te fazer aprender chinês muito bem. Fazer um curso superior em Letras pode te colocar em contato com outras pessoas que gostam do idioma da China.

Como entrar para a Faculdade de Letras: vestibular ou ENEM?

De tempos em tempos, os métodos de seleção são modificados, a fim de melhorar a qualidade e a eficácia da escolha dos futuros estudantes universitários.

Vestibular

No site da USP encontramos a seguinte descrição de como funciona o vestibular da instituição:

Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a prova é realizada todo ano e é responsável por selecionar a maior parte dos alunos. As normas do concurso devem ser consultadas no Manual do Candidato, publicado anualmente no site da Fuvest.

ENEM (Sisu)

Os alunos que desejam ingressar na Universidade São Paulo para um curso de Letras Bacharelado com habilitação em chinês que passaram pelo ensino médio recentemente – ou ainda se encontram nele – podem recorrer à nota do ENEM para conseguir uma vaga.

Nível de domínio do chinês necessário para admissão

A escolha pela habilitação a ser seguida só precisa ser feita pelo futuro aluno ao longo do curso, depois da conclusão do chamado Ciclo Básico. Isso que dizer que não é necessário nenhum conhecimento prévio de nenhuma língua estrangeira na hora da seleção (a não ser aquelas que geralmente são pedidas durante o vestibular, mas que não têm nada a ver com o tipo de curso que você escolheu fazer).

Preparação para começar a aprender chinês: Ciclo Básico

Antes de começar a se especializar na língua da China, será preciso passar por um Ciclo Básico com matérias comuns a todos os estudantes de Letras.

O Ciclo Básico dura 1 ano, tomando conta dos dois primeiros períodosdo aluno dentro da universidade.

Uma vez concluídas as matérias, o futuro bacharel em Letras poderá se dedicar aos estudos da língua Chinesa.

Curso de chinês: Cultura Chinesa e Língua Chinesa

O curso de Cultura Chinesa tem por objetivos “propiciar aos alunos uma visão geral do período de formação da China antiga, desde a antiguidade até a dinastia Han, e suas formas de produção cultural.”

O curso de Língua Chinesa é dividido em seis partes, sendo a segunda cursada consequentemente à primeira. Durante o terceiro período, o aluno de bacharelado em chinês precisa seguir Língua Chinesa I que tem por objetivo “introduzir o aluno ao estudo da Língua Chinesa, visando dar-lhe, gradualmente, a capacidade de entender, falar, ler e escrever em língua chinesa.” Quanto mais você avançar no curso de Língua Chinesa, mais craque ficará no idioma. O objetivo é que, ao completar seus estudos em chinês ao final do oitavo período (quarto ano), você esteja em um nível avançado de domínio do idioma da China!

Outras matérias

São muitas as matérias optativas ligadas ao aprendizado da língua chinesa que podem ser feitas dentro do curso de Letras com habilitação em chinês na USP. Algumas delas são:

  • Literatura Chinesa Moderna,
  • Literatura Clássica Chinesa,
  • História do Pensamento Chinês,
  • Sabedoria Proverbal Chinesa,
  • Tradução de Textos: Chinês – Português,
  • Arte Tradicional Chinesa,
  • Mitologia Chinesa.

Aprender chinês online com MOOCs

Os MOOCs em chinês são ministrados em inglês, ou seja, eles são acessível somente a quem já fala o idioma da Inglaterra e quer aprender chines como terceira língua.

Aprender chinês para iniciantes grátis é tentador, não é mesmo? Que tal começar a aprender chinês com um curso MOOC?

O que é um MOOC de chinês?

Como uma pequena revolução no mundo da educação, os MOOCs surgiram nos últimos anos para compartilhar conhecimento e torná-los o mais acessíveis possível. Hoje, qualquer pessoa com uma conexão à internet pode ter aulas em qualquer assunto, em qualquer lugar do mundo.

O MOOC é uma abreviação de “curso online aberto massivo”. Em português, esse seria um equivalente do famoso EAD (Ensino À Distância).

Se você seguir um MOOC de curso de chinês, então poderá aprender o básico do mandarim para iniciantes ou aprofundar seu conhecimento, caso já esteja em um nível avançado. Eles são cursos online com a presença virtual de professores.

Por que escolher um MOOC para aprender chinês?

Um MOOC de chinês traz muitos benefícios. Um deles é que você pode ter um curso de ensino à distância de alto nível e de graça. E isso não dá para ser ignorado, já que para estudar chinês em escolas de idiomas, é preciso pagar uma certa soma, muitas vezes inexistente em muitos orçamentos familiares.

Plataformas para escolher o seu MOOC de chinês

Os MOOCs não são tão fáceis de serem encontrados como os de inglês ou francês. No entanto, os que existem são de muito boa qualidade, tais como:

  • Coursera,
  • Edx.

Como se preparar para a prova HSK1 de língua chinesa?

Como iniciante, você pode fazer o teste de proficiência em chinês HSK1. Ficou interessado e quer saber mais sobre essa oportunidade? Então confira abaixo as várias informações sobre o HSK1 em chinês!

O que é o teste de chinês HSK1?

O teste HSK em chinês é o equivalente ao TOEIC ou TOEFL da língua inglesa. Ele é um teste que avalia seu nível de domínio do idioma da China e o comprova com um certificado aceito por diversas organizações e empresas. O HSK é, portanto, um teste oficial organizado pelo Instituto Confucius no Brasil.

Quais habilidades são necessárias para fazer o HSK 1?

A maior dificuldade da língua chinesa é a de se memorizar todos os caracteres que compõem o idioma. Os níveis do teste HSK diferem, portanto, de acordo com o número de caracteres chineses a serem conhecidos. Quanto mais você conhece, mais fácil é para você se comunicar ou decifrar o mandarim.

Como iniciante – e para obter o HSK1 – você precisará trabalhar algumas habilidades específicas para entender frases simples.

Você saberá que está bem preparado para o HSK1 quando:

  • Compreender frases simples em chinês,
  • Seu ouvido estiver acostumado ao sotaque de um chinês nativo,
  • Vocês estiver com o vocabulário básico na ponta da língua

Hsk é um teste de proficiência de chinês. Que tal testas suas habilidades no idioma da China?

Como se preparar para o teste de mandarim?

Para passar com sucesso no teste e aprender todos os caracteres chineses necessários para tirar uma ótima nota, várias estratégias de estudos podem ser adotadas, tais como:

  • Aulas particulares,
  • Cursos intensivos,
  • Aulas em grupo,
  • Cursos de chinês online…

Dicas para o sucesso no dia do teste chinês

Após uma preparação ideal, é bem provável que você se saia bem nas provas no dia do tão esperado HSK1. Aqui estão algumas dicas para garantir um desempenho ainda melhor no dia do exame:

  • Aproveite o tempo para entender os exercícios,
  • Fique concentrado.

Seu nível de idioma deve corresponder às expectativas e habilidades linguísticas apresentadas no teste; por isso não há necessidade para se preocupar.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar